Revista Saúde Business

Page 1

REVISTA Abril de 2014

Melhores Empresas para Trabalhar em SaĂşde

lay_Capa.indd 140

10/04/14 16:23


www.fanem.com.br

Super LEDs, o futuro da fototerapia, hoje.

Líder em fototerapia, a Fanem® apresenta uma linha completa de aparelhos com a mais moderna tecnologia de Super LEDS: a família Bilitron®. Comparado às lâmpadas convencionais, os Super LEDs reduzem em 40% o tempo total de tratamento. Estudos indicam uma queda nos níveis de bilirrubina seis vezes maior nas primeiras 24 horas, nos recém-nascidos tratados com esta tecnologia. Além de economizar em até 70% o consumo de energia, os aparelhos da família Bilitron® são microprocessados e podem emitir irradiância controlada, permitindo ao operador regular a potência controlada. Compactos e fáceis de operar, as fototerapias de Super Leds da Fanem® atendem desde bebês prematuros até aqueles com maior área corporal. Fototerapia Fanem® – mais do que economia, uma opção inteligente.

Bilitron® Sky 5006

Bilitron® 3006

Bilitron® Bed 4006

Visite nosso stand na Feira Hospitalar - Pavilhão Branco H/I - Stands 23/26

Fanem®. Presente desde as primeiras horas de vida.

Untitled-3 1

07/04/14 11:42


índice /// ReViSTA SAúde BUSineSS – GPTW SAúde 2013

18 laboratório Sabin A melhor empresa do Brasil para se trabalhar em Saúde

22 gEnzyME Segunda colocada aposta em relacionamentos duradouros

04

Editorial

06

MEtodologia entenda como as melhores são eleitas

08

gPtW SaúdE 2013 Um perfil das empresas ranqueadas

28

10 EntrEviSta Ruy Shiozawa, ceO do GPTW Brasil

PErfil ExEcutivo Quem são os ceOs das empresas GPTW Saúde 2013

32

lidErança fEMinina Mulheres mostram força, mas ainda são minoria em cargos executivos

34

valorES EM Sintonia identificação entre colaboradores e empresas faz a diferença

24 novartiS braSil Liberdade e qualificação são apostas do terceiro lugar

36

gEraçõES EM harMonia empresas apostam em trabalho conjunto entre novos e antigos funcionários

40

ranking: grEat PlacE to Work SaúdE 2013 Veja um raio-X das premiadas e conheça as melhores empresas para se trabalhar na Saúde brasileira

98

MElhorES do Mundo empresas de Saúde repetem bom desempenho em listas globais

Mais Veja reportagens extras sobre o Great Place to Work- GPTW Saúde 2013 no portal Saúde Web

/// Abril 2014 • SB

Lay_indice.indd 3

3

10/04/14 15:39


editoriAl /// Foto: Bruno Cavini

Cuidando do seu principal ativo O colaborador é fator chave para qualquer empresa, independentemente do setor. Na saúde, supõe-se que a questão seja ainda mais crucial, pois há vidas em jogo. Sabemos que nem sempre é assim, pois são conhecidos os casos de jornadas exaustivas entre os profissionais do setor, sobretudo aqueles que pertencem ao corpo clínico. Também são conhecidos os enormes riscos aos quais estes trabalhadores são expostos quase diariamente por conta dos elementos presentes no ambiente hospitalar e também por pressões inerentes a qualquer empresa. Mas eles estão lá na ponta. Da fabricação de um remédio ao leito hospitalar, da análise do diagnóstico ao setor de atendimento de uma operadora de saúde, o principal ativo de sua empresa está quase sempre em frente à uma situação crítica, lidando com problemas e expectativas de pacientes e parceiros, que têm em seu propósito a saúde. Como fazer para torná-lo mais produtivo, mais dedicado e mais comprometido no ambiente de trabalho são desafios para qualquer gestor. Com seu já conhecido objetivo de ajudar a desen-

4

lay_Editorial.indd 4

volver a comunidade de saúde, a IT Mídia e a Great Place to Work firmaram parceria para a realização do primeiro ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar em Saúde. O ranking inédito no Brasil traz algumas das respostas que os CEOS querem saber: afinal o que o seu colaborador valoriza, o que o faz feliz, o que ele realmente quer? Você conhecerá nas próximas páginas da Revista Saúde Business como são as 35 melhores empresas para se trabalhar no setor. Lembrando que como esta é a primeira edição do ranking, a amostra não reflete uma lista tão grande como a nacional e outras setoriais. Mas este será o nosso compromisso a partir de agora, trabalhar para que mais empresas melhorem seus ambientes de trabalho e, assim, alcancem o ranking da próxima edição. Boa leitura!

Maria Carolina Buriti editora de Saúde

/// Abril 2014 • SB

10/04/14 15:43


Untitled-6 1

08/04/14 09:16


metodologiA ///

Entenda o GPTW Saúde 2013 Esta é a primeira vez que o GPTW Saúde é feito no Brasil. Antes as empresas do setor estavam presentes apenas no ranking nacional, regional ou em outras listas. Quem pode participar: empresas com no mínimo 50 funcionários e CNPJ nos seguintes ramos de atividade: hospitais, clínicas, laboratórios, operadoras de saúde, indústrias farmacêuticas e empresas do segmento, exceto estética. Assim que uma empresa se inscreve para participar do programa Melhores Empresas para Trabalhar GPTW via www.greatplacetowork.com , o sistema já aloca a empresa nas listas em que ela é elegível, de acordo com seu CNPJ. Ex. Um hospital localizado no Ceará com 100 colaboradores pode concorrer as listas: NACIONAL, CEARÁ E SAÚDE. Cada lista tem seus prazos. Em geral são duas datas principais para submeter as informações para a avaliação. No caso do estudo setorial Saúde, as datas foram: • Até dia 15/11/2013 para fazer o upload do Culture Audit© (questionários com práticas de RH) • Até dia 15/12/2013 para finalizar a pesquisa com seus colaboradores (Trust Index©) Todas as informações obtidas nas listas Great Place to Work de 2013 - inclusive na lista do setor da saúde - são referentes ao ano de 2012.

Passo a passo Depois que recebemos a inscrição da empresa, aprovamos e enviamos um login e uma senha para que o responsável tenha acesso a nossa área restrita. Nesta fase, será necessário o preenchimento de algumas informações, como a escolha da modalidade e a data de aplicação da pesquisa com os funcionários, além de fazer o download dos arquivos modelo para preenchimento (Um deles é o Culture Audit , material que o RH preenche referente às práticas e políticas de gestão da empresa). O material preenchido pelo RH corresponde a 1/3 (33%) do peso da nota para o processo. Este material é avaliado sobre 5 critérios: Variedade, Originalidade, Abrangência, Calor Humano e Integração. Já a pesquisa realizada com os colaboradores representam os outros 2/3 do peso do processo. A pesquisa quantitativa com 58 afirmativas (62%) e as duas questões abertas (5%). São convidados a responder a pesquisa todos os colaboradores da empresa que tenham mais de 3 meses de casa.

6

lay_Metodologia.indd 6

Todas as empresas participantes precisam, na pesquisa com os colaboradores (Trust Index©), atingir um número mínimo de respondentes para que o resultado represente o todo de modo estatístico. Tendo a adesão mínima necessária de respondentes, o resultado da pesquisa deve ter a nota final (Índice de Confiança) igual ou superior a 70%. As empresas que atingirem essa nota na pesquisa dos colaboradores terão seus comentários e suas práticas e políticas de gestão avaliados. Assim teremos as notas referentes a todas as etapas. Com a média final de cada empresa montamos o Ranking.

Mais informações sobre o estudo: www.saudeweb.com.br www.greatplacetowork.com.br

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:40


Untitled-6 1

08/04/14 09:16


amostra e resultado /// 19 empresas do setor de serviços 9 empresas do setor da indústria 7 empresas do setor do comércio

Empresas

Distribuição geográfica Número de empresas por Estado são Paulo ................................................. 14 rio de Janeiro ........................................ 4 rio Grande do sul .............................. 3

Pernambuco ......................................... 3 Comércio varejista

9% Comércio atacadista

Ceará ........................................................... 3 Hospitais e clínicas

Bahia ........................................................... 3 santa Catarina .................................... 1 Paraná ....................................................... 1

17%

minas Gerais ......................................... 1

maranhão ............................................... 1

17%

distrito Federal .................................. 1

laboratórios clínicos

Planos de saúde

9% Farmacêuticas

28%

20%

foi, em média, o crescimento do faturamento das empresas premiadas na GPTW Saúde 2013. Período de 2011 à 2012.

Relação candidato/vaga As empresas premiadas pelo Great Place to Work são mais atrativas. As empresas premiadas na lista GPTW Saúde 2013 tem, em média, 113 candidatos para cada vaga aberta, número 24% que nas premiadas na lista nacional.

GPtW saúde 2013 - 113

8

lay_Metodologia.indd 8

GPtW Brasil 2013 - 91

Não premiadas em 2013 - 72

/// abril 2014 • SB

08/04/14 17:42


Perfil dos funcionários Escolaridade

Faixa etária

As premiadas na lista do setor da saúde tem um percentual um pouco maior de funcionários com superior completo se comparadas com 130 empresas premiadas na última lista nacional.

Os funcionários das empresas premiadas na lista GPTW Saúde 2013 são mais velhos: 42% deles tem mais de 35 anos; na lista nacional, são 32%.

2º grau completo ou menos Universitário completo Universitário incompleto Pós graduação

Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos 25 anos ou menos Entre 45 e 54 anos 55 anos ou mais

Distribuição por gênero em %

33 67

Cargos de gestão

Total de colaboradores

As mulheres são a maioria nas empresas premiadas na lista GPTW Saúde 2013, inclusive nos cargos de liderança.

47 53 /// Abril 2014 • SB

lay_Metodologia.indd 9

9

08/04/14 17:43


entrevistA ///

Mais que um simples trabalho, um

compromisso por maria carolina buriti

Em entrevista à Revista Saúde Business, o CEO da Great Place to Work Brasil, Ruy Shiozawa, analisa a maturidade das empresas do setor e diz ser fundamental desenvolver a gestão de pessoas quando se trata de “salvar vidas”

No final de março, na primeira edição do GPTW Maranhão, pesquisa que reuniu as melhores empresas para se trabalhar na região, o presidente da Great Place to Work, Ruy Shiozawa, estava ao lado de um dos diretores de uma das empresas premiadas quando o executivo mostrou o resultado de um post nas redes sociais que falava que a companhia dele era uma das melhores para trabalhar. Cinco minutos depois, o executivo já tinha recebido três currículos. “A primeira conclusão é a diferença muito grande das melhores empresas e das demais em termos de atratividade”, conta Shiozawa ao relembrar o fato, uma semana depois quando esta entrevista foi realizada por telefone. Na saúde, a atratividade é ainda maior, o que segundo ele retrata a importância chave que os colaboradores têm compromisso em salvar vidas e contribuir para a saúde das pessoas.

1 0

lay_Entrevista.indd 10

Foto: Bruno Cavini

no setor. Não é apenas um trabalho, como analisa o executivo, é um

/// Abril 2014 • SB

10/04/14 15:33


Este é o primeiro ano do estudo na área de Saúde no Brasil. Como você avalia a maturidade da gestão de pessoas no setor? Talvez seja um dos setores que tenha maior preocupação com esse tema. Como no produto final da empresa a dependência de pessoas é muito grande, acho que essa preocupação está sempre presente, pois é muito sensível. Se em outros segmentos o serviço na ponta sai com o problema vai dar um impacto, mas como estamos falando da saúde das pessoas, a sensibilidade desse tema nesta área é muito maior. Mesmo antes de ter a lista de saúde, na lista nacional já tínhamos uma representação do setor. E esse processo [parceria IT Mídia e Great Place To Work] vai ajudar a reforçar mais ainda, fazendo com que outras empresas que ainda não estejam no mesmo patamar, comecem a se preocupar com esse assunto. Na lista da Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil deste ano, das 130 premiadas, 14 são do segmento.

Quem é • Presidente do Great Place to Work® Brasil; • Diretor de relações empresariais da ABRH NACIONAL; • Engenheiro de Produção e Mestre pela Escola Politécnica da USP; • Especializações nos EUA, Japão e Espanha;

As empresas do ranking de Saúde em 2013 tiveram, em média, 113 candidatos para cada vaga aberta, número 24% acima das premiadas na lista nacional. Como você avalia isso? Uma análise importante é a diferença significativa de atratividade, independentemente do setor, é se a empresa tem um bom ambiente de trabalho. Um exemplo, na primeira premiação regional do Maranhão o pessoal começou a postar nas redes sociais. Cinco minutos depois de um dos diretores de uma dessas empresas ter postado, ele já tinha recebido três currículos. A primeira conclusão é a diferença muito grande das Melhores

/// Abril 2014 • SB

lay_Entrevista.indd 11

1

1

10/04/14 15:33


entrevistA ///

Empresas e das demais em termos de atratividade e essa diferença de saúde em relação à média do Brasil volta ao ponto da importância das pessoas na área de saúde. Ou seja, talvez tenha um “gap” até maior entre as melhores e as demais na área de saúde, pois ainda se tem ambientes muito ruins com jornadas exaustivas, pessoas com três ou quatro empregos que correm para lá e para cá; chega uma hora que a qualidade do serviço está caindo, ele [o profissional] está fazendo um trabalho automático. Por outro lado, quando as pessoas percebem que lá tem um ambiente legal, essa atratividade fica mais forte. Isso reforça a importância do trabalho focado na saúde. Como você analisa o impacto na cadeia? Quando se tem um ambiente melhor dentro da empresa, [a pessoa] se sente mais bem tratada, mais estimulada e mais engajada no seu trabalho e vai gerando serviços internos e externos melhores. Então, quanto mais essa engrenagem funcionar, a chance da ponta ser melhor é muito grande. Ligado a isso, é interessante o fator de retenção neste segmento. Quando se pergunta ‘por que você fica na empresa?’, 41% das pessoas das premiadas do setor de saúde responderam que ficam pela oportunidade de crescimento e desenvolvimento, 26% pela qualidade de vida e 16% pelo alinhamento de valores, 14% remuneração e benefícios e 3% estabilidade. O fator de retenção “alinhamento de valores”, ou ´estou nessa empresa porque o trabalho tem um significado’, na pesquisa nacional é de 12%, na área de saúde

1

2

lay_Entrevista.indd 12

é 16%, mostrando que se tem mais gente que está engajada com o propósito de saúde: ‘estou aqui porque estou salvando vidas’ ou ‘contribuindo com a saúde das pessoas’, ou ainda, ‘por mais que seja difícil, o meu trabalho tem um significado especial’. Os CEOs de Saúde permanecem mais tempo no cargo com nove anos contra sete anos do ranking nacional. Como podemos avaliar esse dado? Positivo ou negativo? Positivo. No mundo (a média global) é 4,8 anos e no Brasil (a média nacional) é de 2,5 anos, o que quer dizer que somos mais nervosinhos aqui, ou seja, se o ‘cara’ sentou na cadeira e não deu resultado, troca. Comparando a média nacional com o ranking das melhores do Brasil pulamos de 2,5 para 7 anos, ou seja, uma relação intrínseca entre as duas coisas: o CEO fica mais tempo e consegue fazer um trabalho mais profundo de melhorar o ambiente de trabalho, melhorar os resultados e vai ficando. De 2,5 para 7 é um salto muito grande. O resultado de venda, por exemplo, talvez se consiga mexer muito de um mês para o outro, já a gestão de pessoas, como depende da formação e do desenvolvimento, é mais um pano de fundo. Ou seja, esse dado mostra que se o CEO está há mais tempo, consegue implementar um melhor ambiente de trabalho e, consequentemente, fica mais tempo (na posição). Comparando a porcentagem entre homens e mulheres, elas são a maioria nas empresas de saúde e também nos cargos de liderança. Mas entre as empresas do ranking apenas sete ocupam o cargo de CEO. Essa é uma realidade brasileira ou setorial? É uma realidade brasileira. No Brasil é menor a quantidade de mulheres, percentualmente o número de mulheres que está na primeira posição é menor, então isso é um amadurecimento de mercado. Se compararmos esse dado com 10 anos atrás, ele já evoluiu muito. A saúde reflete a mesma coisa, tem mais mulheres em cargos de gestão porque tem mais mulheres na área, mas ainda estão um pouco atrás [nos cargos de alto escalão]. Mas claramente há uma evolução. Um tempo atrás quando colocávamos uma mulher numa posição de gestão e primeiro nível, na realidade se procurava uma mulher com perfil mais masculino, aquela que “brigava” e “chutava a porta”. Hoje, não só estão aumentando o número de mulheres como também as empresas estão aproveitando o perfil feminino, que é a capacidade de fazer múltiplas coisas ao mesmo tempo. Isso é uma característica bem feminina que vem da maternidade, pois se é mãe, se cuida da casa e vai trabalhar, são sempre múltiplas coisas e isso se reflete no ambiente de trabalho. Quando se tem mais coisas para fazer, se delega mais e se treina mais, ou seja, se treina a empregada, a secretária e a equipe, pois ela sabe que precisa das pessoas para todas essas funções acontecerem. Em resumo, nos últimos anos aumentou a presença feminina nas empresas e aumentou o percentual de mulheres na liderança.

/// Abril 2014 • SB

10/04/14 15:42


Visite nosso estande na Feira Hospitalar 2014. Pavilhão Branco, Rua C/D, Estande 107-110.

Homecare - Atenção Domiciliar. 9 ( + 4+ ,W ) /59 * 5 3 + 2. 58 ) ; /* ' * 5

+ 8' 6/' * 5 545

+ > 6+ 8/U 4) /' ' 9 952; R ` + 9 * + 9+ 4< 52< /* ' 9 ' ' < ' 4R ' * ' : + ) 4525- /' ' ' - /2/* ' * + 4' 9 + 4: 8+ - ' 9 + 5 ,584+ ) /3 + 4: 5 * + 685* ; : 59 * + a2: /3 ' - + 8' R P5 ,' @ + 3 * ' /4* + + ' 2: . ) ' 8+ ; 3 ' 8+ ,+ 8U 4) /' 3 ; 4* /' 2+ 3 53 + ) ' 8+ : + 4R P5 53 /) /2/' 8 53 9; 658: + + 96+ ) /' 2/@' * 5 + : 8+ /4' 3 + 4: 5 M9 + 7; /6+ 9 ) 2W4/) ' 9 * + + 3 68+ 9' 9 * + 53 + ) ' 8+ ' * /< /9P5 53 + ) ' 8+ * ' /4* + 5,+ 8+ ) + - + 9: P5 ) 53 6' 8: /2. ' * ' 6' 8' 5: /3 /@' R P5 * + ) ; 9: 59 ' 99+ 9958/' 6' 8' 5 ' ) 53 6' 4. ' 3 + 4: 5 * 59 6' ) /+ 4: + 9 ' 99/9: U 4) /' : S) 4/) ' + 58/+ 4: ' R P5 ' 59

,' 3 /2/' 8+ 9 + ) ; /* ' * 58+ 9 - ' 8' 4: /4* 5 : 5: ' 2) 54,58: 5 + : 8' 47; /2/* ' * + ' 59 6' ) /+ 4: + 9 + ,' 3 /2/' 8+ 9 * /< /9P5 53 + ) ' 8+ * ' /4* + * /96` + * + ; 3 ' 2/4. ' ) 53 62+ : ' * + ' < ' 4R ' * 59 + 7; /6' 3 + 4: 59 ' ) + 99\ 8/59 + 3 ' : + 8/' /9 * + 9) ' 8: L< + /9 6' 8' 5> /- + 45: + 8' 6/' * /' - 4\ 9: /) 5 : + 8' 6/' 9 * 5 9545 + < + 4: /2' R P5 3 + ) N 4/) ' * 53 /) /2/' 8 ' R ' * ' /4* + ' 9; ' 6' 8) + /8' + 3 53 + ) ' 8+ : + 4R P5 53 /) /2/' 8+ ' 99+ - ; 8+ 59 3 + 2. 58+ 9 8+ 9; 2:' * 59 + 3 : + 8' 6/' 9 8+ 96/8' : \ 8/' 9

Linde: Living healthcare

Linde Gases Ltda. /4* + + ' 2: . ) ' 8+ 2 ' 3 58S ç+ ç ' 4* ' 8+ 9 26. ' < /22+ + 2 ) 2/+ 4: + 2- ( 8 2/4* + ) 53 = = = 2/4* + . + ' 2: . ) ' 8+ ) 53 ( 8

Untitled-1 1

> /- + 45: + 8' 6/'

' 8; + 8/ P5 ' ; 25

8' 9/2

LHC.HOMECARE.BRA.0414-01

+ 4: /2' R P5 + ) N 4/) '

08/04/14 13:07


O BIOCOR INSTITUTO é pioneiro no Brasil e no mundo em certificações segundo os padrões internacionais das normas ISO’s 9001 (qualidade), 14001 (meio ambiente) e 27001 (segurança da informação); OHSAS 18001 (saúde e segurança ocupacional); ONA Nível III (acreditação máxima com excelência); QSP 31000 (baseada na ISO 31000 – gestão de riscos); NIAHO (acreditação internacional norte-americana), FNQ (padrões de excelência) e projeto ISO 50.001 (eficiência energética), além da certificação de conformidade a 100% dos requisitos legais e diversos prêmios nacionais e internacionais, obtidos em reconhecimento à boa gestão, acolhimento diferenciado, competência dos profissionais de saúde e moderna tecnologia. TODO ESSE ESFORÇO É RECOMPENSADO PELO CARINHO DIÁRIO DOS PACIENTES E DA NOSSA SOCIEDADE.

Untitled-3 2

07/04/14 11:48


Untitled-3 3

07/04/14 11:48

Responsável Técnico: Dra. Erika Corrêa Vrandecic - CRMMG 28.946


QUANDO O ASSUNTO É EXCELÊNCIA, NÓS SOMOS A REFERÊNCIA.

Inovação e qualidade levaram a Brasanitas Hospitalar a ser a primeira empresa a receber a Certificação por Distinção dos Serviços de Higiene Hospitalar concedida pelo Instituto Qualisa de Gestão, líder do mercado brasileiro de certificação e implementação de programas de gestão de qualidade na área da saúde, e reconhecida pela Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar. Esse é o selo de quem leva a sério o seu trabalho. GRUPO BRASANITAS. NOSSA VIDA É FACILITAR A SUA.

/grupo.brasanitas

Untitled-3 2

/grupo.brasanitas

HIGIENIZAÇÃO GERENCIAMENTO MANUTENÇÃO HOSPITALAR DE LEITOS PREDIAL

GESTÃO DE ROUPARIA

CONTROLE DE PRAGAS

Grupo Brasanitas

07/04/14 11:47


ONTROLE E PRAGAS

0800 702 7714

www.grupobrasanitas.com.br

Untitled-3 3

NOSSA VIDA É FACILITAR A SUA

07/04/14 11:47


1º LugAr ///

O poder de transmitir o poder POR MaRcelO VieiRa

Quando a história de uma empresa se confunde com a das pessoas que a construíram, é muito provável que o aspecto humano interfira de alguma forma no perfil corporativo. É o caso do Laboratório Sabin, de Brasília (DF), campeã do Great Place to Work Saúde. Basta lembrar que as sócias-fundadoras, Janete Ribeiro Vaz e Sandra Soares Costa, deixaram a presidência executiva da empresa depois de 29 anos para serem substituídas por Lídia Abdalla, que acumulava até então 15 anos de casa. E não se trata de um caso isolado: 99% dos cargos de liderança na empresa são preenchidos por profissionais internamente desenvolvidos. “Para quase 100% das vagas abertas fazemos recrutamento interno ou misto, em que damos oportunidade para os nossos funcionários. E eles reconhecem isso”, explica Lídia, salientando que esse é um item importante para as práticas de retenção no Sabin, que se aplica inclusive à ela própria. “Entrei [na empresa] em 1999 como trainee em Bioquímica. Quando Janete e Sandra fizeram o movimento da governança corporativa e assumiram um cargo mais estratégico, escolheram quatro diretores e eu, todos formados dentro de casa.” As vantagens desse tipo de ascensão vão além das óbvias: o gestor que conhece bem a empresa já superou a etapa de aclimatação. Afinal, trazer executivos de fora, ou “de mercado”, exige que haja também uma aceitação dos subordinados, o que no caso de Lídia aconteceu com “100% da equipe”. Um estudo da Fundação Dom Cabral (FDC), e citado pela executiva, indica que o tempo médio de permanência de um desses executivos é de dois anos, enquanto o funcionário de carreira fica, em média, cinco anos. Expansão Fundado em 1984, o Laboratório Sabin domina o mercado de medicina diagnóstica nas regiões Centro-Oeste e Norte, com faturamento anual superior à R$ 320 milhões e 1,7 milhão de exames entregues por mês nas 118 uni-

1

8

lay_Sabin.indd 18

Foto: Divulgação

Laboratório Sabin estimula equipes e retenção com plano de carreira e possibilidade concreta de crescimento. É possível chegar inclusive à presidência

dades espalhadas entre Distrito Federal (70), Bahia (17), Goiás (10), Pará (9), Minas Gerais (5), Tocantins (4) e Amazonas (3) – tamanho atingido após um movimento acelerado de expansão principalmente a partir de 2012. Em março do ano seguinte a empresa contabilizava 1800 colaboradores, além de um grande desafio: manter a cultura de valorização das pessoas, mesmo com tantas caras novas. “Temos uma história de vários anos investindo em gestão de pessoas, e não só para dizer que investimos, mas realmente acreditamos que isto contribui para o crescimento da empresa”, concorda Lídia, destacando que 19% do faturamento anual da empresa é “investido” em benefícios

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 08:30


Lídia, do Sabin: “Damos oportunidade para os nossos funcionários. E eles reconhecem isso.”

para os funcionários. Não por acaso o aspecto mais valorizado por 53% deles foi justamente a possibilidade de crescer profissionalmente, seguido de perto pela qualidade de vida (30%), traduzido pelo que a executiva chama de “um ambiente de trabalho saudável, em que os profissionais são inspirados a crescer”. Crescimento que passa por uma série de estímulos: qualificação profissional com formação contínua (há inclusive uma universidade corporativa com cursos virtuais, que desempenha papel central para o processo de expansão da empresa); bolsas de estudo para cursos de idiomas e pós-graduação; coaching (para que os gestores entendam seus papéis estratégicos e

de seus times) e plano estruturado de carreira em consonância com os objetivos da empresa (e que o funcionário pode acessar online para acompanhar seu crescimento). O outro lado da moeda é o bem-estar: estímulo à participação em competições e corridas, Espaço Bem-Viver (com equipamentos de ginástica), auxílio-casamento, auxílio-enxoval, auxílio material escolar, parcerias com escolas, creches e universidades, programas de educação financeira... Mais do que manter o colaborador engajado, esse tipo de benefício cria um censo de responsabilidade comum pela empresa, o que facilita na manutenção do modelo de gestão participativa da empresa. “Nossos funcionários co-

nhecem nossas metas, e queremos que elas cheguem até as pontas. Isso aumenta o engajamento”, diz Lídia. Segundo o setor de recursos humanos do Sabin, todo os benefícios têm mantido os índices de absenteísmo e turnover na faixa de 1% e 0,6% ao mês, respectivamente. Mas há outro indicador mais importante: o Índice de Felicidade do Trabalho, que alcançou 90,3% na última avaliação. “Quando está realizada a pessoa trabalha com mais garra e nosso cliente fica mais satisfeito. Prestamos um serviço que tem muita interação do funcionário com o paciente, e sabemos que o nosso profissional tem que ser complementado com a questão da humanização”, explica Lídia.

/// Abril 2014 • SB

lay_Sabin.indd 19

1

9

08/04/14 08:30


10372_Anu_Revista It Midia GPTW Saude_Edmundo_Vasconcelos_404x266.indd 1 Untitled-1 2

08/04/14 17:52


O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos completará 65 anos e se diferencia por conter um Centro Médico de Especialidades, Unidade de Medicina Diagnóstica e importantes áreas de Terapia Intensiva, além de contar com uma equipe multidisciplinar de alto desempenho e corpo clínico capacitado para atender em mais de 50 especialidades. Oferece um ambiente que se destaca pela arquitetura e infraestrutura diferenciadas, acolhimento no atendimento, hotelaria de alto padrão e tecnologia de ponta e inovadora. Já conquistou importantes selos e prêmios como o “100 Melhores Empresas para Trabalhar GPTW - Brasil”, conquistado pelo terceiro ano consecutivo, o “ 35 Melhores Empresas para Trabalhar GPTW - Saúde”, o ranking dos “Melhores Hospitais da América Latina”, publicado pela Revista América Economia e a importante renovação de sua Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão (ONA).

Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino São Paulo - SP - PABX: (11) 5080-4000 hospitaledmundovasconcelos.com.br /ComplexoHospitalarEV

/Hospital_EV

/HospitalEV

Responsável técnico: Dr. Antoninho Sanfins Arnoni - CRM: 16.071

04/04/14 18:07 Untitled-1 3

08/04/14 17:52


2º LugAr ///

Comprometimento

extraordinário Por Verena Souza

Longe do imediatismo do mercado corporativo, a Genzyme despende tempo e dedicação para selecionar e treinar as pessoas, a fim de preservar valores como caráter, bom humor e competência

2

2

lay_Genzyme.indd 22

lho no olho’ para contratar. É preciso vontade e compaixão nessa área, pois lidamos com pessoas que possuem certas debilidades. Temos de ter cuidado para não reforçar a doença, mas dar apoio e saber apontar caminhos”, diz a executiva que também integra projetos sociais como a Artemisia Negócios Sociais, o Centro de Inclusão Social (CAIS) e a recém fundada associação sem fins lucrativos Capitalismo Consciente Brasil, que objetiva questionar o papel das empresas junto à sociedade e gerar líderes mais conscientes. “Estamos nos século 21 fazendo guerra? Puxando o tapete do outro? Não dá mais para agir assim. Isso já ficou ultrapassado, fora de moda, até brega, eu diria”. Jeito de ser Caráter, bom humor e competência são os requisitos básicos para integrar o time de peso da indústria, que detém 47 profissionais graduados, 47 pós-graduados e 51 cargos de chefia. “É raro a demissão por incompetência. Demite-se por atitudes. Por isso temos muito cuidado e investimento no processo de seleção”, enfatiza Eliana, lembrando também da longa fase de treinamento

Foto: Divulgação

Não por acaso ela é considerada a segunda melhor empresa para se trabalhar do setor de saúde brasileiro e uma das maiores de biotecnologia do mundo. Nasceu da intenção de atender a uma necessidade crítica: a de prover esperança e tratamento a portadores de doenças raras. “Temos que fazer uma empresa diferente”. A frase resgata a origem da Genzyme do Brasil, em 1997, e denota a gana da sua presidente, Eliana Tameirão, de transformar e contribuir com a sociedade. A dedicação concedida durante a entrevista, o impacto de sua presença e evidente paixão pelo que faz é refletido no ambiente da empresa e na satisfação dos colaboradores - hoje 102 diretos e 33 terceirizados -, mensurada nesta primeira edição da Melhores Empresas para Trabalhar em Saúde. Cinquenta por cento elegeram o quesito “meus valores alinhados com os da empresa” como o mais importante atributo da companhia, seguido pelo desenvolvimento profissional, com 31% de votos. Dentre valores como ética, transparência, senso de urgência, Eliana investe maior tempo ao falar do comprometimento extraordinário com o paciente e seus familiares. “Desde o começo, a Genzyme procura ‘bri-

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 08:33


Eliana, da Genzyme Brasil: os próprios clientes apontam quando um funcionário não tem a “cara” da empresa

posterior à contratação. De acordo com a presidente, o jeito Genzyme de ser já está tão enraizado que os próprios clientes apontam quando um funcionário não tem “a cara” da empresa. Eliana procura pensar de maneira mais holística, longe do imediatismo de muita corporações. “Existe a pressão do mercado, das vendas, mas como fazer isso de maneira leve? Não somos máquinas. Meu maior desafio hoje é encontrar formas para que as pessoas tenham a famosa qualidade de vida”, pontua. De acordo com a presidente, a maneira que a organização lidou com a queda dos negócios no Chile demonstra o diferente modelo de gestão. Ao invés de fechar a operação, o Brasil e Argentina (potencias do mercado latinoamericano) se comprometeram a desempenhar mais, para garantir a continuidade dos trabalhos na região e a permanência de todos os funcionários. “É uma questão de honra para nós. Nunca contratamos grupos de pessoas para, depois, descartá-las. Temos muita responsabilidade no crescimento delas na empresa”. O programa de desenvolvimento da liderança colocado em prática com os 12 diretores da farmacêutica é outro exemplo deste comprometimento com o capital humano. Muito além de subsídios para cursos, MBAs, coaching, a proposta é inspirar e promover uma melhor comunicação entre o board através de variadas disciplinas. Para isso, todos param uma vez por mês para ler, discutir e visitar grandes pensadores, artistas, como o filósofo e antropólogo Edgar Morin, o sociólogo Domenico De Masi, entre muitos outros, assim como frequentar eventos culturais. “Precisamos de líderes seguros, bem resolvidos, que não tenham receio em discutir a relação”, enfatiza Eliana.

/// Abril 2014 • SB

lay_Genzyme.indd 23

2

3

08/04/14 08:33


3º LugAr ///

Performance e equilíbrio, duas das palavras que mais se ouve ao conversar com Adib Jacob, presidente da Novartis, multinacional farmacêutica com sede na Suíça e forte presença no Brasil. Elencada na 3°lugar entre as melhores empresas para se trabalhar na Saúde pelo GPTW, a empresa se esforça em criar um ambiente de trabalho não simplesmente agradável, mas que também permita o crescimento. Tem funcionado. No mundo, a Novartis está em 140 países e emprega mais de 100 mil pessoas; no Brasil, são pouco mais de 1,2 mil colaboradores. A maior parte dos funcionários por aqui (43%) coloca o desenvolvimento profissional como aspecto primário para estar na empresa. Alinhamento de valores (24%) e qualidade de vida (16%) foram lembrados em seguida. “Manter um colaborador apostando só em um pacote de benefícios financeiros é uma estratégia muito vulnerável”, explica Jacob. “Se amanhã a pessoa está desgostosa não será o dinheiro que vai segurá-la. É o potencial, é o ali-

2

4

lay_Novartis.indd 24

Além dos Benefícios por Marcelo Vieira

Foto: Divulgação

Multinacional suíça motiva colaboradores com forte programa de crescimento interno, com democratização de oportunidades

Jacob, da Novartis: Se a pessoa está desgostosa não será o dinheiro que vai segurá-la

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 08:36


nhamento dos valores das pessoas com os da companhia, é sentir que na empresa ela vai crescer não só na carreira, e não a compensação sozinha.” Sustentáculos O sucesso do trabalho de gestão de recursos humanos na Novartis devese, segundo o executivo, a inclusão das pessoas entre os quatro pilares estratégicos que sustentam a maneira de ali trabalhar – os outros três são inovação, produtividade e crescimento. Mas é nos indivíduos que a empresa concentra “mais carinho”, explica Jacob. “Em um mercado tão agressivo, a retenção de talentos é algo crítico.” Mas não é tudo. Embora a estratégia da empresa tenha como norte os colaboradores, é certo que isto exige um alto nível de investimento, traduzido como planejamento para o desenvolvimento de pessoas. Há um programa de treinamento estratégico para todos os gestores, o Líder Novartis, iniciado em 2012 e do qual 80 profissionais participaram em 2012, e outros 70 no ano passado. Dividido em seis frentes e com duração de 12 meses, busca aperfeiçoar as capaci-

A Novartis está em 140 países e emprega mais de 100 mil pessoas; no Brasil, são pouco mais de 1,2 mil colaboradores

dades dos profissionais em cargos de liderança. Mas não há sentido em desenvolver o líder se não houver investimento no grupo: o conceito de Times de Alta Performance (HPTs) foi desenvolvido na Novartis com uma consultoria externa para alinhar os processos de trabalho em equipe. A metodologia está sendo disseminada na companhia desde 2012. “Outro ponto muito importante: o plano de carreira”, explica Jacob, salientando que cerca de 80% das promoções de gerentes na companhia são internas, e que nos últimos três anos mais de 700 pessoas foram promovidas. “No horizonte de três anos cada colaborador teve pelo menos uma chance aqui dentro.” Crescimento que é acompanhado com cuidado, por um programa em que o gestor discute formalmente, duas vezes por ano, a carreira de cada funcionário. Tanta ênfase nos processos produtivos e na carreira não significa que o profissional precise abdicar da vida privada. “Temos um programa formal de home office muito sólido. Há uma governança, assim a pessoa sabe que não está fazendo nada errado”, explica Jacob, que também elenca uma série de atividades para os homens e mulheres que ali trabalham: academia in company; grupos de futebol e outras atividades físicas; sala de aleitamento (há uma creche ao lado da empresa); biblioteca e videolocadora; auxílio creche etc. Cultura Há ainda o aspecto cultural e de identificação com a filosofia da empresa, que inclui uma “cartilha ética”, a plataforma de Valores & Comportamentos (V&C), tópicos de responsabilidade social para os funcionários (trabalhos comunitários abonados) e para si própria (doação de medicamentos). Jacob acredita que este conjunto de princípios tornam o colaborador mais engajado e, mesmo no caso de ofertas externas de melhores salários, a maioria decide ficar. Como em toda grande companhia, o processo de seleção considera competências técnicas, mas há também o aspecto de adaptação da cultura, principalmente em termos de capacidade de relacionamento interpessoal. São feitas entrevistas individuais com no mínimo três seletores: recursos humanos, gestor direto e o gestor do gestor. Por último, uma reunião em que todos, inclusive candidato, sentam-se para discutir o resultado. A Novartis utiliza consultorias e sugestões dos próprios colaboradores para selecionar novos (e adequados) talentos, inclusive redes sociais corporativas, como o LinkedIn. “Muitos gestores dizem, e eu concordo, que acertando em cheio na contratação 70% do trabalho [de identificação] está feito”, explica o presidente.

/// Abril 2014 • SB

lay_Novartis.indd 25

2

5

08/04/14 08:36


ÍSIS PRO: DEA PROFISSIONAL COM VISUALIZAÇÃO DE ECG E FUNÇÃO MANUAL POR MEIO DE TELA SENSÍVEL AO TOQUE.

Visite a Instramed na HOSPITALAR 2014 20-23 de maio Expo Center Norte - São Paulo

A LINHA ÍSIS CRESCEU: FLEXIBILIDADE E CHEGOU ÍSIS PRO: a flexibilidade da operação manual em um equipamento DEA, permitindo que o profissional de saúde, baseado na sua experiência e na curva de ECG mostrada na tela do aparelho, possa optar pela personalização dos parâmetros de aplicação do tratamento. MODO MANUAL: na tela sensível ao toque, o usuário seleciona o modo de operação manual e, em seguida, a carga até 270 Joules. A interface é simples e autoexplicativa.

MODO DEA: atua como um Desfibrilador Externo

Automático padrão, podendo ser utilizado por um usuário com treinamento básico. Basta posicionar as pás adesivas no paciente e apertar um único botão para realizar o tratamento. Utilizando sofisticada tecnologia de Rede Neural, o Ísis PRO orienta por voz, automaticamente realiza o diagnóstico da arritmia e, apenas se recomendado, solicita a confirmação para aplicação do choque.

Alterne facilmente entre os modos de operação automático ou manual com um simples toque na tela.

Untitled-3 2

FA

O ÍS QUE

• Inte acur paci tal (

• Ma acio orie DEA

ANV

07/04/14 11:46


ÍSIS: O DESFIBRILADOR MAIS FÁCIL DE USAR. BASTA ACIONAR UM ÚNICO BOTÃO E SEGUIR A ORIENTAÇÃO POR VOZ E INDICADORES LUMINOSOS.

EE

FACILIDADE DE USO AGORA NA MESMA FAMÍLIA.

xterno usuás pás para ologia aticaas se ão do

O ÍSIS PRO MANTÉM TODAS AS CARACTERÍSTICAS JÁ CONSAGRADAS DA LINHA ÍSIS, QUE CONTINUA DISPONÍVEL: • Inteligência artificial: diagnóstico acurado das condições do paciente impedindo o uso acidental (modo DEA).

• Projetado para atendimentos de emergência é compacto, leve e resistente, com corpo externo emborrachado.

• Mais simples de operar: basta acionar o único botão e seguir a orientação visual e por voz (modo DEA).

• Mínimo de 200 choques (200 Joules, carga plena, bateria em boas condições).

ANVISA 10242950010

• Memória interna para gravação de eventos. • Conexão com PC via USB, incluindo software para download e gerenciamento dos dados. • Autodiagnóstico de funções e bateria.

ANVISA 10242950012

www.instramed.com.br

Untitled-3 3

07/04/14 11:46


LiderAnçA ///

Experiência de líder Paulo Silva Jr. | eSPecial Para a reviSta Saúde buSineSS

Se é difícil cravar qual o tempo certo para um CEO ou presidente permanecer no cargo, é inegável que a responsabilidade demanda uma boa vivência no setor – seja dentro ou fora da casa No grupo das 35 Melhores Empresas para se Trabalhar em Saúde pode-se encontrar diversas formas de gestão, maneiras de organização e diferentes perfis de sucesso, visto a complexidade do setor da saúde. Pode-se dizer que não há uma resposta sobre o tempo ideal para um CEO permanecer no cargo, diante das inúmeras particularidades que fizeram cada um dos gestores chegarem ao respectivo cargo máximo. “A rotatividade em qualquer área é sempre uma oportunidade de complementar competências, revisar e inovar. Um olhar diferente, de tempos em tempos, é saudável para as instituições. Porém, o desafio a ser vencido é outro: descobrir o momento certo do encerramento de cada ciclo. Não há regra: podem ser dois, cinco, 10, 15 anos. O importante é a produção de ideias, as melhorias, o desenvolvimento de produtos, a formação de líderes, motivação e a preservação da cultura organizacional. E o que está bom deve ter continuidade”, avalia o presidente do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Dario Ferreira Neto. O executivo da instituição paulistana está há quase 30 anos na mesma casa, onde

2

8

lay_Trajetoria.indd 28

começou como escriturário em 1985, passando por inúmeros cargos até se tornar superintendente executivo, depois diretor administrativo e, há pouco mais de dois anos, presidente da organização. Com esse histórico, Ferreira entra no grupo dos 44% dos CEOs, presentes na lista, que fizeram carreira no local e levaram, em média, uma década para chegarem ao posto maior na escala profissional. Agora, o futuro dirá se o presidente chegará à média das 35 em destaque: sete anos anos de permanência no cargo, contra nove na área de saúde. “Diante da complexidade da área da saúde, acredito que não exista um perfil mais indicado [para CEO]. É um conjunto de competências e experiências que poderão direcionar para o caminho mais assertivo. Por outro lado, qualquer que seja o perfil, é necessário que esteja atento aos desafios, às oportunidades”, completa. Sobre o fato de comandar os mais de mil funcionários do Edmundo Vasconcelos, Ferreira valoriza o clima entre os colaboradores. “Focamos no cuidado com os nossos funcionários, no bem-estar, para que desenvolvam suas atividades com motivação e de-

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 08:52


dicação. O relacionamento e o clima organizacional têm de ser excelentes. Queremos funcionários satisfeitos com a nossa empresa e isso reflete no fato de estarmos três anos seguidos entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil.”, afirma. Segundo ele, se valoriza muito o relacionamento com o quadro de funcionários e o importante é que se estabeleça uma relação de compromisso com os projetos, metas, valores, missão e desafios da instituição. Outro que já é antigo na empresa é Luis Carlos Antunes Cavalheiro, presidente da Unimed Missões, em Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. Ele iniciou a trajetória na diretoria da empresa em 1994, e agora ocupa a cadeira de presidente há três anos. “Passei por vários cargos de gestor, o que me deu uma experiência para estar aqui”, conta o executivo que começou na empresa como diretor de serviços próprios e passou também pelo RH. “Primeiro, ajuda porque é importante conhecer bem o ramo que você está trabalhando, no nosso caso, o de estar numa operadora de saúde. Segundo, é ótimo conhecer todas as etapas por dentro da empresa, os colaboradores, os serviços gerais, o administrativo”. Não bastasse ter feito longa cami-

Foto: Divulgação

Recorder, AstraZeneca: “A chance de conhecer vários tipos de profissionais ajudou a me capacitar na hora de entender um novo desafio”

/// Abril 2014 • SB

lay_Trajetoria.indd 29

2

9

08/04/14 08:52


LiderAnçA ///

Taxa de rotatividade dos CEOs

19,8% 15%

Brasil Mundo

nhada dentro da Unimed Missões, o médico é natural de Santo Ângelo, cidade de quase 80 mil habitantes. “Isso é de extrema importância. Conhecer a comunidade, conhecer a região onde você está, e o fato de ser a sua região, ajuda muito”. Situação completamente diferente, ao menos em termos geográficos, vive o espanhol Eduardo Recoder, presidente da AstraZeneca no Brasil. O caso dele é o oposto de Cavalheiro, que atua na própria cidade-natal. “Entrei na companhia como diretor na Espanha, depois de quatro anos fui promovido para Portugal, onde pude ser preparado para assumir coisas maiores. Daí surgiu a oportunidade de liderar a companhia no Brasil, que é um mercado muito importante. É uma responsabilidade muito grande”, analisa o executivo, que tem um pouco mais de dois anos na empresa. Farmacêutico formado em Barcelona, o executivo também completou

3

0

lay_Trajetoria.indd 30

Média de tempo dos CEOs Premiadas na GPTW Brasil 2013 Premiadas na GPTW Saúde 2013

7 anos 9 anos

Média do Brasil Média do mundo

2,5 anos 4,8 anos

Foto: Divulgação

Ferreira Neto, do Edmundo Vasconcelos: Diante da complexidade do setor, não existe um perfil mais indicado para CEO

um curso de MBA na Europa e ainda trabalhou na Alemanha e na Inglaterra. “Essa chance de conhecer vários tipos de profissionais ajudou a me capacitar na hora de entender um novo desafio. E agora eu tenho de garantir um bom ambiente para trabalhar num lugar como um mercado muito dinâmico como o Brasil”, finaliza.

/// Abril 2014 • SB

10/04/14 15:45


De nada adiantaria ter um mundo se ele não tivesse força para girar.

3 Saúde

Responsável técnico: Dr. José Carlos Lucheti Barcelos CRM nº 81.223

*Segundo o ranking feito pela empresa Great Place to Work, após pesquisa de nível nacional entre instituições da área da saúde.

E é a nossa equipe de profissionais que faz com que o Mundo São Francisco gire.

MARIANA DE MOURA GONÇALVES COLABORADORA SÃO FRANCISCO SAÚDE

A São Francisco Saúde foi eleita uma das 30 melhores empresas para se trabalhar no Brasil*. E esse é um resultado que só uma equipe satisfeita de verdade pode gerar. Nós sabemos que é a dedicação de nossos profissionais que faz com que os serviços prestados sejam cada vez melhores. Por isso, valorizamos cada gesto, cada esforço, cada minuto de preocupação que eles dispõem aos nossos usuários. E é assim, oferecendo um trabalho cada vez melhor, que eles tornam possível o nosso desejo de oferecer mais que um complexo de saúde, um Mundo São Francisco, onde todos podem ser mais saudáveis.

00741_SF__MelhoresEmpresas_Anuncio_20,2x26,6cm.indd 1 Untitled-3 1

www.saofrancisco.com.br

03/04/2014 17:25:38 07/04/14 11:43


LiderAnçA ///

Fora do topo POR VeRena SOuza

Apesar de serem maioria em cargos de gestão e até em número de colaboradores dentro das listadas pelo Great Place to Work Saúde, as mulheres ainda são minoria no alto escalão

3

2

lay_Lideranca.indd 32

/// Abril 2014 • SB

10/04/14 08:40


Reflexo de um passado em que o modelo de trabalho foi construído por homens e para homens, as mulheres ainda não atuam de igual para igual, principalmente quando o comparativo se restringe aos cargos de liderança. Apesar de pesquisas apontarem mudanças nesta realidade, das 35 pessoas que estão à frente das empresas do ranking da Great Place to Work (GPTW) em Saúde, apenas sete delas são mulheres. A proporção discrepante desta pequena amostra coincide com um levantamento feito pela consultoria americana McKinsey & Company, em 2013, sobre a importância das mulheres no mercado de trabalho latino-americano. Apesar da grande proporção de mulheres graduadas na região, poucas chegam ao topo. De 345 empresas analisadas, de seis países, somente 8% de mulheres pertencem a comitês executivos e 5% ocupam cargos de diretoria – percentuais abaixo de países como Europa (10% e 17%) e Estados Unidos (14% e 15%), respectivamente. Entre os principais fatores que justificam tal cenário, segundo pesquisa, estão a questão do preconceito e a dupla jornada feminina – que consiste em conciliar responsabilidades do trabalho com as de casa e família -, ambos decorrentes de aspectos culturais. “Antigamente, para ser respeitada em uma mesa, era preciso usar ombreiras, ter um perfil ´duro´ para se fazer ouvir. Agora, as pessoas evoluíram, podemos usar vestidos, decotes. Já não é preciso aquele estereótipo”, conta a presidente da Genzyme do Brasil, Eliana Tameirão, líder da 2° colocada do ranking. Em meio a essa aparente desvantagem feminina, um dado curioso mostra que as duas primeiras empresas colocadas, entre as 35 listadas, são conduzidas por mulheres e, no caso do Laboratório Sabin, medalhista de ouro desta edição, dos 106 cargos de chefia, 82 estão nas mãos delas. “A gente é mulher e gosta muito de trabalhar com mulher. Elas possuem uma sensibilidade aguçada e uma capacidade intuitiva grande”, afirma a presidente executiva do Laboratório Sabin, Lídia Abdalla. Além disso, apesar de apenas 20% terem aparecido no cargo máximo da organização, elas foram a maioria no quesito distribuição por gênero do estudo GPTW, inclusive nos cargos de gestão (veja o gráfico abaixo).

O levantamento da consultoria McKinsey vai mais longe e relaciona desempenho financeiro com presença feminina na diretoria – característica aferida em diferentes ramos de negócios e regiões do mundo. Empresas com uma ou mais mulheres como parte do comitê executivo superam economicamente àquelas compostas por homens em sua totalidade. A média de retorno sobre o capital próprio daquelas empresas que possuem representantes femininas no board é 44% mais alta e a margem ebtida (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) 47% maior. Sinais como o aumento, entre 2000 e 2010, do sexo feminino em cursos predominantemente masculinos como engenharia eletrônica (52,4%), ciências atuariais (48,5%) e engenharia de produção (42,3%) denotam uma transformação, requerida também por meio de projeto de lei (PLS 112/2010) da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE). A proposta estabelece que pelo menos 40% dos conselhos de administração das empresas públicas e das sociedades de economia mista deverão ser integrados por mulheres de forma gradual: 10%, até o ano de 2016; 20% até 2018; 30% até 2020 e 40% até 2022.

Homens Mulheres ToTal de colaboradores

cargos de gesTão

/// Abril 2014 • SB

lay_Lideranca.indd 33

3

3

10/04/14 08:40


Visão e VAlores ///

Alinhamento dos valores pessoais com os da empresa desponta como diferencial para a retenção de colaboradores Investir em cursos, treinamentos, custear MBAs, pós graduações, conceder benefícios como plano de saúde, vale alimentação, exercer políticas de remuneração diferenciadas e definir um plano de carreira aos colaboradores são medidas praticamente obrigatórias em todas as premiadas pela Great Place to Work Saúde 2013. Fatores talvez um pouco menos práticos são os que parecem, de fato, explicar o porquê eles, os funcionários, ficam. A 4Bio, por exemplo, que comercializa medicamentos especiais e é a 26° colocada no raking, busca ser uma facilitadora para a realização de sonhos. “Todos têm um sonho individual, seja ele ter um filho, comprar um imóvel ou fazer uma faculdade. E a gente estimula a motivação e dissemina a possibilidade para a realização do sonho por meio do trabalho aqui”, afirma o presidente da 4Bio, André Kina. Há 64 anos no mercado, a importadora e revendedora de equipamentos médicos hospitalares H.Strattner

3

4

lay_Retenção.indd 34

Perto de todos por Verena Souza

Foto: Divulgação

Kina, da 4Bio: Estímulo e motivação para a realização do sonho por meio do trabalho

/// Abril 2014 • SB

10/04/14 15:46


– 10° colocada no estudo - admite mudar constantemente ao longo do tempo, mas “a essência continua absolutamente a mesma”. “Continuamos uma empresa familiar, com a tendência de nos envolver em todos os sentidos na vida dos nossos colaboradores”, diz a vice-presidente Bianca Strattner, parte da terceira geração da família de origem alemã. Para a corporação conseguir com que, realmente, os funcionários a considere uma “integrante da família”, ou melhor, um aspecto chave da vida, do bem estar e do alcance de objetivos pessoais só é possível através de cinco fatores, segundo pesquisa da GPTW: qualidade de vida, remuneração, estabilidade, oportunidade de crescimento e, um dos mais citados em pesquisas recentes, o alinhamento entre as metas da corporação com a dos colaboradores. Além de uma área de Recursos Humanos bem estruturada, com processos de seleção e integração bem desenhados, as Melhores Empresas para Trabalhar também estão preocupadas não só em escolher o candidato, mas em serem escolhidas. “Os candidatos são incentivados a fazer perguntas para conhecer melhor a empresa e a oportunidade que estamos oferecendo. Assim, acreditamos que ele terá condições de definir se a H. Strattner é a empresa ideal para ele trabalhar. Com essa visão, torna-se mais claro para o candidato nossa posição e objetivos, permitindo uma maior abertura e segurança ao longo das atividades de seleção, em que o candidato acaba sentindo-se mais à vontade e demonstrando realmente seus objetivos e expectativas”, conta A proximidade e alinhamento entre os líderes e seus colaboradores estão diretamente ligadas a quantidade de reuniões de desem-

penho realizadas. De acordo com a GPTW, quanto maior o número de feedbacks dados aos funcionários, maior é o índice de confiança. Cerca de 53% das empresas premiadas da lista de 2013 dão mais de dois feedbacks por ano. O laboratório Leme, 6° lugar entre as melhores empresas de saúde, costumava fazer uma avaliação formal de desempenho anual, para este ano planeja realizar quatro. “É preciso existir confiança. O colaborador tem que sentir que ao falar, vai ser escutado”, diz a diretora médica do Leme, Marla Cruz. Ouvir incansavelmente o que os colaboradores pensam e valorizam e o livre acesso aos líderes é característica fundamental das três empresas. “Eles gostam que eu vá nas unidades. Vou em todas, pelo menos, duas vezes ao ano, além de realizar também o Café com a Diretoria, para os interessados em discutir as estratégias da empresa comigo”, conta Marla.

Atratividade Entre as premiadas na lista GPTW Saúde 2013, os fatores de retenção com os maiores índices de confiança são a oportunidade de crescimento e o alinhamento de valores, respectivamente.

Índice de confiança 41%

Oportunidade de crescimento

86

26%

Qualidade de vida

81

16%

Alinhamento de valores

84

14%

Remuneração e benefícios

67

3%

Estabilidade

58

Média geral da pesquisa com os funcionários:

81 /// Abril 2014 • SB

lay_Retenção.indd 35

3

5

08/04/14 17:33


GerAções em conflito? ///

POR MaRcelO VieiRa

Compreensão das expectativas: chave para o trabalho em equipe Incorporar a Geração Y ao ambiente profissional pode ser menos complicado do que se previa, demonstram empresas. Caminho pode estar na igualdade de oportunidades Atender as expectativas dos colaboradores, de modo a retê-los e torná-los mais satisfeitos com a empresa e com as perspectivas de crescimento por ela oferecidas, é um componente fundamental da gestão de pessoas. Um local de trabalho agradável

3

6

lay_Conflito.indd 36

e produtivo ajuda na retenção e na atração de novos talentos, como bem mostram quaisquer dos muitos estudos feitos pelo Great Places to Work. Há, no entanto, um grande desafio já bastante discutido: a emersão da chamada Geração Y, hiperconectada,

ansiosa por crescimento, pautada em encontrar na companhia a identificação de sua própria visão de mundo. Principalmente em um segmento com categorias profissionais de perfis tão distintos, na Saúde as melhores empresas para trabalhar

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 08:39


devem se preocupar em criar condições para a colaboração entre funcionários jovens e maduros de forma igualitária. Segundo o estudo GPTW Saúde 2013, os profissionais das empresas premiadas são mais velhos que a média das laureadas brasileiras: 42% deles tem mais de 35 anos, enquanto na lista nacional são 32%. Será então que lidar com a Geração Y é realmente um grande desafio para as empresas do segmento de Saúde? Surpreendentemente, a maioria dos gestores dirá “não”. O segredo, garantem, é promover um clima de aceitação e compreensão da diversidade de expectativas. “Dentro do Zambon não discutimos muito essa questão. É natural que as pessoas sejam vistas como indivíduos com personalidades diferentes, e para isso a gente trabalha com as ferramentas de flexibilidade e gestão”, explica Talita Cordeiro, gerente de recursos humanos do Zambon, empresa em que mais de 50% dos funcionários tem mais do que 35 anos. “O gestor é a melhor pessoa para entender a necessidade individual, independente da geração.” Para ela é possível atrair e reter apostando na conversa. O Zambon, por exemplo, utiliza uma ferramenta chamada Diálogo de Orientação de Desempenho, no qual o gestor direto se torna o canal entre a empresa e as ânsias de cada colaborador, que pode se autoavaliar e opinar a respeito do próprio desempenho, dos pontos a desenvolver e dos objetivos

Segundo o estudo GPTW Saúde 2013, os profissionais das empresas premiadas são mais velhos que a média das laureadas brasileiras: 42% deles tem mais de 35 anos, enquanto na lista nacional são 32% – um dos calcanhares de Aquiles quando o assunto é satisfação dentro das empresas. No caso do laboratório farmacêutico, há ainda um outro fator particular, explica Talita: o tamanho da empresa. Se por um lado é possível ir ao encontro das ânsias imediatistas da Geração Y, por outro é comum a contratação de “gente com idade mais avançada, pela possibilidade de trabalho mais autônomo”, diz. Conferir liberdade em uma empresa pequena significa oportunidade de trabalhar mais próximo com os diretores, o que é também bastante valorizado. Talita fala com propriedade: terminou em 2012 um mestrado cujo tema era exatamente o perfil das carreiras mais escolhidas pelos ípsilons. Para ela, muito embora o tema seja recorrente no Brasil, EUA e países da Europa já se preocupam em manter as pessoas mais tempo no mercado de trabalho, diante da perspectiva do envelhecimento da mão de obra – assunto que deve chegar muito em breve ao País. “Temos colaboradores no [departamento de] RH com mais de 30 anos de casa. Isto é um patrimônio incrível. É impressionante o valor de ter essas pessoas”, exclama Talita. E há uma bela retribuição por tanto tempo dedicado. “Temos um programa de bodas, que homenageia quem tem 30 anos de empresa com uma viagem com acompanhante para a Itália [sede da matriz da companhia], para comemorar.” Passo a passo Esta aparente naturalidade encontrada pelo setor de saúde na recepção da Geração Y não é necessariamente fácil. Na 4Bio Medicamentos, por exemplo, 74% dos funcionários possuem menos de 35 anos, o que pode ser um desafio. “Pessoas novas têm muita agitação, querem crescer de forma rápida. Nós retemos bastante, mas também já perdemos muitos. Temos dificuldades”, pondera o presidente da empresa, André Kina.

/// Abril 2014 • SB

lay_Conflito.indd 37

3

7

08/04/14 08:40


GerAções em conflito? ///

O segredo, garantem, é promover um clima de aceitação e compreensão da diversidade de expectativas.

Apesar disso, a 4Bio está na lista das Melhores Empresas para Trabalhar da Saúde. Solução? “Tentamos fazer com que se sintam desafiados. Mostrar que se tiverem competência, o ajudaremos a realizar seus sonhos”, responde Kina. Bianca Strattner, vice-presidente da H.Strattner, concorda que incluir os mais jovens não é tarefa simples. No entanto, outra vez o tamanho reduzido – a empresa terminou 2012 com 263 funcionários – e o perfil mais longevo – 49% acima dos 35 anos – facilitam o trabalho dos gestores de recursos humanos. A H. Strattner, por ser uma empresa familiar, “respeita muito o colaborador mais antigo”, explica Bia, mas sem dispensar a “necessária oxigenação”. E ela inclui mais um mandamento sobre a questão: “tentamos fazer com que eles trabalhem em conjunto. Os dois são complementares, embora nem sempre a convivência seja fácil”. Workshops de integração foi a solução encontrada pelo RH da empresa, de forma a incentivar o trabalho destas “equipes mistas”.

Grandes lições Um indicativo importante entre as empresas premiadas pelo Great Place to Work na área de saúde é que elas são mais atrativas. Em média, são 113 candidatos para cada vaga aberta, 24% mais que as da lista nacional, com 91 candidatos por posição. Boa parte destes profissionais está de olho nos fatores de retenção apontados por quem já está nestas companhias: para 41%, a oportunidade de crescimento é o maior deles, seguido por qualidade de vida (26%), alinhamento de valores (16%) e só então a remuneração e os benefícios (14%). Sabendo que essas expectativas variam conforme a idade dos candidatos e funcionários, a Novartis atua em várias frentes. Um exemplo: quando a multinacional resolveu adotar tablets no Brasil para promoção de produtos, foi necessário treinar os colaboradores de maneiras distintas. “É lógico que para um jovem aquilo era arroz com feijão”, explica Adib Jacob, presidente da Novatis no Brasil. “Já para os mais velhos não era tão óbvio.” A solução, explica o executivo, foi investir em treinamento, mas com diferentes níveis de exigência. “Não obrigamos uma pessoa mais velha a ter a mesma rapidez para dominar o equipamento que um ga-

3

8

lay_Conflito.indd 38

roto. Auxiliamos cada faixa etária a desenvolver seu trabalho da melhor forma”, diz. Atualmente, quase 15% dos trabalhadores da Novartis no Brasil têm menos de 25 anos. Para a farmacêutica, é melhor remar a favor da maré. Os jovens, que “querem ocupar o meu lugar em cinco anos”, diz risonho o presidente da companhia, tem à disposição um programa de futuros gerentes que inclui noções avançadas de gestão, tecnologia, mercado. O que não significa, claro, que apenas os mais novos tenham chance de crescimento. “O importante é não ter baias e oferecer as mesmas oportunidades para todos. Convivemos bastante bem assim, somos uma empresa equilibrada: quando precisamos de experiência, temos; quando precisamos de jovialidade, temos também”, defende o executivo da farmacêutica. A expectativa é simples e se assemelha a de pequenas empresas, apesar de a farmacêutica superar 1,2 mil funcionários: que cada geração tire vantagem dos pontos positivos da outra. “Equipes de alta performance precisam ter equilíbrio de idade, gênero e background sociocultural.”

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 08:40


Untitled-6 1

08/04/14 09:18


ConheçA As empresAs ///

Conheça as 35 melhores empresas para se trabalhar em saúde pOSiçãO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

4

0

lay_Fichas.indd 40

empreSaS

Cidade

Laboratório Sabin Genzyme Novartis Brasil Astellas Farma Brasil AstraZeneca Brasil Laboratório Leme Acripel Farma Boehringer Ingelheim Zambon Brasil H. Strattner Roche Diagnóstica Unimed Federação Minas Roche Unimed Ceará Unimed Missões Natulab Novo Nordisk Unimed-Rio Byofórmula Unimed Federação Rio Kley Hertz Clamed Free Life Saúde Hospital Moinhos de Vento Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos 4Bio Medicamentos Officilab Farmácia de Manipulação UPA Maria Esther Souto Carvalho (UPA Imbiribeira) São Francisco Saúde Hospital Santa Teresinha Unimed Fortaleza Clínica AMO - Assistência Multidisciplinar em Oncologia Clinipam Unimed Campinas SuperClínica

Brasilia Sao Paulo Sao Paulo Sao Paulo Cotia Salvador Recife Sao Paulo Rio de Janeiro Rio de Janeiro Sao Paulo Belo Horizonte Sao Paulo Fortaleza Santo Angelo Santo Antonio de Jesus Sao Paulo Rio de Janeiro Sao Jose dos Campos Rio de Janeiro Porto Alegre Joinville Fortaleza Porto Alegre Sao Paulo Sao Paulo Rio de Janeiro Recife Ribeirao Preto Recife Fortaleza Salvador Curitiba Campinas Sao Luis

eSTadO DF SP SP SP SP BA PE SP RJ RJ SP MG SP CE RS BA SP RJ SP RJ RS SC CE RS SP SP RJ PE SP PE CE BA PR SP MA

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 16:49


Laboratório Sabin Setor: Serviços de Saúde

Trabalhadores: 1279

Fundação: 1984

Cargos de chefia: 106

Faturamento: R$ 231 milhões

Homens: 322

Chefes: 24

Mulheres: 957

Chefes: 82

Localização: DF (sede), DF, GO, BA, MG, AM, TO e PA (possui escritórios) Movimentação: Admitidos: 19%

Palavra do Presidente

“Buscamos pessoas que tenham o nosso DNA no compromisso com a verdade, com a ética e com a qualidade! Nossas pessoas são entusiasmadas com a vida e buscam a excelência todo o tempo”.

Demitidos: 7%

Faixa etária: 6%

Escolaridade: 7%

12% 19%

28%

40%

Janete Vaz e Sandra Costa

54%

Características do Presidente Idade do presidente:

58 e 62 anos

Quanto tempo na empresa:

28 anos

Quanto tempo no cargo atual:

28 anos

Promovidos: 3%

34%

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

53%

Qualidade de vida:

30%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

Menos que o salário

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

13%

Remuneração e benefícios:

-

Meus valores alinhados com os da empresa:

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

4%

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

25%

(incluem corridas e outras modalidades)

/// Abril 2014 • SB

lay_Fichas.indd 41

4

1

09/04/14 08:57


ConheçA As empresAs /// 2º

Genzyme Setor: Biotecnologia

Trabalhadores: 102

e Farmacêutico

Cargos de chefia: 51

Fundação: 1992 Faturamento: R$ 647 milhões

Homens: 46

Chefes: 27

Mulheres: 56

Chefes: 24

Localização: SP (sede), SP e RJ (possui escritórios) Movimentação: Admitidos: 12%

Palavra do Presidente

“Pessoas com valores morais sólidos, bom caráter e humor, que sejam solidárias e saibam trabalhar em estruturais matriciais. Obviamente que as competências técnicas são requeridas, porém o mais importante é identificar como estes candidatos irão tomar decisões e como serão suas atitudes.”

Demitidos: 33%

Faixa etária:

Promovidos: 9%

Escolaridade: 2%

2%

21%

39% 49%

49% 38%

Eliana Tameirão Características do Presidente Idade do presidente:

47 anos

Quanto tempo na empresa:

15 anos

Quanto tempo no cargo atual:

3 anos

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece: Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mais que 120%

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Qualidade de vida:

6%

Estabilidade:

1%

Remuneração e benefícios:

12%

Meus valores alinhados com os da empresa:

50%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

31%

Desenvolvimento profissional:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

100%

(incluem corridas e outras modalidades)

4

2

lay_Fichas.indd 42

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 16:51


Enxergar o que existe de melhor no mundo e oferecer alternativas aos médicos e pacientes Brasileiros sempre esteve em nossa missão. E será sempre assim! A nossa história se funde com o avanço da medicina no Brasil: - 60 anos de representação exclusiva da KARL STORZ no Brasil e sempre próximos aos médicos cirurgiões nos permite atuar no desenvolvimento de novas técnicas cirurgicas; - Presente nas primeiras vídeo cirurgias; - Introdução da cirurgia Robótica no Brasil;

- Hoje, ser reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar na área da Saúde supera nossos sonhos e nos desafia a ir além!

3 Saúde

Untitled-2 1

08/04/14 19:32


ConheçA As empresAs /// 3º

Novartis Brasil Setor: Biotecnologia e

Trabalhadores: 1235

Farmacêutico / Farmacêutica

Cargos de chefia: 314

Fundação: 1996 Faturamento: R$ 2 milhões

Homens: 650

Chefes: 185

Mulheres: 585

Chefes: 129

Localização: SP (sede), SP, RJ, PE e PR (possui escritórios) Movimentação: Admitidos: 14%

Palavra do Presidente

“Buscamos atrair e desenvolver profissionais que sustentem nossa cultura de alta performance. E que tenham perfil para integrar, liderar, empreender, aprender novas habilidades e ajudar na construção das equipes.”

Demitidos: 3%

Faixa etária:

Escolaridade:

13%

18%

15%

35%

Adib Jacob Neto

Idade do presidente:

43 anos

Quanto tempo na empresa:

20 anos

Quanto tempo no cargo atual:

2 anos

5% 21%

34%

Características do Presidente

Promovidos: 15%

59%

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

43%

Qualidade de vida:

16%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

100% a 120%

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

14%

Meus valores alinhados com os da empresa:

24%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

3%

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

100%

(incluem corridas e outras modalidades)

4

4

lay_Fichas.indd 44

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 16:51


Untitled-3 1

07/04/14 11:44


ConheçA As empresAs /// 4º

Astellas Farma Brasil Setor: Biotecnologia

Trabalhadores: 90

e Farmacêutico

Cargos de chefia: 26

Fundação: 2005 Faturamento: R$ 60,8 milhões

Homens: 53

Chefes: 18

Mulheres: 37

Chefes: 8

Localização: SP (sede), SP (possui escritórios) Movimentação: Admitidos: 13%

Palavra do Presidente

“As mensagens que traduzem a cultura e o perfil dos funcionários são: entusiasmo para superar barreiras e inspirar os outros, comunicação aberta e receptividade às novas ideias, integridade, foco no paciente e compromisso com os resultados.” Luiz Claudio Dutra

Demitidos: 10%

Faixa etária:

Escolaridade:

1% 21%

Promovidos: 8,5%

1% 29% 47%

52%

49%

Características do Presidente Idade do presidente:

50 anos

Quanto tempo na empresa:

16 meses

Quanto tempo no cargo atual:

9 meses

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

21%

Qualidade de vida:

37%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

mais de 120%

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

20%

Meus valores alinhados com os da empresa:

22%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

-

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

31%

(incluem corridas e outras modalidades)

4

6

lay_Fichas.indd 46

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 16:56


Untitled-2 1

07/04/14 07:46


ConheçA As empresAs /// 5º

AstraZeneca Brasil Setor: Biotecnologia e Farmacêutico / Farmacêutica

Trabalhadores: 1039 Cargos de chefia: 251

Fundação: 2000 Faturamento: R$ 1,5 bilhão

Homens: 565

Chefes: 150

Mulheres: 474

Chefes: 101

Localização: SP (sede), SP (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

“Assim como em qualquer segmento empresarial, o mercado farmacêutico precisa contar com colaboradores que, além de sua expertise, sejam comprometidos com a integridade, autenticidade, transparência, respeito à diversidade e flexibilidade para adaptar-se às mudanças. Acredito que nosso time reúne estas qualidades.”

Admitidos: 20%

Demitidos: 23,5% Promovidos: 6%

Faixa etária:

Escolaridade:

8%

19%

Características do Presidente Idade do presidente:

43 anos

Quanto tempo na empresa:

6 anos

Quanto tempo no cargo atual:

1 ano

14%

35% 38%

Eduardo Recoder

17%

15%

54% Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

39%

Qualidade de vida:

17%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

100% a 120%

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

15%

Meus valores alinhados com os da empresa:

25%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

4%

Estabilidade:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

100%

(incluem corridas e outras modalidades)

4

8

lay_Fichas.indd 48

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 16:55


MAIS DE 45 ANOS

CUIDANDO DA SAÚDE DOS BRASILEIROS

Maranhão

Pará

Acre

Alagoas

Tocantins

Rondônia

Bahia

Goiás Minas Gerais

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Tem sob sua responsabilidade mais de 3.500 leitos e o trabalho de cerca de 20 mil profissionais. Está presente em todas as regiões do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do SUS. Com excelência técnica e credibilidade nacional, oferece uma gama de serviços em benefício da vida.

São Paulo Rio de Janeiro Paraná

WWW.PROSAUDE.ORG.BR arte_final_simples_mapa_01.indd 1 Untitled-4 1

4/1/14 12:36 PM 07/04/14 12:29


ConheçA As empresAs /// 6º

Laboratório Leme Setor: Serviços de Saúde

Trabalhadores: 302

Fundação: 1973

Cargos de chefia: 22

Faturamento: R$ 33 milhões

Homens: 70

Chefes: 4

Mulheres: 232

Chefes: 18

Localização: BA (sede), BA (possui escritórios) Movimentação: Admitidos: 40%

Palavra do Presidente

“Procuramos nos cercar de profissionais engajados, que comunguem com os valores da organização e que tenham prazer em trabalhar conosco. Os nossos colaboradores apresentam capacitação técnica e a busca contínua pelo conhecimento e qualificação.”

Demitidos: 27%

Faixa etária:

Escolaridade: 6%

10%

7%

Promovidos: 7%

18% 30% 53%

Marla Teixeira da Cruz Características do Presidente Idade do presidente:

46 anos

Quanto tempo na empresa:

20 anos

Quanto tempo no cargo atual:

10 anos

76%

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

28%

Qualidade de vida:

29%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Menos que o salário

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

11%

Meus valores alinhados com os da empresa:

27%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

5%

Estabilidade:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

Não possui

(incluem corridas e outras modalidades)

5

0

lay_Fichas.indd 50

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 16:59


Untitled-2 1

07/04/14 07:51


ConheçA As empresAs /// 7º

Acripel Farma Setor: Serviços de Saúde / Vendas de Produtos Médicos e Distribuição

Trabalhadores: 237 Cargos de chefia: 30

Fundação: 1989 Faturamento: R$ 150 milhões

Homens: 146

Chefes: 20

Mulheres: 91

Chefes: 10

Localização: PE (sede), AL e BA (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

Admitidos: 52%

“Sabemos que nenhum funcionário chega pronto. Portanto, faz parte de nossa filosofia de trabalho participar ativamente do desenvolvimento deles. Por fim, a confiança e a vontade de nossos colaboradores são as principais fontes de capital social que possuímos.”

Demitidos: 43%

Faixa etária:

Promovidos: 4%

Escolaridade:

7%

6% 22%

22%

17%

57%

20%

Fernando Dubeux

49%

Características do Presidente Idade do presidente:

64 anos

Quanto tempo na empresa:

24 anos

Quanto tempo no cargo atual:

24 anos

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

42%

Qualidade de vida:

36%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

10%

Remuneração e benefícios:

9%

Meus valores alinhados com os da empresa:

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

3%

Estabilidade:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

60%

(incluem corridas e outras modalidades)

5

2

lay_Fichas.indd 52

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:03


Untitled-3 1

07/04/14 11:44


ConheçA As empresAs /// 8º

Boehringer Ingelheim Setor: Biotecnologia e Farmacêutico

Trabalhadores: 740 Cargos de chefia: 141

Fundação: 1885 Faturamento: R$ 1,2 bilhão

Homens: 396

Chefes: 85

Mulheres: 344

Chefes: 56

Localização: SP (sede), funcionários em todo o Brasil, exceto AC, AP e TO Movimentação: Palavra do Presidente

Admitidos: 27%

“A Boehringer Ingelheim busca pessoas inovadoras, empreendedoras e comprometidas com nossos valores para assumirem um dos maiores desafios do Brasil: a saúde. Atitude é fundamental, todos aqui lideram e aprendem independente do cargo que possuem.”

Demitidos: 22%

Faixa etária:

Escolaridade:

9%

15%

9%

Características do Presidente Idade do presidente:

51 Anos

Quanto tempo na empresa:

4 Anos

Quanto tempo no cargo atual:

4 Anos

5% 16%

40% 36%

Martin Nelzow

Promovidos: 15,5%

70% Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

41%

Qualidade de vida:

22%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

mais de 120%

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

2%

Remuneração e benefícios:

9% 26%

Meus valores alinhados com os da empresa:

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

Estabilidade:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

95%

(incluem corridas e outras modalidades)

5

4

lay_Fichas.indd 54

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:04


Untitled-2 1

07/04/14 07:45


ConheçA As empresAs /// 9º

Zambon Brasil Setor: Biotecnologia e Farmacêutico / Farmacêutica

Trabalhadores: 228 Cargos de chefia: 46

Fundação: 1958 Faturamento: R$ 125 milhões

Homens: 118

Chefes: 29

Mulheres: 110

Chefes: 17

Localização: RJ (sede), RJ (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

Admitidos: 16%

“Busco sempre profissionais motivados e engajados que encarem desafios de forma positiva e colaborativa. Os colaboradores do Zambon são profissionais responsáveis que sentem orgulho de trabalhar aqui e são comprometidos com os resultados.”

Faixa etária:

Promovidos: 12%

Escolaridade:

9%

18%

14%

9% 10%

40%

33%

Christiaan Schneider

Demitidos: 13%

67%

Características do Presidente Idade do presidente:

40 anos

Quanto tempo na empresa:

1 mês

Quanto tempo no cargo atual:

1 mês

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

31%

Qualidade de vida:

38%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

1%

Remuneração e benefícios:

5% 25%

Meus valores alinhados com os da empresa:

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

Estabilidade:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

93%

(incluem corridas e outras modalidades)

5

6

lay_Fichas.indd 56

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:05


Untitled-2 1

07/04/14 07:50


ConheçA As empresAs /// 10º

H. Strattner Setor: Serviços de Saúde / Vendas de Produtos Médicos e Distribuição

Trabalhadores: 263 Cargos de chefia: 50

Fundação: 1952 Faturamento: R$ 122 milhões Localização: RJ (sede), SP, RJ, MG, DF, BA, SC, PR, RS, AL, PE, CE, ES e GO (possui escritórios)

Chefes: 31

Mulheres: 96

Chefes: 19

Movimentação:

Palavra do Presidente

Admitidos: 26%

“Pessoas independentes, autônomas e competentes, com forte senso de responsabilidade e ética pessoal e profissional. Nossos funcionários são parceiros no trabalho e na vida, compartilham projetos e sonhos, unindo forças para alcançarmos nossos objetivos.”

Homens: 167

Demitidos: 11%

Faixa etária:

Escolaridade:

9%

24%

Promovidos: 10%

14% 47% 21% 38%

29%

Heinz Strattner

18%

Características do Presidente Idade do presidente:

76 anos

Quanto tempo na empresa:

57 anos

Quanto tempo no cargo atual:

56 anos

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

46%

Qualidade de vida:

24%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Menos que o salário

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

14%

Meus valores alinhados com os da empresa:

14%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

2%

Estabilidade:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

64%

(incluem corridas e outras modalidades)

5

8

lay_Fichas.indd 58

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:06


Untitled-2 1

07/04/14 07:52


ConheçA As empresAs /// 11º

Roche Diagnóstica Setor: Biotecnologia e Farmacêutico

Trabalhadores: 358 Cargos de chefia: 96

Fundação: 1972 Faturamento: R$ 654 milhões

Homens: 200

Chefes: 59

Mulheres: 158

Chefes: 37

Localização: SP (sede), SP e SC (possui escritórios) Movimentação: Admitidos: 12,5% Demitidos: 16%

Palavra do Presidente

“A equipe é formada por profissionais de alto desempenho e potencial, apaixonados e comprometidos, que buscam fazer a diferença na vida das pessoas, sejam elas nossos pacientes ou a equipe de trabalho.”

Faixa etária:

Escolaridade: 2%

14%

14%

Promovidos: 15%

37% 50%

35%

Lorice Scalise Características do Presidente Idade do presidente:

41 anos

Quanto tempo na empresa:

13 anos

Quanto tempo no cargo atual:

Não informado

13%

35%

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

30%

Qualidade de vida:

14%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

mais que 120%

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

12%

Meus valores alinhados com os da empresa:

43%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

1%

Estabilidade:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

100%

(incluem corridas e outras modalidades)

6

0

lay_Fichas.indd 60

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:06


Untitled-6 1

08/04/14 09:18


ConheçA As empresAs /// 12º

Unimed Federação Minas Setor: Serviços de Saúde

Trabalhadores: 122

Fundação: 1977

Cargos de chefia: 11

Faturamento: R$28 milhões

Homens: 53

Chefes: 8

Mulheres: 69

Chefes: 3

Localização: MG (sede), MG (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

Admitidos: 27%

“A Unimed Federação Minas busca pessoas que tenham perfil alinhado à sua identidade organizacional, com técnicas profissionais apropriadas e relacionamento adequado.”

Faixa etária:

61 anos

Quanto tempo na empresa:

3,8 anos

Quanto tempo no cargo atual:

3,8 anos

15%

22%

12% 38%

30%

Idade do presidente:

Promovidos: 31%

Escolaridade:

12%

20%

Marcelo Mergh Monteiro

Características do Presidente

Demitidos: 13%

51% Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

35%

Qualidade de vida:

32%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Remuneração e benefícios:

14%

Meus valores alinhados com os da empresa:

18%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui Menos que o salário

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

1%

Estabilidade:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

Não possuiu

(incluem corridas e outras modalidades)

6

2

lay_Fichas.indd 62

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:07


Anuncio_20.2x26.6cm.pdf

1

4/7/14

11:45 AM

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Untitled-4 1

07/04/14 12:28


ConheçA As empresAs /// 13º

Roche Farmacêutica Setor: Biotecnologia e Farmacêutico / Biotecnologia

Trabalhadores: 1228 Cargos de chefia: 362

Fundação: 1931 Faturamento: R$ 3 milhões

Homens: 636

Chefes: 177

Mulheres: 592

Chefes: 185

Localização: SP (sede), RS e RJ (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

Admitidos: 42%

“Busco pessoas que possuam perfil desafiador, que assumam responsabilidades e que tenham coragem de questionar e implementar mudanças. Vejo meus funcionários como indivíduos apaixonados, comprometidos e que querem fazer a diferença.” Adriano Treve

Demitidos: 19%

Faixa etária:

Promovidos: 40%

Escolaridade:

11%

21%

20% 34% 10% 33%

35% 36%

Características do Presidente Idade do presidente:

53 anos

Quanto tempo na empresa:

18 anos

Quanto tempo no cargo atual:

4,4 anos

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

39%

Qualidade de vida:

17%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

mais de 120%

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

19%

Meus valores alinhados com os da empresa:

23%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

2%

Estabilidade:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

100%

(incluem corridas e outras modalidades)

6

4

lay_Fichas.indd 64

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:08


18 A 21 DE SETEMBRO DE 2014 HOTEL TRANSAMERICA | ILHA DE COMANDATUBA - BAHIA

TEMA CENTRAL

A SOCIEDADE EM TRANSIÇÃO Grandes rupturas sempre provocam a criação de novos modelos de sociedade. Foi assim na época das grandes navegações, depois com a Revolução Industrial e, mais recentemente, com o advento da tecnologia. Hoje, contudo, o mundo vive um momento de transição, onde a sociedade ainda convive com nuances de um modelo pós-industrial, mas já desponta para o que diversos especialistas chamam de era digital ou até pós-digital. Ainda não chegamos lá totalmente, é verdade, mas tudo sofrerá – e já sofre – grande impacto por esse modelo que já dá mostras do que deve ser. Empresas precisarão repensar sua maneira de fazer negócios, profissões desaparecerão e novas surgirão, a forma como a sociedade está organizada e a maneira como nos relacionamos uns com os outros também passará por transformações. Toda essa reflexão será levada para o Saúde Business Forum 2014 dentro do tema “Sociedade em Transição – da era industrial à era digital”.

KEYNOTE SPEAKER DOMENICO DI MASI Foto: Gigliola Chistè

Professor de Sociologia das Profissões no Departamento de Ciências Sociais da Universidade "La Sapienza" de Roma.

w w w. s a u d e b u s i n e s s fo r u m .c o m . b r Para informações sobre participação | patrocínio: 11 3823-6600 saudebusinessforum@itmidia.com.br

Anúncio - SB Forum 2014.indd 1

09/04/14 12:11


ConheçA As empresAs /// 14º

Unimed Ceará Setor: Serviços de Saúde

Trabalhadores: 99

Fundação: 1985

Cargos de chefia: 27

Faturamento: R$ 117 milhões

Homens: 32

Chefes: 14

Mulheres: 67

Chefes: 13

Localização: CE (sede), CE (possui escritórios) Movimentação: Admitidos: 0,09% Demitidos: 0,07% Promovidos: 0,17%

Palavra do Presidente

“Nós acreditamos nas pessoas que lutam para materializar seus sonhos. Constroem a vida com felicidade, alegria e amor ao próximo. Participam positivamente no trabalho em equipe, acreditando serem capazes de contribuir na construção de um mundo melhor com qualidade de vida e longevidade.”

Faixa etária: 18%

Características do Presidente Idade do presidente:

67 anos

Quanto tempo na empresa:

14 anos

Quanto tempo no cargo atual:

14 anos

7%

21% 40%

27%

Darival Bringel de Olinda

Escolaridade:

23%

34%

30%

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

35%

Qualidade de vida:

42%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Menos que o salário

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

5%

Remuneração e benefícios:

9%

Meus valores alinhados com os da empresa:

9%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

Estabilidade:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

15%

(incluem corridas e outras modalidades)

6

6

lay_Fichas.indd 66

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:09


Untitled-6 1

08/04/14 09:15


ConheçA As empresAs /// 15º

Unimed Missões Setor: Serviços de Saúde

Trabalhadores: 215

Fundação: 1972

Cargos de chefia: 12

Faturamento: R$51 milhões

Homens: 95

Chefes: 6

Mulheres: 120

Chefes: 6

Localização: RS (sede), RS (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

Admitidos: 32%

“Buscamos pessoas entusiasmadas e comprometidas com a empresa, que se identifiquem com as práticas de gestão e cultura corporativa. Nossos colaboradores precisam demonstrar espírito de equipe, ter iniciativa, liderança, se motivar e motivar os outros”.

Demitidos: 8%

Faixa etária:

Escolaridade:

14%

16%

Promovidos: 7%

13%

49%

24% 28%

42%

Luis Carlos Cavalheiro

14%

Características do Presidente Idade do presidente:

54 anos

Quanto tempo na empresa:

23 anos

Quanto tempo no cargo atual:

2 anos

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

33%

Qualidade de vida:

34%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

17%

Meus valores alinhados com os da empresa:

14%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

2%

Estabilidade:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

100%

(incluem corridas e outras modalidades)

6

8

lay_Fichas.indd 68

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:10


Untitled-2 1

07/04/14 07:49


CONHEÇA AS EMPRESAS /// 16º

Natulab Setor: Biotecnologia

Trabalhadores: 729

e Farmacêutico / Farmacêutica

Cargos de chefia: 77

Fundação: 1999 Faturamento: R$ 134 milhões

Homens: 338

Chefes: 48

Mulheres: 391

Chefes: 29

Localização: BA (sede), BA (possui escritórios) Movimentação: Admitidos: 42%

Palavra do Presidente

“É preciso ser empreendedor e perseverante. A nossa seleção não se detém apenas no currículo, leva em conta também a determinação e a vontade que o candidato demonstra em crescer junto com a empresa.” Marconi Trindade Sampaio

Demitidos: 23%

Faixa etária:

Promovidos: 6%

Escolaridade: 8% 1%

4% 31%

20%

11%

80%

45%

Características do Presidente Idade do presidente:

46 anos

Quanto tempo na empresa:

13 anos

Quanto tempo no cargo atual:

6 anos

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

67%

Qualidade de vida:

18%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

1% 3% 11%

Meus valores alinhados com os da empresa:

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

Estabilidade: Remuneração e benefícios:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

0,44%

(incluem corridas e outras modalidades)

7 0

lay_Fichas.indd 70

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:11


119 anos projetando ambientes eficientes e inspiradores. C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Nós da Kahn acreditamos no Valor das pessoas e vivemos para trasformar Estratégias de Saúde, em lugares Restaurativos para benefício dos pacientes, familiares, médicos, gestores e comunidade. Chamamos isso de Healing Buildings e Healing Communities. Fazer parte da história de algumas das melhores empresas do setor da saúde, que fazem das pessoas seu principal ativo, é o maior estímulo ao nosso trabalho.

Sede Brasil Rua Doutor Alberto Seabra, 850 - Alto de Pinheiros São Paulo - SP - 05452-000 www.albertkahn.com/br

Untitled-2 1

contato@kahndobrasil.com.br (11) 4152-3500 Kahn do Brasil

07/04/14 07:49


ConheçA As empresAs /// 17º

Novo Nordisk Setor: Biotecnologia

Trabalhadores: 180

e Farmacêutico / Farmacêutica

Cargos de chefia: 44

Fundação: 1990 Faturamento: R$277 milhões

Homens: 72

Chefes: 23

Mulheres: 108

Chefes: 21

Localização: SP (sede), SP e PR (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

Admitidos: 24%

“O perfil dos funcionários que convidamos para vir trabalhar tem que estar alinhado com os nossos valores. Os funcionários da NNFB são pessoas que reconhecem a importância do trabalho que eles fazem no dia a dia e o impacto na vida das pessoas.”

Demitidos: 4,5%

Faixa etária:

Escolaridade:

7%

13%

Promovidos: 15,5%

2% 7%

21%

44% 36%

Gustavo Antonio Mizraje Características do Presidente Idade do presidente:

45 anos

Quanto tempo na empresa:

7 anos

Quanto tempo no cargo atual:

3 anos

70% Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

40%

Qualidade de vida:

17%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

100% a 120%

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

16%

Meus valores alinhados com os da empresa:

27%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

0%

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

45%

(incluem corridas e outras modalidades)

7

2

lay_Fichas.indd 72

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:12


Untitled-2 1

07/04/14 07:50


ConheçA As empresAs /// 18º

Unimed Rio Setor: Serviços de Saúde

Trabalhadores: 1663

Fundação: 1971

Cargos de chefia: 158

Faturamento: R$ 3,2 bilhões

Homens: 501

Chefes: 69

Mulheres: 1162

Chefes: 89

Localização: RJ (sede), RJ (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

Admitidos: 22%

“O que percebemos é uma alta exigência e reconhecimento de ambas as partes: a empresa buscando pessoas que compartilhem nossos valores e os colaboradores interessados em propostas de trabalho que sejam atraentes e desafiadoras.” João Mairton Pereira de Lucena Características do Presidente Idade do presidente:

61 anos

Quanto tempo na empresa:

19 anos

Quanto tempo no cargo atual:

15 anos

Demitidos: 19%

Faixa etária:

Escolaridade: 9%

18%

23%

Promovidos: 14%

36% 25%

40%

34% 15% Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

42%

Qualidade de vida:

31%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

Menos que o salário

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

16%

Remuneração e benefícios:

9%

Meus valores alinhados com os da empresa:

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

2%

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

Não possuiu

(incluem corridas e outras modalidades)

7 4

lay_Fichas.indd 74

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:13


19º

Byofórmula Setor: Biotecnologia

Trabalhadores: 81

e Farmacêutico / Biotecnologia

Cargos de chefia: 10

Fundação: 1981 Faturamento: R$ 7,6 bilhões

Homens: 9

Chefes: 0

Mulheres: 72

Chefes: 10

Localização: SP (sede), SP (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

“Os colaboradores que trabalham na Byoformula são pessoas em formação, sempre em busca de conhecimento, valorizam a nossa carta de valores, e veem significado na nossa visão de futuro. A partir deste ano, queremos também uma equipe com espírito solidário, para contribuir com os nossos clientes..” Yukiko Eto

Admitidos: 29%

Demitidos: 30%

Faixa etária:

Escolaridade:

6%

10% 33%

41%

26% 31%

35%

Características do Presidente Idade do presidente:

60 anos

Quanto tempo na empresa:

32 anos

Quanto tempo no cargo atual:

32 anos

Promovidos: 1%

18%

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

24%

Qualidade de vida:

32%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

-

Remuneração e benefícios:

39%

Meus valores alinhados com os da empresa:

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

5%

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

10%

(incluem corridas e outras modalidades)

/// Abril 2014 • SB

lay_Fichas.indd 75

7

5

08/04/14 17:14


CONHEÇA AS EMPRESAS /// 20º

Unimed Federação Rio Setor: Serviços de Saúde

Trabalhadores: 214

Fundação: 1972

Cargos de chefia: 32

Faturamento: 33 milhões

Homens: 89

Chefes: 17

Mulheres: 125

Chefes: 15

Localização: RJ (sede), RJ (possui escritórios) Movimentação: Admitidos: 20%

Palavra do Presidente

Buscamos pessoas que buscam algo a mais para colocar sua vida profissional em ascensão e consequentemente colocar a empresa no topo das melhores para se trabalhar, focada sobretudo na qualidade de vida.

Demitidos: 7,5%

Faixa etária:

Escolaridade:

11%

18%

Promovidos: 35%

12% 38% 34%

33%

37%

Euclides Malta Carpi

17%

Características do Presidente Idade do presidente:

64 anos

Quanto tempo na empresa:

7 anos

Quanto tempo no cargo atual:

7 anos

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

32%

Qualidade de vida:

29%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

100% a 120%

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

25%

Remuneração e benefícios:

9%

Meus valores alinhados com os da empresa:

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

5%

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

76%

(incluem corridas e outras modalidades)

7 6

lay_Fichas.indd 76

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:15


SÃO COMPETENTES SÃO ATUALIZADOS SÃO RESPEITADOS

PÓS-GRADUAÇÃO

SÃO CAMILO PARA QUEM DECIDIU SER Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Bioética Mestrado Profissional em Enfermagem | Mestrado Profissional em Nutrição e mais de 20 cursos de especialização nas áreas de: Educação | Enfermagem | Farmácia | Fisioterapia | Gerontologia | Gestão em Saúde Imagem e Tecnologia | Medicina | Nutrição/Gastronomia | Psicologia Saúde e Bem-Estar | Saúde Pública | Terapia Ocupacional

CONHEÇA TAMBÉM NOSSOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

Consulte-nos sobre cursos in company

SEJAMUITOMAIS.com.br

0300 017 8585 Pompeia + Ipiranga

Untitled-5 1

07/04/14 15:36


ConheçA As empresAs /// 21º

Kley Hertz Setor: Produção

Trabalhadores: 455

e Manufaturas / Área de Saúde

Cargos de chefia: 63

Fundação: 1947 Faturamento: R$ 122 milhões

Homens: 175

Chefes: 36

Mulheres: 280

Chefes: 27

Localização: RS (sede), RS, SP e MG (possui escritórios) Movimentação: Admitidos: 44%

Palavra do Presidente

“Procuramos pessoas dedicadas, comprometidas, que gostam da empresa e que contribuam para o bom ambiente de trabalho. Elas precisam ser competentes, ter um bom relacionamento interpessoal, saber lidar com situações de pressão e estar abertas para mudanças”.

Demitidos: 66%

Faixa etária: 9%

Promovidos: 41%

Escolaridade: 6%

18% 19%

25% 14%

61%

48%

Arthur Leite Hertz Características do Presidente Idade do presidente:

39 anos

Quanto tempo na empresa:

10 anos

Quanto tempo no cargo atual:

3 meses

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

44%

Qualidade de vida:

37%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

4% 7%

Meus valores alinhados com os da empresa:

8%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

Estabilidade: Remuneração e benefícios:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

Não possui

(incluem corridas e outras modalidades)

7

8

lay_Fichas.indd 78

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:16


Untitled-2 1

07/04/14 07:47


ConheçA As empresAs /// 22º

Clamed Setor: Varejo / Especialidades

Trabalhadores: 3.715

Fundação: 1919

Cargos de chefia: 386

Faturamento: R$ 769 mil

Homens: 840

Chefes: 103

Mulheres: 2875

Chefes: 283

Localização: SC (sede), RS, PR, SC, MS (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

Admitidos: 55,8% Demitidos: 36,6% Promovidos: 5,94%

“A escolha dos colaboradores deverá recair em pessoas que gostem de pessoas, que compreendam que no nosso ramo o cliente não é um cliente comum e sim um paciente em busca de ajuda, de cura e carinho. Pessoas que tenham a capacidade e desejo de transformar a Clamed em uma empresa orgânica.” Alberto Bornschein

Faixa etária:

Escolaridade: 1%

9% 16%

39%

25%

4% 70% 36%

Características do Presidente Idade do presidente:

60 anos

Quanto tempo na empresa:

30 anos

Quanto tempo no cargo atual:

21 anos

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

32%

Qualidade de vida:

28%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

20%

Meus valores alinhados com os da empresa:

16%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

4%

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

92%

(incluem corridas e outras modalidades)

8

0

lay_Fichas.indd 80

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:19


23º

Free Life Saúde Setor: Planos de Saúde

Trabalhadores: 69

Fundação: 1998

Cargos de chefia: 10

Faturamento: R$ 11 milhões

Homens: 19

Chefes: 4

Mulheres: 50

Chefes: 6

Localização: CE (sede), CE (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

5,94%

Admitidos: 27%

“Nossa empresa compromete-se com as pessoas. Esperamos que nossa equipe tenha sempre em mente que a humanização do atendimento, a parceria com prestadores e a qualidade dos serviços são pontos essencialmente fortes. É assim que buscamos constatemente nossa melhoria.”

Demitidos: 22%

Faixa etária: 15%

Promovidos: 20%

Escolaridade: 15%

23%

20%

7%

23%

Ítalo Martins de Oliveira

55%

42%

Características do Presidente Idade do presidente:

33 anos

Quanto tempo na empresa:

4 anos

Quanto tempo no cargo atual:

4 anos

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

49%

Qualidade de vida:

24%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

13%

Remuneração e benefícios:

9%

Meus valores alinhados com os da empresa:

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

5%

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

31.88%

(incluem corridas e outras modalidades)

/// Abril 2014 • SB

lay_Fichas.indd 81

8

1

08/04/14 17:20


ConheçA As empresAs /// 24º

Hospital Moinhos de Vento Setor: Serviços de Saúde / Hospital

Trabalhadores: 3159

Fundação: 1927

Cargos de chefia: 61

Faturamento: R$ 370 milhões

Homens: 715

Chefes: 27

Mulheres: 2444

Chefes: 34

Localização: RS (sede), RS (possui escritórios) Movimentação: Admitidos: 24%

Palavra do Presidente

“Acreditamos em profissionais capacitados tecnicamente e em constante processo de desenvolvimento. Somos cientes que temos que investir constantemente na qualificação e retenção de colaboradores e que, para vencer no futuro, teremos que fazer cada vez mais e melhor.”

Faixa etária:

Escolaridade:

13%

13%

15% 11%

29%

10%

Idade do presidente:

48 anos

Quanto tempo na empresa:

4 anos

Quanto tempo no cargo atual:

1 ano

66%

43%

Fernando Andreatta Torelly Características do Presidente

Demitidos: 14,5% Promovidos: 5%

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

41%

Qualidade de vida:

22%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

Menos que o salário

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

16%

Meus valores alinhados com os da empresa:

17%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

4%

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

Não possui

(incluem corridas e outras modalidades)

8

2

lay_Fichas.indd 82

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:22


25º

Edmundo Vasconcelos Setor: Serviços de Saúde / Hospital

Trabalhadores: 1047

Fundação: 1949

Cargos de chefia: 39

Faturamento: Não informado

Homens: 216

Chefes: 10

Mulheres: 831

Chefes: 29

Localização: SP (sede), SP (possui escritórios) Movimentação:

5%

Admitidos: 13%

Palavra do Presidente

“O maior valor da nossa instituição são os nossos colaboradores. Além de qualidades como ética e alta capacidade técnica eles têm enorme comprometimento com a vida humana e bem estar dos nossos clientes”.

Faixa etária: 14%

Idade do presidente:

45 anos

Quanto tempo na empresa:

27 anos

Quanto tempo no cargo atual:

1 ano

Promovidos: 4%

Escolaridade: 10%

23% 21%

22% 52%

Dario Antonio Ferreira Neto Características do Presidente

Demitidos: 12%

17%

41% Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

34%

Qualidade de vida:

30%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

100% a 120%

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

18%

Meus valores alinhados com os da empresa:

13%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

5%

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

Não possui

(incluem corridas e outras modalidades)

/// Abril 2014 • SB

lay_Fichas.indd 83

8

3

08/04/14 17:22


ConheçA As empresAs /// 26º

4Bio Medicamentos Setor: Serviços de Saúde

Trabalhadores: 68

Fundação: 2004

Cargos de chefia: 8

Faturamento: R$ 66 milhões

Homens: 34

Chefes: 5

Mulheres: 34

Chefes: 3

Localização: SP (sede), TO (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

Admitidos: 18%

“Os colaboradores da 4BIO são pessoas que vestem a camisa da empresa, comprometidas, inovadoras que acreditam que podem crescer profissionalmente e atingir o sonho individual aqui dentro. É este tipo de colaborador que procuramos para trabalhar na 4BIO.”

Demitidos: 13%

Faixa etária:

Promovidos: 25%

Escolaridade:

3%

1% 16%

15%

17%

39% 11%

André Hidemi Kina

34%

Características do Presidente Idade do presidente:

41 anos

Quanto tempo na empresa:

8 anos

Quanto tempo no cargo atual:

8 anos

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

68%

Qualidade de vida:

16%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

8%

Meus valores alinhados com os da empresa:

8%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

-

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

Não possui

(incluem corridas e outras modalidades)

8

4

lay_Fichas.indd 84

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:23


27º

Officilab Farmácia de Manipulação Setor: 3.0 Biotecnologia

Trabalhadores: 117

e Farmacêutico

Cargos de chefia: 23

Fundação: 1987 Faturamento: R$ 8,8 milhões

Homens: 30

Chefes: 5

Mulheres: 87

Chefes: 18

Localização: RJ (sede), RJ (possui escritórios) Movimentação: Admitidos: 4%

Palavra do Presidente

“Nossos funcionários devem ter entendimento que geramos saúde, qualidade, bom atendimento e rapidez. Todos devem trabalhar com ética, transparência, competência e responsabilidade.” Claudia Lúcia de Ulhoa Cavalcanti Características do Presidente Idade do presidente:

49 anos

Quanto tempo na empresa:

26 anos

Quanto tempo no cargo atual:

26 anos

Demitidos: 3%

Faixa etária:

Escolaridade:

11%

29%

Promovidos: 20%

9%

6%

11% 36%

74%

24% Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

20%

Qualidade de vida:

26%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

39%

Remuneração e benefícios:

9%

Meus valores alinhados com os da empresa:

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

6%

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

Não possui

(incluem corridas e outras modalidades)

/// Abril 2014 • SB

lay_Fichas.indd 85

8

5

08/04/14 17:24


ConheçA As empresAs /// 28º

UPA Imbiribeira Setor: Serviços de Saúde / Hospital

Trabalhadores: 200

Fundação: 2010

Cargos de chefia: 8

Faturamento: R$ 12 milhões

Homens: 73

Chefes: 3

Mulheres: 127

Chefes: 5

Localização: PE (sede), PE (possui escritórios) Movimentação: Admitidos: 13%

Palavra do Presidente

“Atender a legislação e não prejudicar as pessoas são pontos fundamentais de uma boa idéia.”

Demitidos: 18%

Faixa etária: 13%

Promovidos: 20%

Escolaridade: 4%

20% 39%

47%

23%

Cristiana Azevedo Melo

44%

Características do Presidente Idade do presidente:

34 anos

Quanto tempo na empresa:

2 anos

Quanto tempo no cargo atual:

2 anos

10%

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

36%

Qualidade de vida:

38%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

6% 9% 11%

Meus valores alinhados com os da empresa:

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

Estabilidade: Remuneração e benefícios:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

10%

(incluem corridas e outras modalidades)

8

6

lay_Fichas.indd 86

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:25


29º

São Francisco Saúde Setor: Serviços de Saúde

Trabalhadores: 276

Fundação: 1996

Cargos de chefia: 32

Faturamento: R$ 303 milhões

Homens: 27

Chefes: 4

Mulheres: 249

Chefes: 28

Localização: SP (sede), SP, MS, MT e GO (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

20%

Admitidos: 68%

“O desafio de crescimento da São Francisco Saúde é desenvolver as pessoas para que sejam as melhores no que fazem, trabalhando com confiança e dedicação. Nosso futuro está diretamente ligado ao sucesso dos nossos colaboradores.”

Demitidos: 45%

Faixa etária:

Promovidos: 22%

Escolaridade: 1%

7% 12%

30%

37%

58%

Lício Cintra

4%

51%

Características do Presidente Idade do presidente:

33 anos

Quanto tempo na empresa:

8 anos

Quanto tempo no cargo atual:

4 anos

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

55%

Qualidade de vida:

27%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Menos que o salário

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

3% 8%

Meus valores alinhados com os da empresa:

7%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

Estabilidade: Remuneração e benefícios:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

30%

(incluem corridas e outras modalidades)

/// Abril 2014 • SB

lay_Fichas.indd 87

8

7

08/04/14 17:26


ConheçA As empresAs /// 30º

Hospital Santa Teresinha Setor: Serviços de Saúde / Hospital

Trabalhadores: 221

Fundação: 2009

Cargos de chefia: 12

Faturamento: Não informado

Homens: 60

Chefes: 4

Mulheres: 161

Chefes: 8

Localização: PE (sede), PE (possui escritórios) Movimentação: Admitidos: 25%

Palavra do Presidente

“Procuramos pessoas habilitadas tecnicamente, dispostas a trabalhar em equipe e que gostem de gente. Além de cuidados com a saúde, precisamos acolher bem pacientes e faniliares. “

Faixa etária:

Características do Presidente Idade do presidente:

36 anos

Quanto tempo na empresa:

4 anos

Quanto tempo no cargo atual:

4 anos

Promovidos: 0%

Escolaridade:

9%

17%

6% 23% 40%

34%

Paulo Muniz Filho

Demitidos: 15%

4%

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

67%

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

29%

Qualidade de vida:

42%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

7% 4% 18%

Meus valores alinhados com os da empresa:

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

Estabilidade: Remuneração e benefícios:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

5%

(incluem corridas e outras modalidades)

8

8

lay_Fichas.indd 88

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:27


31º

Unimed Fortaleza Setor: Serviços de Saúde

Trabalhadores: 2854

Fundação: 1978

Cargos de chefia: 190

Faturamento: R$ 1 bilhão

Homens: 794

Chefes: 81

Mulheres: 2060

Chefes: 109

Localização: CE (sede), CE (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

Admitidos: 23%

“Queremos pessoas que prezem pela transparência, ética, humildade e principalmente que sigam os princípios do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável da nossa empresa.”

Faixa etária: 17%

61 anos

Quanto tempo na empresa:

11 anos

Quanto tempo no cargo atual:

11 anos

6% 19%

9%

66%

36%

João Mairton Pereira de Lucena

Idade do presidente:

Promovidos: 21%

Escolaridade:

18%

29%

Características do Presidente

Demitidos: 22%

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

36%

Qualidade de vida:

33%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

16%

Meus valores alinhados com os da empresa:

11%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

4%

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

Não possuiu

(incluem corridas e outras modalidades)

/// Abril 2014 • SB

lay_Fichas.indd 89

8

9

08/04/14 17:27


ConheçA As empresAs /// 32º

AMO - Assitência Multidisciplinar em Oncologia Setor: Serviços de Saúde

Trabalhadores: 130

Fundação: 1994

Cargos de chefia: 10

Faturamento: R$ 45 milhões

Homens: 42

Chefes: 2

Mulheres: 88

Chefes: 8

Localização: BA (sede), BA (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

Admitidos: 36%

“O principal atributo buscado nos profissionais está na capacidade de se amar o que se faz. O amor pelo trabalho bem feito, pelo respeito ao outro e pelo compromisso com a qualidade são suportados pela dedicação, adaptabilidade, capacitação técnica e espírito de equipe.”

Demitidos: 15%

Faixa etária: 9%

Escolaridade:

15%

20%

35% 41%

Idade do presidente:

37 anos

Quanto tempo na empresa:

05 anos

Quanto tempo no cargo atual:

05 anos

41%

15%

Nelson Guerreiro Pestana Características do Presidente

Promovidos: 7%

24%

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

38%

Qualidade de vida:

29%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

2% 8% 23%

Meus valores alinhados com os da empresa:

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

Estabilidade: Remuneração e benefícios:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

Não possui

(incluem corridas e outras modalidades)

9

0

lay_Fichas.indd 90

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:29


33º

Clinipam - Clínica Paranaense de Assistência Médica Setor: Serviços de Saúde

Trabalhadores: 333

Fundação: 1983

Cargos de chefia: 38

Faturamento: R$ 134 milhões

Homens: 34

Chefes: 6

Mulheres: 299

Chefes: 32

Localização: PR (sede), PR (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

“Almejo ter na empresa pessoas felizes e satisfeitas, empreendedoras e éticas e com atitudes orientadas para o cliente. Nossos profissionais são incentivados a buscar conhecimento para desenvolvimento pessoal e profissional e assim crescerem junto com a organização.”

Admitidos: 54%

Demitidos: 55%

Faixa etária:

Promovidos: 23%

Escolaridade: 6%

10% 38%

16%

10% 16% 68%

Cadri Massuda

36%

Características do Presidente Idade do presidente:

59 anos

Quanto tempo na empresa:

29 anos

Quanto tempo no cargo atual:

29 anos

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

55%

Qualidade de vida:

24%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

10%

Remuneração e benefícios:

7%

Meus valores alinhados com os da empresa:

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

4%

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

Não possui

(incluem corridas e outras modalidades)

/// Abril 2014 • SB

lay_Fichas.indd 91

9

1

08/04/14 17:30


ConheçA As empresAs /// 34º

Unimed Campinas Setor: Serviços de Saúde

Trabalhadores: 906

Fundação: 1970

Cargos de chefia: 37

Faturamento: R$ 1,3 bilhão

Homens: 286

Chefes: 14

Mulheres: 620

Chefes: 23

Localização: SP (sede), SP (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

Admitidos: 44%

“Ter comprometimento com a organização, qualificação para a função e vontade de crescer. O conhecimento é a chave do negócio e são os funcionários que o detêm, transferem e disseminam.” Plínio Conte de Faria Júnior

Demitidos: 21%

Faixa etária: 17%

Promovidos: 35%

Escolaridade:

15%

11% 43%

32%

36%

39% 7%

Características do Presidente Idade do presidente:

58 anos

Quanto tempo na empresa:

26 anos

Quanto tempo no cargo atual:

3 anos

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

31%

Qualidade de vida:

31%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

Remuneração e benefícios:

23%

Meus valores alinhados com os da empresa:

11%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

4%

Estabilidade: Sim Sim Sim

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

70%

(incluem corridas e outras modalidades)

9

2

lay_Fichas.indd 92

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:31


35º

SuperClínica Setor: Serviços de Saúde

Trabalhadores: 88

Fundação: 2006

Cargos de chefia: 6

Faturamento: Não informado

Homens: 9

Chefes: 0

Mulheres: 79

Chefes: 6

Localização: MA (sede), MA (possui escritórios) Movimentação: Palavra do Presidente

Admitidos: 29%

“Procuramos pessoas proativas e ambiciosas, pois cremos que a ambição profissional é agente motivador para o crescimento do funcionário. Buscamos inclusive a diversidade, para que ideias surjam constantemente através da vivência de experiências distintas. “ Luis Rodolfo Sardinha Almeida Características do Presidente Idade do presidente:

38 anos

Quanto tempo na empresa:

10 anos

Quanto tempo no cargo atual:

10 anos

Demitidos: 21%

Faixa etária:

Promovidos: 5%

Escolaridade:

7%

6%

11% 26%

42%

43% 39%

26%

Abaixo de 25 anos Entre 26 e 34 anos Entre 35 e 44 anos Acima de 45 anos

2ª grau ou menos Universitário incompleto Universitário completo Pós-graduação

O que os funcionários mais valorizam: A empresa oferece:

Desenvolvimento profissional:

38%

Qualidade de vida:

44%

Bolsa de estudos Línguas Graduação ou pós Ensino técnico

Sim Sim Sim

Não Não Não

Não contribui

Práticas esportivas Academia dentro da empresa Academia fora da empresa Atividades coletivas

8% 2%

Meus valores alinhados com os da empresa:

8%

Programa de desenvolvimento

Plano de previdência Quanto a empresa contribui

Estabilidade: Remuneração e benefícios:

Sim Sim Sim

Não Não Não

Mentoring Coaching Universidade interna Programa desenvolvimento que quiser

Sim Sim Sim Sim

Não Não Não Não

Horário flexível % de funcionários

Não possui

(incluem corridas e outras modalidades)

/// Abril 2014 • SB

lay_Fichas.indd 93

9

3

08/04/14 17:32


mArket plAce ///

DEDICAÇÃO EM LAVANDERIA HOSPITALAR

COM MAIS DE

20 ANOS NO MERCADO

A HOSPCLEAN é uma empresa prestadora de serviços no ramo de lavanderia hospitalar, desde 1993. Nosso objetivo é oferecer ao cliente, o enxoval em perfeitas condições de uso, atendendo assim os padrões exigidos pela legislação. Contamos com equipe de trabalho especializada e treinada, seguindo o mais alto e rigoroso padrão de qualidade, garantindo os processos de higienização.

CERTIFICAÇÕES Desde 2004, a Hospclean mantém o Sistema de Gestão de Qualidade, tendo como referencia tecnica o Manual de Processamento de Roupas de Serviços de Saúde editado pela ANVISA. Em 2008 adotou a NBR ISO 9001:2008 no seu processo de Gestão da Qualidade. Em março de 2009, a Hospclean teve seu Sistema de Gestão da Qualidade Certificado ISO 9001:2008, através da Certificadora DNV Det Norske Veritas.

www.hospcleanlavanderia.com.br

AGORA TAMBÉM

ACREDITADO 2013 ONA

Rua José Rangel de Mesquita, 278 • Cajamar - SP • Fone / Fax: (11) 4408-5773 / 4408-5772 / 4448-2759

comercial@hospcleanlavanderia.com.br

Revista SB_2014_1pagina.indd 1

9

4

MKT Place.indd 94

02/04/14 10:12

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 13:14


/// Abril 2014 • SB

MKT Place.indd 95

9

5

08/04/14 13:14


saudebusinessforum.com.br Receba as últimas notícias do mercado em tempo real, diariamente em seu email. Assine a newsletter do SAUDEBUSINESSFORUM: saudebusinessforum.com.br

PRESIDENTE EXECUTIVO ADELSON DE SOUSA • adelson@itmidia.com.br

VICE -PRESIDENTE EXECUTIVO MIGUEL PETRILLI • mpetrilli@itmidia.com.br

MIGUEL PETRILLI Vice -Presidente Executivo mpetrilli@itmidia.com.br

ADELSON DE SOUSA Presidente Executivo adelson@itmidia.com.br

COMO RECEBER A REVISTA IT FORUM www.revistafh.com.br/assinar

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR atendimento@itmidia.com.br (11) 3823-6615 (11) 3823-6675

COMO ANUNCIAR comercialsaude@itmidia.com.br | Tel.: (11) 3823.6600 Rio de Janeiro: Sidney Lobato • sidney.lobato@itmidia.com.br (21) 2275-0207 – (21) 8838-2648

TRABALHE CONOSCO rh@itmidia.com.br

VERENA SOUZA Editora Adjunta de Saúde vsouza@itmidia.com.br

IMPRESSÃO Log & Print Gráfica e Logística S.A.

MARIA CAROLINA BURITI Editora de Saúde mburiti@itmidia.com.br

REVISTA SAUDE BUSINESS

A revista Saude Business é uma publicação trimestral dirigida ao setor médico-hospitalar. Sua distribuição é controlada e ocorre em todo o território nacional, além de gratuita e entregue apenas a leitores previamente qualificados. As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação. As pessoas que não constarem no expediente não têm autorização para falar em nome da IT Mídia ou para retirar qualquer tipo de material se não possuírem em seu poder carta em papel timbrado assinada por qualquer pessoa que conste do expediente. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia S.A.

MARCELO VIEIRA Repórter de Saúde marcelo.vieira@itmidia.com.br

FRANCISCO YUKIO PORRINO Editor de Arte e Vídeo fporrino@itmidia.com.br

IT Mídia S/A Praça Prof. José Lannes, 40 • Edifício Berrini 500 • 17º andar 04571-100 • São Paulo • SP Fone: 55 11 3823.6600 | Fax: 55 11 3823.6690 www.itmidia.com.br

lay_Expediente.indd 96

CONSELHO EDITORIAL REVISTA SAUDE BUSINESS Cláudio Giulliano A. da Costa • Diretor comercial para OPME da Bionexo Eduardo Perillo • Vice-coordenador do grupo de pesquisa Regulação Econômica e Estratégias Empresariais da PUC-SP Francisco Balestrin • Presidente do Conselho da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) Gonzalo Vecina Neto • Superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês Gustavo Campana • Diretor executivo de desenvolvimento de negócios do DLE Medicina Laboratorial Mohamad Akl • Presidente da Central Unimed

08/04/14 12:29


eriC OuChi Gerente de Marketing Digital eric.ouchi@itmidia.com.br

André CAvAlli Gerente Executivo de Vendas acavalli@itmidia.com.br

eMAnuelA ArAújO Gerente de Operações earaujo@itmidia.com.br

e EstraPrivados)

brunO CAvini Produtor de Arte e Vídeo bcavini@itmidia.com.br

boratorial

lay_Expediente.indd 97

GAbrielA viCAri Gerente de Marketing Fóruns gvicari@itmidia.com.br

luCiAnA bellini Gerente Comercial de Saúde luciana.bellini@itmidia.com.br (11) 97496-0875

dAniellA iGlesiAs

Gerente de Negócios Saúde daniella.candia@itmidia.com.br (11) 97144-2542

MárCiO liMA Gerente de Relacionamento com Clientes mlima@itmidia.com.br

suellen MArques

Gerente de Negócios Saúde suellen.marques@itmidia.com.br (11) 99639-7527

08/04/14 12:29


InternAcIonAl /// As multipremiadas

Sede Brasil: Recife, PE Escritórios: Alagoas e Bahia Premiações anteriores: GPTW Pernambuco 2011 e 2013; GPTW PME Brasil 2012 e 2013; GPTW 50 Melhores América Latina 2013.

POR MaRcelO VieiRa

Destaque no GPTW Saúde, empresas brasileiras e multinacionais aparecem em outras listas e mostram exemplos de sucesso em múltiplos níveis São 115 listas espalhadas em 49 países de seis continentes, impactando diretamente 12 milhões de colaboradores de aproximadamente 6,2 mil empresas. Os estudos da Great Place to Work consideram companhias de todo o mundo, divididas em listas nacionais, regionais e setoriais – as brasileiras participam de 22 delas. Essa divisão, no entanto, não impede que elas apareçam em mais de uma relação. No caso do ranking de melhores empresas para trabalhar na Saúde brasileira, isso acontece com várias delas. Na lista GPTW Brasil, a mais importante no território brasileiro e que engloba todos os setores, estão 14 companhias da área de saúde: Acripel Farma, AstraZeneca, Boehringer Ingelheim, Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Genzyme, Laboratório Sabin, Hospital Moinhos de Vento, Novartis, Novo Nordisk, Roche Diagnóstica, Roche, Strattner, Unimed Rio e Zambon. Em três delas a láurea ultrapassa os limites locais: Acripel, Sabin e Novartis também são algumas das melhores empresas para se trabalhar em toda a América Latina. O Laboratório Sabin e a Acripel não possuem unidades fora do Brasil e, por enquanto, a expansão internacional não está nos planos destas empresas. Entre as 35 empresas da lista setorial de Saúde, a farmacêutica suíça Novartis é a única mencionada na lista de melhores lugares para se trabalhar em todo o mundo, principal ranking da GPTW.

9

8

lay_Internacional.indd 98

Sede Global: Basileia, Suíça Sede Brasil: São Paulo, SP Escritórios: SP, RJ, PE, PR Premiações anteriores: GPTW 25 Melhores Multinacionais da América Latina 2013; GPTW Multinacionais Globais 2013; GPTW 100 Melhores na União Europeia 2013; entre outras.

Sede Brasil: Brasília, DF Escritórios: DF, GO, BA, MG, AM, TO, PA Premiações anteriores: GPTW Bahia 2013; GPTW Centro-Oeste 2012 e 2013; GPTW 25 Melhores na América Latina (500 ou mais empregados) 2013; GPTW Brasil Grandes Nacionais 2013; entre outras.

/// Abril 2014 • SB

08/04/14 17:36


PARTICIPE DO ESTUDO MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR EM SAÚDE 2014 Nesta edição você conheceu o ranking das empresas de 2013, fruto do estudo realizado pelo GREAT PLACE TO WORK®, em parceria com a IT Mídia. Se sua empresa possui mais de 50 funcionários e for de algum segmento da saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, operadoras, indústria farmacêutica ou empresas do segmento (exceto estética), inscreva-se agora para o ranking das Melhores 2014. Acesse: www.greatplacetowork.com.br

Para mais informações: GPTWSAUDE@ITMIDIA.COM.BR

GPTW_Saude.indd 1

18/03/14 10:28


100 95 75

25 5 0

Untitled-1 1

08/04/14 13:06


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.