Rivazto # 08 novembro 15

Page 1

Rodrigo Caetano

Revista Rivazto Novembro 2015 #08 distribuição gratuita Santo Antônio da Patrulha - RS


Carta do Editor Rivazto de novembro vem azul. Para lembrar aos homens que é importante pensar na saúde antes que o tratamento seja mais difícil e doloroso. A Rivazto deste mês destaca quatro patrulhenses fora de série. Gente destacada mesmo que faz a diferença. A capa é com Rodrigo Caetano, jogador que começou nas escolinhas do Grêmio e chegou à artilharia do Gauchão em 1997 pelo Brasil de Farroupilha. Por essas brincadeiras do destino, teve a perna quebrada por um adversário em pleno Beira-Rio lotado. A carreira interrompida e depois retomada em clubes menores. Tudo para ser uma história ruim. Rodrigo deu a volta por cima, tornou-se executivo de futebol e hoje é reputado o “o melhor do Brasil”. A foto da capa é de Gilvan Souza, do Flamengo. Também tem um registro do trajeto que Ivandre Medeiros fez ao longo do mítico Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, fazendo uma referência ao caminho iniciático que completou um ano em Santo Antônio da Patrulha. Tiago Coelho e Vinícus Dapper, já retratados em edições anteriores, em outubro brilharam em Paris. Quatro boas histórias. Mês passado Rivazto tratou de levar um pouco mais de informação sobre o câncer de mama. O possível de informação que cabe em uma revista com o propósito que ela tem. Há muita informação sobre o câncer de mama em diversas fontes. Neste novembro, Rivazto vai um pouco mais na questão do câncer de próstata, assunto que ainda tem muito preconceito a ser quebrado pela frente. EXPEDIENTE Rivazto Sociedade Estilo Negócios é uma publicação de Assis & Medeiros LTDA CNPJ 04.124.551/0001-18 Edição de Miguelito Medeiros - Mtb 15.798 (51) 3662 7267 (51) 9821 1973 www.rivazto.com www.facebook.com/rivazto twitter.com/revistarivazto miguelito@rivazto.com

2

Rodrigo Caetano. Um cara de sucesso. De Santo Antônio para o mundo. 14 a 17

Na foto, cheio de estilo, Vinícius Dapper. Ele e outro patrulhense, o fotógrafo Tiago da Rosa, brilhando em Paris. 4e5


novembro azul para lembrar os homens da importância da prevenção A IDADE IDEAL PARA o início dos exames anuais preventivos do câncer de próstata é 50 anos. Para homens negros com histórico de câncer na família o ideal é que as testagens comecem a ser feitos aos 45 anos de idade. A combinação entre o exame de toque e a investigação a partir de exame de sangue é a mais eficaz na identificação do câncer em seus estágios mais iniciais. Segundo o médico Fábio André Roehe, há casos frequentes onde apenas um ou outro exame não são capazes de detectar o câncer sozinhos. “Sempre é recomendável fazer os dois, são procedimentos complementares”, completa Roehe.

MORREU DE NÓ NAS TRIPAS.

Parece engraçado, não é mesmo? Pois, por muitos anos, homens vitimados com câncer na próstata morriam sem diagnóstico e sem tratamento. A doença é silenciosa e cruel. Só vai emitir seus sintomas quando o tumor é muito grande e fica muito difícil e caro para ter uma mínima chance de cura. Muitos homens, ao longo da história, morrerram de “nó nas tripas”. Nos dias de hoje, felizmente, a medicina avançou na acurácia e na precisão dos exames. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são muito grandes e os homens, após o tratamento, podem ter uma vida normal e longa pela frente. O mês de novembro é dedicado pela medicina para uma campanha global de prevenção ao câncer de próstata. Para dar alguns toques e lembretes, Rivazto conversou com o médico urologista Fábio André Roehe, do Centro Clínico Vida e Saúde, sobre a prevenção da doença.

O AMBIENTE PARA O

tratamento do câncer de próstata melhorou muito nos últimos anos. Especialmente pela diminuição do preconceito que sempre envolveu o tema. Hoje em dia há muito mais informação disponível e as rodas de conversas nas famílias já incluem a prevenção e o tratamento. Em localidades do interior, nas cidades com menos habitantes, ainda há dificuldade. No entanto, a combinação entre as campanhas públicas de informação e as redes familiares tornam-se importantes disseminadoras do conhecimento sobre a doença. Com mais informação e diagnósticos mais precoces, a chance de cura - inclusive sem cirurgia é cada vez maior.

O MÉDICO UROLOGISTA Fábio André Roehe atende no Centro Clínico Vida e Saúde, na Cidade Alta. Tem consultório particular em Porto Alegre. O telefone é (51) 3029-5118

3


Informe publicitário

NA PÁGINA AO LADO, Vinicius Dapper toma um cafezinho em um bistrô parisiense. Logo abaixo, Tiago Coelho recebe os cumprimentos da ministra da Cultura da França, Fleur Pellerin, e do diretor artístico da exposição, Frank Kalero. Nesta página, na foto menor, modelo com um sapato assinado por Vinicius Dapper

Menos de vinte dias separaram as

presença de dois patrulhenses ilustres na capital francesa. Na segunda metade de setembro, o fotógrafo e professor universitário Tiago Coelho foi protagonista da exposição Paris Photoquai, bienal que reúne trabalhos de 40 profissionais com as fotos ampliadas em grandes formatos à beira do Sena. No início de outubro foi a vez de Vinícius Dapper mostrar sua elegância e charme impressos nos seus sapatos feitos sob medida e exclusivíssimos. A sapataria de Vinícius Dapper participou com 30 pares do defile da marca mineira Neith Neyer na tradicional semana da moda de Paris A parceria entre a Neith Nyer e Vinícius Dapper levou à criação conjunta dos sapatos exclusivamente para o desfile, os quais foram confeccionados no Atelier de Dapper, em Novo Hamburgo.

Mais sobre Vinícius Dapper, leia o código QR com seu celular na esquerda. Na direita, mais informações sobre Tiago Coelho

4


Foto: Régis Duarte

patrulhenses fazendo sucesso em PARIS

5


Reginaldo Caetano destaca importância da Faccat para Santo Antônio da Patrulha

As Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) são muito importantes

para o desenvolvimento econômico de Santo Antônio da Patrulha e região. Especialmente para Santo Antônio, que tem muita base industrial. A opinião é do professor Reginaldo Rocha Caetano, que há 11 anos leciona na instituição. Facilidade no acesso (são 40 quilômetros do Centro de Santo Antônio até o campus em Taquara), disponibilidade de cursos na área de ciências exatas e o fato de ser uma faculdade comunitária de alta qualidade são apontados por Caetano importantes fatores para o desenvolvimento. A Faccat já forma, há bastante tempo, profissionais de destaque no mercado de Santo Antônio da Patrulha como contadores, administradores, profissionais da educação, entre outros. Mesmo assim, Reginaldo Caetano chama a atenção para a contribuição da área das ciências exatas para Santo Antônio da Patrulha. Para ele, com a base fabril da cidade, é importante a vinda de mais profissionais da engenharia. “Precisamos ser melhores ainda, com mais profissionais para qualificar ainda mais a indústria”, diz o professor. Ele lembra que as indústrias metalúrgicas, de alimentos e de calçados podem passar por maus momentos, mas, têm em Santo Antônio uma base sólida há bastante tempo. O professor também destaca a atuação da Faccat dentro da área de exatas nos cursos de Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. “São esses cursos, baseados em muita ciência exata, que vão gerar o profissioal bem remunerado do futuro”, diz Reginaldo Caetano. Ele destaca ainda a 6

EM NOVEMBRO A FACCAT

realizou vestibular para vagas dos cursos de Administração, Marketing, Negócios Internacionais, Ciências Contábeis, Turismo, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, História, Letras, Matemática, Pedagogia (Anos Iniciais, Educação Infantil e Ensino Médio), Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Graduação Tecnológica em Gestão Comercial, Graduação Tecnológica em Gestão da Qualidade, Graduação em Sistemas para Internet, Enfermagem, Psicologia, Design e Direito.

potencialidade turística da cidade e a conexão com o curso de Turismo da Faccat. “A faculdade ensina a sistematizar o que a gente vê de bonito, de atrativo no município, por isso a importância”. Reginaldo Caetano diz que a Faccat é um ótimo lugar para trabalhar e estudar. “É uma faculdade comunitária de alta qualidade e há sempre a preocupação constante com o que é ensinado aos alunos”, sentencia. As alternativas de crédito e financiamento ao aluno também são destacadas. “Sempre há uma margem para negociação”, lembra o professor.


“Muitas vezes encontro

pessoas que dizem que a criatividade é mais importante que a organização, especialmente quando se trata de um estudante. A pessoa que diz isso me passa a impressão de que dá mais valor para a criatividade do que para a organização. Isso é errado! Ambas são importantes. A criatividade é fundamental, cada vez mais vemos isso hoje, o mercado pede isso das pessoas. No entanto, não é tudo. Não adianta ser muito criativo, ser admirado pelas pessoas por sua criatividade. Criativo desorganizado não adianta nada. Pode até ser legal, bonito, num primeiro momento. Mas, passado pouco tempo, os problemas aparecem. O criativo desorganizado vai perder tempo procurando aquela ideia perdida, não vai conseguir colocá-la em prática porque é desorganizado. Já quem é organizado leva vantagem, pois vai poder sistematizar as ideias e torná-las realidade mais rápido do que o criativo desorganizado.”

REGINALDO

ROCHA CAETANO, nasceu na Vila Palmeira, no interior de Santo Antônio da Patrulha há 67 anos. Filho de família tradicional ligada ao setor primário, formou-se em Engenharia Eletrônica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou na Universidade Federal de Santa Maria e na própria Ufrgs. Político liberal, sempre esteve à frente de movimentos empresariais em Santo Antônio da Patrulha.

Reginaldo Rocha Caetano

7


Sociais kids

BRENDA ISABELLY Um ano. Filha de Cristian e Andréia. Gosta de assistir galinha pintadinha e brincar com as panelas da mamãe.

LETÍCIA cinco anos e LARISSA um mês. Filhas de Itamar e Andréia. Gostam de brincar de boneca.

LORENZO PORTAL Seis anos filho de Rafael e Tatiana. Gosta de brincar com lego.

8


YURI MATHEUS SOUZA três meses. Filho de Eliane e Nerci. Gosta de assistis a Peppa.

CECÍLIA MARTINS DA SILVA dois anos. Filha de Dienifer e Tassiano. Gosta de brincar de boneca e com panelinhas.

9


simpatia no ar

O mês de outubro sempre é especial para Vera Assis começou o programa em 1999. O Momento Vera Assis. Não foi diferente neste ano, quando ela comemorou 16 anos de seu programa na Rádio Itapuí 1.170 AM. O Momento Mulher é um sucesso. Reúne tudo o que há de bom em Santo Antônio da Patrulha e região em torno do seu microfone. Sempre com muito dinamismo, alegria e um ótimo humor. O Momento Mulher é a realização pessoal e profissional de Vera Assis. Aos 65 anos, professora estadual aposentada, ela é presença assídua nos eventos da cidade. “Tenho que ir, né?”, confirma. “O programa é da cidade, por isso eu tenho que ir onde as pessoas da cidade estão”.

10

Mulher já um dos mais antigos e continuados da Itapuí. O programa começou como a matriz de uma série de iniciativas na comunidade de Santo Antônio da Patrulha. Bailes da Terceira Idade (dos quais ela foi pioneira na organização), troféus destacando as pessoas que fizeram alguma coisa de bom para a cidade - especialmente as mulheres, o foco de Vera. “Tudo o que tem de bom em Santo Antônio da Patrulhe está no meu programa”, sentencia. E é verdade. O Momento Mulher leva ânimo aos ouvintes, alegra as manhãs do rádio no Litoral Norte e incentiva a fazer o bem pelo próximo.


Proposta para melhorar a cidade

Paulo Bier e Carmen (Foto: AsCom/Acisap)

A busca de uma cidade mais atrativa para investidores na construção civil, com novas ofertas de imóveis comerciais e residenciais e a adequação da cidade às necessidades da sociedade nortearam as sugestões de mudança no Plano Diretor de Santo Antônio da Patrulha, entregues pela Associação Comercial, Industrial e de Serviçoes de Santo Antônio da Patrulha. O documento foi entregue no início do mês pela presidente da Acisap, Carmen Alminhana Monteiro, ao prefeito, Paulo Bier.

O documento oficial da entidade contempla as sugestões pontuais levantadas pelos associados ao longo das seis reuniões que foram realizadas. A orientação foi promover o debate dos possíveis tópicos a serem atualizados e que dificultam o crescimento e desenvolvimento do município, sob a ótica dos empreendedores dos setores de comércio, indústria e serviços. De acordo com Bier, “a nossa cidade é muito dinâmica, as necessidades mudam e precisamos nos adequar”. O prefeito e o secretário da Gestão e do Planejamento, José Carlos Oliveira - que também é o presidente do Conselho do Plano Diretor - se comprometeram em analisar as sugestões, levando em conta a representatividade da Acisap no município e o trabalho desenvolvido acerca do Plano Diretor. O Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento instituído pelo Estatuto da Cidade que reúne os demais instrumentos e estabelece como cada porção do território municipal cumpre sua função social. Ele deve ser revisado em intervalos de no máximo dez anos e deve expressar a construção de um pacto social, econômico e territorial para o desenvolvimento do município.


LETRA JURÍDICA

Temas de Psicologia Forense Tema relativamente recente

no Brasil, a Psicologia Jurídica ganhou um novo livro no início de novembro, com concorrida sessão de autógrafos na livraria Cultura, em Porto Alegre. A obra é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica. Abaixo, segue apresentação do livro pelos seus organizadores. É com muita satisfação que colocamos à disposição do público, em edição própria dos autores, a obra conjunta Temas de Psicologia Forense. Este trabalho é resultado de um ano de troca de experiências, de ensino e aprendizagem, ocorridas no curso do ano de 2015, quando os autores, docentes e discentes, realizaram os encontros relativos à XVI edição do curso de Formação em Psicologia Forense, sob os auspícios da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica. Durante esse período fomos todos tocados pela curiosidade do conhecimento acerca dos mais diversos Temas de Psicologia Forense. A massa cresceu com o fermento da crítica e já não havia mais como deixar passar em branco nossos principais debates. A solução possível foi elaborar esta obra, compartilhando com a comunidade porventura igualmente desejante que se interessa pela área de encruzilhada que caractereiza a Psicologia Forense. realizamos esse percurso por um caminho que não se faz de forma linear, mas por um entre: entre a Psicologia e o Direito. Essa obra tem a ver, portanto, com a busca incessante da verdade e do conhecimento. Uma viagem que possui somente um ponto de partida. O resto é aventurar-se pelo desconhecido. É puro desassossego. É correr o risco de perder-se na ãnsia de um encontro com o impossível. Nesse sentido somos todos seres curiosos e desejantes. Formamos um grupo em Porto Alegre (Brasil); agregamos colegas porgueses de Lisboa e Porto; atravessamos diversas vezes o Atlântico, para agora chegarmos aqui. Só que ao chegarmos, o “aqui agora já é outro”. Somos cidadãos de muitos lugares e poucas paradas. Forasteiros, aventureiros epistemológicos, transeuntes do desejo, de uma vida que existe na medida e somente na medida em que pode ser pensada, Desejamos, pois, que nossos pensamentos convidem outros pensamentos - os nossos leitores - para a aventura pelo misterioso mundo da Psicologia Forense. Jorge Trindade e Fernanda Molinari Organizadores do livro


um

hotel

para Santo antônio

Nos últimos cinquenta anos,

a construção da foto acima é a primeira, em Santo Antônio da Patrulha, a ser feita para ser um hotel. Inicialmente o EcoVille terá 26 acomodações em uma construção horizontal de dois pisos. A vista, voltada para o lado sudeste de Santo Antônio, é maravilhosa. A construção tem ainda, à sua frente, um lago

artifical em forma de meia-lua. O investimento é da empresa Valbaru, que está construindo e é dona do imóvel. Após a inauguração, que deve acontecer em 2016 mas ainda sem data definida, a administração do local será terceirizada. O nome, inclusive, deverá ser outro.

13


Eu estava naquele

jogo em que o Fernando do Inter quebrou o Rodrigo. Ele estava quase viajando para a Europa. Pra mim um momento marcante, pois foi interrompida a carreira de um jogador no auge. Também acompanhei o Rodrigo como diretor executivo do Grêmio, especialmente na formação da base. O Rodrigo foi o primeiro sopro de profissionalismo do futebol gaúcho. Profissionalismo de verdade em gestão do futebol, Coisa que nós nunca tivemos e ainda estamos engatinhando. Naquele momento, não só no futebol gaúcho, mas também, no brasileiro um ou outro caso esporádito. O Rodrigo foi o primeiro cara a botar cientificidade dentro do processo. O Rodrigo Caetano abriu uma nova ideia de direção executiva no futebol brasileiro. E ele, além de uma ótima pessoa, é um dos melhores na sua função em todo o Brasil. Fabiano Baldasso, jornalista esportivo

Antes do bate-

papo com a Rivazto, no saguão do Novotel em Porto Alegre, onde liderava a delegação do Flamengo, Rodrigo Caetano pediu um tempinho para enviar o telefone do “cara do Milan” para um amigo. Homem de muitos contatos, Rodrigo não deixa ninguém esperando.


com a bola toda

Rodrigo Caetano é um cara de sucesso. jogador do Internacional pelo Gaúchão, aos cinco

Jogador de futebol na juventude, goleador do Campeonato Gaúcho e presidente da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol. É ele quem manda na gestão do futebol do Clube de Regatas Flamengo. O Mengo, Mengão, do Rio de Janeiro. Segundo estimativas de diferentes fontes, o Flamengo tem 50 milhões de torcedores no Brasil. Ora, hoje são 200 milhões de brasileiros. Logo, o patrulhense Rodrigo Caetano, 45 anos, marido da Fernanda Vila Verde Telles Caetano, pai do Martin, do Levi e do Bento (por nascer nesses dias) comanda o futebol de uma torcida igual a um quarto dos brasileiros. Sucesso. Mas, nem sempre foi assim. Em 1997, atacante do Brasil de Farroupilha, Rodrigo era um fenômeno. Foi artilheiro, destaque e dono de précontrato com o SD Compostela, time da primeira divisão espanhola. Até que, num lance com um

minutos do primeiro tempo, sai do Beira-Rio direto para o Hospital de Pronto-S0corro com uma perna quebrada. A carreira decai. Joga em divisões inferiores pelo Brasil até tornar-se gerente do RS, o time do Paulo Cesar Carpegiani. Dedicação, disciplina, força de vontade e muito estudo fizeram dele um ótimo gerente de futebol. Aí a carreira deslanchou. Do RS ele passou pelo Grêmio, Vasco, Fluminense e agora no Flamengo. Voltar para Santo Antônio da Patrulha? Talvez. “Quem sabe, né?, minha mãe mora em Santo Antônio”. Agora ele não pode. Há muito o que fazer no Flamengo e ainda há muito futuro pela frente. Clubes dos Estados Unidos, da China e do mundo árabe buscam bons gestores de futebol, fora daquele tradicional dirigente estatutário, votado e registrado em ata. “Há um novo tempo para o futebol, e nesse ambiente entram os executivos dos clubes”, diz.


Da base. Rodrigo Caetano, na foto mais

acima, com dez anos de idade, iniciando na escolinha do Grêmio. Acima, jogo amistoso no Esporte Clube Jaú, em Santo Antônio. Ao lado, posando como campeão gaúcho juvenil. Na foto abaixo, o lance que deu origem ao primeiro gol de Rodrigo Caetano, valendo, numa partida contra o o São José de Porto Alegre.

16


Bom de linguagem.

Rodrigo Caetano tem uma capacidade de comunicação invejável. Formado em Administração de Empresas pela PUC de Porto Alegre e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, ele tem usado essa habilidade para gerenciar o Flamengo, desde os atendentes e roupeiros até os astros da bola. A mesma capacidade ajuda a propor uma pauta voltada ao profissionalismo do futebol no Brasil.

17


Informe publicitário

Sugestão de roteiro

um Réveillon 2016 patrulhense no caminho de Fortaleza beira-mar

FORTALEZA**1 lugar** 25/12 A 01/01 PORTO DE GALINHAS**LOTADO** 26/12 A 02/01 GRAND OCA MARAGOGI RESORT *LOTADO* 27/12 A 03/01/16 MACEIÓ COM CEIA LOTADO 27/12 A 03/01/16 MACEIÓ*LOTADO* 27/12 a 03/01 ARRAIAL D’AJUDA**LOTADO** 28/12 A 04/01 GRAND OCA MARAGOGI RESORT *LOTADO* 28/12 a 04/01/2016 MACEIÓ*LOTADO* 28/12 A 04/01 PORTO SEGURO PRAIA RESORT*LOTADO* 28/12 A 04/01 PORTO SEGURO**LOTADO** 28/12 A 04/01 PUNTA CANA **PELA METADE DO PREÇO** 29/12 A 05/01 SALVADOR 29/12 A 05/01/16 RÉVEILLON CURITIBA COM TREM PELA SERRA DO MAR E ILHA DO MEL 30 A 03/01/2016 REVEILLON RIO DE JANEIRO 30/12 A 03/01 REVEILLON RIO DE JANEIRO COM CEIA **LOTADO** 30/12 Para maiores detalhes destes e de outros roteiros, consulte em

elostravel.com.br (51) 3662 2061 18

santiago

de compostela

No mês de outubro, Santo Antônio da Patrulha comemorou o primeiro ano de funcionamento do Caminho de Santiago de Compostela de Santo Antonio da Patrulha. Ou Caminho Patrulhense de Santiago de Compostela. É um trecho, passando pela cidade e zona rural, de aproximados doze quilômetros onde o caminhante faz uma espécide de “iniciação” para caminhar os quase mil quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Com o caminho, uma iniciativa de uma organização não-governamental, Santo Antônio entra no mapa dos municípios ao redor do mundo que fazem esse tipo de preparação para os caminhantes. Para marcar a data, Rivazto traz nesta edição o registro da caminhada feita por um patrulhense no caminho espanhol de Santiago de Compostela. Ivandre Medeiros, 48 anos, fez o caminho de 790 quilômetros em duas partes. A primeira em 2007, quando percorreu 360 quilômetros. A outra parte foi feita em 2009, com a “perna” de 430 quilômetros. A leitura do livro “Diário de um mago”, de Paulo Coelho, o inspirou para fazer a jornada.


e

o

a

19


Na mochila do caminhante

tem que ir pouca coisa. Ao longo do dia, por mais leve que seja, ela sempre vai pesando, pesando. Nos primeiros dias de jornada, Ivandre tinha 12 quilos na mochila. Com menos de uma semana de caminhada, parou em uma agência postal, comprou uma caixa e dispensou tres quilos de coisas que viu que não tinham utilidade na caminha e despachou para o Brasil. Um saco de dormir, travesseiro inflável, um

20

casado, uma capa de chuva, três camisetas curtas, três longas, três calças, três pares de meia grossas e três de finas, três cuecas, boné e duas toalhas; essa a lista de coisas que acompanharam Ivandre Medeiros no Caminho de Santiago. Escova de dentes, sabonete líquido e creme dental completavam a lista. Custo da jornada? Com € 1.000,00 dá para fazer tudo nos trinta dias de caminhada. Fica de fora o desclocamento até a Espanha.


Nem só de Paulo Coelho, cujas camas por caminhando sozinho, vendo paisagens medievais e onde descansou seu corpo tem o nome do escritor brasileiro, formou-se a inspiração para Ivandre Medeiros tomar a decisão de fazer o Caminho de Santiago de Compostela (tradição com mais de 1.200 anos). Desde a década de 1990, ele e familiares percorrem os quase 30 quilômetros que separam a prefeitura de Santo Antônio da Patrulha e a Igreja de Nossa Senhora das Lágrimas, no Caraá. A romaria é feita todos os anos por Ivandre e deu a condição física e mental para encarar o caminho espanhol. O percurso feito por Ivandre é um dos muitos que cortam a Espanha de leste a oeste. A maioria deles começando na fronteira com a França. Passa por uma das regiões mais católicas da Europa. Durante o trajeto, são feitos 20 a 25 quilômetros por dia. Não tem o descanso do dia seguinte. Após um turno inteiro de caminhada, o descanso é feito em albergues ao longo da estrada. Algumas hospedarias têm mais de 300 anos de funcionamento. Um pernoite, com cama, banho e comida entre € 10,00 e € 17,00. Há albergues públicos, comunitários e privados. Na caminhada, Ivandre aprendeu coisas que leva para sua vida pessoal e profissional. “Organiza o teu dia para aquele dia”, ouviu de uma psicóloga espanhola durante a empreitada. O conselho, parecendo óbvio, é posto à prova quando se está

com o mínimo de estrutura. “A gente fica pensando em apenas uma coisa, por mais que haja a tentação de pensar em outra, o foco volta para aquilo que se propôs a pensar”, lembra. Para Ivandre, fazer o caminho é mostrar que o maior desafio da vida é a própria pessoa. “Humildade, persistência e a vontade de ultrapassar as barreiras passo a passo”, lembra. “Não adianta o desespero, tem que ser o mais racional possível, em todas as situações”, completa, referindo-se à dedicação quase monástica adquirida depois de fazer o caminho. Ivandre Medeiros é funcionário de carreira do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul desde 1999. No entanto, nos quase 20 últimos anos, exerceu cargos de chefia política na Assembleia Legislativa, no Senado Federal e no Banrisul. Sempre na função de assessoria superior, coordenando equipes, formulando políticas e analisando cenários. Atualmente é assessor da presidência do Tribunal, cargo que exerce com maestria na interlocução com outros poderes institucionais, corporações, empresas e outros setores da sociedade. Fazer o Santiago, passando trabalho e lutando sempre contra o cansaço e o desgaste, deram a Ivandre um algo mais. Uma ferramenta para enfrentar desafios e lidar bem com a vida diária, na família e na profissão. 21


Aline, nova gerente da Unidade do Sicredi

Nova gerente de unidade do Tamiris e Ingrid, da Ortobom

Sicredi de Santo Antônio da Patrulha, Aline Pereira de Oliveira, 32 anos, está há oito na cooperativa.

Inaugura dia 19

de novembro a loja Ya Ya Kids. Localizada na Major João Villa Verde, 45, é especializada em roupa infantil. Fidelizada Malwee

Completou seis anos

de presença em Santo Antônio da Patrulha a loja exclusiva Ortobom, em Pirtangueiras. À frente do negócio, Ingrid Shumann e a funcionária Tamiris Soares recepcionaram convidados com salgadinhos no final de outubro.

Jantar do empresariado

de Rolante, no dia 19 de outubro, contou com a presença da prefeita de Itá (SC), Leide Bender, e do pesquisador alemão Andreas Dohle. Na pauta, desenvolvimento econômico local (Del) que Rolante vem promovendo desde o início deste ano.

Jantar do Empresariado em Rolante

nverse MOBILIÁRIO CRIATIVO

Decoração, Móveis e Presentes, de um jeito diferente...

Rua Major João Vila Verde, nº 212, sala 01, Pitangueiras, Santo Antônio da Patrulha - RS

22

51.3662.5935

/inversemobiliariocriativo

www.inversemobiliariocriativo.com.br


Cabala em Rivazto por Regina Chedid

Como você vê o horizonte? As fotos da Terra vista do Espaço são

sempre belas. Trazem em si a um só tempo as ideias de amplidão e de pequenez. Sentimos o quanto somos diminutos em relação ao Universo, que é tão vasto. Andando pelas ruas ou estando em casa provavelmente não pensamos nisto, mas a imagem é boa para que possamos nos dar conta daquilo que a Kabbalah chama de “a figura completa”. Muitas vezes, diante de um obstáculo, de algum problema que enfrentamos, surge em nós a sensação de que estamos sendo injustiçados por alguém, pela vida, pelo destino. Tendência humana a de querer a bonança, a ausência de dor. Tão humana quanto a de querer controlar o rumo das coisas, pretendendo que saiam ao nosso modo. Quando algo aparentemente dá errado, sabemos bem o que acontece com nossos pensamentos. No entanto, é preciso olhar além daquele ponto específico e tentar entender o contexto maior, a figura completa. É verdade que plantamos as sementes de tudo o que nos acontece, mesmo que não nos demos conta disso. Não menos verdade é que às vezes a proteção do Criador vem disfarçada de um aparente insucesso. Na hora, dificilmente conseguimos compreender, mas os relatos de pessoas que não conseguiram chegar a tempo de tomar um voo que não chegou a seu destino não podem ser ignorados. Felizmente, nem sempre o mal evitado é de proporções tais, mas um exemplo forte assim nos alerta para acontecimentos mais sutis, em que o que era visto como problema mais tarde é compreendido como uma benção. Saber disso não nos desobriga da busca diária pelo melhor. Tampouco nos remete à resignação com acontecimentos ruins. Apenas serve para nos impulsionar a não desanimar diante de dificuldades. Se você parar agora e pensar por três minutos, certamente vai encontrar alguma situação em sua vida que pode ser vista de outra forma, deixando de causar desconforto para servir de inspiração à busca do novo. Adágios populares provindos do senso comum carregam sabedoria também. Sempre é tempo, nunca é tarde. Nada é por acaso. A Kabbalah ensina que um grande desafio pode ser precursor de uma grande abertura de luz na vida de uma pessoa. Um bom mês a todos, repleto de Luz! 23


24


maidana

25


Maidana Eduarda Machado Gomes, 15 anos, nasceu em Santo Antônio da Patrulha e é filha de Augusta Fraga Machado e Manoel Antônio Gomes. Atualmente cursa o primeiro ano do ensino médio no Instituto Estadual de Educação Santo Antônio. Depois de concluir o ensino médio, pretende fazer vestibular para Educação Física. A jovem foi vencedora da terceira edição do concurso Garota Esporte Cohab ocorrido no dia 7 de junho deste ano e teve como instituição organizadora o Rotaract Santo Antônio da Patrulha. Como premiação, Maidana ganhou um ensaio fotográfico. As fotos foram realizadas no final de outubro em Santo Antônio da Patrulha pelo fotografo Édipo Mattos. O ensaio contou ainda com a produção de Iron Lobo, cabelo por Beleza Brasileira, look por Exuberance Moda e Acessórios, make up de Isis Danieli e, por fim, edição das fotos por Matheus Feltrin. “Foi gratificante ter participado e ganhado o concurso. Eu e as meninas que participaram tivemos aulas de passarela durante dois meses e o desfile final foi maravilhoso. Quero agradecer a todos os envolvidos, mas, principalmente, ao Rotaract Santo Antônio da Patrulha pelo belo evento que jamais vou esquecer”.

VENHA CONHECER A LINHA ESPECIAL DE CHURRASCO 26

Deixe sua lista de:

Chá de Macho, Chá de Casa Nova Chá de Bar, Chá de Panela e Casamento.


27



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.