Revista Prea 23

Page 99

f j a

&

c i a

Poetas, artistas, mandatários

Para começo de conversa (sem querer fazer este trocadilho infame), tenho a absoluta certeza de que este livro Conversas de poetas, organizado por Adriano de Sousa e Flávia Assaf, Fundação José Augusto, 42 páginas, deveria ser adotado pelas escolas e universidade potiguares. Por quê? Porque reúne a fina flor, poética, literária, de gerações importantes de autores nordestinos, alguns deles com repercussão nacional, como é o caso de Nei Leandro de Castro, Homero Homem, Moacy Cirne e João Cabral de Melo Neto.

Carlos de Souza

Há autores importantíssimos, como Zila Mamede, que não são conhecidos nacionalmente por pura inépcia de críticos e comentaristas do centro-sul. Quer um exemplo? Não faz muito tempo, a revista Bravo publicou uma extensa reportagem sobre o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, onde o autor anotava que Zila Mamede tinha organizado a

biblioteca do poeta. Informação correta, mas a reportagem não dizia que Zila era a mais importante poeta potiguar, e ainda grafava o nome dela como se fosse “Zilá”. Eu escrevi para a revista pedindo uma retificação, que nunca houve. Por essas e outras, vale a pena passar os olhos por esta publicação que traz entrevistas memoráveis com nomes da importância de Dorian Gray, Fagundes de Menezes, Jayme Wanderley e José Bezerra Gomes. Importantes porque dão uma idéia do tamanho de nossa literatura, quase completamente ignorada pelo resto do país. Outra coisa curiosa no livro é que as entrevistas não são apresentadas na forma tradicional, de perguntas e respostas. Os organizadores preferiram destacar frases importantes dos entrevistados, e cada trecho é introduzido por um subtítulo, facilitando a leitura imediata segundo o assunto de maior interesse do leitor.

99


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.