Belleza Total 15

Page 1




Editorial O ano de 2012 foi recheado de novidades e conquistas fundamentais. A revista Belleza Total encerra o ano movido por grandes transformações em sua comunicação. Criamos um novo projeto gráfico, intensificamos a distribuição, estamos reformulando o site da revista, visando uma melhor aproximação e agilidade da informação aos nossos queridos leitores. A rede de farmácias Farmatotal também possui motivos de sobra para comemorar, o ano foi marcado por grandes conquistas. Fomos premiados com o troféu Melhores do Ano 2012/PR, e acabamos de ingressar na ABF – Associação Brasileira em Franchising, responsável por atestar a excelência da marca no mercado de franquias. Como matérias de capa, destacamos: Esquizofrenia e Aborto, temas polêmicos, mas necessários. Levamos a informação sempre de forma imparcial e responsável. Nossa entrevistada desta edição é Fabiana Karla, uma artista completa, deliciosa e extrovertida, fala da sua carreira, projetos e família, enfim, Fabiana Karla “impossível não se apaixonar”. Aproveitamos para desejar um Natal cheio de luz e um ano repleto de paz e muita saúde, esperando estar cada dia mais próximo dos nossos queridos leitores levando a informação séria e responsável que é marca registrada da Belleza Total.

Boa leitura e até a próxima edição!

Cláudio Roberto twitter.com/claudiototal Editor: Revista Belleza Total Diretor: Rede Farmatotal/Mastermais


©Medley 2011. ®Marca Registrada. ANÚNCIO – 23/05/2011.

Na vida é importante ter em quem confiar. Pesquisa IBOPE confirma: Medley. O genérico que os médicos mais confiam e recomendam. Pesquisa realizada entre 18/5 e 9/6/2010, por telefone, com 1.001 médicos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Belém e Brasília.

Serviço de Informações Medley

0800 7298000 www.medley.com.br

Uma empresa do Grupo sanofi-aventis

Medicamento Genérico – Lei 9.787/99.

Para você, só o melhor.


Expediente Revista Belleza Total Ano 3 | nº 15 dezembro/janeiro/fevereiro Editor Cláudio Roberto Gonçalves Jornalista Responsável Ana Maria de Jesus - DRTPR 5316 Redação Ana Maria de Jesus Leidinara Batista - DRTPR 8889 Comercial Kelly Lima Diagramação Ricardo Mota Jurça Capa Foto: Rodrigo Lopes Tiragem 20 mil exemplares Impressão Posigraf Envie sua sugestão ou crítica para o e-mail: redacao@bellezatotal.com.br Acesse: facebook.com/revistabellezatotal twitter.com/revbellezatotal www.bellezatotal.com.br Telefone para contato: (41) 3383-6168 Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião da revista.





BELLEZA

Men’s

Leo Tramontin

Beabá do

terno Homens de terno = fetiche da geral, elegância bem alimentada. Claro, sempre existe o fetiche estranho e a necessidade de um sal de frutas após algumas refeições mal elaboradas. Para não errar na hora de escolher o terno, segue uma listinha bem básica com dicas fundamentais na hora que você, cabrito macho, for comprar a fatiota pra domingueira. Primeira marcha, o paletó. Os ombros não podem estar muito justos e nem folgados demais. Sabe aquela pira Didi? Ela não é nada, nada refinada, muito menos ficar com aparência de imigrante que pegou o terno do primo rico. Se tiver medo de ousar na cor, opte por preto, cinza chumbo e riscar de giz com tonalidades neutras. Os mais fashionistas podem cair de cabeça no universo das cores – estão com tudo! Power Rangers em ação. O número mais comum de botões: três ou dois. Também vale modernizar tudo e usar os que tenham apenas um. Ziper? Nunca! Mas, nunca!!!! AH!, o duplo abotoamento é o meu favorito - tão dono de iate. Agora é hora de colocar os braços para baixo e ver se o paletó ter10

mina a meio palmo do fim do braço. Um truquezinho para saber se está no tamanho certo. Já as mangas precisam estar com o comprimento na altura que une o pulso a mão. Se a barra da calça estiver arrastando no chão, hora de levar para ajuste. Elas devem cair suavemente sobre os sapatos, nada de esfolar a barra nas britas da vida. Quando sentar, você deverá conseguir colocar as mãos nos bolsos, sem que elas fiquem presas nele – a grana precisa circular, mesmo durante uma festa de casamento. Taque fogo nas gravatas divertidas, ao menos que o bafo seja uma festa a fantasia. Valorize as cores básicas e, daí sim, aposte em camisas coloridas, mas sem fazer a linha bicheiro. Sapato preto com bico mais afinado, impecável e as mina pira.

Festerê de final de ano Agora, com todo agito de “adiós 2012”, surgem as perguntitas do naipe: o que usar na festa da empresa? Como vou vestido no fervo da família? O que usar na hora de bater um lero com o leitão no dia 31?

Anote estas dicas: • Nada de gravatas divertidas, elas são para o Carnaval. • A não ser que a festa seja na praia, evite ao máximo usar chinelos. • Cores claras são ótimas, até mesmo uma composição toda branca. • Bermudas? Só se for bem alinhada, esqueça aquela pira de surfista de asfalto.

Dobre as mangas da camisa • Caso use blazer, não esqueça de deixar aberto o último botão. • Nada de camiseta surrada, aquela que você usa em casa. As festas pedem elegância. • Linho? Pode usar, abusar e usar mais uma vez – é a cara de dezembro.

Leo Tramontin Promoter e produtor Colunista da revista Belleza Total contato@leotramontin.com.br


11


BELLEZA G i r l ’ s

Cintia Demori

Cores,Flores e Amores.

Verão e muito mais! BODY Aposte no body! Além de valorizar seu corpo, também é muito feminino, voltou com tudo e faz sucesso no dia a dia. Para o trabalho temos camisa-body e blusinhas-body, na noite – body no modelo frente-única, tomara-que-caia, em renda ou com brilho e textura... de qualquer jeito ele arrasa, e use também nos finais de semana.

SHORTS Pernas de fora no verão! Deixe as calças descansarem e invista nos shorts, que nunca tiveram tantas cores, modelos, recortes e textura como neste ano. Em alfaiataria, tecidos nobres e cores mais sóbrias, ele vai para a balada chique – até mesmo acompanhando um body tomara-que-caia. Fica a dica! Os modelos em sarja e jeans, disponíveis em diversas cores alegram o verão. Para os modelos estampados prefira blusas e regatas básicas e, para os de uma só cor, use a criatividade e capriche no look com blusas, que podem ser estampadas, e acessórios. 12

Rasgados, destonados, manchados... com salto, sapatinhas e rasteiras. Invista!

FLORAL Coloque cor e alegria em seu dia com peças com estampa florais. Blusas, saias, vestidos ou jaquetas... São peças com um ar romântico e privilegia mulheres de todas as idades. Escolha a estampa na cor e modelo mais adequados a você, de acordo com sua preferência. Sugerimos usar uma peça estampada floral em cada look: só a jaqueta, só a saia, só a blusinha... para não parecer exagerado e não marcar tanto.

CAMISETAS ESTAMPADAS Porque sair de camiseta não quer mais dizer que você não está bem arrumada. Os modelos são diversos: mais largas, mais longas, com estampas irreverentes, modernas ou engraçadas - camiseta com um Mickey, por que não? Pode ser a camiseta e um shorts como foi sugerido. Combine

com acessórios como colares, pulseiras, blazers e jaquetas.

FRANJAS Saias, vestidos, jaquetas e bolsas, muitas franjas pra você que curte, viveu a época – quem sabe? Ou vê nas novelas. Sexy e moderna ela incrementa as peças e capricha o visual. Só não leve as franjas para o trabalho. Prefira usar à noite ou no final de semana.

SAPATOS E SANDÁLIAS COLORIDAS Dê preferência para sapatos e sandálias de salto, eles super chamam atenção. Em três ou mais cores contrastantes, os seus pés também podem ficar sexy. Saia do sapato de uma só cor que a maioria normalmente usa no ambiente de trabalho.

Cintia Demori Consultora de imagem Colunista da revista Belleza Total



BELLEZA Summer’s


O verão é sempre muito esperado. A temperatura proporciona mais disposição para curtir a vida, seja frequentando as praias, pois também é período de férias, ou os famosos happy hours ainda com sol, situação proporcionada pelo querido e odiado horário de verão. Durante a estação mais quente do ano as pessoas optam por usar roupas mais leves e curtas, o que expõem muito mais a pele. Esse acesso direto do sol, apesar de ser bastante agradável, se não houver cuidados, pode trazer grandes prejuízos a médio e longo prazo. A atenção com a pele evita o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce e, o que é mais importante, evita o câncer de pele. Mas fique atento, não é somente nas praias que se está sujeito a exposição solar. As pessoas que trabalham ao ar livre recebem diariamente os raios do sol e, para evitar danos à saúde, é preciso redobrar a atenção. Protetor solar e óculos escuros devem fazer parte do dia a dia de todas as pessoas e, caso esteja na praia, inclua também chapéus ou bonés. A aplicação do protetor solar, para quem trabalha em ambiente externo, deve ser reaplicado a cada duas horas. Em ambientes fechados, passe pela manhã e à tarde. Sempre que possível, use camisas com mangas longas, aquelas fininhas e fresquinhas.

de Dermatologista faz o alerta para que a pele fique exposta o menos possível. “É importante utilizar bonés, protetor solar conforme o tom de pele, bem como usar camisas de manga longa e tecidos apropriados para a estação”, recomenda o dermatologista José Roberto Shibue, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo Shibue, cerca de 70% da população não tem o hábito de se

proteger e lembra que, mesmo nos dias nublados ou de mormaço, a incidência dos raios ultravioleta pode causar danos à pele, sendo que rosto, pescoço e tronco ficam de duas a quatro vezes mais expostos do que outras partes do corpo. “Os cuidados com a pele devem ser diários e a melhor forma de prevenção é o uso do protetor solar”, explica o dermatologista. Por Ana Maria de Jesus

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), dos 140 mil novos casos estimados para 2012, pelo menos 22,4 mil estão situados na região Sul. Destes, 7,4 mil devem acometer a população paranaense. Diante dessa realidade, a Sociedade Brasileira 15


BELLEZA W o r k o u t

William Meirelles

Evite exagerar na

atividade

física

A sensação de bem-estar e ‘dever cumprido’ durante e após uma corrida é tão boa que até da vontade de correr mais, não é? Tem dias que a corrida está tão legal que sentimos vontade de dar uma ‘espichada’ no treino longo de 15km, 20km ou dar cinco tiros ao invés de três programados. Afinal, treinando mais você só tem a ganhar, certo? Depende. O treinamento segue princípios básicos que contém vários tipos de treinos e uma alimentação adequada à sua atividade física. Não é necessário chegar ao extremo, muito menos ultrapassá-lo. Pode parecer zelo demais, mas não é. Os excessos levam à queda de rendimento, lesões ou a temida ‘síndrome do supertreinamento’.

Supertreinamento, ou overtrainning, é o resultado do excesso de exercícios e que também leva à queda do rendimento. Alguns pensam que a sua performance caiu por falta de treino e procuram aumentar a carga, o que piora a situação. Os sintomas são: cansaço para atividades diárias, perda de massa muscular, fadiga muscular precoce, falta de minerais e vitaminas, desidratação e perda de apetite. Se você segue uma planilha feita por um professor de educação física, ou as dicas sugeridas por mim aqui na revista Belleza Total, perceberá que não há benefícios se treinar além do que o recomen-

dado e, provavelmente, vai desenvolver alguma lesão como inflamação e fraturas. É preciso obedecer ao volume de treino indicado, sem contar que quando se excede, não haverá a progressão necessária dos exercícios. Correr a mesma distância e intensidade faz com que o organismo adapte-se ao treino. Um corredor que faz quatro treinos na semana com 6 km, 10 km, 12 km e 8 km está mais condicionado que aquele que faz todos os dias 10 km. A dor é um aviso do corpo de que o limite foi ultrapassado e indício de lesão, portanto não treine com dores e, se estiver lesionado, procure um médico. O descanso é essencial para que o corpo reponha o glicogênio muscular, regenere as musculaturas e obtenha as melhorias do treinamento. Respeitando os limites do seu corpo e obedecendo ao que é proposto em sua planilha, com certeza, alcançará o objetivo com a atividade física.

William Meirelles Colunista da revista Belleza Total Professor especialista em treinamento individual e qualidade de vida . 16


17


BELLEZA

BA uc sti un easls

A busca constante da beleza por mulheres e homens faz com que o setor de cosmético esteja sempre em evolução com o intuito de apresentar produtos eficazes para combater o envelhecimento precoce e a preservar o aspecto natural e jovem da pele. O Brasil, além de estar entre os três países que mais consomem cosméticos no mundo, também se destaca na fabricação de cremes que estão entre os melhores, pois são utilizados tecnologias de ponta. Há aproximadamente 10 anos o grupo O Boticário tem pesquisado uma fórmula de tratamento estético que não se limite apenas na melhora externa da pele, mas que fosse além, e que o processo de transformação começasse de dentro para fora e, com esse objetivo, foi criado o Skingen Inteligência Genética. O produto é elaborado após consulta com um dermatologista que faz a coleta da pele para ser analisada através da investigação do RNA, que determina as características das proteínas que são fabricadas pelo corpo conforme as instruções contidas no código genético e só depois o creme é produzido de acordo com a expressão gênica de cada indivíduo. Para desenvolver o tratamento personalizado foi aplicado um avançado conhecimento científico, obtido por meio de estudos dos genes e dos processos biológicos que ocorrem e se modificam a medida que se envelhece. “Nossa inovação está em oferecer um teste de diagnóstico genético, baseado no RNA, que permite ao dermatologista, junto com sua avaliação clínica, prescrever um tratamento individualizado em uma composição manipulada com alta tecnologia patenteada, a exclusiva triplananotecnologia. Além disto, o teste genético permite acompanhar a resposta do paciente e fazer os ajustes na composição e concentração 18

dos ativos para obter a melhor resposta possível ao tratamento”, afirma o diretor executivo da Skingen Inteligência Genética, Israel Feferman. A nova empresa opera por meio de duas divisões – Skingen Lab e Skingen Pharma. A primeira analisa o RNA do paciente e emite um laudo para o dermatologista. Por sua vez, o paciente solicita a manipulação do produto à divisão Skingen Pharma, que utiliza a triplananotecnologia e componentes biomiméticos, que imitam as características da pele, na formulação. A técnica garante que os princípios ativos consigam agir de forma mais eficiente nas camadas ideais da pele. O laudo da expressão gênica é um exame que não existe similar no Brasil ou no mundo, só oferecido pela Skingen. Como todo novo tratamento de ponta, o investimento não é nada barato. O fato de passar por análise em laboratório acaba deixando o valor alto. Mas os resultados mostram que vale a pena. Por Ana Maria de Jesus


BELLEZA

Business

A rede de farmácias Farmatotal tem motivos de sobra para comemorar, o ano foi marcado por grandes conquistas. Fomos premiados com o troféu Melhores do Ano 2012/PR, e acabamos de ingressar na ABF – Associação Brasileira em Franchising, responsável por atestar a excelência da marca no mercado de franquias do Brasil. A Associação Brasileira de Franchising foi fundada em 1987, sem fins lucrativos, tem como objetivo divulgar, defender e instigar o desenvolvimento técnico e institucional, tornando o ramo de Franchising fortalecido e próspero. Os objetivos são ousados, estamos em franca expansão pelo Brasil, presentes em cinco estados, a meta é estabelecer-se como a maior e melhor franquia brasileira no varejo farmacêutico dentro dos próximos cinco anos. Na rede Farmatotal vendemos mais do que medicamentos, aqui encontra-se bem-estar em primeiro lugar, pois não fazemos clientes, conquistamos amigos.

Bem-estar em primeiro lugar 19


BELLEZA

20

Actual


O fim de ano está chegando e junto as preparações das festas de Natal e Ano Novo. A alegria de rever familiares e amigos é, sem dúvida, a maior motivação para que tudo esteja lindo e perfeito. Para ajudar você nessa tarefa, a revista Belleza Total conversou com o designer Gilberto Mendes, da Perverts, que dá dicas de como fazer uma decoração bem bacana gastando pouco. Dê asas à sua imaginação e, com disposição, procure itens ímpares que, com toda certeza, farão a diferença na decoração da sua festa. De acordo com Gilberto é possível comprar produtos natalinos na famosa Rua Vinte e Cinco de Março, em São Paulo, que oferece diversas opções em objetos de decoração que agradam a todos os tipos de gostos e bolsos. Se você está em Curitiba, as lojas da Avenida Sete de Setembro, próximo ao Mercado Municipal, são ótimos lugares para encontrar novidades em artigos natalinos a bons preços. “As visitas nesses locais ajudam na busca de inspiração de produtos que correspondem ao que a pessoa imagina para sua decoração. Outra dica é dar uma cara nova para os objetos decorativos de anos anteriores, fazendo com que assumam novas funções”, aconselha. São tantos os estilos disponíveis que é possível criar uma tendência única. Há elementos clássicos que estão sempre em alta, como os laços e as guirlandas. Para não errar invista nas cores verde, vermelho e dourado que nunca saem de moda. “O colorido também pode estar presente, principalmente, para quebrar o branco das decorações para o Ano Novo, desde que utilizado com bom senso, em harmonia com o restante da decoração”, dá a dica.

Ano Novo

Agora que tudo está pronto é hora de pensar como será a recepção. É essencial que o convidado perceba que o evento foi pensado e preparado com carinho para recebêlo fazendo com que o encontro se torne um momento inesquecível. O Réveillon é festejado nos quatro cantos do mundo. Cada povo comemora o ano que se inicia, segundos seus costumes, pedindo saúde, paz, alegria, sucesso e dinheiro. E para que todos esses desejos sejam realizados, as simpatias fazem parte desse momento. Afinal, quem nunca pulou as sete ondas ou deu os três pulinhos exatamente à meia-noite? Quanto ao quesito roupa, a cor branca é quase que unani-

midade, mesmo que não seja a peça principal. Pode ser um acessório no cabelo, no vestido, uma peça íntima. E há simpatias para todos os gostos. A revista Belleza Total selecionou algumas para que você coloque em prática na virada do ano. Para dar certo, não esqueça, é fundamental acreditar.

Simpatias 12 uvas, 12 desejos

Antes da ceia, cubra 12 uvas com espumante. Elas correspondem aos meses do ano. Para cada uma delas, faça um pedido. Enrole as sementes em uma nota de dinheiro e guarde até o final do ano que se inicia.

Dinheiro no bolso Chupe sete sementes de romã e depois as embrulhe em um papel e guarde em sua carteira. É dinheiro garantido para o ano todo.

Lentilha

A simpatia da lentilha é uma das mais antigas. Acredita-se que o seu consumo na virada do ano garante fartura à mesa.

Carne de porco

Este é o prato mais consumido no Brasil à meia-noite. Como o suíno fuça para frente, acredita-se que consumindo sua carne não haverá dificuldades durante o ano que se inicia. As carnes de aves devem ser evitadas, pois ciscam pra traz, o que pode trazer dificuldades. Por Ana Maria de Jesus

21


BELLEZA

Actual

Adriane Werner

fazer para amenizar uma o que

Mancada

Quem nunca cometeu um ato falho, uma mancada, uma bola fora? Se é quase impossível evitar as gafes, o melhor é pensar em como se safar dessas situações constrangedoras! Parece que a boca é mais rápida que o cérebro: antes que tenhamos tempo de analisar se devemos ou não fazer um comentário, a frase já foi pronunciada. Que atire a primeira pedra quem nunca passou por uma situação assim...

Algumas histórias típicas: - Você encontra uma amiga que não via há muito tempo e dispara: “Você está grávida!” E ela: “Não... engordei mesmo.” - Você comenta: “Esse Fulano é tão ... (metido, bonito, bobo, chato ou qualquer outra característica)” e a pessoa responde: “É meu marido!” - Você pergunta: “Quem fez esta porcaria?” e o outro responde: “Fui eu!” 22

São situações que não tem conserto. Quanto mais você se desculpar, mais as pessoas envolvidas na cena vão ficar constrangidas. Numa situação assim, o melhor a se fazer é não supervalorizar a gafe. É melhor pedir desculpas rapidamente e mudar de assunto o mais rápido possível, tentando imprimir um tom mais positivo à conversa. Ficar justificando só vai piorar as coisas e criar um clima ruim entre todos à volta. Claro que o melhor é pensar antes de falar, mas isso nem sempre é fácil. Na dúvida, não comente. Alguns assuntos são especialmente delicados e, por isso, convém que estejamos mais alertas. São eles: peso, idade, religião, opção sexual e preconceitos em geral. É sempre melhor evitar qualquer risco de mal-estar. Então, é aconselhável mantermos uma distância segura desses temas...

Já os chamados atos falhos são mais difíceis de se evitar. Segundo a Psicologia, o ato falho é uma expressão inconsciente – muitas vezes de um desejo interior. É o que acontece quando queremos (conscientemente) falar uma coisa, mas dizemos outra, às vezes oposta, como num ímpeto. Nessas ocasiões, saem palavrões, expressões obscenas e palavras sem sentido para o contexto. Mas, segundo os psicólogos, nem adianta lutarmos contra esses atos, pois eles sempre irão nos trair, já que são a expressão do inconsciente. Então, o melhor caminho é aprender a rir de si mesmo e levar na brincadeira... Adriane Werner é jornalista e mestre em Administração. Colunista da revista Belleza Total Ministra cursos e palestras sobre Comunicação e Etiqueta Corporativa – Comportamento Profissional. w w w. a d r i a n e w e r n e r. c o m . b r


23


BELLEZA

Actual

Foto: Silvio Aurichio

24


Curitiba é uma das cidades mais visitadas no Brasil no mês de dezembro. Conhecida como a Capital do Natal, a cidade possui uma programação que deixa a todos encantados. Os lugares mais visitados, são a Galeria de Luz, criada pela Companhia Italiana Studio Festi. Formada por arcos com milhares de lâmpadas coloridas, fez sua estreia em 2011 e volta este ano para iluminar o Calçadão da Rua XV de Novembro, a partir do dia 04 de dezembro, com apresentações às terças, quartas e quintas-feiras, até o dia 20 de dezembro com o tema “Sobre Anjos e Luz”. O Coral do Palácio Avenida, o mais tradicional da cidade e um dos mais famosos do Brasil, está com o tema: “Vem sonhar com a gente”. A apresentação vai mostrar os desejos das crianças por um mundo melhor através de cartas escritas para o Papai Noel. O espetáculo começa no dia 30 de novembro, às 20h10. Com a participação de 160 crianças, as apresentações acontecem às sextas-feiras, sábados e domingos, até o dia 16 de dezembro. Na encenação, que une o lúdico e o poético, haverá mescla de canções natalinas e brasileiras com arranjos inéditos. Os figurinos e adereços são inspirados em 14 personagens natalinos como soldadinho de chumbo, fada e anjo.

As crianças e jovens, entre 7 e 14 anos, que se apresentam no Natal do HSBC são selecionados entre a comunidade e as 12 Casas Lares que fazem parte do Programa HSBC Educação.

Curiosidades

• A “Galeria de Luz” é composta por 50 mil lâmpadas. • Do Coral do Palácio Avenida participam 160 crianças.

• Em 2011, cinco mil pessoas fizeram o passeio especial da Linha Turismo, pelos pontos decorados da cidade. • As Feiras Especiais de Natal possuem 88 barracas com os mais variados produtos natalinos; • A Árvore de Cristal de 12 metros é montada com 4 mil garrafas plásticas e iluminada com 6 mil watts de luz; • São mais de 30 árvores de natal gigantes espalhadas nos shoppings e pela cidade; • Decoração de Natal do Castelo do Batel é feita com mais de 240 mil lâmpadas.

Foto: Jaelson Lucas

25


BELLEZA H e a l t h


Preceito religioso, culpa e posição da lei pesam na decisão de interromper a gravidez A decisão de interromper ou não a gravidez não é fácil. Seja por preceitos religiosos, imposição da lei ou pela falta de opinião formada, o fato é que o assunto é bastante polêmico e ainda considerado um tabu entre as famílias brasileiras. Pelo fato de ser considerado crime no Brasil, exceção para os casos de estupro, risco de vida para a mãe ou fetos anencéfalos, as mulheres que não desejam continuar com a gestação procuram uma forma perigosa para a interrupção: as clínicas clandestinas de aborto. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2011, procedimentos mal sucedidos tiraram a vida de uma mulher a cada sete minu-

tos em todo o mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) revela que dia sim, dia não uma mãe perde a vida após tentar o aborto clandestinamente. Entre 2000 e 2004, foram 323 mortes em todo o país. A ginecologista Flávia Fairbanks revela que o principal fator que leva ao aborto provocado é a gravidez indesejada. “Há outros que levam a interrupção, que são chamados de abortos espontâneos, como infecções (endometrite) pólipos uterinos, aderências (sinéquias) ou causas imunológicas que fazem com que o organismo materno entre em conflito com o embrião”, esclarece a profissional.

27


BELLEZA H e a l t h

Diante da dificuldade em realizar o procedimento legalmente, a procura por clínicas clandestinas aumentam de forma assustadora e coloca em risco a vida de muitas mulheres. Segundo peritos da Organização das Nações Unidas (ONU), 200 mil mulheres morrem por ano vítimas dessa prática, que está entre as cinco principais causas de mortes femininas no Brasil. Dados de uma pesquisa realizada pela Fiocruz mostram que só 45% das mulheres tinham o objetivo de engravidar. Na comparação por regiões, no Norte, o percentual cai para 40%, no Sul sobe para 49%, no Centro Oeste é de 44% e no Sudeste, 46%. Segundo o Ministério da Saúde, o país registra 68 mortes de gestantes para cada 100 mil nascidos vivos. Em acordo assumido com a ONU, o Brasil se comprometeu a reduzir esse índice estarrecedor. Até 2015, para cumprir essa meta, os números devem ser reduzidos a 35 mortes para cada 100 mil nascidos vivos. Pesquisa coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, a porcentagem é de que 11% dos óbitos maternos no país estejam ligados a abortos. E que uma em cada quatro mulheres já tenha realizado o procedimento.

Liberação do aborto no Brasil A discussão entre legalizar ou não o aborto ainda é grande e não parece que terá a um desfecho tão cedo. Há inúmeras correntes pró e contra a liberação e, na opinião de Flávia, existe, ainda que longíqua, uma fase nacional de transição para a liberação. 28

De um lado está a Igreja que se posiciona contrária a prática, com o argumento de que após a fecundação a vida já existe e que o ato, portanto, é um assassinato e deve ser considerado crime. Do outro estão as feministas, que são a favor e querem ter a liberdade de prosseguir ou não com a gestação e questionam a pressão que a Igreja faz, já que o Brasil é um país de estado laico. Mas, como podemos observar, esta é uma decisão que será tomada a longo prazo. Em abril de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF), através de votação decidiu, por 8 votos a 2, a descriminação do aborto para fetos anencéfalos, ou seja, crianças que se desenvolvem sem o cérebro. Um dos argumentos utilizados pelos ministros que votaram a favor é que obrigar a manter a gravidez diante do diagnóstico de anencefalia implica em risco à saúde física e psicológica da mãe. A aprovação do STF não obriga a interrupção, mas dá à mulher, caso ela queira, a permissão de interromper a gestação. Para a ginecologista, houve um avanço. “Foi uma grande conquista para as mulheres e para nós, médicos, também. Acho importante dar a opção para a paciente e, sobretudo, respeitar a sua decisão final”, opina a ginecologista. A pergunta que muitos fazem é: caso o aborto seja liberado no Brasil, não haverá um aumento de casos, já que, sendo ilegal, a procura é significante? Flávia acredita que pode acontecer em um primeiro momento, mas quando a população é bem orientada a respeito do assunto, a tendência é que os números recuem em função de um planejamento familiar eficiente.


pistas para esclarecer os motivos e o perfil dessas mulheres. A pesquisa, coordenada por Débora Diniz, antropóloga da Universidade de Brasília (UnB), e por Marilena Corrêa, médica sanitarista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), avaliou mais de 2 mil estudos sobre o assunto no país. Os resultados contrariam o senso comum, segundo o qual se espera uma maior taxa de abortos entre adolescentes, mulheres com pouco estudo, desempregadas, solteiras e não católicas.

Razões O que faz uma mulher optar por interromper uma gravidez mesmo correndo riscos até mesmo de morte? Um estudo recentemente publicado traz uma série de novas

Os números revelam que a maioria das mulheres que abortaram, cerca de 70%, tem entre 20 e 29 anos e possuem união estável. Elas possuem até oito anos de estudo, a maioria trabalha e é católica. Grande parte tem pelo menos um filho – entre 70,8% e 90,5% - e utilizam métodos contraceptivos. A interrupção da gravidez seria uma solução utilizada quando os métodos contraceptivos falharam. A perda do apoio da família, do pai da criança, a carência de iniciativas educacionais e assistenciais do poder público para auxiliar gestantes, aliadas a problemas financeiros associados com a manutenção de uma criança não programada e com a exiguidade de perspectiva futuras são fatores que contribuem para a decisão.

Por Ana Maria de Jesus

29


BELLEZA

C o v e r

Foto: Marleide Moraes


A revista Belleza Total completa quatro anos de circulação e, para comemorar, traz uma matéria mais do que especial com a atriz e comediante Fabiana Karla. Atenciosa é fácil descrevê-la: bem-humorada, inteligente, cativante, meiga e muito talentosa. Cedo se destacou no meio artístico, quando iniciou a carreira na época em que estudava no colégio de freiras Maria Tereza, no Recife. Com facilidade para a comédia, naquela época já ria e fazia rir. “Percebi que era aquilo que eu gostava de fazer quando via que as pessoas sorriam com as minhas atuações e me sentia no compromisso de continuar”. Desde então não parou mais. Participou de festivais amadores em sua cida-

de natal e em 1991 foi premiada como a melhor atriz no Festival Atrevida/Elo. “Quando você sobe no palco, não tem mais volta, a vocação chama”, fala, sobre a profissão que escolheu. Quando questionada se prefere drama ou comédia, ela responde que ambos são difíceis para o artista. “Para chorar precisa viver, sentir, se emocionar e, acima de tudo, exteriorizar essa emoção para que o público se emocione com você. Mas só pode fazer rir quem sabe o tempo certo, o famoso ‘tiro’. Imagine contar uma piada e ninguém rir? É muito constrangedor. É mais difícil fazer rir do que chorar”, opina.

31


Foto: TV Globo/Matheus Cabral

Ligada no 220, ela não recusa os desafios que aparecem pela frente. E não poderia ser diferente quando recebeu a proposta para participar do quadro Dança dos Famosos, no programa Domingão do Faustão. Versátil, mostrou que é possível vencer os obstáculos com empenho e determinação. Talentosa, o resultado não poderia ser diferente: um sucesso! Os planos para o futuro? Fabiana conta que há tanta coisa para fazer que procura pensar sempre no hoje e que o futuro a Deus pertence. “Tenho muitos projetos guardados: meu livro que já está em processo de ilustração, meu filme que ainda faltam rodar duas cenas, mas preciso pensar no hoje que, Graças a Deus, está puxado”, conta.

Personagens

Considerada uma das maiores comediantes do país, Fabiana é uma espécie de Rei Midas, no caso dela, os personagens que interpreta não viram ouro, mas sucesso. Ficou conhecida nacionalmente em 2003, na novela Mulheres Apaixonadas, quando interpretou Célia, empregada de Suzana Vieira que se sentia à vontade para opinar sobre os assuntos dos patrões. Questionada se o segredo do sucesso está no casamento perfeito do talento com o carisma, ela ri e responde: “Essa pergunta é muito difícil. Para eu confirmar tudo isso seria muita falta de modéstia. Mas acredito que sou uma pessoa esforçada e não deixo a desejar quando um diretor me pede algo, mas certamente devo ter carisma sim. Sou muito querida pelos meus fãs. Isso é fato!”.

Foto: TV Globo/João Cotta

Há muitos anos no Zorra Total a comediante, sem dúvida, é uma das peças chaves que contribuem para o sucesso do programa. Com talento acima da média, todos os bordões usados pelos seus personagens, fizeram sucesso. Entre os mais conhecidos estão a Dilmaquinista: “sou maquinista de primeira viagem, mas já estou pegando jeito”; a diarista Lucicreide: “Desenrola, Carretel” e Gislaine, a personal trainer para os novos pobres: “Isso não te pertence mais”. A doutora Lorca, com o bordão: “isso pode, isso não pode”, é a personagem, até o momento, de maior sucesso na televisão. Fugindo do estereótipo de que para ser bela é preciso ser magra, através da personagem, Fabiana mostra que é possível ser feminina e sexy com os quilinhos a mais.

Foto: Marleide Moraes

Para ela o preconceito ainda é grande contra pessoas que são diferentes dos ditos ‘modelos’, seja negro, judeu, alemão e também os gordinhos. “É difícil falar sobre mim, que sou uma mulher gorda e eliminei apenas um dígito. Por ser uma pessoa pública me torno


Foto: TV Globo/Alex Carvalho

aceita e admirada por muitos, mas sei que o preconceito ainda é grande. As pessoas tendem a achar que o gordo é relaxado, que está assim porque quer. E o preconceito aumenta quando a cidade tem praia e as pessoas cultuam o corpo. Mas a luta continua para mudar isso! Viva a diferença, com saúde!”. Fabiana deixa claro que não faz, e nunca fez, apologia à gordura e acha importante controlar o peso, pois o excesso resulta em sérios problemas de saúde, mas acima de tudo é preciso aprender a respeitar as diferenças. Afastada a um bom tempo das novelas, Gabriela é o seu folhetim mais recente na televisão. O convite para viver a fogosa Olga veio do diretor Mauro Mendonça Filho e, antes de aceitar, ela conversou com o seu diretor do Zorra Total, Maurício Sherman, que, gentilmente, a cedeu. “O convite me deixou muito feliz e adorei fazer. Se me derem a oportunidade de fazer outra novela juntamente com o Zorra Total, que eu não largo esse osso de jeito nenhum, ficarei feliz”, revela.

Animada, conta que o ambiente de Gabriela foi uma maravilha, com muito trabalho, mas também muita alegria. “O contato diário vira família, né? Todo mundo tá ali todo dia. Sem contar que a cada capítulo é uma surpresa para todos. No Zorra eu gravo uma ou duas vezes por semana”, conta aos risos.

Por opção das crianças, elas vivem em Recife com os avós. “Acho que o barato é realmente estar feliz independente de fatores externos, como bens materiais, e sim o fato de estar e desfrutar de momentos com a família, com os amigos, ou até mesmo viajar são coisas que me deixam muito feliz”.

A nova oportunidade já apareceu. Fabiana fará a próxima novela das 21h, de Manoel Carlos, que entrará no lugar de Salve Jorge.

Alegria

Fabiana não é dessas pessoas que ficam de mau-humor facilmente, pelo contrário, está sempre de bem com a vida. Mas, como toda pessoa, existem coisas que lhe tiram do sério, como a injustiça, mentira e a falta de respeito. Essas atitudes a deixam uma arara. A receita para a felicidade? Mãe de três filhos, duas meninas e um menino, ela diz que ver os filhos com saúde já é uma imensa alegria.

Tratamento

Em 2011 a atriz passou por um procedimento para eliminar peso. Ao ser perguntada se e em algum momento os quilinhos a mais atrapalharam, ela responde que sim: “Atrapalhou quando eu estava fazendo Decameron e tinha que transitar por andaimes, cantar e correr, o que me fez sentir pesada e arfando muito. Achei que o meu bem-estar não estava garantido e resolvi tomar providências. Fiz um procedimento chamado Técnica Lazzarotto e Souza que consiste em colocar um anel no intestino e amei o resultado. Garanto que hoje estou mais saudável”, conta. Por Ana Maria de Jesus 33


BELLEZA W o r l d

Quem nunca se imaginou em cima de uma moto, numa estrada deserta, com aquela deliciosa sensação de vento no rosto e liberdade? Essas são algumas das muitas fantasias que atraem apaixonados por motos a fazer a famosa Rota 66, nos Estados Unidos. Estradas repletas de curvas, algumas retas intermináveis, desertos, montanhas e o Velho Oeste. Aventura em duas rodas. Mas não numa moto comum, e sim numa Harley-Davidson. Conhecida como a “Mother Road”, a estrada vai de Chicago a Los Angeles, cortando os estados norteamericanos de Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia. Quase quatro mil quilômetros de extensão, mais do que

a distância entre Porto Alegre (RS) e Teresina (PI). Um percurso para ser percorrido sem pressa, levando de 15 a 20 dias em média. Os motociclistas vão avançando na estrada e parando em cidades para pernoitar. Além das belezas naturais do oeste americano, ainda é possível conferir as atrações turísticas presentes nas cidades visitadas, como, por exemplo, o primeiro McDonald’s, em San Bernadino, que hoje funciona como um museu do restaurante. Outras paradas muito apreciadas e esperadas são o Grand Canyon e Las Vegas. Mas é a parada em Calico, que desperta a curiosidade dos viajantes, afinal quem nunca teve vontade de conhecer uma cidade fantasma? Calico é uma antiga cidade mineradora do Velho Oeste, que surgiu em 1881, durante

a gigantesca corrida da prata na Califórnia. No final do século XIX, quando a prata passou a não ser mais valorizada, a cidade perdeu a sua população. Algumas décadas depois a cidade foi comprada por um fazendeiro que restaurou as primeiras construções, dando-lhe o ar de Velho Oeste, tão apreciado pelos aventureiros. Para se jogar nessa aventura, o viajante desembolsa em média U$ 6 mil. Já para o seu acompanhante custa um pouco mais barato, em torno de U$ 2 mil. No valor, geralmente já estão inclusos hospedagem em hotéis, aluguel da moto e o combustível. O turista sai do Brasil direto para a cidade, onde terá início o passeio. O trajeto é apenas de ida. Os mais aventureiros podem realizar o percurso individualmente. Mas,


para quem prefere companhia, algumas agências trabalham com grupos e ao final disponibilizam um álbum em formato de revista com todas as fotos de sua aventura e também um DVD. A moto é escolhida na hora de iniciar o passeio. “O piloto escolhe a moto no dia de retirada e a entrega é feita no último dia do roteiro. Trocar de moto pode ficar caro e não vale a pena. Ela só é trocada caso ocorra algum problema técnico no percurso”, explica o consultor de viagens Erik Cabral, que há anos se dedica ao turismo de luxo e conta que esse é um dos passeios mais vendidos. Outro detalhe importante é que a idade mínima do piloto é de 21 anos e é necessário ter uma carteira de habilitação internacional para moto, emitida pelo DETRAN.

Rota 66 – A história No verão de 1926, nascia a famosa estrada norte-americana, que tinha o objetivo de interligar o país e trazer progresso para a região oeste. Foi uma das primeiras dos Estados Unidos totalmente pavimentadas. A Rota 66, além de servir para escoar a produção rural do interior do país, serviu também como caminho para milhares de pessoas que escapavam de lugares inóspitos e frios do norte do país e queriam tentar uma vida melhor na Califórnia. O sinônimo mundial de Liberdade só veio trinta anos depois. Nas décadas de 50 e 60, dirigir sem destino por ela era bem mais do que um passatempo turístico: significava rejeitar o ambiente conservador da costa leste para se aventurar na ensolarada e liberal Califórnia.

A Route 66 (nome em inglês) representava uma mobilidade sem precedentes, que tornava livre qualquer pessoa que soubesse pilotar uma moto. A ironia é que o mesmo ideal de mobilidade incentivou a decadência da rota. Por volta de 1970, quase todos os segmentos da via original receberam desvios para uma moderna rodovia de quatro pistas. Mas ainda existem muitos locais preservados, graças às associações históricas de cada estado, e a via original ainda é a preferida pela maioria dos veículos de duas e quatro rodas que fazem esse trajeto. A Rota 66 foi e continua sendo um marco na História. Simboliza um período importante do desenvolvimento da maior nação do mundo. Por Leidinara Batista 35


BELLEZA

Actual



BELLEZA

Actual

Opção rápida, e perigosa, para eliminar peso O índice de sobrepeso na população mundial aumenta a cada ano e se torna uma séria preocupação para os setores de saúde, pois quanto mais elevado é o índice de gordura no sangue, maiores são as chances de contrair doenças. O aumento do peso acontece pela combinação perigosa entre sedentarismo, hábitos alimentares errôneos, fator genético, psicológico e, em alguns casos, alterações hormonais. Estudo divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) revela os números referentes ao período entre 2006 a 2011. A proporção de pessoas com sobrepeso no país passou de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011, enquanto o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8% no mesmo período, segundo a pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). O crescimento aconteceu tanto no sexo masculino quanto no feminino: em 2006, o percentual era de 47,2% entre eles, e 38,5% entre elas. Em 2011, os números apresentados foram de 52,6% e 44,7%, respectivamente. A análise mostra que o problema entre os brasileiros também está ligado a fatores da idade. O envelhecimento, segundo o MS, tem forte influência nos indicativos -, sobretudo femininos. Para combater a obesidade, muitos recorrem a tratamentos medicamentosos, mas é preciso ficar alerta com o uso indiscriminado de remédios para emagrecer. De acordo com a médica ortomolecular Lila Valente, da Clinic Med, o correto, se for utilizar este procedimento, que ocorra somente após seis meses de reeducação alimentar aliado a exercícios físicos e sem sucesso em obesos de grau I. Após a verificação da negativa da perda de peso, admitir a introdução de anorexígenos no tratamento. 38


A preferência pelos medicamentos, para aqueles que querem eliminar peso, deve-se ao rápido resultado obtido. Mas, como todo remédio, é preciso ouvir a opinião de profissionais da saúde. Lia aponta os prós e os contras. “A favor está o grande incentivo para perpetuação de novos hábitos alimentares e contra está, infelizmente, que a maioria limita-se ao uso dos medicamentos sem mudanças no estilo de vida e, por este motivo, ocorre o tão indesejado efeito sanfona”, alerta. O tratamento só deve acontecer em adultos, nunca em crianças e adolescentes. É sempre bom lembrar de que a forma mais saudável para combater os quilos extras é a reeducação alimentar aliada aos exercícios físicos diários. Até dezembro de 2011 era permitido no Brasil o uso de medicamentos à base de anfetaminas, muito utilizado pela eficiência do resultado final: a eliminação rápida de peso. Mas, devido ao uso indiscriminado, que, se consumido por muito tempo, causa dependência e por este motivo, a Anvisa proibiu a sua utilização no Brasil. A sibutramina ainda é permitida, mas possui controle rigoroso pelo órgão de saúde . A decisão de incorporar a droga farmacêutica no tratamento deve ser tomada entre médico e paciente levando sempre em conta o grau de obesidade. “No caso da sibutramina não ocorre dependência química, mas o uso contínuo diminui a resposta da perda de peso. O que mantém o bom resultado são as mudanças nos hábitos alimentares, que devem ser para a vida toda”, alerta a profissional.

Cuidados Segundo Lila, a sibutramina é o medicamento mais eficaz no mercado atualmente. Possui dois mecanismos de ação, aumenta o metabolismo basal, por deixar a adrenalina mais tempo na circulação. E, por este motivo, é preciso evitá-lo em pacientes cardiopatas. Também melhora a ansiedade ao manter por um maior tempo os níveis de serotonina, o neurotransmissor da felicidade, o que reduz, principalmente, o desejo por carboidratos. Ao ser questionada se é verídico que, ao parar com a medicação, o ganho de peso é automático, Lila responde: “Enquanto a mudança no estilo de vida estiver presente, o bom resultado perpetuará. O remédio serve como coadjuvante no tratamento da obesidade, o protagonista é o estilo de vida que se leva”.

Prós e contras

Antes de se decidir pelo medicamentoso leve em conta os prós e os contras e fique atento aos possíveis efeitos colaterais. Os mais comuns são: xerostomia – ressecamento da boca – constipação, agitação e insônia – que muitas vezes estão relacionados ao erro do horário em que o remédio está sendo consumido. “Entre os sintomas também está a taquicardia, principal causa que leva a suspender o uso da medicação”.

Por Ana Maria de Jesus

39


BELLEZA

Actual

Comeรงou a

namorar?

Nรฃo esqueรงa os amigos 40


Todo início de namoro é uma delícia. Não é? As descobertas das qualidades da cara metade são surpresas agradáveis que nos tomam um grande tempo. A vontade é de estar sempre junto a pessoa amada o dia todo, todos os dias. Mas cuidado para que o grude no relacionamento não afaste os amigos.

amizade é um processo de grande investimento, às vezes de anos a fio, por isso nunca deverão ser um impecilho no relacionamento”, explica Margareth. Por Ana Maria de Jesus

A fase inicial do namoro deve ser aproveitada, mas é preciso ter consciência de que os amigos precisam continuar a fazer parte de sua vida e, portanto, ser cultivados. Para Margareth Signorelli, coach em relacionamento, é imprescindível que fique claro, desde o começo do namoro, que cada um possui uma vida à parte do relacionamento, e que os amigos fazem parte. Dividir o tempo pode ser mais fácil do que se possa imaginar, claro que sempre à base de uma boa conversa. Margareth lembra que, por parte dos amigos, eles precisam entender e dar força, pois sabem como é importante um relacionamento. Quanto ao parceiro, a partir do momento que você mostra como os seus amigos são importantes, e que ele sinta segurança em relação aos seus sentimentos, estará tudo certo. Com um bom diálogo se estabelece a confiança mútua e o respeito pela individualidade do outro. A estudante Paola Werner namora há quatro anos com Eduardo Bruning e prova que é possível manter, saudavelmente, namoro e amizades. Ela conta que, como em qualquer relacionamento, o início tomou um tempo maior de sua vida, mas sempre reservou tempo para os amigos. Quando há um encontro entre a galera, às vezes, surge o ciúmes do namorado. “É natural, eu também fico com ciúmes quando ele sai somente com a turma dele, mas nunca brigamos por causa disso”, relata Paola. Os amigos também reclamam sua presença, mas entendem que é preciso dividir o tempo e as relações. “Hoje as saídas em grupo diminuíram, pois com o início da universidade - cada um optou por cursos diferentes - ficou mais difícil os encontros. Mas, ao menos, uma vez por mês nos encontramos”, conta. Para a estudante é importante manter os amigos. De acordo com a coach, as saidinhas para happy hours e baladinhas com os amigos são uma delícia, mas se não estiver estabelecido ainda uma relação verdadeira em que os dois se sintam seguros isso será um problema. “É preciso priorizar os momentos que vocês tem juntos para conversar e só aí, realizar acordos. Construir uma 41


BELLEZA M o n e y


O final do ano está próximo e o tão esperado décimo terceiro salário também. Junto chega o Natal, o Ano Novo e, quando menos se percebe, 2013 com os inúmeros compromissos financeiros a serem honrados. Alguns novos, outros antigos, que persistem em lembrá-lo dos erros do ano anterior. Para ajudar você a começar o novo ano com o orçamento no azul, a revista Belleza Total traz dicas importantes de Gustavo Rodrigues de Oliveira, coordenador geral dos Programas de Pós Graduação, Extensão e MBA do Grupo Educacional IPEC-FAPPES. O pequeno guia de aconselhamento ajuda você a iniciar o ano com tudo, inclusive com o dinheiro no bolso. Pagamentos: Se puder, opte por pagar o maior número de contas de forma urgente e imediata. Evite o crédito rotativo ou parcelamentos com juros. Se você está com uma dívida complicada, elimine ao máximo os gastos extras e se esforce para quitar de forma antecipada o que puder. Cartões de Créditos: Evite. Se você deve muito, negocie ou renegocie a dívida. Em seguida, peça o cancelamento do cartão até que seu quadro financeiro volte a ser estável. Você terá duas vantagens neste procedimento: não pagará anuidades e taxas extras, além de afastar de vez a tentação de comprar no crédito. Dívidas: Pague as mais altas e as que possuem taxas de juros maiores, incluindo as do cheque especial. Proponha um valor que você possa dispor para liquidar a dívida. Se for pagar a vista, peça um bom desconto, ou faça em parcelas que você consiga pagar.

Controle seu Dinheiro

• Poupe sempre. Separe uma quantia do seu ganho mensal e não conte com esta reserva. • Economize com despesas extras como baladas, restaurantes, transporte, estacionamento, cinema, sobremesas, excesso de compras em shoppings e centros comerciais. Porque, sem controlar, o dinheiro vai faltar. • Evite excessos. Compre apenas sapatos, roupas, bolsas e acessórios que realmente irá utilizar. Antes de comprar, reavalie seu armário, veja o que tem e que não usa e reflita: Tudo o que está sendo dispensado agora, já foi adquirido antes por impulso? • Tenha um objetivo, um sonho. Priorize o que quer e faça disso uma meta clara. Não abra mão de seus sonhos e nem gaste de forma desnecessária. A vitória tem o preço da economia e de seu sacrifício.

Disciplina:

a) Faça um controle financeiro pessoal. Coloque em uma planilha os seus principais gastos fixos e variáveis. Procure polpar e com a ‘sobra’ pague as contas. b) No Natal, antes de ir às compras, faça uma lista com todos que serão presenteados e defina o valor que pretende gastar. Se puder, espere para presentear, pois logo depois das festas de final de ano, o valor dos presentes reduzem.

pagar com cheque, peça desconto porque, no débito em conta, o lojista tem um custo de até 5%, que pode se converter em desconto no valor final da compra. d) Viaje sempre em baixas temporadas. Faça programas familiares mais saudáveis e menos onerosos. Aproveite os descontos e promoções. e) Impostos, pague sempre a vista. Parcele em último caso, pois deixar de pagá-los traz consequências danosas como a concessão de novos créditos ou cobrança judicial. f ) Se trabalhar como autônomo, gaste somente na condição de indispensáveis, porque não se sabe quando receberá ou terá um novo serviço a ser prestado. g) A última dica é a mais ouvida neste caso de equilíbrio financeiro: evite contrair dívidas desnecessárias e, sempre que possível, pague a vista. Evite juros de cheque especial, cartão de crédito e financiamentos a longo prazo. Faça uma pequena reserva e aplique o dinheiro em rendimento que possa lhe render um futuro mais tranquilo. Resista à tentação de promoções que forneça os cartões como concessão de crédito e evite fazer novos cartões (de lojas ou de outras bandeiras), usando-os como alternativa para que um resolva o problema do outro. Quanto mais cartões você fizer, mais dívidas terá.

Por Ana Maria de Jesus

c) Para as compras que não pretende adiar, use estratégias. Se 43


BELLEZA H e a l t h

Provocada por alterações no funcionamento cerebral, a esquizofrenia provoca, principalmente, o distanciamento da realidade. A palavra foi utilizada pela primeira vez em 1908, por Eugen Bleuer, para explicar o conjunto de sintomas que o indivíduo apresentava. Mesmo diante de estudos aprofundados sobre o tema, a doença ainda é pouco conhecida pela população. Esconder o paciente por vergonha, mesmo com o intuito de protegê-lo contra o preconceito, que ainda é forte na sociedade, não é o caminho. Os especialistas entrevistados pela revista Belleza Total são unânimes ao afirmarem que a atitude mais acertada é buscar o tratamento precoce. O diagnóstico não é detectado por exames laboratoriais, mas de forma clínica por psicólogos ou psiquiatras experientes, profissionais aptos a detectarem e analisarem os sinais e os sintomas característicos da doença, baseado no Manual de Diagnóstico dos 44

Transtornos Mentais, DSM-IV, desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria. Segundo o manual, a patologia é classificada como psicose, pois ocorre a manifestação relevante de sintomas psicóticos. A crença de que o problema está mais presente em homens do que em mulheres não é verdadeira. A incidência é a mesma em ambos os sexos, o que difere são os momentos em que se manifesta. No sexo masculino, a faixa etária ocorre entre os 10 e 25 anos, já entre o feminino, entre os 25 e 35 anos. Também não é correto afirmar, alerta a psicóloga Ana Beatriz, que a timidez tenha influência direta para desencadear a patologia, caso contrário, todo tímido seria esquizofrênico e essa não é a realidade. “A doença não se caracteriza apenas por um sintoma isolado, mas por um conjunto que persiste por mais de um mês, sendo o principal deles a perda de contato com a realidade”, explica.



BELLEZA H e a l t h

festam-se de forma explosiva e instantânea, em questão de poucas semanas ou mesmo de dias. As alucinações podem se manifestar de diferentes formas: as visuais, quando há percepção da imagem, de objetos, pessoa ou situação como se realmente estivesse presente ou acontecendo. As auditivas, através da percepção de sons e/ou vozes, que podem ser de comando. Também há as do tipo olfativas, em que se sente odores sem a presença do estímulo, bem como as gustativas e as táteis. Alguns pacientes apresentam dificuldades no desempenho de atividades da vida diária, como preparar refeições, fazer a higiene pessoal e praticam ações que não seriam comuns, como proferir palavrões e masturbar-se em público. Esses comportamentos se manifestam sem motivação aparente. De acordo com Robson, os delírios são alterações patológicas da função psíquica de pensamentos, levando o paciente a crenças errôneas da realidade externa, mesmo que as pessoas ao seu redor digam que tal ação não é verdadeira.

Sabe-se que a hereditariedade é um fator importante, mas não há comprovações de que seja determinante. O estudo mais aceito é a de um multideterminismo causal, ou seja, onde vários fatores contribuem para o aparecimento da patologia, assim como a concepção que envolva a integração de fatores biológicos, psicossociais e ambientais tende a ser mais aceitas. Robson Marcel Leite, psicólogo e professor de Psicopatologia, na Anhanguera Unipan de Cascavel, Paraná, alerta que existem estudos que apontam que uma pessoa tem maior probabilidade de ter a doença quando outros membros da família a possuem. “Existem outras hipóteses para o surgimento como a da teoria do fluxo sanguíneo e a neurobiológicas, ambas contribuem para a compreensão do funcionamento cerebral de pacientes. Desta forma, o paciente, dentro de uma concepção multicausal, amplifica a capacidade de compreensão da doença”, explica Robson.

Sintomas

Os sintomas não são fáceis de serem identificados, aparecem de forma insidiosa e gradual, o que faz com que nem o paciente e nem as pessoas próximas percebam que algo está errado. A percepção só acontece quando os comportamentos abertamente desviantes se manifestam. O período entre a normalidade e a doença deflagrada pode levar meses. Já em alguns casos, mani46

O número de crises, ou surtos, como também são chamados, não podem ser previstos, já que oscila de paciente para paciente. Alexandre Karam J. Mousfi, psiquiatra e professor da Faculdade Evangélica, alerta que existem inúmeras possibilidades para o curso da doença, podendo o paciente apresentar vários surtos psicóticos durante a vida, com intervalos leves ou sem sintomas. As manifestações dependem muito de como a doença se apresenta, mas sabe-se que tratada precocemente a possibilidade de ocorrência de novos episódios são menores. Pessoas que tiveram tratamento inadequado e de início tardio podem desenvolver a cronificação dos sintomas comprometidos pela repetição dos episódios da fase ativa da doença.

Tratamento Ainda sem cura, a patologia é controlada através de tratamentos medicamentosos antipsicóticos, que agem no cérebro e ajudam a reduzir a manifestação dos sintomas, o que permite aos pacientes viverem em sociedade. Em casos mais graves, os déficits de inteligência e memória podem dificultar o funcionamento nos estudos e no trabalho. Aliado aos remédios é positivo fazer psicoterapia e terapia ocupacional que podem ajudar


o paciente e os familiares a lidarem melhor com as dificuldades e perdas que a doença impõe. A internação tem gerado muita discussão. A lei 10.216/2001 modificou o modo de tratamento das doenças mentais e deixou de priorizar o modelo hospitalocêntrico, onde os hospitais psiquiátricos eram os principais destinos, e passou a priorizar a reinserção social do paciente ficando o internamento somente quando é absolutamente necessário. Estudos apontam que a convivência familiar contribui para o tratamento, principalmente, pelo processo de humanização, resgate a dignidade humana do paciente, privilegiando sempre a sua reinserção na sociedade. Na opinião do psicólogo Alexandre Karam, os tratamentos em sanatórios, em regime integral, devem ser indicados quando o paciente apresenta risco para si, para terceiros ou para aqueles que não aceitam o tratamento medicamentoso.

Sintomas positivos e negativos

tadas’ às funções psíquico-orgânicas da pessoa”, resume. As alucinações mais comuns são as auditivas. O paciente ouve vozes depreciativas que humilham, xingam, ordenam atos que eles reprovam, ameaçam, conversam entre si falando mal do próprio paciente. Os delírios – comuns na patologia - são as ideias falsas que os pacientes têm de que estão sendo perseguidos, que querem matá-lo ou lhe fazer mal. Também há os considerados bizarros, como acreditar que está sendo controlado por extraterrestres que enviam ondas de rádio para o seu cérebro. Nos delírios de identidade, acreditam ser outra pessoa e, segundo a psicóloga, é a marca típica do doente mental, normalmente acreditam ser Napoleão.

CAPs –Centros de Atenção Psicossocial Dentro do novo modelo, intitulado de reforma psiquiátrica, o atendimento é realizado e descentralizado, tendo os Centros de Atenção Psicossocial – CAPs, a porta de en-

trada para o tratamento de pacientes com transtornos mentais. As instituições são destinadas a acolher as pessoas, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. “Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto. Os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica”, relata Beatriz Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário. Estes serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico. Por Ana Maria de Jesus

A psicóloga Ana Beatriz explica que há dois tipos de sintomas: os positivos e os negativos. Os positivos são aqueles que não deveriam estar presentes, como as alucinações. E os negativos deveriam estar presentes, mas estão ausentes, como o estado de ânimo, a capacidade de planejamento e execução, por exemplo. Os sintomas positivos, apesar do nome, não são bons sinais e nem os negativos ruins. “Os sintomas positivos estão presentes com maior visibilidade na fase aguda da doença e são as perturbações mentais ‘muito fora’ do normal, como que ‘acrescen47


BELLEZA H e a l t h

Depressão não rima com Criança O assunto merece atenção especial

48


Sempre que pensamos em criança logo vem a nossa mente, alegria, risada, diversão, brincadeiras e tudo que é gostoso e nos faz feliz. O pensamento positivo e agradável pode ocultar uma realidade que, nos últimos anos, vem crescendo e assustando pais e educadores: o aumento no número de casos de depressão infantil.

Devido a gravidade, pais e professores devem ficar atentos às mudanças de humor e atitudes, tais como:

As mudanças culturais e sociais da população têm fator determinante para o crescimento dessa doença entre os mais jovens. Segundo a médica e psicanalista Soraya Hissa de Carvalho, as crianças de hoje sofrem mais pressões do que as das gerações anteriores. Prova disso é que a doença aflige cerca de uma em cada 20 crianças abaixo dos dez anos de idade, sendo cinco vezes mais comum em meninos do que em meninas. Em idade escolar, atinge uma média de 2% a 4%, subindo na adolescência para 5% a 8% da população. “As crianças de hoje lidam com muito mais frequência com a ausência dos pais, que passam a maior parte do dia trabalhando e com as separações - que muitas vezes vêm acompanhadas de agressões verbais ou físicas na frente dos filhos. Além das inúmeras atividades que devem cumprir. Isso tudo influencia na qualidade de vida", afirma.

- Alterações de apetite ou no padrão de sono: não ganha peso, começa a apresentar pesadelos ou episódios de terror noturno.

Diagnóstico

A depressão infantil é uma patologia e de difícil diagnóstico, devido à confusão que se faz a respeito dos sintomas. “Muitos pais e professores confundem os sinais da doença com birra, má educação e pirraça. Todos que convivem com jovens devem ficar atentos, uma vez que a depressão pode afetar a vida adulta da criança. Em alguns casos, tem como resultado a incidência de violência doméstica, abuso de drogas e, até mesmo, suicídio”, afirma Soraya.

- Mudanças súbitas de comportamento: agressividade, irritação ou agitação excessiva. Desinteresse pelos amigos, colegas, família ou escola.

- Baixa autoestima: além de repetir “todo mundo me odeia”, “preferia nem ter nascido” e similares, a criança também pode se mostrar excessivamente destemida, procurando sempre brincadeiras que representem risco para o seu bem-estar. - Dificuldade de concentração: diminui o ritmo de aprendizado, não consegue levar uma tarefa até o fim, perde interesses com objetos que antes lhe eram muito queridos.

Tratamento

A observação para o diagnóstico da doença é fundamental. Segundo a psicanalista, os pais devem buscar orientação de um especialista para perceber e entender a depressão. “Além do encaminhamento ao tratamento médico adequado é preciso buscar alternativas para a criança extravasar suas emoções; através da prática de esportes e atividades lúdicas, como pintura, jogos, trabalhos de grupo, teatro, entre outros”, orienta Soraya.

49





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.