Revista Preá 24

Page 69

Diante desta nova valorização e ocupação – social, econômica e cultural – da beiramar, não são poucos os que defendem uma maior atenção do poder público e da sociedade civil para esta dinâmica que está sendo imposta. Tal prática já vem sendo vivenciada em outros países, como a Espanha, e sendo tratada como um problema para a população local e gestores, devido a sua sazonalidade, causando grandes gastos aos cofres públicos e profundas transformações no espaço. Fica então, para reflexão, o relato do escritor e grande amante da praia de Tibau,

o escritor e jornalista Dorian Jorge Freire, em carta escrita a uma amiga: Não poderei dizer, Maria, que mudou Tibau. Ou que mudei eu. Mudamos os dois. Eu porque envelheci e já não encontro o que, no passado, eram as grandes figuras do melhor Tibau do mundo. Tibau também envelheceu, porque vai sendo transformado, banalizado, empobrecido [...] Dizem-me que até as garrafas de areia de Tibau já não são autênticas... As areias estariam sendo... pintadas. Veja você o despropósito.

PARA SABER MAIS Revista Território. Rio de Janeiro. História do turismo de massa. Marc Boyer. Bauru: EDUSC, 2003. O território do vazio: a praia e o imaginário ocidental. Alain Corbain. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. Natal: uma metrópole em formação. Maria do Livramento Miranda Clementino e Zoraide Souza Pessoa. São Paulo: Educ, 2009. Maritimidade nos trópicos: por uma geografia do litoral. Eustógio Wanderley Correia Dantas. Fortaleza: Edições UFC, 2009. Tibau, espaço e tempo. Vingt-Un Rosado e José Lacerda Alves Felipe. Mossoró: Coleção Mossoroense, 1995. A residência secundária e uso do espaço público no litoral oriental potiguar. Kelson de Oliveira Silva. Dissertação de mestrado em Geografia, UFRN. Natal, 2010. Espaço, Políticas de turismo e competitividade. Maria Aparecida Pontes da Fonseca. Natal: Edufrn, 2005.

Joane Luiza Batista é bacharel em Geografia pela UFRN e mestranda na linha de pesquisa Dinâmica Urbana e Regional. Ilustração Erasmo Xavier

69


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.