Revista Orange Ed 36

Page 4

SAÚDE Curiosidade Por que tantas pessoas necessitam de aparelhos ortodônticos? Parte 2. Na edição anterior, falamos sobre a influência dos hábitos alimentares atuais como um dos responsáveis por tantos problemas nas arcadas dentárias. Hoje, vamos conhecer o outro responsável: o nosso modo de vida atual.

À medida que fomos evoluindo e passamos a viver nas cidades, afastamo-nos da natureza e do "ar puro". Seja dentro ou fora de casa, a má qualidade do ar que respiramos pode levar as pessoas a contrairem alergias respiratórias e isso, consequentemente, leva à respiração bucal.

Quando uma criança ou um adolescente passam a respirar ora pelo nariz, ora pela BOCA, com a prevalência desta última, iniciam-se alguns problemas nas arcadas dentárias e nos ossos da face, tais como: falta de espaço para os dentes "nascerem", falta de crescimento da mandíbula para frente, excesso de crescimento da maxila (osso onde se inserem os dentes superiores) para frente, rosto alongado (comprido), "céu da boca" estreito, encurtamento do lábio superior, entre outros.

Portanto, os dois fatores que mais contribuem para o aumento da necessidade do uso de aparelhos ortodônticos são:

1) falta de estímulo mastigatório devido ao consumo de alimentos "macios" e industrializados em detrimento aos fibrosos e naturais;

2) respiração bucal, muitas vezes, ocasionada por alergias respiratórias recorrentes.

O conhecimento é a melhor arma, e a prevenção é o melhor caminho para minimizar esses problemas. Vamos colocá-los em prática!

Dr. Fabio Minotto Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial. Membro da “Foundation for Modern Bioprogressive Orthodontics” Professor do curso de Pós Graduação em Ortodontia.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.