2 minute read

Foi, viu e venceu para noivar... para noivar no gelo.

Estas palavras encerram uma bonita e exemplar história de vida ligada ao mar e de quem está atento e acredita ser possível vencer agarrando, firmemente, uma a uma, as oportunidades surgidas ao longo da existência.

por Vitorino Paese

Advertisement

Na década de 70 a incipiente Itapoá, retirada do anonimato em 1958 com à abertura da Estrada Pioneira, passa a receber um maior número de pessoas atraídas pela sua exuberante natureza.

Dentre elas um menino trazido pelo pai que se identificou com máxima de que em Itapoá, também jovem, "a natureza era palco e o morador ou visitante protagonista".

A vontade de, a cada período de tempo, realizar um retiro estratégico dando ao corpo e a mente, novamente a oportunidade para com ela conviver em harmonia e com todos os desafios nela contidos, afastando-se do trepidar da cidade grande e ouvindo o barulho agradável do mar, assim como o canto dos diferentes pássaros, contagiou o menino

Assim que a idade permitiu e o espírito de independência pessoal prevaleceu, rumou para Itapoá e nela se instalou.

Portando o DNA familiar da agradabilidade foi se firmando na comunidade e conquistando seu espaço

De estilo físico robusto e simpático o Dalton Richter Toledo Piza logo recebe dos moradores um outro nome e sobrenome, porém resumido e de mais fácil lembrança, ou seja, simplesmente FÔFO

Com um olho no mar e outro na mecânica Fôfo é surpreendido pelo saudoso

Nenéco, um dos gestores da Universidade Tuiuti, primeiro para cuidar de seus veículos antigos trazidos para Itapoá e segundo para cursar engenharia mecânica.

Aceita os dois. Todavia com o passar do tempo percebe que os dias frequentando aulas o afastavam da sonoridade do mar e do ronco dos motores.

Vencidopelaatividadeprática,novamenteItapoápassaaterdele,seutempointegral Então acrescenta às suas atividades também a gerência de uma marina.

Em meio as demandas de linha e campo chega um convite para participar do Rally Náutico de regularidade Swan Hellenic Azimut Yachts na praia de Ubatuba, São Paulo

Decide inscrever-se, mais no sentido de participar do que competir.

Mesmo sem ter lancha, segue para Ubatuba.

Lá chegando aluga uma. Afeito as lides mecânicas em dois dias deixa-a afinada para a competição

Nos momentos que antecedem o início, observa e pensa na performam-se dos competidores experientes e as 34 lanchas preparadas em seus mínimos detalhes.

Confessa: Senti-me pequeno diante da grandiosidade do evento, porém eleveime ao lembrar que Davi venceu o gigante Golias e assim que foi dada a largada ampliei minhas forças e concentração interior dizendo: Se vencer, a Aline, minha namorada, terá um noivado inesquecível na Antártica.

Então, com muita destreza, agilidade de reflexo exigida ao máximo e a lancha Think Sea obedecendo prontamente aos comandos, a Vitória inesperada aconteceu e o Fôfo tornou-se o campeão da competição.

Além da alegria de vencer, também materializava-se o presente de noivado , ou seja, uma viagem de 15 dias a bordo do navio Vega da Swan Hellenic a Antártica em fevereiro de 2023.

99291-3719 | 99291-5523

por