Revista da Cidade - Edição 87

Page 1

Expediente

Ano XVI - Número 87

Maio/Junho - 2023

Jornalista responsável

Malú Baracat

MTB 36003

Redação - Convidados

Yuri Costa Bellato

Rodrigo Tavano

Alberto Conceição Caetano

Marcio Lopes

Fotos

JC Curtis

Maurílio Alves

Luiz Gava

Cláudio Gomes

Capa

Luiza Palmeira

Diagramação e Arte

Fernando Garcez

Departamento Comercial

Luiza Palmeira

Publicação:

Revista da Cidade

CNPJ 36.440.588/0001-41

Periodicidade: Bimestral

Distribuição gratuita

Contato:

12.99616-6282 Whatsapp

revistacaraguatatuba@gmail.com

Boas Festas!

Próspero Ano Novo! Boas Festas! Próspero Ano Novo! 16 Anos de Sucesso A

Revista da Cidade – Caraguatatuba, completou agora em 2023, 16 anos, a pioneira da cidade lança mais uma edição, a nº87. Um marco de profissionalismo e comprometimento com a vida da cidade, entre as muitas que se editaram em Caraguatatuba foi a única que conseguiu se perpetuar por tanto tempo.

Fundada pelo jornalista e proprietário Roberto Espíndola in-memoriam, quando a cidade comemorou seus 150 anos, dando início a essa nova empreitada de sucesso.

Após seu falecimento em 2021, acabei assumindo a ‘‘Revista da Cidade’’ como proprietária e diretora do projeto, dando continuidade a empreitada.

Tem sido um trabalho árduo, mais gratificante, com o qual contribuímos para que Caraguá se transformasse no maior centro de comércio e serviços do Litoral Norte de São Paulo.

O nosso objetivo é mostrar o que a cidade tem de bom a oferecer em matéria de qualidade de vida, entretenimento, saúde, educação, cultura, gastronomia e seu desenvolvimento. Valorizando sua gente que aqui nasceram ou escolheram essa terra como sua segunda casa.

Mas só foi possível alcançarmos esse objetivo, graças ao incentivo e apoio de nossos parceiros comerciais, jornalistas, assessores de imprensa, fotógrafos e diagramadores que acreditaram em nosso trabalho e continuam conosco desta da primeira edição.

Nosso muito obrigado!

Diretora Comercial e Marketing da Revista da Cidade luiza.revistadacidade@gmail.com

4 | REVISTA DA CIDADE | Maio/Junho 2023
Para ver mais edições da revista acesse: www.issuu.com/revistadacidade
NOSSA PALAVRA
‘‘Há 16 anos publicada ininterruptamente, retratando o cotidiano e os acontecimentos do município’’.

Prefeitura assina nova concessão do transporte

APrefeitura de Caraguatatuba assina o novo contrato de concessão do transporte público do município com a empresa Expresso Fênix, vencedora do processo licitatório como melhor tarifa e melhor outorga. A nova concessão já terá algumas melhorias a partir de 1º de junho, como a aquisição de seis novos ônibus 0km modelo midi, além de novas tecnologias, sistema integração, novas linhas e outras novidades.

A empresa contará com uma frota de 55 ônibus (45 convencional e 10 midi), incluindo os seis novos. A idade média da frota é de dois anos. Os veículos possuem plataformas elevatórias e todos os requisitos de acessibilidade (piso tátil, botoeiras em braile e demais exigências), WI-FI, suspensão a ar, ar condicionado e ganharão câmeras internas de segurança com reconhecimento facial.

Além disso, haverá modernização no APP Cittamobi para o usuário acompanhar de forma online o horário

dos ônibus e o tempo de espera. Serão instalados também painéis de mensagens, totens de informações e televisores nos locais mais movimentados mostrando o deslocamento dos ônibus pelas linhas.

E a partir de 1º de junho, o sistema integração será totalmente gratuito num intervalo de 90 minutos da viagem mediante o uso do cartão. Antes, o usuário pagava mais 50% do valor da tarifa se optasse pela integração. Novas linhas serão criadas como Santamarina/Centro, Jaraguazinho/Hospital Regional, além do Poço da Anta e itinerários para o bairro Golfinhos e Rio Marinas.

Café Empresarial

AACE Caraguá realizou mais uma edição do Café Empresarial em sua sede, contando com a presença de vários empresários e convidados prestigiando o evento. Entre os convidados, estava presente os representantes da Caixa Econômica Federal o superintendente executivo de varejo, Renato Rodrigues Pamplona, o gerente geral de rede, Danilo Fajardo dos Reis e o gerente de varejo, Jailton Cursino Dias da Cruz.

6 | REVISTA DA CIDADE | Maio/Junho 2023

Cafés Refeições Lanches Petiscos

Maio/Junho 2023 | REVISTA DA CIDADE | 7 Rua Luis Passos Junior, n°35 | (12) 3882 5050

Guilherme Martinez tem música na novela

Ojovem artista de Caraguatatuba, Guilherme Martinez, está com um novo produto musical: a canção tema do casal protagonista da novela do SBT, “A infância de Romeu e Julieta”. A música Pra sempre, é de Thomas Roth, produtor, compositor e cantor. A novela vai ao ar às 20h45 no SBT. Segundo informações no site da emissora, a nova produção do SBT conta com grandes nomes da dramaturgia e duas crianças como protagonistas. A trama trata de uma adaptação da obra original de William Shakespeare, mas sem a tragédia principal da história. O folhetim tem direção artística de Fernando Pelegio. Além

disso, trata-se do primeiro projeto da emissora em parceria com a Amazon Prime Video. Segundo Israel Martinez, pai de Guilherme, outras músicas do cantor estão nas novelas da emissora. Cúmplices de um Resgate com a canção A vida é uma bola, música própria e em Poliana Moça, Juramento do dedinho. “Na novela Carinha de Anjo foram duas músicas, O Caderninho e Sonhos. A música A vida é uma bola está na novela, no disco do SBT e também na Netflix”, conta. “Estamos muito felizes, pois as novelas são oportunidades em nível nacional, dão muita audiência e depois quando vão para a Netflix, as músicas ganham uma maior projeção”, enfatiza.

8 | REVISTA DA CIDADE | Maio/Junho 2023
“A infância de Romeu e Julieta”

O GRUPO GB, como responsável social vem à público se solidarizar com os últimos acontecimentos na creche de Santa Catarina.

Gostaríamos de contribuir com algumas orientações preventivas, de modo a prepararmos professores, pais e responsáveis por instituições educacionais a tomarem consciência que a única maneira de evitarmos estes tipo de acontecimentos será discutirmos o tema de maneira ampla.

A GB, estará disponibilizando através da sua redes sociais informações com pro ssionais de Segurança Pública especializado em Operações especiais: Tema "Agressor Ativo".

Inscreva se, acompanhe as informações.

O protocolo está disponivel no QR Code

www.gbservicos.com.br gbservicos@gbservicos.com.br (12) 3882-5979 / (11) 94199-2092

Caraguá além das praias

Vem para Caraguá! Uma cidade que vai te surpreender em todas as estações do ano.

Acidade de Caraguatatuba, apesar de ser conhecida pelas suas belezas naturais e praias diferenciadas, oferece muito mais do que isso para os turistas e moradores locais. Com uma variedade de opções de entretenimento e turismo, Caraguatatuba é um destino completo para todas as idades e gostos.

Além de passeios culturais, a cidade também oferece diversas trilhas pela Mata Atlântica, o Horto Florestal, o Parque Natural do Juqueriquerê,

cachoeiras, plataformas de voo livre, pista de kart, pista de skate, áreas para bicicross e turismo religioso. A Orla da Praia, iluminada para caminhadas e corridas, é outra opção para aqueles que querem apreciar a beleza natural da cidade.

Caraguatatuba também conta com diversas opções de entretenimento, como parques de diversão, shopping centers, teatro, cinema, museu e uma ampla variedade de restaurantes, pizzarias, quiosques, lanchonetes e bares.

A cidade possui um calendário de eventos com atrações durante todo o ano, incluindo as tradi-

Maio/Junho 2023 | REVISTA DA CIDADE | 13
Matéria de Capa

cionais quermesses e festivais musicais, feira de artesanato e gastronomia. O turismo gastronômico da Cidade é rico e diversificado, oferecendo opções para todos os gostos e bolsos.

Caraguatatuba passou de uma pequena "Vila de Pescadores" para a "Capital do Litoral Norte", tornando-se o principal centro de comércio e serviços da região, facilmente acessado por modernas rodovias. O desenvolvimento imobiliário vem se destacando, com o crescimento significativo de empreendimentos e novos lançamentos em quase todos os bairros da cidade. Isso se deve à boa qualidade de vida e infraestrutura que Caraguatatuba oferece aos seus moradores, turistas e veranistas. Se você pensa em comprar um imóvel na praia, essa é a hora certa. Com os investimentos públicos e privados em andamento, a cidade continua em pleno desenvolvimento, servindo de referência para os demais municípios da região.

Maio/Junho 2023 | REVISTA DA CIDADE | 15

Entretenimento

Banda Energia Viva

Energia Viva é uma banda de Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo. Com um estilo que traz a mistura de influências dentro do Rock, Reggae, Hip Hop e da cultura popular, sua musicalidade é carregada de elementos do Baião, Maracatu, Samba e até da capoeira. Com letras provocativas, Energia Viva instiga a discussão e a reflexão sobre temas que alcançam questões ambientais, socioeconômicas e filosóficas, sem deixar de abordar temas do cotidiano comum.

A banda, formada em 2017, já tocou em vários festivais, como Reggae da Paz, Rap Sunday e Caraguá Summer Festival, em sua cidade de origem e região, além de promover e produzir seus próprios eventos e shows. Em 2018 lançou seu primeiro clipe, "Acordei", com referências do Reggae e do Hip Hop. Em 2021 foi lançado: "Liberdade - Acústico", EP produzido de forma independente. O disco traz consigo a atmosfera litorânea dos luaus típicos da cultura local e está disponível nas maiores plataformas digitais.

Em 2022, com uma mensagem sobre amor próprio, “Razão” foi lançada com influência do Motown dos anos 70 e referências de Teddy Pendergrass, Masego e Silk Sonic

Abrindo 2023 com música nova, Energia Viva lançou o clipe de “Bom Som”, gravado com skatistas da cidade em parceria com a Eçapira Produções e Cabine808 Um rock alternativo com referências de Red Hot Chili Peppers e Charlie Brown JR

CONTATO: (12) 98258-4642 / (12) 99777-5355

culturaenergiaviva@gmail.com

ecapiraproducoes@gmail.com

16 | REVISTA DA CIDADE | Maio/Junho 2023
Energia Viva é a mistura improvável, de diversas fontes, que por vezes provoca e por outras acalma.
http://linktr.ee/energiaviva

das oportunidades Terra

No ano de 1989, o Brasil iniciava uma das maiores recessões de sua história, pois na época o país era governado pelo presidente Fernando Collor de Mello, devido a situação econômica que o Brasil estava atravessando, inclusive devido a implantação do ‘‘Plano Collor’’ após um feriado bancário de três dias, o país "acordou" de forma inesperada, com depósitos bancários e cadernetas de poupança confiscados. Milhões de brasileiros do dia para noite perderam praticamente todas as economias, entre eles, o casal Nelsinho e Beti. Sabendo da crescente crise que estava se instaurando no país, Nelsinho com seu tino empreendedor, vislumbrou que Caraguatatuba, cidade que sempre visitava, tinha muito potencial de crescimento e desenvolvimento, foi então que juntos de sua esposa Beti e seu primogênito decidiram mudar de vida e desembarcam em setembro de 1989 na princesinha do Litoral Norte. Instalando-se no lado norte da praia Martim de Sá, para quem não conhece, é uma praia de 1,5km de extensão, de areia branca e fofa, onde o lado sul é de tombo (canto bravo) e o norte de águas mais calmas e com o rio guaxinduba ao lado. Na época a Martim era conhecida como "Fazenda dos Padres", pois nas margens do rio Guaxinduba havia

um casarão onde residiam alguns padres,e como reza a lenda, o nome Martim de Sá teria surgido na década de 1950, ois nesse período poucas pessoas viviam no local. Segundo consta, os moradores perguntavam onde encontrar o seu Martinho do Sal. Ele era um senhor que produzia e vendia sal, no canto norte da praia, com a pronúncia caiçara acabou virando Martim de Sá. Já na década de 1960 o bairro Martim de Sá ainda era considerado selvagem, o crescimento começou a artir dos anos de 1970 com a chegada de boates como a‘‘Le Bateau’’ e o‘‘Castelinho’’, mas foi a partir dos anos de 1980 que começaram a chegada dos trailers. Foi a partir dai que tudo começou! Com olhar empreendedor Nelsinho encontrou uma nova oportunidade de negócio, investindo então suas economias na compra do trailer número seis, situado no lado norte da praia, privilegiado pela grande extensão de areia próximo ao rio guaxinduba.

No ano 1991 e 1992 o trailer foi aposentado e substituído pelo então Quiosque do Nelsinho 6, construído e implementado com o plantio de 40 coqueiros na área do quiosque.

Nelsinho com seu pioneirismo, foi o primeiro "quiosqueiro" a arriscar a "Música ao vivo" no seu comércio, e a idéia da música deu tão certo que foi copiada por muitos outros quiosqueiros da cidade.

18 | REVISTA DA CIDADE | Maio/Junho 2023 GENTE QUE FAZ ACONTECER!
Nelsinho e sua esposa Beti

Contribuindo com a economia da cidade, gerando empregos e descobrindo grandes talentos da música local. Anos se passaram e o quiosque do Nelsinho 6 cada vez mais frequentado, cresceu e se fortaleceu na cidade, nem mesmo um grave acidente automobilístico sofrido pela família em agosto de 1996, fez com que o quiosque se estremecesse ou fechasse suas portas, pelo contrário uniu mais ainda a família. A partir do início dos anos 2000, com o crescimento de outras áreas comerciais na cidade, a praia Martim de Sá deixou de ser o point noturno de encontro predileto dos jovens, mas durante o dia continua sendo a praia mais procurada e badalada de Caraguá. Devido ao crescimento e desenvolvimento, surgiram

também os problemas, como lixo na praia e destruição da natureza, aliado aos efeitos do aquecimento global, a praia perdeu grande parte da sua faixa de areia, em determinados lugares mais de 30 metros. Todos esses problemas certamente contribuíram na diminuição de peixes, frutos do mar e na deterioração do mangue no rio guaxinduba.

Apesar de todas essas transformações e mudanças, o quiosque do Nelsinho e Beti continua no mesmo lugar, sempre priorizando o melhor atendimento, apresentação de seus pratos e porções e gerando cada vez mais empregos diretos e indiretos.

Família servindo para famílias!

E a família ponto seis cresceu e muito, de um simples jovem casal com seu primogênito nos braços em 1989, hoje Nelsinho e Beti tem três filhos, uma filha, três noras, cinco netos e dezenas de funcionários e ex-funcionários que fazem e fizeram parte da construção do quiosque.

E mais uma vez afirmamos, Caraguatatuba e realmente uma terra de oportunidades, com fé em Deus, determinação e trabalho é o que precisa para vencer!

19
Com olhar empreendedor Nelsinho encontrou uma nova oportunidade de negócio, investindo então suas economias na compra do trailer número seis, situado no lado norte da praia, privilegiado pela grande extensão de areia próximo ao rio guaxinduba."

Gastronomia Gastronomia

O queridinho do inverno O queridinho do inverno

Sem dúvidas, o inverno é a melhor estação para se degustar uma garrafa de vinho. Apesar de sabermos que não é preciso de motivos para beber, ele é bem-vindo a mesa o ano todo, mas no inverno a bebida fica mais charmosa e saborosa.

Primeiramente, vale ressaltar que o álcool é vasodilatador, o que tem um efeito no corpo mais, digamos, “reconfortante” em relação ao frio. Por isso, há o aumento no consumo de bebidas alcoólicas em geral. Não é à toa que países como Es-

cócia, República Tcheca ou Rússia, que têm invernos rigorosíssimos, estão entre os maiores consumidores do mundo. Com as temperaturas mais baixas, buscamos um certo alento que o vinho, assim como a comida, proporcionam.

Quais vinhos escolher no inverno?

Não dá para negar que os tintos cumprem esse papel melhor que qualquer outro estilo de vinho: além de geralmente apresentarem maior graduação alcoólica, podem ser consumidos em uma temperatura um pouco mais alta, geralmente entre 16 e 18 graus. O corpo do vinho também vai influenciar na sensação de aquecimento. Por isso, é natural que os vinhos argentinos da uva Malbec e Syrah e chilenos da uva

Cabernet Sauvignon estejam liderando as buscas no mercado. Outras excelentes opções que seguem a mesma linha são uvas como a Tannat, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot e a Tempranillo. Agora se sua preferência não é pelos tintos, nem tudo está perdido. É possível encontrar outros estilos de vinho no inverno que carregam iguais características de opulência, principalmente se acompanhados de um bom prato.

20 | REVISTA DA CIDADE | Maio/Junho 2023

Harmonização

Fondue de queijo

Há muitas formas de preparar a fondue de queijo e o vinho de acordo com a intensidade final de sabor do prato. Mas, de modo geral, brancos com boa acidez e alguma untuosidade, como um Chardonnay, ou tintos mais leves e frescos, como Gamay e Pinot Noir, vão ajudar a neutralizar o paladar da gordura do queijo

Risoto com funghi (cogumelos)

A harmonização por similaridade é um clássico nesse prato, vinhos que trazem notas mais terrosas, como Syrah e Pinot Noir, vão ressaltar o sabor do prato.

Pizza marguerita

Na pizza destaca-se não somente o queijo, mas também a acidez do molho de tomate e o manjericão. Vinhos mais frutados com algum toque herbáceo vão complementar os sabores sem sobressair à delicadeza dos ingredientes da pizza.

Maio/Junho 2023 | REVISTA DA CIDADE | 21

Polenta com ragu de carne

As possibilidades são amplas: desde um Jerez Oloroso a um tinto sem passagem por barrica e com boa acidez, como um Barbera ou Merlot, podem ser suficientemente delicados para a polenta, dando intensidade de sabor da carne.

Feijoada

Com alta intensidade de sabor e gordura, o prato queridinho dos brasileiros pede um vinho que te nha estrutura equivalente. Funciona bem aqui tanto um Lambrusco com bom corpo e acidez vibrante.

Benefícios para Saúde

Quem nunca escutou que uma taça de vinho equivale à 30 minutos de atividade física? Consumido de maneira e quantidade correta, o vinho garante benefícios para a saúde. Ingerir a bebida pode auxiliar no sistema imunológico, melhorar a saúde do coração, ajudar no condicionamento físico e promover qualidade de vida, não só pelo sabor e prazer que sentimos ao degustar, mas também pelos benefícios. Outro grande benefício é de escudo natural para o organismo, protegendo das terríveis gripes e resfriados. De acordo com pesquisas da Sociedade Europeia de

Cardiologia, basta uma taça por dia para diminuir em pelo menos 11% o risco de infecção por bactérias que causam uma série de doenças, até úlceras, gastrites, infecções e até mesmo alguns tipos de câncer. Além disso, o resveratrol, a famosa substância saudável dos taninos, é a “whey protein” do coração! Além de trazer benefício para pessoas com tendência a ter diabetes, duas taças de vinho por dia aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim. Mas, como o antioxidante pode fazer tudo isso? Simples: ele diminui os níveis de açúcar no sangue e reduz a pressão arterial.

Melhor que Aquecedor

Bochechas vermelhas, rosto quente e alma aquecida são sinais de uma boa taça de vinho! O vinho, por ser uma bebida alcoólica, age como um vasodilatador no organismo aumentando o diâmetro dos vasos sanguíneos, fazendo o sangue fluir pelas artérias mais facilmente, provocando perda de calor e causando o aquecimento da periferia do corpo , o que gera a sensação do corpo ficar quente.

22 | REVISTA DA CIDADE | Maio/Junho 2023

Os sabores do inverno

Assim que o frio resolve aparecer, vem com ele também aquela vontade de tomar um caldo bem quentinho para aquecer!

Por ser uma refeição leve, de fácil digestão, própria para as noites mais frias, os caldinhos estão tomando conta da gastronomia da cidade.

A variedade é grande e vai do simples caldinho de feijão com macarrão até pratos mais elaborados à base de vegetais como a batata, mandioquinha, cenoura; nhame, mandioca, cará, abóbora, cebola, cebolinha,

salsão, compondo uma mistura de sabor inconfundível, sem esquecer da tradicional canja de galinha, quirera de milho com costelinha, creme de ervilha secas, lentilhas, caldo de verde, mocotó, entre outros que acompanhados de massas ou torradas completam a refeição.

O Bar do Julinho firmou-se como o “Rei do Caldinho”, talvez por ser o mais antigo e tradicional da cidade, vem servindo o que há de melhor em caldos. Temos também a “Padaria Esquina do Pão”, com caldos variados e deliciosos, entre outros. Opções é o que não falta para esquentar neste inverno.

24 | REVISTA DA CIDADE | Maio/Junho 2023
Gastronomia Caldinhos
+ de 10.000 tatuagens no portifólio

PRAIA

POR QUE VISITAR UMA CIDADE PRAIANA?

Pelo belo, pela paz, pela energia da praia, e lógico você e família necessitam de um “quiosque de praia”; nele vocês encontram tudo isto, linda musica, paisagem acolhedora, calor humano e ainda petiscos, bebidas, e hoje com a profissionalização do atendimento, encontram também deliciosos pratos da culinaria caiçara.

Caragua, A Princesinha do Litoral Norte, conta hoje com 98 quiosques cadastrados, que oferece dos mais variados serviços, sempre orquestrados pela sua associação, que lhes orienta e protege juridicamente, se necessário. Nos quiosques vocês encontrarão, além do prato e musica preferidos, um ambiente agradável e aconchegante. Dentre eles , vários quiosques premiados pelo concurso “Caragua a Gosto” que está em sua 16ª edição.

Em 17 praias de características diferentes, encontrarão espaços e sabores próprios de cada um, sempre fiscalizados pela vigilancia sanitaria e orientados pela SETUR (Secretaria de Turismo).

DA HISTÓRIA DOS QUIOSQUES NO BRASIL

Há longa data eles fazem parte da vida do banhista, mas vou etratar aqui de dois casos, os mais famosos no Brasil, no Leme (RJ), e em Santos (SP), os pioneiros com as cabines de banho em madeira e a locação das respectivas “Roupas de Banho”. No Leme existe uma família que há mais de 60 anos, de Bisavô para Bisneto, sendo que em seu inicio, recebia os visitantes em trajes elegantérrimos. E em Santos o Bisavô dos quiosques foi a “Fructeira Paulista” de Jesus Baltazar, em seu Auto-Bar, que dava apoio aos turistas com roupas, banhos e alimentação.

Nos outros estados esta infraestrutura, iniciou-se a apenas quatro décadas, sempre apoiados pela rede hoteleira.

TUDO

26 | REVISTA DA CIDADE | Maio/Junho 2023
QUE HOJE
QUALQUER
DAQUELA ÉPOCA, PELA NUDEZ! PARABÉNS QUIOSQUEIROS PELO AMOR QUE VOCES TEM, PELO QUE FAZEM!!!!
MUDOU MUITÍSSIMO, PRINCIPALMENTE OS TRAJE,
FARIAM DESMAIAR
CIDADÃO
Por: Alberto Conceição Caitano

HISTÓRIA DOS QUIOSQUES PELO MUNDO

FRANÇA: Na região mais badalada da França, a COTÊ D’AZUR, as praias não tem areia, apenas pedras roliças, logo não tem intra, como cadeiras de praias , etc.,Lá existem os Beach Clubs que oferecem, espreguiçadeiras, colchão de água e guarda sol. O custo de um colchão e um guarda sol fica em torno de 30 EUROS, por pessoa, fora a consumação que será obrigat´ria,pois nada pode ser levado para a praia, assim sendo o casal desembolsará no mínimo 100 EUROS, para poder ficar La. É MOLE?

AUSTRALIA: Praias com areia solta e muita ventania, então os quiosques são fechados para proteger o banhista das rajadas de areia, restante segue o ritmo brasileiro e americano.

ESPANHA: O país tem regiões com praias muito bonitas, com o sistema de quiosques tradicionais e construções modernas. O país se destacou com a praia de Cadiz, que se tornou modelo para outras da Europa, quanto a sua formatação devido o distanciamento devido ao covid. Conforme foto.

PORTUGAL: Nosso país irmão tem belíssimas praias, ondas fenomenais em Nazaré, mas o destaque é para Algarve no sul do país, junto ao Mar Mediterrãneo, onde o brasileiro se assusta ao visitar, pois as rádios, jornais, cardápios e garçons, se comunicam apenas em inglês, Motivo : no inverno ali faz a media de 18ºC, enquanto os países La para cima; --10º, -30º, logo o Algarve se transforma no paraíso destes países no inverno Europeu, mas não se assuste, se apresente como brasileiro e você vira REI do Algarve!

ITALIA: Sua parte histórica rouba a cena de uma dúzia de lugares sonhadores com praias lindíssimas; onde o Italiano aproveita quase que sozinho, sendo a mais badalada pelos nativos e turistas, a Ilha de Capri, sua maravilha natural é imbatível; vide foto.

DE VOLTA AO BRASIL

Qualquer parte do mundo você tem um serviço a disposição do turista, uma estrutura, um quiosque, que alem de ser caro, fica longe, muito longe do calor humano do brasileiro e Caraguatatuba hoje tem um diferencial importante, a capacitação profissional oferecida pela associação dos quiosqueiros em conjunto com a SETUR, logo o “quiosque de praia” em Caragua, tornou-se um parceiro inseparável não só do turista, mas também do morador da cidade, onde ambos tem ali, um ponto de referência de encontro entre comerciantes e moradores, mas principalmente para a familIa e amigos do TURISTA, quer seja de veraneio ou de negócio,por isto a cidade ganhou a alcunha que já citei antes: Caragua a princesinha do litoral norte!

Maio/Junho 2023 | REVISTA DA CIDADE | 27

Gente que faz

acontecer!

Fabiana de Moraes como todos a conhece, é esposa, mãe de dois rapazes e avó do Gael o mais novo integrante da família. Natural da cidade de Mogi das Cruzes, interior de SP, é enfermeira e atua na área da saúde há 18 anos, com experiência na área de enfermagem que adquiriu através do seu trabalho prestados nas UBS (Unidade Básica de Saúde), ESF (Estratégia Saúde da Família), hospitais, ambulatórios e escolas técnicas de enfermagem. Com seu conhecimento e visão empreendedora optou por abrir seu próprio consultório, oferecendo tratamento de feridas e podiatria clínica, buscando autonomia profissional e o que há de mais atual em tecnologia, para aqueles que necessitam de cuidados especiais.

O trabalho envolve desde a prevenção ao tratamento de feridas de diversas etiologias como ex: deiscências cirúrgicas, úlcera venosa, arterial e na área da podiatria, complicações decorrentes nos pés de pacientes com diabetes, onicomicose (micose), rachaduras entre outros acometimentos na área dos pés, oferecendo também exames e tratamentos adjuvantes como:

Laserterapia – Laser de baixa potência que auxilia o processo de cicatrização, diminuindo a dor, inflamação, edema entre outros benefícios que o laser proporciona.

PRP (Plasma Rico em Plaqueta) ou PRF (Plasma Rico em Fibrina) – Tecnologia inovadora que vem apresentando resultados satisfatórios em várias áreas da medicina, em especial na regeneração tecidual e na cicatrização.

Exame de Baropodometria - Recurso que nos permite uma análise de possíveis complicações nos pés, tornozelos e joelhos, possibilitando o trabalho de prevenção e tratamento.

Venda de calçados ortopédicos e especiais Atendimento Nutrição e Fisioterapia – Equipe multidisciplinar.

Em breve mais uma novidade!!

Ozonioterapia – É definida como a administração terapêutica de ozônio marcada pelo aumento da oxigenação tecidual e do metabolismo, podendo ser aplicado por vias sistêmicas ou tópicas onde a concentração pode variar de acordo com a patologia de cada indivíduo.

‘‘Lembrando que o tratamento clínico de feridas não dispensa o acompanhamento com outros profissionais especializado.’’

Agende seu horário, sua saúde em primeiro lugar!

Maio/Junho 2023 | REVISTA DA CIDADE | 29

Cuidados com os idosos nessa época do ano

As baixas temperaturas deixam a saúde dos idosos ainda mais frágil. É preciso redobrar a atenção!

Durante o inverno, os cuidados com idosos devem ser ainda maiores do que em outras estações. Isso porque a soma da queda das temperaturas, ambientes fechados e a proliferação de vírus e bactérias facilitam o surgimento de várias doenças, além de poder agravar as já existentes.

Sabemos o quanto a saúde das pessoas idosas é mais frágil. Por isso, se você está na melhor idade ou tem idosos em casa, confira alguns cuidados para passar bem por este período de frio.

Banhos mais rápidos:

Para evitar passar frio e o choque térmico, é recomendável que os banhos dos idosos sejam mais rápidos e, de preferência, durante o dia, quando a temperatura está mais elevada.

Hidratação da pele:

O ressecamento da pele é mais recorrente durante os dias frios em pessoas de qualquer idade. Em idosos, então, o cuidado deve ser redobrado. Faça uso

de cremes hidratantes apropriados para fugir desse incômodo.

Aquecimento adequado:

Não é bom para a saúde deixar que o corpo passe frio, pois abaixa a imunidade. Em pessoas idosas, é preciso ter bastante atenção, já que a temperatura corporal cai com mais facilidade ainda.

Garanta roupas quentes e acessórios, como gorros, toucas, bonés e cachecóis. Tenha disponível, também, cobertores reforçados.

Aproveite para incluir bebidas quentes no dia a dia, como chás e chocolate quente. Assim, o corpo fica mais aquecido.

Atividade física:

Exercícios de alongamento com orientação adequada são fundamentais para evitar a imobilidade no inverno. No frio, os músculos tendem a ficar encolhidos, gerando desconfortos e até dores. Por isso, manter o corpo em movimento é uma ótima estratégia para a manutenção da saúde e qualidade de vida do idoso nos dias frios.

Melhor Idade

É bom, ainda, que a pessoa idosa evite exposição ao vento gelado, preferindo atividades em ambientes cobertos.

Alimentação: Os cuidados reforçados com a alimentação não poderiam ficar de fora! Aproveite as baixas temperaturas para incluir no cardápio sopas e caldos. Além de serem nutritivas, ajudam a aquecer o corpo, e, também, na hidratação (já que os idosos costumam beber menos água nos dias frios).

É importante verificar a necessidade de reposição de vitamina D devido à diminuição da exposição ao sol em decorrência do aumento do frio. Lembrando que a suplementação deve ser feita com orientação médica. Garanta o aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina D, como peixes, fígado e gema de ovo.

Atendimento médico:

A ajuda médica é extremamente importante caso o idoso apresente sinais de hipotermia ou de doenças respiratórias que possam evoluir para pneumonia.

Maio/Junho 2023 | REVISTA DA CIDADE | 33

Caraguá em Pleno crescimento

e desenvolvimento urbano

Caraguatatuba vive hoje um cenário muito diferente do que alguns anos atrás. A cidade já não é mais como antigamente, só um ponto de passagem, ela vem evoluindo para um patamar onde se encontra diversos opções de empresas, com altos investimentos, e isso acaba sendo um atrativo ainda maior, tornando se referência em diversos segmentos, a cidade cresceu, novos empreendimentos arrojados e com muito requinte vem surgindo , gerando empregos diretos e indiretos, a demanda vem crescendo e com isso a qualidade e a exigência também, pois vem se tornado referência no segmento de construção.

Há anos esse celeiro tem se tornado uma mina de investimento, muitas pessoas buscam por essa qualidade de vida, buscam o bem estar a sua família. Caraguá por se tratar de uma cidade bela e não apenas uma cidade turística, pois não vive mais só de turismo, hoje Caraguatatuba caminha com suas próprias pernas, e isso é benéfico para nós moradores e admiradores essa bela cidade.

Uma cidade em pleno desenvolvimento, digo com tranquilidade que Caraguatatuba hoje é uma cidade fértil para investimento e principalmente para o ramo da construção, hoje a partir do momento que se lança um empreendimento, casa unifamiliar, residências multiuso, ponto comercial, prédios comerciais, automaticamente já há procura para compra, locação e até mesmo investimento porque é uma cidade em

um grande movimento, uma cidade ordenada e com sua beleza natural não deixa a dever absolutamente nada para uma grande capital. Claro que Caraguatatuba tem suas peculiaridades e suas próprias características, isso se torna ainda mais um ponto atrativo para o investidor. Com toda certeza hoje esse esplendor de beleza rara vive seu auge, e a construção se torna uma grande locomotiva para o andamento e crescimento dessa cidade maravilhosa, e que com toda certeza é a menina dos olhos do nosso belo litoral norte, tem sim seus problemas como qualquer lugar, mas Caraguá hoje é sim uma grande referência por ter profissionais qualificados e que com toda certeza a cobrança em nós acaba sendo ainda maior para criar e planejar algo diferente e seguir uma linha de modernismo e não deixar os traços Caíçara serem esquecidos, por um isso é um grande privilégio investir, planejar e transformar essa bela cidade num lugar ainda mais lindo e aconchegante para se viver e atrair ainda mais o investidor e o empreendedorismo no nosso litoral .

Tenho exercido minha profissão com muito amor e carinho, colaborando com o crescimento da nossa amada cidade.

34 | REVISTA DA CIDADE | Maio/Junho 2023
Casa & Construção
Lopes - Arquiteto
Casa & Construção
Marcio
Maio/Junho 2023 | REVISTA DA CIDADE | 35

A união faz a força!

comércio de Caraguatatuba, assim como outras cidades de todo o país, tem passado por adequações, principalmente depois do período vivido sob o efeito da pandemia, que provocou a necessidade de um olhar diferenciado para as questões do mercado.

Como o brasileiro, via de regra, já está tão acostumado a superar dificuldades, vejo que essa foi mais uma que foi tirada de letra apesar de ter sido um período tenebroso, tanto no comércio quanto na vida de todos nós. Mas, falando especificamente sobre o comércio na nossa cidade, entendo que estamos evoluindo gradativamente.

Apesar de infelizmente termos contado com o fechamento de algumas lojas, por outro lado também é pos-

Osível observarmos um grande número de novas empresas que iniciaram as atividades em Caraguatatuba. Com isso, a Associação Comercial de Caraguatatuba, que já havia sido de fundamental importância para o comércio durante a pandemia, quando acompanhou de perto todos os passos juntamente com a prefeitura, atualmente vem atuando de forma a intensificar suas ações e promover o incentivo ao consumo local. Para tanto, vem desenvolvendo eventos e ações que auxiliam nessa iniciativa e tem gerado o apoio necessário. Em vista disso, sou capaz de garantir o quanto o comerciante desta cidade é forte, guerreiro e acredita no seu próprio sucesso e de todos em comum.

O visitante da nossa cidade, além de se deparar com uma beleza natural exuberante e uma cidade estruturada, certamente, terá o prazer e a tranquilidade de saber que pode contar com um comércio forte e preparado para atender a todos indistintamente e gerar a máxima satisfação.

36 | REVISTA DA CIDADE | Maio/Junho 2023
CONVIDADO

Rodrigo Tavano

Empreendedor, Vice-Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de SP, Diretor na Associação Comercial e Empresarial e na Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba.

Retomada do Turismo no Litoral Norte

Atualmente, o conjunto de atividades relacionadas ao turismo é um dos principais negócios do Mundo, e tem sido uma das atividades que mais cresce. Nas duas últimas décadas, o faturamento do turismo nesse período coloca o setor ao lado da indústria petrolífera, automobilística e dos serviços financeiros. Nos últimos anos os investimentos realizados no Turismo em nossa cidade sempre são muito questionados pela População de um modo geral. Uma triste realidade e que muitos esquecem é de que Caraguá tem como sua vocação o Turismo. Bem trabalhado e com muita união da iniciativa privada, poder público e da população, a cidade de Caraguatatuba pode se tornar um destino Nacional e Internacional ainda mais consolidado.

Cabe a iniciativa privada, desenvolver o Turismo buscando inovações, capacitando as equipes para melhor atender o turista e oferecer melhores experiências. O Poder Público por sua vez, pode e deve criar atrativos, estimular as capacitações, cursos, espaços multiusos, infraestrutura, eventos e muita divulgação antecipada do nosso destino, dentre outras tantas possibilidades.

Precisamos entender que cada turista traz com ele a possibilidade de que centenas ou milhares de pessoas mantenham seu trabalho. Um turista que se hospeda, por exemplo, em uma Pousada, ajuda a garantir o emprego dos colaboradores do local. Para um café da manhã, é preciso comprar pães, frios, frutas, leites, cereais, ovos, entre outros produtos adquiridos de outras empresas, que por sua vez empregam motoristas, carregadores, vendedores, atendentes e afins. Este mesmo turista consome em Quiosques, Pizzarias, Restaurantes, Bares, Postos de Combus-

tível, Lojas de Roupas, Sorveterias, Mercados, Padarias e etc. Todas essas empresas adquirem seus insumos e serviços de outras. Uma ‘grande corrente’, interligando diversos segmentos que mantém a economia aquecida.

O turista é fundamental para nossa cidade e região. Precisamos nos unir em busca de alternativas que busquem o crescimento turístico, para cada vez mais, termos novos visitantes. Temos muito que avançar em turismo receptivo, atrativos indoor (principalmente nos dias chuvosos), ecoturismo, turismo religioso, negócios e diversificar para outros nichos e segmentos, marketing, observatório de turismo e profissionalizar todo o Trade Turístico, dentre outras centenas de ações!

Todos os investimentos devem ser realizados buscando diminuir a dolorosa sazonalidade nas outras três estações do ano, já que no Verão temos o sol e as lindas praias como aliados. Acredito muito no potencial turístico de Caraguatatuba e da região, bem como na força do povo caiçara. No nosso Turismo, está a oportunidade de um futuro ainda melhor!

A ABIH-SP foi protagonista logo nos primeiros dias após as chuvas em reuniões com a Secretaria de Turismo do Estado com vários pleitos incluindo linhas de crédito e promoção turística. Dentre as ações destaque para parcerias com a ABAV Nacional, Braztoa e CVC. Também protagonizamos um vídeo junto com o Grupo Tour House e outras entidades demonstrando as belezas naturais e o quanto é importante o turismo para as cinco cidades do Litoral Norte SP. Juntos podemos alavancar nosso turismo, principalmente após ‘mancha deixada’ pelas fortes chuvas que caíram no carnaval deste ano, deixando mais de 60 mortos em São Sebastião, e uma vítima em Ubatuba! Agradeço o convite da Revista da Cidade em expor minha opinião.

38 | REVISTA DA CIDADE | Maio/Junho 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.