1 minute read

A medicina do futuro, hoje

A evolução tecnológica nos últimos 10 anos foi fantástica, o mundo médico não ficou de fora. A medicina de precisão, personalizada, tem como objetivo analisar o seu individualismo genético aliado com o seu estilo de vida, essa soma denominamos de epigenética. Aqueles que vislumbram ter uma vida com mais saúde, menos doenças, mais independência, precisam de um acompanhamento especializado. Hoje, a facilidade do sequenciamento genético a um baixo custo, considerando que esse exame se faz apenas uma vez, nos dá as informações das predisposições genéticas ao surgimento de doenças específicas, assim como polimorfismos que dão as características do metabolismo e possíveis deficiências em reações enzimáticas e assimilação hormônio/substrato ao seu receptor.

Para aqueles de meia idade, que já possuem alguma comorbidade, exames de imagem de alta precisão conseguem estadiar possíveis ameaças a vida, um exemplo é a angiotomografia das artérias coronárias, um exame não invasivo que avalia as condições das artérias que mandam sangue para o coração.

Advertisement

Na minha opinião, as pessoas perceberam que a realidade mudou, a nossa expectativa de vida aumentou, porém a qualidade desse envelhecimento é bem questionável. Para mudar esse cenário, precisamos ser o principal ator da nossa saúde, junto com acompanhamento de uma equipe médica focada em reduzir as probabilidades do surgimento das doenças a qual sua genética tem predisposição e reduzir os danos que o envelhecimento nos causa. Anualmente nos reunimos em congressos, que trazem médicos e cientistas de todos os lugares do mundo, a qual compartilhamos informações sobre esse tema e como podemos evoluir, de forma constante, essa medicina que tem como o objetivo a qualidade de vida e uma longevidade saudável.

DR. FERNANDO MARTINI

CRM 23.927 | Médico

CURRÍCULO

• Médico formado na Faculdade Medicina Gama Filho/Estácio de Sá • Pós-graduado em Endocrinologia e Metabologia IPEMED-SP • Membro da SOBRAF (Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia)