Revista Deguste - Março 2023

Page 1

Março de 2023 - ano 19 - edição 204

8

Calígula abre loja no Alpendre do Natal Shopping

10

Restaurante La Brasserie de La Mer lança novo cardápio

ESPAÇO DO LEITOR

Se não fosse a Deguste, com certeza eu não teria apurado mais o meu paladar, pois sempre procuro ir nos lugares indicados pela revista, que tem o importante papel de movimentar o cenário gastronômico de Natal e do RN. Parabéns a todos os profissionais que fazem a Deguste!

Leonardo Benfica – Empresário Candelária – Natal/RN

Com suas páginas lindas e bem diagramadas, a Deguste é leitura obrigatória para quem valoriza a boa gastronomia. Sou fã dessa revista e sempre pego um exemplar todos os meses para eu ficar bem informada sobre os melhores bares e restaurantes do RN.

Patrícia Neves Oliveira – Servidora Pública Petrópolis – Natal/RN

Gosto da Deguste porque ela nos mantém sempre bem informados sobre a nossa gastronomia com matérias muito bem feitas e fotos de dar água na boca. O nível dessa revista nos enche de orgulho!

Cristina Hipólito Negreiros – Empresária

Cidade Jardim – Natal/RN

13 - Platter For You retoma eventos e anuncia nova carta de drinks

14 - Genesis completa 10 anos em São Miguel do Gostoso

16 - N Wines amplia catálogo com vinhos argentinos

20 - A boa aceitação dos charutos da JAMM em Natal

22 - Jardim Ponta Negra e Mar de Cor fomentam turismo e emprego em Natal

24 - Elói Chaves inaugura nova loja na Cidade Verde

26 - Paneer Lagoa Nova agora oferece piso superior

28 - Vem aí a 1ª edição do Food & Jazz Natal

30 - Manary lança nova carta de drinks

39 - Kyoto se renova com maior ênfase no sushi tradicional

Seções

Parabenizo a revista Deguste por sempre estar nos apresentando os melhores estabelecimentos, que, muitas vezes, estão bem próximos de nós e não conhecemos. Sempre certeiro em suas indicações, atendendo a todos os gostos. Eduardo Dantas – Advogado Petrópolis – Natal/RN

O advogado Eduardo Dantas foi escolhido o Leitor do Mês, e recebeu da consultora Maria da Guia Lopes da Cruz, da Apreciatte, patrocinador desta Seção, o vinho argentino kaiken Estate 2019, produzido em Mendoza com a uva Cabernet Sauvignon.

Deguste l junho l 2021 4 4
Leitor Premiado 05 - Pelos Restaurantes 32 - Experiência Cigar 35 - Papo Café
Deguste l março l 2023
37 - Perfil de um Maître 42 - Saberes do Vinho FOTO: ROGÉRIO VITAL

Pelos Restaurantes...

Arthur Coelho!

A morte prematura do chef e amigo Arthur Coelho, vítima de ataque cardíaco no dia 29 de janeiro, me entristeceu muito e comoveu a cidade, em particular o mundo da nossa gastronomia, visto que ele era uma pessoa muito querida e admirada por todos que o conheciam.

Arthur era um colaborador de primeira hora da revista Deguste, escrevendo mensalmente a coluna Opinião, em que falava de suas experiências profissionais, do mercado gastronômico do RN e do país, além de estimular os jovens que queriam ingressar na área da gastronomia em suas múltiplas atividades profissionais.

Durante os quase 18 anos de circulação da revista, tivemos a oportunidade de registrar, por diversas vezes, os

trabalhos de consultoria que Arthur comumente fazia nos restaurantes e bares de Natal. Ele era um dos profissionais mais solicitados do nosso mercado.

Arthur foi uma das primeiras pessoas que eu conversei, em 2005, sobre o projeto da revista Deguste. Eu me lembro muito bem daquele momento: Foi no Maranello Bistrô, na Av. Hermes da Fonseca, no bairro do Tirol. Ele era o chef de um restaurante que, para mim, faz muita falta em Natal. Durou pouco tempo mais foi marcante. Havia um ambiente aconchegante, um menu enxuto, porém bem executado e uma boa carta de vinhos para os padrões daquela época.

Arthur ouviu com atenção a minha explanação sobre a revista, concordou comigo que o projeto tinha viabilidade e, diante de seu entusiasmo, ali mesmo eu o convidei para escrever uma coluna, prontamente aceito por ele. Desde então, Arthur sempre esteve conosco na Deguste escrevendo todos os meses, e a sua ausência agora será sempre muito sentida. Uma perda irreparável.

Descanse em paz

Arthur Coelho! Seu legado na gastronomia do RN será lembrado para sempre pelos muitos profissionais que você ensinou e conviveu durante sua vida profissional pelos restaurantes, bares, escolas e eventos do setor. Obrigado por tudo!

Nossa capa

Capa: 10 anos do Genesis. Seppia, Polvo e Poché pela chef Suanes Silva

Foto: Rubens dos Anjos

EXPEDIENTE

Av. Jaguarari, 4990, Lj 28 - Lagoa Nova - Natal/RN

CEP 59054-500 - Fone: (84) 99174-5676

www.revistadeguste.com - Twitter: @revistadeguste Facebook: Revista Deguste - Instagram: @revistadeguste

Diretor Executivo

Luís Benício Tavares Siqueira (84) 99174-5676

benicio@revistadeguste.com

Diretor de Redação

Washington Rodrigues (84) 99904-9683

wrrodriguescom@yahoo.com.br

Redação

redacao@revistadeguste.com

Jornalista

Rodrigo Hammer panzer17@gmail.com

Fotografia

Rogério Vital vitalrogerio1@gmail.com

É muita novidade gostosa!

As águas de março fecham o verão com a promessa de um ano repleto de boas notícias para o setor gastronômico no Rio Grande do Norte. Essa é a tônica da sua Deguste do mês, uma edição que abre com os 10 anos do Genesis - também a nossa matéria de capa - e passa por notícias como o novo cardápio do La Brasserie de La Mer, a retomada de eventos da Platter For You e a ampliação do catálogo de vinhos da N Wines. Referência em vinhos portugueses, a importadora expande, agora, o catálogo com rótulos argentinos.

Para os apreciadores de charutos, a Jamm Cigar chega a Natal via Tota Tabacaria, ponto de encontro quando o assunto é confraternização entre amigos e degustação de exemplares selecionados com critério pelo sempre simpático proprietário. Fomos também dar um giro pelos food parks Jardim Ponta Negra e Mar di Cor, empreendimentos responsáveis pelo número aproximado de 450 empregos diretos e indiretos.

No setor de alimentos, a Elói Chaves inaugura nova loja em Cidade Verde, consolidando uma marca desde sempre bem avaliada por clientes do setor gastronômico em larga escala. E por falar em empreendimento, a Paneer de Lagoa Nova conta com o novo piso superior, um mezanino onde impera a tranquilidade. E as delícias da pâtisserie continuam como o grande atrativo.

Diretor de Arte

Edílson Martins de Araújo (84) 98718-4148

edilson.martins1@gmail.com

Revisão

Rejane Souza Comercial (comercial@revistadeguste.com)

Nilton Baresi (84) 99607-6810

nilton@revistadeguste.com

Nicolas Rombotis (84) 99907-6444

nicolas@revistadeguste.com

Colaboradores

Arthur Coelho

Gilvan Passos

Ricardo Sousa

Revista Deguste

Gastronomia e Turismo é uma publicação mensal da Deguste Comunicação, Assessoria e Marketing Ltda. Tiragem 5 mil exemplares

A Deguste de março também anuncia a 1ª edição do festival Food & Jazz Natal, de 15 a 25, com a participação de nomes como Old Five, Severina Gastrobar, Ô Fuxico e Mormaço, todos convidados para abrilhantar a festa. Agora, se a pedida é drink, o Manary lança a nova carta a cargo de Polly Câmara, tendo o chef Gasteasoro como parceiro de inspiração. Já no território da comida japonesa, o Kyoto dá ainda maior ênfase ao sushi tradicional.

Para encerrar, fomos visitar o Calígula em seu terceiro endereço, localizado no Alpendre do Natal Shopping. Além de um cardápio divino, o diferencial está no atendimento e no carisma da proprietária Lidiane Duarte, que caprichou nas instalações e conquista de vez a preferência do natalense. Por último, registramos a mais nova coluna da revista, a Experiência Cigar, do expert no assunto Ismaelson Rego.

É isso! Mais uma Deguste para você se deliciar, página a página, ainda com o alto astral da estação do verão.

Até a próxima!

Deguste l março l 2023 6 6
EDITORIAL
EDITORIAL
Luís Benicio T. Siqueira Diretor Executivo Washington Rodrigues Diretor de Redação

Calígula

abre loja no Alpendre

Famosa para quem frequenta Pipa onde é pioneira e faz história desde 1989, a Pizzaria Calígula chegou ao novo Alpendre (Natal Shopping), para trazer ao público uma amostra do elogiado cardápio, que vai além da pizza em estilo napolitano pela qual se tornou conhecida.

Instalada no maior espaço da praça, a lojaâncora com três boxes e identidade visual que chama atenção pela elegância, ganhou ares ainda mais modernos, combinada ao clima descontraído do Alpendre, com assinatura da arquiteta Olga Portela.

“Todo mundo em Natal curte uma varandinha, um espaço aberto e ventilado. Acreditei nessa proposta desde o início, trazendo o nosso padrão de qualidade da comida às

Deguste l março l 2023 8
Porção de Bolinho de bacalhau Rissoto de camarão com rúcula fresca Pizza Pepperoni é uma das mais pedidas pelos clientes Calígula tem a maior estrutura física do Alpendre FOTOS: ROGÉRIO VITAL

bebidas”, resume a proprietária Lidiane Duarte, que além da unidade em Pipa, possui outra na Rua Jundiaí no Aliança Mall, no bairro do Tirol. A diferença em ter o Alpendre como sede é a circulação mais dinâmica de pessoas, já que a própria estrutura montada se apresenta como uma mini praça de alimentação ao ar livre com total segurança. São três espaços (bar, cozinha show e administrativo) que integram a loja de 50m2 somada à área externa com cerca de 200m2. Ao todo, 43 mesas podem acomodar em torno de 150 pessoas sentadas. O Calígula ainda gera 15 empregos diretos.

Aproveitando a localização, próxima ao parquinho infantil, o chef Adriano Américo e o pizzaiolo Oliveira estarão lançando, em breve, pizzas infantis. “Estamos muito felizes. São muitos elogios todo dia e me sinto gratificada em fazer parte desse sonho transformado em realidade”, comemora Lidiane. Já a proposta gastronômica original da pizza, ganha um novo diferencial que a empresária considera “o outro lado do Calígula” ou a evolução da casa em todos esses anos.

Das entradinhas como carpaccio, bolinhos de bacalhau e caldinho de camarão aos quatro pratos principais, está presente o toque mágico de quem soube transformar o estilo praiano em criatividade urbana. São eles: o Camarão

Flambado na Cachaça e o Risoto de Camarão, além do Pepper Steak e o Filé à Parmegiana. Entre os drinks, o Aperol, o Gin Tônica e a Caipifruta de maracujá e morango têm uma pegada jovial e refrescante, combinando com o clima do Alpendre. Além deles, a carta de vinhos

e espumantes, em parceria com a Cantu, garante uma bela harmonização às opções.

O Calígula Alpendre funciona de segunda a quinta das 16h às 00h e de sexta a domingo das 14h às 0h. Independentemente do horário de encerramento do Natal Shopping, o espaço permanece aberto até o último cliente. Quanto ao delivery, acompanha a operação do restaurante.

Calígula Alpendre

Natal Shopping

Av. Senador Salgado Filho, 2234

Fone: (84) 99612-0447

@caligulaalpendre

9 Deguste l março l 2023
Pizza Nordestina Alpendre tem recheio de carne de sol com tomate e cebola Carta de drinks e coqueteis tem preparo bem elaborado

Restaurante La Brasserie de La Mer

lança novo cardápio

Localizado no Hotel Majestic, em Ponta Negra, o Restaurante La Brasserie de La Mer lançou recentemente um novo menu. Os novos pratos seguem o conceito da alta gastronomia francesa, elaborados pelo mais premiado chef francês em atividade no Brasil, Erick Jacquin.

Ao chegar ao restaurante, o cliente mais assíduo vai identificar logo essas novidades, distribuídas entre entradas, pratos principais e sobremesas. Mas alguns pratos tradicionais da casa foram mantidos, como o Cordeiro de 6 horas com purê de mandioquinha e o famoso Pato na panela à moda Erick Jacquin.

Nas entradas, destacam-se o Tartare de atum potiguar com gergelim tostado, manga e chips de batata e os Grelhumes do mar com emulsão de champagne. Já o Steak Tartare, cortado na ponta da faca, foi mantido, mudando o acompanhamento, que ganhou um bolinho de massa choux com queijo e salada orgânica.

As Vieiras grelhadas com palmito pupunha são uma das surpreendentes novidades entre os pratos principais, servidas com emulsão de fava

Deguste l março l 2023 10
Grelhumes do mar com emulsão de champagne Novo cardápio de Erick Jacquin vai surpreender os clientes do La Brasserie de La Mer Tartare de atum potiguar com gergelim tostado, manga e chips de batata FOTOS: ROGÉRIO VITAL

de baunilha e gengibre. Outro prato muito bom é o Entrecote Black Angus regado à manteiga de ervas, escoltado por batatas rústicas à provençal. Além do prato Atum na crosta de gergelim, aspargos, molho teriaky e geléia de morango com pimenta.

O Chef também traz o cardápio de sobremesas todo novo, incluindo o famoso e tão desejado Charuto do Chef, Crème Brûlée de frutas vermelhas e a Torta Napoleão Bonaparte, além de diversos drinks e a melhor carta de vinhos do Estado.

O novo menu inclui ainda pratos vegetarianos com o toque da alta gastronomia francesa, provando que a alimentação vegetariana pode e deve estar na alta gastronomia, como o Caramelli de massa de beterraba recheado com muçarela de búfala, emulsão de queijo e manjericão frito.

É possível fazer um menu degustação de seis etapas, oferecendo aos clientes uma nova experiência a cada visita.

Erick Jacquin é atualmente um dos mais importantes chefs franceses em atividade no Brasil. Ele propõe uma cozinha plena de sabores, exotismo e criatividade com as cores do nosso país. No Brasil desde 1994, Jacquin foi reconhecido e nomeado Maître Cuisinier de France em 1998 - a mais alta honraria da Gastronomia Francesa -, sendo o primeiro chef francês a receber esse título no Brasil e na América do Sul.

Todos os pratos elaborados pelo chef fazem um convite imperdível para os que primam pelo bom gosto e buscam por um menu diferenciado. Pratos elaborados com o rigor de produtos 100% naturais e o requinte do chef Erick Jacquin.

Av. Eng. Roberto Freire, 3800 Ponta Negra – Natal/RN @labrasseriedelamer

Almoço: 11h às 15h (sexta-feira)

Jantar: 19h às 23h (terça a sábado)

Reservas: (84) 3642-7007

11 Deguste l março l 2023
La Brasserie de La Mer Hotel Majestic Vieiras grelhadas com palmito pupunha Entrecote Black Angus regado à manteiga de ervas Charuto do chef Restaurante é um dos mais requintados de Natal

Platter For You

retoma eventos e anuncia nova carta de drinks

Há quatro anos exemplo de credibilidade quando o assunto é buffet em Natal, a Platter For You inicia 2023 cheia de novidades no recéminaugurado bistrô, com sua sua carta de drinks autorais, além dos eventos retomados a partir de março tanto no Espaço Platter for You quanto na casa do cliente.

“É um lugar cheio de frescor e sabor, convidativo e pronto a receber grupos de amigos que apreciam um ambiente verde, aconchegante, repleto de móveis e peças antigas cheias de história, com jardim aberto e salão climatizado”, explica a proprietária Maria Antonia, que administra a Platter For You na companhia do marido e empresário Jeo Melo.

A nova carta de drinks possui 12 itens, de Caipifrutas a Gin Tropical, o Moscow Mule, o Sensação Spritz e o clássico Marguerita. Ousados, o Negrone, o Mojito e a Caipi Tangerina com rapadura se unem ao drink da casa, o Platter For You, que leva xarope de pepino, gelo de água de coco, gin Beefeater, tônica e sumo de limão. Para encerrar, um trio refrescante: Soda Italiana, Gin com especiarias e o GT Melancia com gin Beefeater, gelo em cubos, tônica e purê de melancia.

O menu segue a mesma linha. "Há uma cozinha autoral e afetiva, que combina com descontração. Agora, entraram o Risoto vegetariano, o Bolinho de caranguejo, o Stinco de cordeiro com risoto de cuscuz, o Risoto de bacalhau e Calzone de bacalhau e caranguejo. As comidinhas são outro forte do buffet, em que o mix pode ir do Rosbife de Sol com pesto de coentro, à Taça caprese de camarão”, acrescenta Maria Antônia.

O espaço oferece as opções de bistrô à la carte de quarta (rolha free) a sábado, das 18h às 23h. Já a área de eventos está disponível de segunda a sábado, podendo receber das 12h à 00h. As modalidades podem ir do evento social ao corporativo, a partir de 30 pessoas até 150 em um mesmo ambiente. Ainda no bistrô, música ao vivo da melhor qualidade, de quinta a sábado, das 19h às 22h. Para informações sobre produtos, orçamentos e encomendas, basta entrar em contato pelo WhatsApp (84) 99154-6804.

Espaço Platter For You Bistrô e Eventos Rua Otávio Lamartine, 541 Petrópolis – Natal/RN

Fone: (84) 99154-6804

@platterforyou

Deguste l março l 2023 12
Carta de drinks da Platter possui 12 novas opções Drink Platter For You FOTOS: ROGÉRIO VITAL

Genesis Genesis

Primeiro bistrô da badalada rua Praia da Xêpa, em São Miguel do Gostoso, o Gênesis Restô Bar completou 10 anos de funcionamento. O estabelecimento começou como um pequeno bar, servindo poucas mesas por noite. Hoje, o lugar é um dos mais conceituados do Litoral Norte potiguar, duplicou a capacidade de atendimento e não raro há fila de espera nos fins de semana.

Segundo a proprietária Fabiana Dall'onder, o cardápio do bistrô mudou bastante nesses anos, mas a essência permanece. "Metade do menu faz referência ao nosso início e traz uma visão contemporânea de cozinha, combinando ingredientes locais com influências de várias culturas", afirma.

Outro ponto forte é a carta de bebidas. Por ser somélière, Fabiana sempre dispensou atenção especial a esse serviço. Não por acaso o Gênesis foi pioneiro na valorização das cervejas locais e dos vinhos orgânicos (com intervenção mínima), trazendo sempre novidades para harmonizar com os pratos.

O bistrô também inovou nos

drinques, tornando-se referência. A cada estação, novas criações são incorporadas ao cardápio, atiçando as curiosidades sensoriais. Por ocasião do aniversário de dez anos, em fevereiro, foram criados alguns coquetéis novos, exclusivos para aquele mês, como é o caso do Morango do Nordeste, feito com vodka, morango, suco de abacaxi fresco, sumo de limão, manjericão e infusão de capim limão.

Ainda foram desenvolvidos pratos inéditos

Deguste l março l 2023 14
completa 10 anos em São Miguel do Gostoso completa 10 anos em São Miguel do Gostoso
A empresária Fabiana Dall'onder, que também é DJ, promove com frequência noites musicais na casa FOTO: RUBENS DOS ANJOS FOTO: RODRIGO OLIVEIRA Genesis é referência de boa comida e acolhimento em Gostoso

para as celebrações, como o Seppia, Polvo e Poché, com pasta negra. De repente, as novidades voltam para o menu em ocasiões especiais ao longo do ano.

"Quando chegávamos à rua da Praia da Xêpa, havia apenas a pizzaria Quintal. O público era na maioria praticantes de kitesurf e windsurf. Muita coisa mudou nesses dez anos. A rua está linda, cheia de opções, a praia toda se desenvolveu, mas preservando sempre esse jeitinho tranquilo", comenta Fabiana, que também é DJ e, com frequência, promove noites musicais na casa, assim como também traz chefs e bartenders convidados para jantares especiais.

O Genesis abre de terça a domingo, das 18h às 23h30. A ambientação é um charme à parte com seu colorido e clima praiano.

Genesis Restô Bar

Rua Praia da Xepa, 86

São Miguel do Gostoso/RN

Fone: (84) 98119-5083

@genesis_restobar

15 Deguste l março l 2023
Carpaccio de camarão do mar com reducao citrica e hidromel entrou no cardapio recentemente Curry tailandês de camarão e arroz colorido é um dos pratos mais pedidos pelos clientes do Genesis FOTO: RUBENS DOS ANJOS FOTO: RUBENS DOS ANJOS FOTO: RODRIGO OLIVEIRA FOTO: RODRIGO OLIVEIRA Morango do Nordeste é feito com vodka, morango, suco de abacaxi, sumo de limão, manjericão e infusão de capim limão Seppia, Polvo e Poché com pasta negra foi criado para comemorar os 10 anos do Genesis

N Wines

amplia catálogo com vinhos argentinos

N Wines lança seus novos rótulos Argentinos, em um evento exclusivo para convidados. Além da degustação dos vinhos, foi servida uma linda mesa posta, assinada pelos seus parceiros Adriana Buffet, Petisqueria e Best Wishes. Destaque para mesa de Sushi montada pela Daruma-ji, que trouxe ainda mais glamour para o evento.

Referência em vinhos portugueses, a importadora N Wines ampliou ainda mais seu mix de produtos. Além dos vinhos Chilenos inseriu, agora, os vinhos Argentinos. São seis rótulos, todos de Mendoza, da vinícola Fecovita. Segundo o consultor Gilvan Passos, o Gran Jefe White Blend e o Gran Jefe Red Blend são vinhos de entrada com ótimo custo benefício. Já a linha Ofícios é composta de opções 100% Bonarda, 100% Torrontés e 100% Malbec, três das uvas mais importantes da Argentina.

Completa a coleção o Ofícios Malbec Reserva, com envelhecimento de seis meses em barrica de carvalho. “Este é um vinho com mais estrutura e complexidade, feito com uvas mais consistentes”, comenta Gilvan.

A aposta da N Wines pelos vinhos argentinos visa diversificar seu catálogo, com uma região produtora de grande aceitação no mercado brasileiro. “Os argentinos são um dos vinhos mais consumidos no Brasil. E são vinhos considerados “mais fáceis de beber”. E nossa preocupação é essa, atender também aqueles que estão iniciando neste mundo, que procuram vinhos mais leves e frutados”, explica a gestora da N Wines no Brasil,

Deguste l março l 2023 16
Rótulos argentinos entram agora no portfólio da N Wines Milena Nicácio é agestora da N Wines no Brasil Uma linda mesa posta foi montada para recepcionar os convidados Bufê teve até comida japonesa para melhor harmonizar com os vinhos brancos FOTOS: ROGÉRIO VITAL

Milena Nicácio. “A missão da N Wines é desmistificar que o vinho precisa de todo esse glamour, ou que o vinho precisa ser caro para ser bom! Vamos adicionar a cultura do vinho em nosso dia a dia, e entender que vinho bom é aquele que a gente gosta, afinal, cada um tem o seu paladar.”

Com a chegada desses vinhos Argentinos, Milena afirma que a empresa tem como atender aos mais diversos tipos de paladares, desde o mais simples ao mais requintado.

Os vinhos da N Wines são cuidadosamente selecionados a partir de sessões de degustação às cegas, que avaliam as amostras recebidas de vinícolas interessadas na distribuição para o Brasil. “Temos o maior cuidado na escolha dos novos rótulos, não queremos ser mais um na prateleira. Eu quero que o meu cliente prove o vinho, e diga que ele vale mais do que o preço dele. A intenção é sempre ver o nosso cliente satisfeito”, diz a gerente da empresa, cuja operação começou em 2012, a partir de vinhos próprios da Quinta de S. Sebastião.

Com mais de 50 rótulos no catálogo, todos próprios e exclusivos, a empresa distribui para mais de 15 estados, com matriz em Natal e filial em São Paulo.

Você pode comprar os vinhos da N Wines na loja física em Candelária, ou através do delivery com entrega em menos de 24h para o público. A partir de meados de março, as compras também poderão ser feitas através do novo site: www.nwines.com.br. A N Wines funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sem intervalo. Aos sábados, é das 9h às 13h.

N Wines

Av. Gov. Tarcísio de Vasconcelos Maia (Integração), 2179

Candelária – Natal/RN

Fones: (84) 2030-0067 / 99684-9963

@nwinesimportadora www.nwines.com.br

17 Deguste l março l 2023
Os novos vinhos argentinos são produzidos pela vinícola Fecovita na região de Mendoza Milena com a equipe de colaboradores da importadora N Wines

A boa aceitação dos charutos da

Sediada no município de Alagoinhas, na Bahia, a fábrica de charutos JAMM Cigar foi criada em 2020 pelo empresário José Antônio Martins Monteiro em uma área à margem da BR110 daquele município e emprega 100 pessoas.

Atenta ao exigente mercado consumidor do charuto, a fábrica usa um processo de produção artesanal, com blend da junção de tabaco Mata fina, região do recôncavo baiano, e do tabaco cubra, semente cubana plantada no Brasil.

As charuteiras que operam na fábrica são nascidas e criadas no Recôncavo Baiano, tradicional região produtora de fumo no Brasil. Por ter esse contato mais próximo à região, elas possuem vasta experiência em grandes indústrias de charuto e são altamente qualificadas.

Depois de prensados, os charutos da JAMM

JAMM em Natal

são submetidos a um controle de qualidade, passando manualmente, um por um, no teste de passagem de ar, que mede o fluxo de queima do charuto. Para isso, é usada a máquina Drawmaster, importada da Holanda, para ter o fluxo de ar ideal do charuto e não ficar muito folgado ou solto, tornando assim o ato de degustá-lo mais agradável e confortável para nosso cliente.

A JAMM dispõe de uma linha de produtos Long Filler e Short Fille divididos em super premium, robusto premium, gordillo premium, churchill premium, petit lonsdale, half corona e small cigar.

Desde o ano passado, a marca vem expandindo seus pontos de venda e divulgando a qualidade do seu produto em várias partes do Brasil. Em Natal, um dos locais de vendas de

Deguste l março l 2023 20
José Antônio Martins Monteiro(c) em evento da JAMM Cigar Tota representa a marca JAMM Cigar no Rio Grande do Norte Charutos da JAMM Cigar ganham espaço no mercado brasileiro FOTO: CEDIDA FOTO: ROGÉRIO VITAL FOTO: ROGÉRIO VITAL

charutos da JAMM Cigar é Tota Tabacaria, na Avenida Afonso Pena, em Petrópolis, do empresário Antônio Barbosa da Silva, o Tota. Empreendedor histórico que atende há 30 anos os consumidores da elegante região do Tirol/Petrópolis, Tota percebeu seu estabelecimento agregar muito valor desde que adicionou o prazer do charuto como um dos modelos de negócios, no ano de 2020. E, após isso, o mercado segue crescendo.

A estratégia de Tota surtiu tão bom resultado que o endereço se tornou ponto de encontro para os clientes apreciadores dos produtos que orbitam em torno da atmosfera do charuto. Hoje, as mesas da tabacaria, bem organizadas no canteiro central da avenida, recebem dezenas de pessoas que gostam de terminar o dia ou começar a noite degustando um charuto acompanhado de uma das bebidas especiais vendidas no local. “E os charutos da JAMM Cigar estão sendo muito bem aceitos pelos clientes”, comenta Tota.

Tota Tabacaria

Avenida Afonso Pena, 439 (Canteiro Central)

Fone: (84) 99705-9636

@TotaTabacaria

José Antônio Martins Monteiro em evento da JAMM Cigar Apreciadores de charuto em Natal encontram os produtos da JAMM CIgar em Tota Tabacaria FOTO: CEDIDA FOTO: ROGÉRIO VITAL

Food Parks

Jardim Ponta Negra e Mar di Cor geram emprego e renda em Natal

Entre os três maiores food parks em funcionamento no país, o Jardim Ponta Negra, unido ao vizinho Mar di Cor, representa, hoje, geração de emprego e renda em larga escala. Atualmente, são cerca de 250 famílias beneficiadas pela atividade econômica gerada nos dois locais, ou seja, 250 empregos diretos. Indiretamente, mais 200 postos fecham a conta em 450.

Inaugurado em 2016 na Av. Eng. Roberto Freire, um ano antes que o Mar di Cor, o Jardim Ponta Negra acomoda 600 pessoas sentadas nas suas 150 mesas. A programação musical diária vai das 19h às 22h e emprega diversos artistas atraídos pela movimentação dos food parks.

O fluxo turístico presente também é intenso: nos dois espaços, são mais de 2 mil visitantes/dia, aproximadamente, podendo chegar a 3 mil na alta

estação e nos finais de semana. É que a localização privilegiada em Ponta Negra representa fator primordial para o sucesso: "As pessoas vêm e vão durante a semana. Acham os preços bons, além da comida ser boa e diversificada", considera o proprietário e administrador dos dois food parks Ricardo Gouvêa.

O empresário cita, como exemplo, uma família de proprietários de trailer, que é responsável pelo sustento financeiro de duas famílias em média, além de entregadores, músicos, motoboys, seguranças e pessoal da manutenção em geral.

Ricardo Gouvêa comemora o aumento da participação de quem vive do setor gastronômico e ocupa as duas praças com perspectiva de crescimento para o restante do ano. São 65

Deguste l março l 2023 22
Cerca de duas mil pessoas passam pelos dois food parks diariamente Donos de trailers do Food Park Jardim Ponta Negra Donos de trailers do Food Park Mar di Cor FOTOS: ROGÉRIO VITAL

unidades ao todo: 35 no Jardim Ponta Negra, mais 30 no Mar di Cor, compondo um mix gastronômico que inclui hambúrguer, pizza, massas, comida mexicana, sorvete na chapa, churrascos, espetinhos, comida regional, crepes, frutos do mar, risotos, entre outros segmentos, além de muitas opções de bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

O empresário destaca, ainda, que há aqueles donos de trailer que conseguiram expandir seus negócios a tal ponto que, hoje, chegam a tocar cinco operações, empregando 20 pessoas. "Há casos aqui em que a pessoa começou como faxineira e, agora, já conta com 10 funcionários", relata Ricardo.

O fato de se trabalhar com zero de inadimplência por parte de quem monta seu trailer, também é outro aspecto valorizado pela administração. Quem quiser empreender e progredir no local, basta entrar em contato com a administradora Rosa Feitosa pelo telefone (84) 99945-8760, porém é bom se apressar, já que restam apenas cinco vagas. Os dois food parks abrem diariamente das 17h às 0h.

Food Park Jardim Ponta Negra

Av. Eng. Roberto Freire, s/n Ponta Negra - Natal/RN

Fone: (84) 99945-8760

@jardimpontanegra

Food Park Mar Di Cor

Av. Eng. Roberto Freire, s/n Ponta Negra – Natal/RN

@mardicorfoodpark

Ricardo Gouvêa administra os dois food parks Maria Clara Cunha, da Ô Jala Mexicano (@o_jalamexicano) Everton Valduga, da Valduga Pizzas (@valdugapizzas_natal) Adalgisa Debesa e Woldnwr Max, da Forno & Brasa (fornoebrasa_natal)
23 Deguste l março l 2023
Maria Luíza Lima, da Frigideira Risoteria (@afrigideiranatallrn)

Elói Chaves

Uma das marcas mais fortes do segmento de alimentos de Natal, a distribuidora Elói Chaves inaugurou, no dia 1º de fevereiro, uma nova loja muito bonita na região de Cidade Verde, em Nova Parnamirim. Agora, a marca possui duas unidades na Grande Natal.

O novo empreendimento fica situado no final da Avenida Ayrton Sena, em frente ao Clube da Petrobrás, nas proximidades da Avenida Maria Lacerda, ponto de referência de uma das áreas de expansão econômica e imobiliária mais aquecidas da região.

A nova loja foi construída para resolver a demanda reprimida que a Elói Chaves vem passando há algum tempo. A marca atende também o cliente pessoa física, porém é uma das principais fornecedoras de negócios da área gastronômica de Natal. Os principais compradores da Elói Chaves são donos de estabelecimentos como docerias, cafés, bares, restaurantes e empreendimentos do gênero.

Tradicionalmente, ela construiu a força de sua marca na loja da Avenida Alexandrino de Alencar, perto do cruzamento com a Avenida Coronel Estevam (antiga Avenida 9), no Alecrim. A unidade é tão acessada pelos clientes que esgotou a capacidade de crescimento por causa da falta de estacionamentos na

inaugura nova loja em Cidade Verde

Deguste l março l 2023 24
A bonita loja da Eloi Chaves está muito bem instalada na região de Cidade Verde As três irmãs controladoras da Eloi Chaves: Fabiola, Sheila e Patrícia Bateria de caixas garante o atendimento com mais agilidade FOTOS: ROGÉRIO VITAL

região. Hoje, há mais gente querendo comprar na Elói Chaves do que espaço para estacionar os carros.

O sucesso deve-se porque os preços dos produtos são altamente competitivos e alguns itens para fabricação só são encontrados na Eloi Chaves. Além disso, anos atrás, a empresa criou uma escola de gastronomia que ensina aos donos de bares, restaurantes e docerias a produzir produtos com qualidade e eficiência econômica para ter mais rendimento nos seus negócios.

Pesquisando a solução para essa demanda reprimida, as três controladoras da Eloi Chaves, as irmãs Patrícia, Fabíola e Sheilla Fernandes viram que grande parte dos clientes que compravam no Alecrim moravam ou tinham negócios em Nova Parnamirim. A região se encontra em franca ebulição econômica. Após analisar os números, elas bateram o martelo no projeto, inaugurando o novo endereço quase como uma réplica do formato da loja do Alecrim.

A nova unidade da Elói Chaves de Nova Parnamirim foi construída em um terreno próprio e é tão parecida com a do Alecrim que, ao entrar no estabelecimento, o cliente assíduo vai achar que está na mesma loja. A diferença está no espaço, pois o novo prédio foi erguido em uma planta mais ampla que deixou o interior da loja mais iluminado e arejado.

25 Deguste l março l 2023
A nova loja é ampla e tem corredores alargados para melhor ciurculação dos clientes Inauguração contou com um café da manhã para os clientes Mix de frios tem uma grande variedade de produtos com preços muito competitivos Elói Chaves Nova Parnamirim Avenida Ayrton Senna, 2248 Parnamirim/RN Fone: (84) 2010-1011 @eloi_chaves

Paneer

Lagoa Nova agora oferece piso superior

Novidade para quem já é fã da Paneer Lagoa Nova: com a inauguração da unidade Tirol em outubro de 2021, o piso superior da loja da Zona Sul, onde funcionava a produção, dá lugar a um confortável mezanino dotado de 16 lugares.

Esse novo espaço proporciona uma experiência diferenciada ao frequentador por ser mais tranquilo e reservado, ideal para aquela conversa agradável com os amigos, para uma atividade profissional ou mesmo para a leitura de um bom livro.

“Abrimos o mezanino em fevereiro deste ano e, de imediato, percebemos a aceitação do nosso público”, comemora o proprietário Fernando Targino Gurgel. Atualmente, a Panner oferece aos seus clientes três ambientes: as mesas na tradicional calçada (bastante disputadas nos finais de tarde), o salão interno no piso inferior e o mezanino, que tem vista para a Av. Lima e Silva.

Deguste l março l 2023 26
Cheesecake de frutas vermelhas feito com queijo paneer Chef pâtissier Fernando Gurgel Mezanino acomoda 16 pessoas em ambiente climatizado FOTOS: ROGÉRIO
VITAL

Com a reforma, a loja ficou mais intimista, aconchegante e com clima de cafés europeus, bem no coração da capital, já que o bairro de Lagoa Nova é rota de acesso para toda a cidade do Natal.

Inaugurada em 2019, a Paneer destaca-se pela qualidade do que é oferecido em doces, salgados, pães e cafés. Carro-chefe da casa, os famosos croissants e brioches têm a preferência dos clientes. Os croissants são servidos com várias opções de recheios, como queijo do reino e parma, e o de frango e alho poró. O brioche mais pedido é na chapa com queijo do reino. São 30 itens ao todo no cardápio, numa irresistível coleção de sabores.

A Paneer ainda dispõe de pães clássicos para "takeaway" e delivery pelo WhatsApp (84)

99618-9927, além de itens como a baguete francesa de fermentação natural, o brioche integral, o pain au chocolat, o vol-au-veint de frutas vermelhas, além de outros produtos.

Outro diferencial da casa são as clássicas tábuas de café da manhã, que podem ser pedidas em dois formatos de boxes: a individual com 15 itens e a dupla, com 22. Ambas incluem iguarias como croissants, pães-delícia, cookies, cheesecake, bolo caseiro, pastas, patês, frios, compota de frutas com geleias sucos e cafés. A box é entregue de segunda a sábado, em domicílio ou no balcão, mediante pedido antecipado de 24 horas.

A loja funciona de segunda a sexta, das 12h às 19h, e sábados, das 8h às 19h. A Paneer é um espaço especial para café da manhã, brunch, lanche da tarde e jantar. O café da manhã é oferecido, em especial, na unidade da Av. Afonso Pena, 893, no bairro do Tirol, de terça a sábado, a partir das 7h.

Paneer Pâtisserie Lagoa Nova

Rua dos Tororós, 2523

Lagoa Nova – Natal/RN

Fone: (84) 99618-9927

@paneernatal

27 Deguste l março l 2023
Croissant com recheio de queijo do reino e parma é o carro-chefe da Paneer Brownie com crocante e musse de chocolate ao leite Balcão da Paneer tem sempre novidades para surpreender os clientes

Food & Jazz Natal Vem aí a 1ª edição do

Conectar música e gastronomia promovendo um festival interativo é a proposta do Food & Jazz Natal, que terá sua primeira edição de 15 a 25 de março, em Natal.

E para tornar o evento ainda mais atrativo e com um grande diferencial, foi realizado, no final de fevereiro, um workshop comandado pelo chef Marcelo Labre com a participação dos parceiros (restaurantes, bares, docerias, cafés e similares) no SENAC Barreira Roxa.

Mais de 30 participantes puderam trocar conhecimentos e receber orientações do chef Marcelo Labre para elaboração dos cardápios, além de importantes dicas para tornar o Food & Jazz Natal memorável para o público. “A nossa expectativa é que seja um grande festival, principalmente porque o Food & Jazz vai abrir os festivais gastronômicos de 2023 aqui no Estado. Além disso, há uma vertente artística muito legal que une alimentação e música, que é o Jazz. A ideia é que o nosso evento seja único”, explica Labre.

O Food & Jazz Natal também vai oferecer a “Cozinha Show”, nos dias 24 e 25 de março, na Praça do Gringos, em Ponta Negra, além de um grande palco com atrações musicais locais e regionais, tudo inspirado na culinária da cidade,

berço do jazz, New Orleans/EUA.

Idealizado por Juçara Figueiredo Produções, a mesma criadora do Fest Bossa & Jazz e do festival gastronômico Sabores da Pipa, o Food & Jazz Natal está com programação para 11 dias, incluindo dois finais de semana.

Vários estabelecimentos já confirmaram participação, como o Severina Gastrobar, Platter For You, Calígula, Estação do Malte, Paprika, Ô Fuxico Bar, Le Paradis du Café, Piazzale Itália, A Casa de Minas, Old Five, Restaurante Mipibu, Praiou, Meu Barraco Boteco Bistrô, Wesley’s Bar, Just Food Coffee, Babalu

Cozinha, Old Five, Navarro Restaurante, Taverna, Effó, Adocce, Emporio 52, Mormaço, Pousada e Restaurante Genipabu, dentre outros.

O Food & Jazz Natal é patrocinado por CocaCola e Café Santa Clara através do Programa

Cultural Câmara Cascudo do Governo do Rio Grande do Norte, com apoio da Prefeitura do Natal, Abrasel, Senac RN, Revista Deguste e realização da Juçara Figueiredo Produções.

Food & Jazz Natal Quando: de 15 a 25 de março @foodjazzbrasil.

Chef Marcelo Labre (d) coordenou a oficina de gatronomia no Senac Barreira Roxa
Deguste l março l 2023 28
Oficina movimentou os profissionais que participarão do Food & Jazz O Festival terá pratos inspirados na gastronomia de New Orleans FOTOS: ROGÉRIO VITAL

O Manary contempla um cenário paradisíaco à beira-mar em Ponta Negra e aproveita toda essa atmosfera para lançar coquetéis autorais cheios de conceito.

Convidada para criar a carta de drinks do restaurante do hotel, a mixologista Polly Câmara trouxe uma combinação de originalidade com refrescância.

Os drinks são servidos tanto no restaurante quanto no gastrobar abertos ao público externo, valorizando as frutas da estação.

Segundo Polly, tudo para aproveitar o clima da praia e da piscina do hotel, ao mesmo tempo em que harmoniza com o cardápio do chef Francisco Gasteasoro.

Os novos drinks incluem o Anjinho de Mel (gin, xarope artesanal de mel de abelha, cítricos e espuma de coco fresco, gengibre e licor 43), o

Manary

lança nova carta de drinks

Cajugin (gin, compota de caju com pimenta de cheiro, alecrim e água tônica), o Oceano Ardente (bourbon, concentrado de acerola, xarope de manjericão fresco, pimenta tabasco green e cítricos), além do Marnary (composto de vodka, rum, concentrado de ciriguela ou cajá, cítricos e xarope simples).

“Adorei criar esses drinks para o Manary, que tem uma das melhores cozinhas de Natal. Para quem aprecia harmonizar esse tipo de bebida com comida de qualidade, tem que vivenciar essa experiência”, recomenda a mixologista.

Manary Praia Hotel

Rua Francisco Gurgel, 9067

Ponta Negra – Natal/RN

Fone: (84) 3204-2900

@manarypraiahotel

Deguste l março l 2023 30
Cajugin é feito com gin, compota de caju com pimenta de cheiro, alecrim e água tônica Oceano Ardente leva bourbon, concentrado de acerola, xarope de manjericão fresco, pimenta tabasco green e cítricos Chef Gasteasoro com a mixologista Polly Drinks FOTOS: PEDRO FERREIRA

Experiência Cigar

Olá! Meu nome é Ismaelson Rego, sou Marketeiro, especialista em mercado de luxo e atuo no mercado Gastronômico há 15 anos, além de ser um apaixonado por charutos. Foi dessa mistura toda que me inspirei para criar o Cigar. Mas o que é o Cigar? Somos uma plataforma de experiências e negócios em torno do charuto e todo o seu lifestyle. Viajamos o Brasil inteiro fazendo eventos com os principais nomes do mercado e as harmonizações mais inusitadas, além de outros braços comerciais. Nós somos a startup do charuto.

Para mim, o charuto é um grande filtro social de acesso, ele tem essa coisa de reunir formadores de opinião com o acesso sempre livre a novos interessados, tudo em torno de uma paixão em comum. Onde há charuto há boas amizades e bons negócios.

Esse é um projeto que nasceu aqui em Natal e ganhou todo o Brasil. Iniciou para mim como um hobby quando fizemos a primeira edição no rooftop do Restaurante Marechal e acabou virando um negócio que tem consumido meu tempo cada dia mais. Tenho maior orgulho em dizer que, hoje, somos a cidade do Nordeste que mais se consome charuto, sediando inclusive um lounge de alto nível daqueles que só se ver lá

fora, que se chama Winston Lounge. Em breve, falaremos mais sobre esse espaço incrível. Com dois anos e meio de projeto, já realizamos dentre eventos e ações, trinta edições, temáticas disruptivas como o Cigar Music realizado no Guarujá e o Cigar Party em Jurerê Internacional. Conquistamos parceiros importantes como a Menendez Amerino, a mais importante fábrica de charutos do Brasil e o CARUSO Lounge, maior tabacaria da América Latina.

Fruto desse meu trabalho, agora surge a oportunidade de escrever uma coluna regularmente na revista Deguste sobre o mundo do charuto. Projeto que abracei com muito entusiasmo, assim que recebi o convite do jornalista Benício Siqueira.

Conectar pessoas e marcas, esse é o novo papel do charuto. Sejam bem vindos ao Cigar!

Café para muita gente

Não importa onde você esteja, se você for um barista ou souber um pouco mais sobre café, sempre vão te colocar para fazer o café. Nesse sentido, esteja preparado. Fui chamado para uma reunião de aproximadamente 30 pessoas. Na hora do lanche, lá vou novamente preparar o café para aquela quantidade de gente. O café que tinha disponível era somente um tradicional com apenas um coador de pano grande e panelas para o preparo. É sempre um desafio quando não há os utensílios corretos, mesmo com um café de qualidade, ainda mais quando se precisa preparar um volume maior.

A quantidade de água é em torno de 200 ml para cada pessoa, ou seja, 6 litros de água, nesse caso. Era muita água para o tamanho da panela e foi preciso dividir em mais de uma. Mantendo-se a proporção de 1:10, que é a recomendada para esses eventos em que existem pessoas com gostos diversos e um café que não é especial, teríamos que usar 600g de pó. No entanto, o problema é que não havia balança alguma e teríamos que fazer tudo no olho.

Como estávamos com um café tradicional, queria extrair o mínimo possível do amargo e deixá-lo mais redondo, sem perder o corpo e sem deixar o café fraco. Para isso teria que passar o

café rapidamente, sem deixar muito tempo de molho. Não iria fazer a pré infusão, despejaria a água em um fluxo mais rápido e colocaria quantidades menores de pó no filtro. Nesse caso, como o filtro de pano era grande me permitiu dividir em duas vezes, sem abarrotar o filtro. Água quente, porta filtro lavado, pó de café pronto já dentro, só esperando para iniciar a extração. Há o pulo do gato, caso você esteja em uma situação em que não tenha como medir, nem o volume, nem o peso do café, não se apavore. Coloque uma quantidade que ache suficiente de pó e comece a despejar a água. Inicialmente, sairá um café num fio bem escuro e concentrado. Esse vai clareando à medida que vai sendo extraído até ficar dourado, depois claro, praticamente só a água. Nesse momento, deve-se parar, não há mais o que extrair a não ser amargo e gosto de queimado. Foi exatamente como fiz. Extraí o café direto numa panela grande, pois ele precisava ser homogeneizado antes de ir para a garrafa térmica, pois não havia uma que coubesse toda a quantidade de café de uma vez. Café servido nas garrafas, todos já comendo e bebendo. Uma senhora vem até mim e fala, o café ficou bom, só faltou açúcar. - Mas aí já é demais!

Papo Café

Marcos Germano

Há 10 anos na carreira, o natalense Marcos Germano possui uma história repleta de realizações profissionais que, hoje, o colocam como um dos mais completos do mercado potiguar.

A sua história remonta a 2013, no Hotel Mar & Sol Beach Resort, onde começou a trabalhar aos 18 anos como garçom. Depois de 1 ano e 11 meses, recebeu uma proposta para se integrar ao La Brasserie De La Mer. Foram dois anos de experiência, em que já cursava a faculdade de Turismo. Quando surgiu o convite para ser controller no D Beach Resort, Marcos não pensou duas vezes. Permaneceu até vir nova proposta para o integrar o setor de “guest relations” do Imirá Plaza. Como já dominava Inglês, Francês e Espanhol, passou a

atuar por cerca de cinco meses na função, chegando ao cargo de supervisor operacional do hotel onde ficou por oito meses, até se tornar gerente de operações.

Durante o período da pandemia, foram quatro meses em casa e uma nova chamada para ser controller, desta vez, do Mar Sol, passando a ser gerente do restaurante por três anos. “Fui em busca de outras experiências profissionais até retornar ao La Brasserie De La Mer, mais uma vez como mâitre em janeiro deste ano”, conta. Hoje, aos 28 anos, Marcos Germano acumula diversos cursos em Coordenação: pela UFRN, Etiqueta e Serviço em Alimentos e Bebidas, além de Excelência em Atendimento. Outras capacitações incluem Qualidade no Serviço, Fermentados e Destilados, Etiqueta Simples e Avançada, Relacionamento Interpessoal e Inteligência Emocional.

Quanto aos idiomas, a curiosidade desde a infância favoreceu o autodidatismo: Inglês, Francês, Italiano, Espanhol e, atualmente, o estudo do Alemão. Ter elegância para trabalhar com o público é um dos requisitos primordiais para um mâitre na visão de Marcos Germano. Os outros vão da coerência ao espírito de liderança. “É essencial que a equipe seja igual a ele, que o acompanhe em harmonia. O relacionamento com o público precisa ser de amizade”, acrescenta. No La Brasserie De La Mer, a experiência remete a lembranças antigas, o que o deixa bem feliz por exercer a função atual.

Kyoto se renova com maior ênfase no sushi tradicional

O Kyoto Sushi Lounge passa por um novo momento cujo foco é o sushi tradicional, uma experiência que envolve a degustação da iguaria como é preparada no Japão, priorizando não somente ao salmão, mas a outros pescados sazonais como serra, guaiuba, dentão e polvo. Segundo os proprietários Yuri Melo e Rafael Araújo, os pratos são executados com técnicas japonesas que proporcionam texturas e sabores diferentes do convencional. “Queremos

apresentar a cultura gastronômica japonesa como ela é de fato, além do que já oferecemos em termos de cozinha fusion”, explicam os sócios. Nesse sentido, o estilo de sushi da casa, que é o Edomae-Sushi (referente à Baía de Edo), engloba niguiri, o próprio sashimi, hossomaki, uramaki, temaki, além do omakase, extremamente valorizado pelos japoneses. “Proporcionamos a experiência do cliente chegar ao sushi bar e confiar a escolha do prato ao chef. Ele está pronto para

Deguste l março l 2023 40
Combinado Sashimi Moriawase contempla os peixes mais frescos do dia Sushiman Fernando Ivo(e) com os sócios Yuri Melo e Rafael Araújo Harumaki Banoffee é uma das... FOTOS: ROGÉRIO VITAL

servir um prato único, exclusivo e com os melhores peixes e técnicas à mão”, afirmam Yuri e Rafael.

Yuri acrescenta que quando o Kyoto foi inaugurado, a gestão estava em busca de apresentar um sushi de qualidade, tanto na linha fusion quanto na tradicional. Agora, o diferencial é a experiência de apresentar o verdadeiro ritual da degustação, ou seja, procedimentos corretos e bem específicos, como a forma de se manipular a iguaria à mesa e à própria história do que está sendo apreciado. Detalhes como as harmonizações corretas com determinados molhos são passados para o cliente, a fim de que ele usufrua de tais conhecimentos.

Atualmente, são cerca de 70 itens no cardápio, ainda com perspectiva de ampliação mediante alterações realizadas ao longo do ano. Um exemplo são os temakis, que, em breve, ficarão ainda mais fiéis ao original japonês. Os destaques são os pratos criados na hora pelo chef e sócio Rafael Araújo, como o Niguiri Mix (seis peças com técnicas tradicionais japonesas), o Combinado Omakasse (a partir de quatro unidades em múltiplos de quatro), além do Usuzukuri (peixe cortado em fatias finíssimas e translúcidas), o Combinado Sashimi Moriawase (com os peixes mais frescos do dia) e o Tartar de Atum. No setor das sobremesas, o Harumaki Banoffee e o Brownie de Frutas Vermelhas roubam a cena. O delivery se mantém fiel à qualidade já conhecida do Kyoto, com a variedade de sempre, enquanto o atendimento presencial continua de terça a domingo, das 18h às 23h.

Kyoto Sushi Lounge

Av. Alexandrino de Alencar, 1624-A

Tirol – Natal/RN

Fone: (84) 2136-9521

@sigakyoto

41 Deguste l março l 2023
... sobremesas da casa Niguiri Mix tem seis peças feitas com técnicas tradicionais japonesas Usuzukuri é feito com peixe cortado em fatias finíssimas

Saberes do Vinho

O discutível conceito da qualidade do vinho

O que é qualidade para você? A palavra QUALIDADE, quando aplicada ao dialeto do vinho, dá margem a um conceito amplamente discutível. O fato é que existem dois conceitos de qualidade, a qualidade técnica e a qualidade hedônica.

A qualidade técnica é mensurável tecnicamente, com base em parâmetros pré-estabelecidos e comparativos. É algo tangível desde que se tenha muito conhecimento técnico, muito treino e litragem. Essa é a qualidade sobre a qual se baseiam os críticos quando fazem suas análises.

A qualidade hedônica não é mensurável, porque apenas reflete as impressões pessoais de cada indivíduo em particular. É uma percepção única e intrasferível, que guarda estreita relação com as preferências e os gostos pessoais do apreciador. O termo Hedônico deriva de hedonismo, aquilo que dá prazer. Essa é a qualidade referida pelos apreciadores e consumidores comuns de vinhos, em suas apreciações.

Quando o consumidor bebe um vinho e acha-o maravilhoso, isso não quer dizer que ele

apresenta muita qualidade, mas que determinadas características desse vinho lhe causaram uma boa impressão sensorial, e isso é, na verdade, agradabilidade, ou seja, o vinho o agradou sob determinados aspectos, dando valor à experiência.

Em resumo, excetuando a qualidade técnica, que não necessariamente será julgada como qualidade pelo consumidor comum, resta a qualidade hedônica, cujo nome mais apropriado seria agradabilidade e não qualidade, ou seja, um vinho, com muita qualidade técnica, poderá, com suas características (seus valores), agradar ou não alguns consumidores. Isso porque em geral só costumamos gostar do que conhecemos e compreendemos.

Por esta razão “vinho bom é aquele que você gosta”, mas o gosto (agradabilidade), apesar de ser mais importante do que a qualidade, nada tem a ver com esta, e como diria o saudoso médico e expert Sérgio de Paula Santos, “Gosto não se discute, se aprimora”.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.