Revista Pró-TV 110

Page 1

pr贸_tv Mar莽o 2013 | N潞 110

Cem anos de nascimento do humorista

Manoel de N贸brega


|Editorial | Por que eu??? Vida Alves Quando me coloco em frente ao papel, para escrever o editorial desta Revista Pró-TV, sempre tenho um momento grande de pausa mental.

religião. São livros de auto-ajuda. São livros de reflexão. Grandes autores. Grandes guias mundiais. E até pequenos. Leio tudo. Penso...penso...penso...e nada vem.

É como se eu fosse apanhada de surpresa por uma responsabilidade maior do que eu mesma.

Só a pergunta: “Que qualidades tenho?” “Por que permaneço aqui, à frente da Pró-TV?”.

Afinal, quem sou eu, pra ter o direito de escrever um editorial mensal, que “deveria“ ser um guia, uma orientação, um sinaleiro, ou coisa parecida, para orientar todos os colegas, sócios da PróTV?

Pausa...pausa...pausa...

Vem-me a reflexão. E perguntas, que faço a mim mesma. “Sou pioneira?” . Respondo: Sou. “Sou idosa?” Respondo (a contragosto): Sou. E continuo: “E esses dois atributos me dão o direto de quê?” Pronto. Calo-me. Emudeço. Entristeço. Escarneço de mim mesma. A pergunta dói em meu íntimo, pois não me vêm respostas. Minhas qualidades são ínfimas, são pequenas e vejo qualidades nos demais bem maiores que em mim.

De repente uma lembrança, uma imagem me vem do passado distante... de quase 18 anos atrás (que é o tempo que tem nossa associação). E a imagem me traz o momento preciso em que uma colega, amiga, quase irmã, a grande atriz Lia de Aguiar, na hora em que demos por fundada a Pró-TV (que na ocasião foi registrada como “Apite”), pediu a palavra, foi para o meio da sala e disse: “Nossa presidente, daqui para a frente, tem que ser a Vida Alves, a mais habilitada, a mais dedicada, e que tem mais condições”. Lembro-me de que todos os doze ou mais sócios presentes, que vieram a ser, naquela mesma noite, os diretores da entidade, concordaram, bateram palmas. E eu me calei. E de cabeça baixa, chorei. Não respondi nada. Aceitei. Depois, a cada dois anos, na Assembléia Geral me escolhem novamente. E eu aceito. Então...

Vida Alves e Eva Wilma divulgaram juntas Ordinária da Pró-TV, a exposição em quase todas as praças

Pego então livros. Leio-os. Releio. São livros de

Vida Alves, no Memorial da América Latina, durante show que comemorou o aniversário de 60 anos da TV brasileira (2010)

2


| Exposição| Pró-TV promoveu exposição rápida na Rua 7 de abril Elmo Francfort No último dia 01º de março, a PróTV, em parceria com a agência Fusão Soluções em Medicina, realizou exposição dentro da programação do Congresso de Espinha Cirúrgica. Vocês que nos lêem deve achar estranho qual nossa ligação com esta linha médica. A razão foi o lugar em que se realizou a exposição: o hall do Espaço Romano, um Buffet que se localiza na Rua 7 de Abril, 230. Presentes no Congresso de Espinha Cirúrgica prestigiam a exposição Justamente a antiga sede dos Diários Associados, aonde hoje funciona na área da antiga gráfica este Buffet. A agência Fusão e o Espaço Romano resolveram fazer esta parceria para mostrar aos médicos presentes naquele jantar a importância do lugar.

Foi lá que em abril de 1950 o Frei José Mojica fez a primeira transmissão experimental da TV Tupi. No mesmo prédio também surgiu o MASP – Museu de Arte Moderna, a Cinemateca, a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e a TV Cultura. O Edifício Guilherme Guinle foi um grande centro cultural no passado. A Pró-TV estava presente, tendo discurso de Vida Alves e Elmo Francfort, e do Sr. Paulo, da Agência Fusão, sempre auxiliado pela competente Juliana Guimarães. Foi uma grande noite.

Primeira câmera de TV do país, no local em que há 63 anos exibiu suas primeiras imagens

3


|Veja Mais| Élida Alves Nos últimos dois meses, fizemos o levantamento de todo o acervo da Pró-TV, referente a arquivos do tipo textual, audiovisual e virtual. E chegamos a números surpreendentes. De arquivos textuais temos um total de 73.629 páginas. Eles são revistas, livros, scritps antigos, jornais, em sua maioria usados em televisão, ou que falam sobre sua história ao longo dos anos. Quadruplex, U-matic, ½ Polegada, Super VHS, VHS,

De arquivos audiovisuais, totalizam-se 1339 horas. E o Betacam, DVD, MiniDV, XD-CAM e HD-CAM mais interessante é que são mídias de diversos formatos diferentes. Entre elas, temos a fita Quadruplex, o primeiro formato de vídeo-tape usado na televisão, que até então transmitia os programas ao vivo. Temos também outros tipos de mídia, como as fitas U-matic, Betacam, fitas de rolo, fitas cassete, entre outras. Veja algumas na foto ao lado. De arquivos virtuais, temos 3050 biografias e 16.903 fotografias antigas. Todas as biografias, e boa parte das fotos encontram-se em nosso site. Achou interessante? Venha nos visitar e conhecer um pouco mais sobre a história da TV.

| Saudade| Luiz Baccelli Perdemos no último dia 25 de fevereiro, o ator, dramaturgo, professor e historiador Luiz Baccelli. Paulistano de nascimento e de coração, nascido em 13 de setembro de 1943, iniciou sua carreira no teatro, em 1968, quando entrou para o Grupo de Teatro Macunaíma, comandado por Antunes Filho. Em toda a sua carreira, participou de mais de 60 peças como ator e diretor. No cinema, atuou em 5 filmes e na televisão, esteve em 14 trabalhos, entre novelas, minisséries e seriados. Trabalhou na Rede Globo, SBT, Band e Record. Mas sua real paixão sempre foi o teatro. Como professor, organizou uma centena de montagens teatrais em escolas pelo país. Nos últimos tempos, trabalhava na Escola de Atores Wolf Maya. Luiz faleceu aos 69 anos de idade. Grande perda, saudade sincera. 4


| Cidade da TV| Unidade Móvel da TV Tupi A Cidade da TV, em São Bernardo do Campo, tem um precioso acervo, que pertence à Pró-TV. Só que além dele foram criadas réplicas e outras peças que deram um “tchan” a mais ao local. A primeira atração que se vê está na própria fachada: no jardim da frente existe uma réplica em tamanho real do primeiro carro de externas da televisão brasileira, uma unidade móvel da TV Tupi de São Paulo. Esse pequeno caminhão tinha um switcher dentro e toda aparelhagem para se fazer uma transmissão via link. Todos os detalhes, inclusive a pintura, foram feitas como o original (só falta o carro ligar, de tão real que parece!). Visite a Cidade da TV, que fica dentro da Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo, à Rua Tasman, 301 – Jardim do Mar. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h.

1

3

2

4 5


| Homenagem| Dia da Mulher VIVA O 08 DE MARÇO!!! VIVA O DIA DA MULHER !!! Como foi inaugurado o Dia da Mulher? Que país o comemorou pela 1ª vez? E quando? A história é meio confusa. Uns dizem que foram as mulheres russas, que se revoltaram, pedindo melhores condições de vida e de trabalho, e marcando, com seu movimento, o início da Revolução Comunista, de 1917. Outros dizem que foram as americanas que o criaram, pouco antes de 1920, fazendo greves em fábricas e sendo punidas por isso. A verdade é que foi só em 1975, que a ONU instituiu o Dia Internacional da Mulher, que foi adotado em 1977, pelas Nações Unidas. Mas a verdade, porém, é que hoje países do mundo inteiro o celebram. Países de todos os continentes, mulheres de todas as raças, cores, nacionalidades, são homenageadas. Não foi sem luta, houve até sangue derramado. Mas a mulher venceu. E hoje, em todo mundo, é homenageada. E merece! POIS A MULHER É A FONTE, É A MÃE, É A TERRA, É A VIDA! Viva o 8 de março! Viva a mulher!!! V.A.

1 3 |Centro de Memória |

6


|História| Manoel de Nóbrega: 100 anos de um gênio Fábio Siqueira A data de 18 de fevereiro de 1913 marcará para sempre a história da televisão brasileira,como o natalício de uma de suas mais queridas, talentosas e generosas personalidades : o inesquecível Manoel de Nóbrega. Foi em Niterói que Nóbrega nasceu. Filho de Francisco de Nóbrega e de Maria Leonette Nóbrega, muito jovem já ingressava no mundo radiofônico, na legendária Rádio Mayrink Veiga, da Capital Federal, trabalhando no programa de Waldo Abreu, um dos primeiros apresentadores da rádio carioca. Nessa época, 1931, esta rádio liderava a audiência e tinha um conjunto de artistas fenomenal, como a notável Carmem Miranda (1909-1955) e os grandes compositores Pixinguinha (1897-1973) e Lamartine Babo (1904-1963), dentre muitos outros. Foi nesse clima de apogeu da música popular brasileira que o moço Manoel de Nóbrega, ainda com menos de 20 anos, começou a trabalhar com todos esses ícones, e teve na Mayrink a sua primeira escola artístico-profissional. Logo depois, ainda nos anos 30, celebra parceria musical com o compositor russo George Moran (1900-1974) , que emigrara para o Brasil para fugir da Guerra na Europa, e com ele começa a compor valsas. Nos dois anos seguintes, Moran e Nóbrega emplacam dois sucessos, nas vozes de dois dos maiores cantores brasileiros: em 1939-“Como Tu Ninguém” gravada por Orlando Silva (1915-1978) e em 1940 “Confissão” gravada por Carlos Galhardo (1913-1985). Com todo esse sucesso no cenário musical brasileiro, Manoel de Nóbrega chegava aos anos 40, já como um importante cartaz no meio artístico. Em 1941, na pequena, mas valorosa Radio Ipanema, a PRH-8, é designado para viajar aos Estados Unidos, onde entrevistaria sua colega de Mayrink e já fenômeno internacional da canção, Carmem Miranda. Essa entrevista ganharia notoriedade nacional. Os ouvintes e leitores se admiravam ao notar um rapaz de menos de 30 anos já trabalhando em cinco atividades artísticas: repórter, ator de rádio, cronista, teatrólogo e locutor . Colecionando desse cedo muitos aplausos, Manoel de Nóbrega chega, na Capital Paulista, em 1944, para trabalhar na Radio Tupi ( PRG2)- e já no ano seguinte, volta aos Estados Unidos para ser correspondente da Rádio Cultura de São Paulo (PRE4 ) e da Folha da Manhã. Em janeiro de 1947, surpreende o Brasil, sendo o Deputado Estadual mais votado da nação, liderando uma bancada de 9 parlamentares do Partido Social Progressista (PSP) e sendo fundamental para a eleição do Governador Adhemar de Barros (1901-1969). No quadriênio 47/51, se afasta do rádio, para ser Deputado e Constituinte Estadual, regressando na Rádio Nacional de São Paulo em 1952.

amigo Victor Costa (1907-1959), que como proprietário da TV Paulista, viabilizou a sublime criação de Nóbrega em 1957, A Praça da Alegria, programa tão essencial para a história da TV, que além de ter projetado grandes nomes como Ronald Golias (1929-2005), Moacyr Franco, Canarinho e tantos outros queridos artistas, manifestou tamanho sucesso capaz de propiciar uma cena inédita e marcante: ao vivo na TV - Manoel de Nóbrega assina em branco, uma renovação de seu contrato com o Canal 5 (OV C) demonstrando toda a sua confiança e lealdade a presidência de Victor Costa, seu amigo desde os tempos do radio carioca. Nesse tempo, seu filho e companheiro de praticamente toda vida profissional, Carlos Alberto de Nóbrega já trabalhava com ele e com destaque, como ator humorístico e redator de programas, tanto na rádio como na TV. Na TV Record, já nos anos 60, A Praça da Alegria mantém seu destaque, e Nóbrega consegue dinamizar a sua criação inclusive com transmissão também pela TV Rio, no Projeto das Emissoras Unidas. Com seu célebre e querido discípulo Silvio Santos, Manoel de Nóbrega na década de 70 leva a sua “querida praça” para a Rede Globo, conseguindo um alcance inédito em rede nacional. Em 1975, mais um desafio e infelizmente seu último, a vitória na concessão do canal 11 do Rio de Janeiro, a TV Studios (TVS) , onde é o “padrinho da causa” e auxilia Silvio Santos nas decisivas reuniões com as autoridades federais. Tristemente, Nóbrega não assistiria a inauguração da TVS, em 14 de maio de 1976, pois expiraria em 17 de março daquele ano, na cidade de São Paulo que tanto amou, com apenas 63 anos de idade. E na São Paulo foi homenageado com nome de praça na Casa Verde, de teatro no Carandiru , de escola na Vila Sinhá, do Horto Florestal e de um prêmio de rádio, criado na Revista Melodias, pelo saudoso jornalista Plácido Manaia Nunes (1934-2007). Mas nascia o heróico mito, a pranteada e centenas de vezes homenageada personalidade artística, o homem público, generoso, que por exemplo, fez campanha no Rádio para a construção da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Av. Dr. Arnaldo, em São Paulo, onde anualmente é Celebrada a Missa “in memorian” aos artistas pela Pró-TV. O seu colega de rádio e ex-vereador Pedro Geraldo Costa (1918-1990) assim sintetizou o retrato de vida desse polígrafo: “brilhante inteligência, honrado chefe de família, vibrante radialista e magnânimo coração”, lhe conferindo em 1960, com méritos, o título de Cidadão Paulistano”. Parabéns a esse centenário mestre pioneiro de nossa TV !!!

O passo seguinte foi a Televisão, por meio de seu grande

7


|Encontro com os Artistas| Gessy Fonseca Dona de uma voz magnífica e de uma dicção perfeita, Gessy Fonseca é uma das pioneiras mais antigas do rádio e da televisão brasileira. Elegante, magra, simpática e sempre em atividade, Gessy e sua irmã Dayse, eram meninas, quando começaram na Rádio Record de São Paulo. Gessy foi considerada a “RAINHA DA RADIONOVELA”. E para quem não sabe: essas novelas radiofônicas eram a “coqueluche” daqueles tempos. Todos as assistiam. Em 1962, já em televisão, Gessy Fonseca fez “Lola”, na 1ª versão de “Éramos Seis”, que foi refeita por quatro vezes, em nossas telinhas. Gessy, a primeira Lola, recebeu o prêmio de “Melhor Atriz do Ano”. E esse não foi seu único Prêmio. Muitos outros ela recebeu. Uma das suas atividades principais, é a de dubladora, coisa que ela exerce até os dias de hoje. Os prêmios que recebeu, portanto, foram sempre mais do que merecidos. No próximo dia 13 de março, Gessy Fonseca aniversaria. Faz 89 anos. Ela é de 1924. Mas Gessy não quer festa. Quer mais: quer organizar uma bela ação humanitária. A grande Gessy Fonseca está pedindo aos amigos, que ajudem na “Campanha de Doação de Sangue”, da Fundação Pró-Sangue-Posto Clínicas Av. Dr Enéas Carvalho de Aguiar, 155 - 1º andar. E que funciona de 2ªs a 6ªs das 7 às 19 horas e aos sábados e feriados, das 8 às 18 horas. Se quiser mais informações, digite: www.prosangue.sp.gov.br. Gessy Fonseca, fazendo 89 anos, quer como presente de seus amigos, além de um abraço, essa doação singela e humanitária. Ela diz, em seu convite: “A vida está aí, para ser vivida, revivida e dividida”. Gessy Fonseca estará o dia 13 inteirinho lá, na Fundação Pró-Sangue, nas Clínicas, esperando a todos nós, para um beijo carinhoso e um gesto humanitário. Conviver com Gessy Fonseca, realmente é receber uma lição de vida! V.A.

Tel: (11) 3873.5888 www.procimar.com.br 8


|Acontece| Elmo Francfort

Frank Cunha / G1 Amazonas

Parintins agora é global A grande Festa de Parintins está agora de casa nova. Conforme o portal G1 Amazonas, no dia 22 de janeiro, os representantes dos Bois Garantido e Caprichoso assinaram o Acordo PréContratual e Protocolo de Intenções com o canal Amazon Sat, a Rede Amazônica e participação da Rede Globo, para a divulgação regional e nacional do Festival Folclórico de 2013. A apresentação aconteceu no Amazon River Resort e foi feita pelo diretor de Negociações Especiais da Globo, André Dias, e o diretor-presidente da Amazon Sat, Phelippe Daou Júnior. Em 90 dias as duas agremiações terão que definir os detalhes do pacote de divulgação do evento para assinatura do contrato final, que terá entradas ao vivo na grade da Rede Globo como no Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo, além de programas como Altas Horas, Domingão do Faustão, Programa do Jô, Caldeirão do Huck, Globo Repórter e Profissão Repórter. No Amazonas, o Festival Folclórico de Paritins será incluído também na grade jornalística da TV Amazonas (Manaus), com transmissão ao vivo pelo Amazon Sat, com canal aberto para 140 países, além da cobertura de todo grupo amazonense. No dia 07 de fevereiro, o Boi Caprichoso já se adiantou e assinou o contrato com os detalhes que cabem à sua parte. Uma grande cobertura vem por aí, podem ter certeza. A renúncia do Papa A notícia que foi o grande destaque na mídia nacional e internacional, em fevereiro, foi a renúncia do Papa Bento XVI. No dia 28 de fevereiro o pontífice vai renunciar a seu cargo, tornando-se “papa emérito”. Joseph Ratzinger (85 anos) desfez um jejum de 300 anos no Vaticano – desde esta época a função só era ocupada por um novo pontífice com o falecimento do antecessor. Por isto causou um reboliço em toda mídia e a investigação das razões reais de Bento XVI renunciar. Todos os canais de TV deram destaque à notícia. No SBT, a volta de grandes sucessos O SBT está num momento de reviver grandes sucessos do passado para ganhar mais audiência. Depois da volta certeira da novela “Carrossel”, o canal já aposta na adaptação de “Chiquititas”, outro sucesso infanto-juvenil na emissora nos anos 90. A trama entrará no lugar de “Carrossel”. Junto desta novidade, no mês de fevereiro, o palhaço Bozo finalmente retornou com sua família aos sábados, num programa só seu. Retornaram personagens antigos como Salci Fufú, Papai Papado e Vovó Mafalda. Mônica, a menina de 50 anos A personagem principal de Mauricio de Sousa, Mônica, conhecida nos quadrinhos, mas também em filmes, desenhos e campanhas na TV, fará 50 anos em março. Mauricio prepara uma série de comemorações. Uma delas foi inaugurada dia 26 de fevereiro e ficará em cartaz até 21 de abril: é a exposição “Sansão Também Faz 50 Anos” no Memorial da América Latina (Salão de Atos Tiradentes, das 9h às 18h), na Barra Funda. É de graça, para todo mundo ir. 9


|63 Anos da TV| Eurico Neiva Temos a imensa satisfação em informar que, em 14 de setembro de 2013, às 14h, no Memorial da América Latina, será lançado o livro ASTROS E ESTRELAS DA TV TUPI (SP), ARTE E HISTÓRIA NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA, de autoria dos historiadores Mauro Gianfrancesco e Eurico Neiva. Nessa obra, de caráter estritamente documental, os autores trazem os perfis artísticos e históricos dos atores, atrizes, autores e diretores da TV Tupi (SP), enfocando sua trajetória na teledramaturgia, contudo, sem negligenciar sua arte e seu talento em outros setores como o teatro e o cinema. Por mais de dez anos, inúmeras pesquisas foram realizadas, checagem de dados, entrevistas, para tornar a obra o mais abrangente possível. O propósito maior é homenagear indistintamente a todos aqueles que fizeram da Tupi (SP) uma referência nos anais das comunicações, estabelecendo as bases para a moderna televisão que hoje temos a nossa disposição. Junto com o lançamento, estaremos comemorando o 63º Aniversário da Televisão Brasileira, desta feita, com uma festa temática sobre a TV Tupi (SP), A “Pioneira”. Desde já, contamos com a sua presença!

Os autores Eurico Neiva e Mauro Gianfrancesco

A TV CULTURA e a Fundação Padre Anchieta fazem a diferença colaborando na manutenção da Pró-TV. História da televisão também é cultura. www.tvcultura.com.br

10


Aniversariantes Março 01 Leão Lobo 01 Salvador Nazarre Filho 02 Rubens Molino 03 Ângela Vieira 04 Inezita Barroso 06 Milton Camargo 06 Natália do Vale 06 Paulo Figueiredo 07 Nívea Maria 07 Romeu de Freitas 07 Rubens Ewald Filho 08 João Burke Passos 09 Lucinha Lins 10 Kid Vinil 10 Lolita Rodrigues 10 Wanderley Cardoso 12 Carlos Alberto de Nóbrega 13 Gessy Fonseca 13 João Gordo 14 Dale Ferreira 14 Francisco José de Toledo 15 Clenira Michel 15 José Alfredo M. de Assis 15 Oswaldo Montenegro 15 Théo de Barros 16 Juca de Oliveira 16 Marco Antonio Pâmio 17 Alfredo Toledano 17 Daysi Bregantini 17 Tiê Gasparinetti 18 Marta Suplicy 18 Tatiana Belinky 19 Mari Alexandre 19 Oswaldo Ferreira da Silva 20 Edson Celulari 20 Marcos Caetano 20 Nely Reis 21 Angelina Muniz 22 Jorge Ben Jor 22 Léa Camargo 22 Octávio Neto 23 Danilo Queiroz de Almeida 25 Ronaldo Lembo 26 Cláudio Marzo 26 Juliana Paes 27 Xuxa Meneguel 28 Carlos Silva 28 Nelson de Mattos 29 Edson Vecchio 29 Lima Duarte 29 Renata Maranhão 30 Norma Avian 30 Vera Zimermann 31 Ruth Escobar

|Destaque| Lolita Rodrigues Silvia Gonçalves Rodrigues Leite, mais conhecida como Lolita Rodrigues, completa 84 anos de vida no próximo dia 10 de março. Nascida na cidade de Santos, em 1929, filha de imigrantes espanhóis, iniciou sua carreira aos 10 anos de idade, ao participar de programas na Rádio Record de São Paulo. Nesta época, ganhou o apelido de La Salerosa, devido a sua beleza e simpatia. Sempre como cantora, esteve nas rádios Bandeirantes, Tupi e Cultura, chegando a vencer 2 Troféus Roquette Pinto. Foi ela quem cantou o Hino da TV Brasileira na inauguração da TV Tupi (a pioneira), em 1950. Durante muitos anos, ao lado do marido Airton Rodrigues, apresentou os programas Almoço com as Estrelas e Clube dos Artistas. Em 1957, inicia sua carreira de atriz, participando inclusive da primeira novela diária da nossa TV, a 2-5499 Ocupado. Desde então, já esteve em mais de 30 novelas, minisséries e seriados, na TV Tupi, Excelsior, Globo, Record, Manchete e SBT. Parabéns a ela, esse é o mais sincero e carinhoso desejo dos pioneiros da TV!

11


12

|Nosso Acervo|

Comediante Luiz Pini (TV Paulista / 1960)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.