Engenharia de Produção - Tópicos e Aplicações

Page 38

38| T ó p i c o s e A p l i c a ç õ e s telefone móvel, o segundo. No primeiro caso, comportamento estratégico de suprir carências (chega quem descobre o problema e encontra uma solução para segundo, a postura estratégica está em antecipar-se às mudanças.

há um primeiro ele). No possíveis

Em ambos os casos, o conceito de diferenciação está bem caracterizado. Assim, conclusivamente, as crises e transformações forçaram as organizações a assumir posturas estratégicas. E as organizações que venceram os desafios que se lhes foram impostos foram exatamente aquelas de perfil diferenciado. Neste contexto, o que fica mais claro é que essas situações históricas que representaram alterações significativas e repentinas rupturas nos equilíbrios internos e externos das organizações conduzem a um processo de evolução natural, qual seja, a passagem de uma postura meramente operacional para um comportamento essencialmente estratégico. Assim, é possível que o processo de mutação compatível com a realidade hoje fique mais bem definido quando se considera os ambientes da Gestão Operacional, Gestão Tática e da Gestão Estratégica. Em certo sentido, estes ambientes organizaram o desenvolvimento da história da qualidade. Esquematicamente, pode-se caracterizar cada ambiente como segue: A visão operacional – Gestão Operacional da Qualidade: 

Eliminação de defeitos.

Eliminação de desperdícios.

Redução de custos.

Rotinas de operação.

Controle de processos produtivos.

Otimização de processos.

Controle da qualidade.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.