4 minute read

‘‘Nossa cidade não pode parar’’

Jeferson Garcia, prefeito em exercício de Itapoá.

por Jean Balbinotti

Advertisement

Prefeito em exercício, Jeferson Garcia, fala à revista Giropop sobre o crescimento populacional de Itapoá e como esse avanço vai beneficiar a cidade

Em crescimento constante na última década, o município de Itapoá recebeu uma notícia animadora no final do ano passado Dados preliminares do Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que Itapoá conta hoje com 30.791 moradores, mais que o dobro do número apurado em 2010, quando a população era de 14.763 habitantes.

Um dado expressivo e que coloca o município em 52º lugar na lista dos municípios com os maiores crescimentos populacionais proporcionais do Brasil. A condição é comemorada pela administração municipal que vislumbra excelentes oportunidades. Uma delas é a possibilidade de mudança de patamar da cidade para receber recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Com o aumento da população, Itapoá passa a ter acréscimo no coeficiente do repasse do FPM (passa de 1,2 para 1,6, de acordo com a decisão normativa 201/2022, do Tribunal de Contas da União).

Além de impactar nas contas públicas municipais, o incremento na receita permite à gestão municipal ampliar os serviços prestados à sociedade, o que significa mais verbas para a saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento social e econômico, entre outros.

Para falar dessa situação, a revista Giropop entrevistou o prefeito em exercício Jeferson Garcia, o Jefinho, que desde o início de dezembro substitui o prefeito Marlon Neuber, afastado do cargo por supostos desvios de verba pública em benefício próprio Confira:

Na sua avaliação, qual é o impacto imediato para o município de Itapoá por ter alcançado esse crescimento populacional tão grande?

O impacto imediato seria o acréscimo no coeficiente do repasse do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, que passou de 1,2 para 1,6. Mesmo que o ministro do STF Ricardo Lewandowski tenha suspendido o repasse dos recursos para 2023, estamos otimistas que, em breve, receberemos o retroativo que Itapoá merece Com mais recursos, teremos condições de ampliar as frentes de atuação da

Prefeitura, receberemos mais medicamentos, mais vacinas, mais aportes financeiros para infraestrutura, entre outros aspectos que vão atrair mais investidores à cidade Tudo isso impacta na geração de emprego e renda, fazendo a economia local ser mais dinâmica.

Para o senhor, a cidade já conta com uma infraestrutura adequada para atender a população, especificamente nas áreas da educação, segurança e saúde?

Algumas áreas estão bem completas para o atendimento Na educação, em 12 anos, crescemos cerca de 85% no número de alunos nas nossas 13 unidades escolares do município Passamos de 2.844 alunos em 2010, para 5.248 alunos em 2022. Estamos construindo mais duas escolas: a do Príncipe e a Volta ao Mundo, na Barra do Saí. Além disso, estamos iniciando um projeto para a construção de uma nova escola no bairro Itapoá. Também estamos ampliando as estruturas de diversas outras, como a da Euclides Emídio da Silva, na Barra do Saí. Já na área da saúde, temos uma nova sede para o atendimento da Secretaria Municipal de Saúde, que fica ao lado da UBS do Paese Estamos construindo duas novas UBSs no Balneário Diamantina, que vão auxiliar no atendimento dos moradores da Barra do Saí, e no São José Estamos reformando as estruturas da UBS de Itapema do Norte Abrimos o CAPS e intensificamos os serviços de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) Hoje, os pacientes do TFD já saem das Unidades Básicas de Saúde com exames de raio-x e consultas de ginecologia pré-agendadas Sobre a questão de segurança, também tivemos muitos progressos

A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito conseguiu, via convênios com a Prefeitura, fazer o repasse de mais de R$ 350 mil para as polícias Civil e Militar, que foram aplicados na compra de equipamentos e novos armamentos Também houve a cessão do aluguel da nova sede da PM, compra de seis novas viaturas, entregues via emen- da parlamentar, manutenção de viaturas, doação de equipamentos de informática, além da intermediação para a vinda de sete novos policiais O resultado disso foi um crescimento no número de recuperação de veículos roubados e aumento nas resoluçõesdedelitos

Que medidas, no seu entendimento, devem ser tomadas a curto e médio prazo?

Vamos trabalhar para que haja continuidade nas ações de melhorias na infraestrutura, educação, saúde e segurança,

4799668-8575

473443-3172 com o objetivo de atrair mais investidores para nossa cidade e gerar mais emprego e renda.

Esse aumento populacional já era percebido pela atual administração? Dos cerca de 30 mil moradores recenseados, todos têm residência fixa na cidade?

Esse aumento já era percebido pelo executivo municipal, principalmente pelo número de atendimentos na área da saúde Só em 2022, tivemos mais de 28 mil usuários fixos, vinculados às Unidades Básicas de Saúde, o que comprova que os 30 731 respondentes do censo são moradores. Além disso, tivemos um crescimento de 143% no número de emissão de alvarás de construção nos últimos quatro anos, e um aumento de 199% de liberação do Habite-se entre 2018 e 2022.

O senhor concorda que o crescimento de Itapoá nos últimos anos se deu à chegada do porto e de novos empreendimentos na área da construção civil? Que outras áreas estão merecendo a atenção da prefeitura para atrair novos investidores?

A soma de diversos fatores contribuiu para esse crescimento populacional, alguns mais, como o crescimento da indústria da construção civil e a vinda do porto. Porém, com o êxodo urbano que se tem observado em todo o país, Itapoá é mais uma das opções para as pessoas que estão saindo dos grandes centros e buscando mais qualidade de vida. A prefeitura tem investido em infraestrutura para atrair mais investidores.

Recentemente, houve o afastamento e a prisão do prefeito Marlon Neuber por suposto favorecimento de uma empresa e recebimento de propina. Até que ponto isso pode atrapalhar a sua gestão e frear o crescimento econômico de Itapoá?

Continuamos trabalhando juntamente com os secretários, delegando as demandas às equipes e, também, contando com a ajuda da sociedade civil organizada. Seguimos em frente por uma Itapoá para todos, pois nossa cidade não pode parar