Livro de aventuras

Page 1


Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias Campo Bom RS Livro Digital­ 2012


O que é aventura... Temos que apreciar e aprender com a aventura. Ela é divertida e alegre, mas também acaba. Tem muitas e muitas surpresas. A gente conhece vários lugares e pessoas diferentes e aprende na floresta, com ou sem companhia. Uma aventura é alegre, é um aprendizado e muito mais. Uma aventura é viver do conhecimento e aprender. Viva a sua aventura, porque todo mundo tem uma! Luiza Matte da Silva Turma: 32 Professora: Poline Martins


A aventura de dois esquilos Dois esquilos estavam no alto de uma árvore quando viram lá longe uma coisa diferente, muito alta. Ficaram curiosos e resolveram ir até lá ver o que era. Tiveram que andar muito e até atravessar um rio se equilibrando em cima do casco da tartaruga. Quando chegaram, viram que a coisa era muito maior do que eles imaginavam. A coisa era uma roda gigante que ficava num parque de diversões. O parque estava cheio de pessoas e elas quase pisaram nos esquilos. Se eles não fossem rápidos, não teriam conseguido escapar de tantos pés! Correram e conseguiram ir para um lugar seguro. Então, puderam pensar num jeito de subir na roga gigante. Como eram craques em saltos, não tiveram dificuldade em subir nela. Deram, então, muitas voltas até que resolveram voltar para casa. Tiveram que de novo desviar dos pés das pessoas, atravessar o rio no casco da tartaruga e andar muito até chegarem em casa. Quando chegaram, estavam muito cansados, mas felizes. Afinal, fora um dia cheio de aventuras.

Texto coletivo Turma 22 Professora: Véra Lucia Jacobus



A aventura Parecia sonho Mas era realidade Eu estava navegando No mar, de verdade! Avisei meu pai que estávamos chegando Então ele disse: -Xi, o navio está pifando! Tivemos que nadar Até a ilha chegar Mas antes disse um tubarão Minha calça veio devorar. Me diverti muito Nesse tempo! Mas eu estava com frio Lá tinha muito vento. Mas depois Na hora de ir embora Chamamos o socorro E esperamos meia hora! Jayana da Silva Turma:52 Professora : Raquel Josiane Gerardt



As aventuras no parque Era um dia muito lindo e eu e a minha mãe resolvemos ir ao parque com meus irmãos. O nome do meu irmão mais velho é Jonathan, da minha irmã mais nova é Esthefany e eu me chamo Jenifer. Convidei três amigas da escola, a Xaiane, a Maria e a Eduarda, para irem junto ao passeio. Minha mãe precisou fazer duas viagens de carro para nos levar até o parque. Quando chegamos lá, a gente foi brincar na gangorra. Depois fizemos competição de balanço, quem conseguia pular mais alto e, quando vimos, nós quatro nos esborrachamos no chão. Mas foi divertido, porque continuamos a brincar e, quando chegamos em casa, só pensávamos em dormir. Depois que tomamos banho, fomos dormir, nem olhamos tevê.

Jenifer Rodrigues Turma: 42 Professora: Carina da Silva



A viagem aventureira Fui na praia tomar um belo banho com meus amigos do meu tamanho. Fomos de ônibus a roda furou chamamos o mecânico ele arrumou e a viagem continuou. De repente uma serpente enroscou no espelho o espelho quebrou e a festa começou. O dia está muito bom, e mesmo com esses problemas ninguém se machucou. Passamos o dia juntos a viagem não terminou rimos e nos divertimos muito e para casa todo mundo voltou. Chaiane Alexandre Lemes Turma: 51 Professora: Fernanda Rodrigues



UMA AVENTURA NO FUTURO

Uma vez eu e meu amigo cão que se chamava Gustavo fomos a uma super aventura, nós criamos uma máquina do tempo, quando pronta, entramos na máquina e fomos para o futuro. Lá nós fizemos um monte de aventura. Passamos por vários lugares, quando de repente paramos em um lugar onde tudo era grande, só que nós éramos pequenos. Uma hora nós estávamos caminhando, quando uma cigarra nos pegou e, nesse momento, uma pessoa deu uma borrifada de veneno na cigarra e ela estava caindo, caindo, caindo quando a máquina nos puxou, mas Gustavo ficou e caiu junto com a cigarra e morreu. Eu fui parar em uma cidade onde viviam robôs maus, consegui escapar graças a uma bicicleta, mas bati de cara com o robô policial e, quando ele ia me pegar, a máquina do tempo me salvou de novo e eu caí num deserto que era frio e esquisito. Enfim, fiquei com uma roupa de esqui e lá tinha um monstro de neve, que pena que o meu amigo cão Gustavo não estava aqui para me ajudar, o monstro me comeu, mas a máquina me tirou dali e fui salvo. Voltei para casa triste por causa do cão, mas segui a vida.

Guilherme Veiga Turma: 42 Professora: Carina da Silva


Minha aventura Peguei uma faca E matei o leão Foi com uma pegada Ele caiu no chão. Com uma faca A morte foi fatal Não deu nem pra baba E morreu no final. Eu e meu amigo Perdidos na mata Não conseguimos abrigo Nem comida Muito menos bebida. Minha aventura Não posso esquecer Foi minha formatura Eu mandei bem pra valer. Minha história terminou Todo mundo alegre Muita gente lá ficou E até viram um jegue. Eu acabo a história Em forma de rima Ficou muito boa Mas não sou bailarina. William Petry Turma:52 Professora: Raquel Josiane Gerardt


A MINHA MÃE

A minha mãe foi em um cruzeiro em alto mar, o navio era lindo, porém afundou, o capitão foi distribuindo os coletes salva-vidas e a minha mãe logo pulou do cruzeiro, e desmaiou. Quando ela acordou, estava numa ilha deserta e passou duas semanas lá. Passou fome, procurou alimento, mas não achou. Ela viu um helicóptero e ficou gritando “socorro”, mas não ouviram nada. No segundo dia veio o helicóptero de novo, daí eles viram ela e a trouxeram de volta. A viagem durou dois dias e, quando mamãe chegou, nós ficamos muito felizes e comemoramos muito a chegada dela.

Paola Maiara de Brito Turma: 43 Professora: Vanessa Carine Fauth



UMA LOUCA AVENTURA

Saímos de casa às cinco horas da manhã, estava tudo perfeito para viajar para Londres e ver os jogos olímpicos de 2012. A viagem demorou muito, mas valeu a pena, era lindo. Antes de ver os jogos olímpicos, nós fomos num museu, lá tinha muitos ossos de dinossauros, tumbas com múmias e ouro encontrados pelos pesquisadores. Chegou a hora de olhar os participantes dos jogos, de correr, de saltar com vara e muito mais. Depois fomos comprar roupas e acessórios. Voltamos para casa e tudo ficou bem.

Kaue L.L. Graebim Turma: 41 Professora: Maristela Aparecida da Silva



Jonas

em altas aventuras

Era uma vez um menino chamado Jonas. Ele é um menino muito querido e muito esperto, já seu irmão Tiago era mau e chato . Um dia Jonas estava passeando quando achou um barco abandonado, foi chamar seu irmão e juntos foram viajar. No meio da viagem, Jonas avistou uma tempestade, quando amanheceu, os dois perceberam que estavam numa ilha deserta. Se passaram as semanas, cada dia ficavam mais entediados, até que Jonas teve a ideia de fazer uma jangada e Tiago teve a ideia de esperar Jonas terminar a jangada para depois matá-lo . Jonas terminou a jangada e Tiago tentou agarrá-lo, mas Jonas desvirou e começaram a brigar, até que a jangada se quebrou e os dois caíram na água, mas Jonas não desistiu e agarrou seu irmão e foi nadando até a cidade. Quando chegaram em casa, sua mãe e seu pai lhe deram o que comer e o que vestir, e assim Tiago aprendeu a lição, quem é mau sempre se dá mal.

Vitor Leandro Padilha Turma:31 Professora: Aline Wilhelm



A aventura de João

Era uma vez um menino chamado João. Ele estava brincando com seu carrinho quando, de repente, encontrou uma caixa muito linda no quintal, parecia um presente. Curioso, João abriu a caixa. Bum! Apareceu um palhaço bem engraçado e assustou João. -Olá amigo! Quer brincar? Posso te levar para um lugar muito especial para que possa descobrir as aventuras do circo de onde eu venho. João achou muito legal poder sair com aquele palhaço tão gentil. Mas de repente: -João! Acorda, menino, está na hora de ir para a escola! João estava sonhando e ele já estava atrasado para a aula. No caminho, adivinhem! João encontrou uma linda caixa, como aquela do sonho. -E agora? Abro ou não abro?

Texto Coletivo Turma: 21 Professora: Ana Paula da Silva


O QUE VAI ACONTECER?

Um dia eu estava na escola estudando, bem feliz, quando cheguei em casa minha mãe estava lá. Depois de algumas horas, vi que minha mãe não estava mais em casa. Fiquei desesperado e procurei pela casa toda, mas não achei minha mãe. Depois duas meninas foram disfarçadas de mãe, mas eu logo descobri. Então as meninas correram e avisaram o chefe. Depois o chefe, que era do mal, não soltou minha mãe. Então eu resolvi ir lá onde ele estava, descobri o ponto fraco dele e usei contra ele, ele soltou as mães e foi preso.

Douglas Luiz de Moraes Turma: 43 Professora: Vanessa Carine Fauth



Uma aventura na

floresta

Eu e meus amigos Perdidos na floresta Eu irritado com Os mosquitos Na minha testa. Roger assustado Viu um urso estressado O Keinis, com medo, Muito assustado, Começou a correr Como um desesperado Eu e Roger não somos Burros nem nada Seguimos o Keinis E metemos o pé na estrada Achamos um policial Ele disse que era Da guarda florestal Então nos levaram Até a sede central Ele disse que aí Nos levariam embora Só que o avião não pegou E tivemos que esperar Mais uma meia hora. Felipe dos Santos Turma: 52 Professora: Raquel Josiane Gerardt


Jo達o Luis Turma: 62


Uma louca aventura

Saímos de casa às cinco horas da manhã, estava tudo perfeito para nossa trilha. Hugo e João estavam caminhando, quando ouviram um barulho, o chão rachou e João caiu. Hugo falou: -Está tudo bem, João ? - Sim! Hugo resolveu descer até lá. Eles andaram, andaram e fizeram uma descoberta inacreditável. Estavam debaixo da terra. Lá viram muitas coisas legais, viram até ossos de dinossauros. João falou: - Nós podemos levar para algum museu! Hugo não pensou duas vezes. Levaram até seu carro, chegaram ao museu, mostraram ao colecionador. O colecionador ficou emocionado e resolveu colocar em seu museu. Hugo e João se tornaram muito ricos e o museu muito famoso.

Bruno Henrique Antunes Turma : 41 Professora : Maristela Aparecida da Silva



Meu passeio em um zoológico Fui passear em um zoológico, e lá encontrei muitos animais. Mas pena que estavam em jaula, pois queria tanto lhes dar um cartaz. Mas não tem problema, mamãe e papai foram comigo e com meu irmão. Bah! Meu irmão é tão grande que me dá um medão. Ah! Não posso me esquecer de contar pra vocês o macaco saiu da jaula e foi lá brigar comigo por causa da minha banana Mas eu dei a banana e o cartaz também ele foi embora, bateu o portão! E zás! Foi atacar sua banana! Mas a aventura acabou tão cedo que nem deu tempo de comer uma coisinha, pois aquele macaco malcriado tomou minha bananinha. Gyovanna Santos de Avila Turma:51 Professora: Fernanda Rodrigues


MÃE FOI RAPTADA

Meu nome é Daniela, a minha mãe foi raptada e eu não sei para onde ela foi. A mãe da minha amiga Bruna também foi raptada. Nós estávamos desconfiadas que foi uma bruxa, por isso nós vamos nos vestir de mãe para ver se a bruxa vem nos pegar. A bruxa veio nos pegar, nos levou para sua casa e nos trancou numa jaula igual a de animal. Minha mãe estava lá e a mãe da minha amiga também. Nós demos um forte abraço nelas. Tinha um guarda bem feio com rugas na cara toda. Eu pedi à minha mãe que cantasse uma música de ninar, ela cantou e o guarda dormiu. Nós pegamos calmamente a chave da mão dele e abrimos a jaula. A bruxa estava fazendo uma sopa e nós fomos devagar e empurramos a bruxa para dentro do caldeirão e fomos embora.

Maria Eduarda de Amorim Turma: 43 Professora: Vanessa Carine Fauth


O trem fantasma

A Luíza foi ao parque de diversão, queria ir no trem fantasma, ela entrou, mas com medo, e apareceu uma bruxa fazendo: -Ha, ha, ha!!! Depois apareceu uma múmia toda enfaixada, e ficou com medo, muito medo. Então saiu do trem fantasma arrependida de ter ido, e falou: -Ufa! Só foi um sonho! Acho que, quando tiver altura e idade suficientes, não vou andar nesses brinquedos de fantasma. Contou tudo para seus pais, e o pai dela falou: - Isso não passa de um sonho ridículo! Ficou braba: -Vou contar para todo mundo! Todos riam muito mesmo. - Ha, ha, ha, ha, ha! -Ninguém acredita em mim!!!

Ingrid Gabriele Gomes Turma: 32 Professora: Poline Martins



Flicka

Era uma vez uma menina que se chamava bia e morava com seu pais em uma fazenda. Seu pai tinha uma criação de cavalos de raça. Certo dia, ela estava passeando de cavalo pelos campos da fazenda e encontrou um cavalo selvagem e se apaixonou por ele. Só que seu pai não queria saber de cavalos selvagens em sua fazenda. Certo dia, ela foi ao campo procurar o cavalo selvagem sem seu pai saber, e encontrou um puma que a derrubou do cavalo que estava montada. Quando o puma foi para cima, o cavalo selvagem apareceu e espantou o puma. Quando seu pai soube do ocorrido, foi ao campo e trouxe o cavalo selvagem para viver com eles e a menina ficou muito feliz! Passou a chamar sua nova amiga de Flicka, pois na verdade descobriu que era uma égua. As amigas passaram bons momentos juntas!

Camila da Silva Turma: 31 Professora: Aline Wilhelm



UMA

AVENTURA

Saímos de casa às cinco horas da manhã, estava tudo perfeito para uma viagem para São Paulo, mas quando chegou a hora do avião decolar, percebi que tinha esquecido do meu celular em casa. Quando chegamos na casa da minha tia, eu tive uma grande sorte, ela me deu um celular e me perguntou se eu queria ir ao parque de diversão, eu não pensei duas vezes e fui ligeiro para o carro. No parque fui andar de balanço e minha tia não tirava os olhos de mim, mas quando chegou a hora de ir para casa, eu fiquei um pouco triste. Eu jamais vou esquecer desse passeio que foi muito divertido!

Duani Estela Novaes Turma: 41 Professora: Maristela Aparecida da Silva


Viagem ao centro da terra

Era uma vez um menino chamado João. Ele tinha um tio e iam passar um mês de férias juntos. Eles fizeram um acampamento e lá acharam uma mulher. Ela se tornou amiga deles e foram fazer um passeio na floresta até que acharam uma caverna que os levou ao centro da terra. Lá era cheio de ossos de dinossauros e coisas não descobertas e viveram uma grande aventura. Horas depois voltaram para casa são e salvos.

Maria Clara Martins Turma: 32 Professora: Poline Martins



Minha Viagem ao Canadá

Gostei muito de brincar Quando fomos ao Canadá. Minha vida se ilumina Quando estou com minha família. A mamãe se revoltou Quando a água acabou Com os acontecimentos, papai ficou pensando: “Nós economizamos e cuidamos!!!” Mesmo com esses imprevistos Nossa aventura foi linda. Mas aprendemos e voltamos com nossa missão cumprida.

Lucas Galski Turma: 51 Professora: Fernanda Rodrigues


Este livro é uma coletânea de histórias criadas pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, a partir do tema “Aventuras”. Cada turma desenvolveu uma técnica diversificada sob a coordenação da professora para chegar à produção propriamente dita. Posteriormente foram selecionadas algumas histórias para serem publicadas neste livro. Ilustração: Alunos da escola Organização geral: Professora Regina Santos de Moraes Colaboradores: Alunos, monitores do laboratório de informática, professores, coordenação e direção. Período: 1º semestre de 2012




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.