DESIGN MAGAZINE 6 – JULHO/AGOSTO 2012

Page 39

“Creio que a instabilidade presente em todas as esferas da vida no México, dá lugar ao surgimento de uma óptica selectiva carregada de ironia... uma faceta interessantíssima do meu ponto de vista.”

para “educar” o consumidor mexicano, demonstrando-lhe que realmente o design abrange todos os campos. Existem muitos recursos e gente com uma rica e diversa cultura de técnicas artesanais únicas, herdadas através de gerações. Creio que a instabilidade presente em todas as esferas da vida no México, dá lugar ao surgimento de uma óptica selectiva carregada de ironia... uma faceta interessantíssima do meu ponto de vista. Quanto às desvantagens creio que são fundamentalmente fruto de uma barreira mental. Não existe uma grande ética de trabalho, o que ocasionalmente dificulta a produção de vanguarda. Evita-se produzir o que é fora do comum e da realidade do quotidiano. Que distinção fazem entre design e artesanato? Penso que têm em comum a criação, diferenciando-se o design através da extensa procura de um conceito, para eventualmente dar forma ao produto avançando de uma perspetiva funcional que corresponde a uma problemática determinada. As criações artesanais são elaboradas manualmente através de artes e ofícios, sendo objetos altamente narrativos acerca da história, costumes, tradições e crenças de determinado núcleo social. Quais expectativas na vossa vinda ao Lisboa Design Show? Estou particularmente ansioso e curioso em relação à reacção do público aos produtos que vou divulgar. Na realidade, é um desafio pessoal.

oferecer é uma perspectiva nova, diferente do convencional. Entender que todos participamos num mundo com maior abertura, é um ponto crucial. Creio que os designers estão obrigados a criar objetos altamente comunicativos que possam ser entendidos em diferentes contextos. Existem mais oportunidades para vingar ou a globalização dos mercados aglutina os pequenos produtores? Penso que os pequenos produtores têm áreas de oportunidade privilegiadas. A pequena produção é um trunfo a favor, já que os produtos adquirem um carácter exclusivo e pessoal. É um luxo que as grandes corporações dificilmente têm ao seu alcance. A globalização definitivamente ajuda a comunicar esta vantagem. Quais são as suas referências em termos de criatividade? Gosto de partir de coisas comuns que se vêem quotidianamente. Penso que tudo o que nos rodeia pode ser motivo de inspiração, mas tem que existir o conhecimento que seja capaz para ligar os pontos de uma maneira que o produto final faça sentido. www.popalipana.com

Quais são hoje as exigências para um designer que quer vender os seus produtos e dar a conhecer o seu trabalho? Estou convencido que o mais valioso que um designer pode | 039 |


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.