o que é pesquisa

Page 1

PESQUISA – CONCEITOS E DEFINIÇÕES


PESQUISA : 

 

É UMA ATIVIDADE VOLTADA PARA S SOLUÇÃO DE PROBLEMAS TEÓRICOS OU PRÁTICOS COM A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS. PARTE DE UMA DÚVIDA OU PROBLEMA. BUSCA UMA RESPOSTA OU SOLUÇÃO.


UMA PESQUISA PODE SER: 

Original – de caráter inédito; busca estabelecer novas relações de causalidade para fatos e fenômenos conhecidos e apresenta novas conquistas para determinada área de conhecimento. É um trabalho sobre determinado assunto,realizado,em parte, ou no seu todo, pela primeira vez.


A PESQUISA ORIGINAL DEVE PERMITIR : 

A reprodução das experiências para obtenção dos resultados descritos no trabalho. A repetição das observações , possibilitando a formação de opinião sobre as conclusões do autor. A verificação da exatidão das análises, induções e deduções, nas quais estão baseadas as descobertas do autor,usando como fonte as informações dadas no trabalho original.


TIPOS DE PESQUISA: 

Pesquisa pura (ou básica) é aquela que é feita para aumentar o nosso conhecimento sobre algum assunto, sem que se veja na pesquisa uma aplicação imediata. Pesquisa aplicada é a realizada com o objetivo de obter conhecimento que poderá ser usado a curto ou médio prazo.


PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: 

Procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas. Busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto,tema ou problema. É parte da pesquisa aplicada.


PESQUISA DESCRITIVA: 

Observa;registra;analisa e correlaciona fatos ou fenômenos sem manipulá-los; Procura descobrir, com a maior precisão possível, a freqüência com a qual um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e características. Desenvolve-se principalmente nas ciências sociais e humanas. Trabalha,em suas diversas formas, sobre dados ou fatos colhidos da própria realidade.


PESQUISA DESCRITIVA PODE SER: ESTUDO DESCRITIVO - é aquele que ambiciona apenas estimar parâmetros de uma população, nomeadamente proporções, médias, etc. Não necessita de elaboração de hipóteses de estudo pois trata-se apenas de uma "fotografia" da situação. Tais estudos têm a importância fundamental de serem sempre o primeiro passo da investigação. Deles nascem as hipóteses que poderão ser estudadas em estudos mais sofisticados.  PESQUISAS DE OPINIÃO  ESTUDOS DE CASO


PESQUISA EXPERIMENTAL: 

  

Manipula diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo. O objetivo é apresentar quais as causas que produzem determinado fenômeno. Pode ser: De CAMPO De LABORATÓRIO


EIXOS TEMÁTICOS PARA A PESQUISA: PIC

ME1

Apoio à Educação

TI e Socialização do Conhecimento

Tecnologia Assistiva

TI e Saúde

Inclusão Digital

TI e Ética TI e Preservação Cultural


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.