Revista Por Aqui - Junho 2017

Page 1



Editorial

N

este atual momento de crise econômica é muito importante que as empresas usem a criatividade para não deixarem seus negócios caírem de produção ou até mesmo fecharem as portas. E uma dessas ações que dão certo e aquece a economia regional são as feiras. Prova disso foi o sucesso do Feirão de Imóveis que aconteceu neste final de semana em Volta Redonda. A Cidade do Aço ainda vai sediar em setembro a Industrisul (Feira de Negócios Industriais do Sul Fluminense), que em 2018 acontecerá em Resende. Já para 2019, a cidade de Itatiaia já manifestou desejo de receber o evento. Outra feira que acontecerá na região é a Flumisul (Feira de Negócios do Sul Fluminense). O evento será em agosto e a revista Por Aqui estará participando pela oitava vez consecutiva, produzindo uma edição especial da feira, considerada a maior revista de negócios do Sul do Estado. Também teremos nossa coluna de moda, assinada pela fashion designer Renata Liporaci e a coluna da Meta Controladoria, escrita pelos sócios da empresa Leonardo Ramos e Vinícius Neves. Nesta edição ainda estamos lançando o concurso ‘Garota da Capa’, uma parceria da revista Por Aqui com o colunista Fábio Soares e destacando o setor rural de alguns municípios da região. Boa leitura!

Revista Por Aqui - CNPJ: 27.492.640/0001-12 • www.revistaporaqui.com.br

Diretor Geral / Jornalista Responsável: Diego Campos Raffide - MTB 0032199/RJ E-mail: diego@revistaporaqui.com.br

Diretora Administrativa: Michelle Raffide - michelle@revistaporaqui.com.br Diretor de Arte: Eduardo Avila - eduardo@revistaporaqui.com.br

Colunista de Moda: Renata Liporaci - reliporaci@revistaporaqui.com.br Colunistas de Finanças: Leonardo de Oliveira e Vinicius Neves - www.vfneves.com.br A revista Por Aqui não se responsabiliza por conceitos e opiniões expressos nos artigos, colunas e reportagens assinadas. O conteúdo é de responsabilidade de seus autores.

05- Feirão de Imóveis movimenta mercado em Volta Redonda 05- Itatiaia se candidata para sediar Feira de Negócios Industriais do Sul Fluminense em 2019 05- Revista Por Aqui participa pela 8ª vez seguida da Flumisul 08- Prefeitura de Resende quer ampliar segurança na zona rural 08- Prefeito de Quatis propõe parcerias com setor agropecuário para recuperação das estradas rurais 08- Começa vacinação contra brucelose em bovinos em Porto Real 08- Torneio Leiteiro de Rialto fortalece setor e produtores da cidade e região 09- Como Conseguir um Financiamento do BNDES 10- De volta!

• • • PARA ANUNCIAR NA REVISTA POR AQUI • • • Ligue: (24) 3323-3613 • (24) 97401-8480 ou mande e-mail: contato@revistaporaqui.com.br


• • • PARA ANUNCIAR NA REVISTA POR AQUI • • • Ligue: (24) 3323-3613 • (24) 97401-8480 ou mande e-mail: contato@revistaporaqui.com.br


Foto: Divulgação

Feirão de Imóveis movimenta mercado em Volta Redonda Por Redação

O

prefeito Samuca Silva (PV) participou da abertura do Feirão de Imóveis do Sul Fluminense 2017, no Recreio do Trabalhador, nos dias 24 e 25. O superintendente regional da Caixa Econômica, Walter Luis Siqueira da Silva, disse que o mercado carece desses incentivos para aquecer as vendas. Mais de mil imóveis estão à venda, o que de certa maneira favorece os compradores que podem negociar valores. Os irmãos gêmeos Dionathan e Diovanne knupp aproveitaram a oportunidade para comprar o primeiro apartamento. “Eu estou noivo e pretendo me casar em maio de 2018. Eu já sabia do feirão e vim conferir. Minha noiva ainda não sabia que eu iria comprar. Foi uma surpresa para ela”, disse Dionathan, que é servidor público

do Estado. Pensando num investimento para o futuro, o irmão dele também aproveitou para fechar negócio. “Eu achei interessante as condições oferecidas. Eu já vinha me planejando, gostei da comodidade de não pagar condomínio por um ano e penso no imóvel como um investimento”, disse Diovanne knupp, técnico em eletrônica. Samuca Silva destacou a intenção de que a população tenha seu poder de compra de volta. “Tenho certeza que Volta Redonda ainda vai resgatar a grandeza do Sul Fluminense. Todas as ações que gerem movimentação financeira, renda e empregos, terão o nosso apoio”, finalizou o prefeito.

Itatiaia se candidata para sediar Feira de Negócios Industriais do Sul Fluminense em 2019

A

Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, participou no dia 21, de uma reunião para apresentação das atrações da Feira de Negócios Industriais do Sul Fluminense, Industrisul, que nesse ano acontece entre os dias 12 e 14 de setembro, na Ilha São João, em Volta Redonda.

O projeto do evento foi reformulado em função do cenário econômico atual e das necessidades das empresas da região e a Industrisul passa a ser itinerante com Resende sediando a feira no próximo ano. Com a mudança anunciada Itatiaia se candidatou para sediar a feira em 2019 e o próximo passo é a assinatura do protocolo de intenções com a Metalsul.

Revista Por Aqui participa pela 8ª vez seguida da Flumisul A revista Por Aqui já está preparando sua edição especial da Flumisul (Feira de Negócios do Sul Fluminense), que acontece de 10 a 13 de agosto, no Parque da Cidade, em Barra Mansa. Não deixe de participar da maior revista de negócios do Sul do Estado. Anuncie: (24) 3323-3613 / (24) 97401-8480 – contato@revistaporaqui.com.br

5




8

RURAL Por Redação

Prefeitura quer ampliar segurança na zona rural

Foto: Divulgação/PMR

RESENDE - Diminuir o número de roubos a propriedades rurais no município de Resende. Foi com esse tema que a Secretaria de Agricultura reuniu autoridades de segurança em sua sede no bairro da Morada da Colina, ao lado do Parque de Exposições, no dia 23. Compareceram ao encontro, o delegado titular da 89ª DP de Resende, Marcelo Ribeiro; o comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, Rogério Jackes da Silva; o comandante da Guarda Civil Municipal, César Ricardo Aureliano Laurindo; e o superintendente de Ordem Pública, Carlos Maurício Barroso Sarmento. Também esteve presente à reunião o médico veterinário do município de São Gonçalo de Sapucaí (MG), Flávio Emilio Nogueira Junqueira, além de diretores do Sindicato Rural e lideranças comunitárias. O objetivo de Resende, conforme explica o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Alberto Figueiredo, é seguir o modelo implantado por Emilio Junqueira na cidade mineira que consiste em desenvolver um sistema de relacionamento com órgãos públicos de segurança, através do cadastro das propriedades rurais. Este procedimento é realizado em complemento ao georreferenciamento, ou seja, o mapeamento que envolve a criação de um código por proprietário.

Prefeito propõe parcerias com setor agropecuário para recuperação das estradas rurais Foto: Divulgação/PMQ

QUATIS - O prefeito Bruno de Souza (PMDB) se reuniu recentemente com o presidente da Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, Cláudio Martini Meirelles. Durante o encontro, realizado na sede da entidade, e que também contou com a presença do supervisor técnico da cooperativa, Ralph Barcellos, Bruno iniciou conversações visando à formalização de parcerias entre a prefeitura e a entidade pela manutenção das estradas rurais de Quatis. Só no ano passado, a cooperativa de Barra Mansa recebeu aproximadamente 2,3 milhões de litros de leite produzidos pelos produtores de Quatis, o que representou uma média mensal de aproximadamente 185 mil litros. A cidade de Quatis tem cerca de 200 produtores rurais cadastrados e a produção diária de leite no Município está hoje na casa dos 22 mil litros.

Já a extensão total das estradas rurais do Município é de aproximadamente 350 quilômetros. Uma das ações conjuntas propostas pelo prefeito de Quatis é o apoio da Cooperativa de Barra Mansa na doação de peças e pneus usados nas máquinas e caminhões empregados toda semana, durante o trabalho de conservação das estradas, principalmente nos serviços de patrolamento e colocação de escória, além de transporte do material usado na manutenção destas vias e na remoção de lixo e entulho. Segundo Bruno, esta possível parceria vem sendo analisada em razão da burocracia dentro da máquina pública, na tramitação dos processos administrativos voltados à aquisição de materiais de consumo.

Secretaria começa vacinação contra brucelose em bovinos

Foto: Divulgação/PMPR

PORTO REAL - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda começou no dia 22, e segue pelos próximos 30 dias, a Campanha de Vacinação Contra Brucelose. Quase 60 pequenos e médios produtores rurais terão 500 animais imunizados contra a doença, que trata-se de uma zoonose, pois pode ser transmitida ao ser humano. A vacinação em Porto Real será exclusiva para fêmeas da espécie bovina. O motivo é que brucelose tem um caráter abortivo.

Torneio Leiteiro fortalece setor e produtores da cidade e região

Foto: Chico de Assis

BARRA MANSA Após o sucesso do tradicional Torneio Leiteiro de Antônio Rocha, realizado no início desse mês, a Secretaria de Desenvolvimento Rural do município está cuidando dos preparativos finais do XXIX Torneio de Rialto, que acontece entre os dias 29 de junho e 02 de julho. Por conta da repercussão da festa, produtores rurais de várias localidades do Estado do Rio estão buscando informações sobre como participar do evento. O Torneio Leiteiro de Rialto vai movimentar o fim de semana do distrito e a expectativa é de que mais de 5 mil pessoas prestigiem o evento. Segundo Adilson Rezende, secretário de Desenvolvimento Rural, a expectativa é superar a média diária de 73.957 quilos de leite, uma das maiores quantidades registradas em 28 anos no município. “Estamos recebendo as inscrições dos produtores até o início da próxima semana”, destacou Adilson.


9

Como Conseguir um Financiamento do BNDES Por Leonardo de Oliveira & Vinicius Neves - Sócios-diretores da Meta Controladoria

M

esmo com a turbulência política que vive o país, a economia tem mostrado pequenos sinais de melhora. Lógico que a queda contínua da SELIC (taxa de juros básica da economia) tem uma grande influência nesta ligeira melhora. Ainda falta muito para crescer e atingirmos o nível econômico de anos atrás. Mas, acreditamos que já demos alguns passos concretos buscando as melhorias necessárias. Com a queda dos juros (SELIC) e a tendência ainda de queda para as próximas reuniões do COPOM, temos o início de intenções de investimento por parte dos empresários. Começa a ficar mais interessante investir na produção do que manter o dinheiro investido. Neste cenário, surge novamente o BNDES como um grande incentivador da economia. Com taxas de juros atrativas e Divulgação

diversas linhas de crédito para uma quantidade enorme de setores da economia, o BNDES é de suma importância para este crescimento da indústria, financiando com taxas atrativas os investimentos que os empresários precisam realizar. Posto isto, encontramos no BNDES, de maneira mais direta do que pensamos, um grande fomentador de geração de empregos nos setores da indústria, comércio e serviços. Afinal, estes investimentos e o consequente crescimento da produção irá gerar novos empregos, ou pelo menos, recolocar os empregos que a economia perdeu com a recessão. No entanto, vamos à prática deste financiamento. Não é tão simples conseguir um financiamento no BNDES. Qualquer financiamento abaixo de R$20 milhões deve obrigatoriamente ter um agente financeiro (BANCO e AFINS) como “garantidor” do negócio. Nem todas as agências bancárias possuem gerentes que entendam de projetos de BNDES para auxiliar seus clientes. Portanto, para seu sucesso, em um financiamento é muito importante que você converse e tenha algum especialista lhe auxiliando. Um outro ponto muito importante a considerar, dependendo do seu ramo de negócio, existem linhas específicas com taxas de juros extremamente baixas. Não permita que o seu gerente fale com você somente em capital de giro do BNDES. Esta não é a linha mais barata do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, mas certamente é onde o seu banco vai ter a maior taxa na negociação. Em resumo, até para pensar em um financiamento para o crescimento do seu negócio, você precisa de META.


10

Fotos: Divulgação

De volta!

S

Por Renata Liporaci reliporaci@revistaporaqui.com.br

abem que adoro falar sobre coisinhas que voltam a ser moda. Releitura é minha paixão! Dessa vez vou “re” apresentar as cordinhas de óculos, que agora se apresentam como Sunglass Cdhain. Mas, como toda boa releitura, eles vieram com bastante personalidade e originalidade. Tem modelos para todos os gostos e estilos. Cordas de cadarço, correntes, miçangas, com pingentes e outros que parecem mais uma joia. E agora inventaram de usá-los como colar também, só não pode esquecer e acabar deixando os óculos caírem, afinal é uma bijoux com a função de segurar seus óculos. Mas aí você deve me perguntar: “mas isso não é coisa de velhinhos”? Não, não amore! A Sunglass Chain está super atual e para qualquer geração. E você não precisa eliminar seu acessório para usá-lo, anéis e pulseiras serão bem vindos. Mas tenha cuidado nos brincos e colares, equilíbrio é fundamental, não exagere! Esse é um tipo de acessório que pode ser usado por qualquer pessoa: adultos ou crianças, homens e mulheres, até mesmo aos que não curtem acessórios, pois ele tem uma função e das boas, pois quem nunca deixou um óculos cair da cabeça ou até mesmo quebrou durante um abraço forte enquanto ele estava no meio do decote. Sempre bom lembrar como acessórios fazem diferença nos looks e complementam sempre, trazendo estilo a peças básicas. Outra moda que não está bombando, mas tem um charme e acrescenta, são as mangas fakes, parece um bracelete, mas normalmente tem babados, rendas ou pedrarias. Agora no inverno pode dar um toque diferente nas blusas ou casacos com manga longa. Diferencie-se e ouse. Quer um acessório novo? Invista nessas dicas!

Quer saber onde encontrar Sunglass Chain? A @liporacci_oficial tem!! www.liporacci.com.br


• • • PARA ANUNCIAR NA REVISTA POR AQUI • • • Ligue: (24) 3323-3613 • (24) 97401-8480 ou mande e-mail: contato@revistaporaqui.com.br



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.