Cartilha de Apoio ao Jovem Artista - CAJA

Page 1

Orientações básicas para a formatação de projetos culturais


CRÉDITOS José Paulo Viçosi Secretário de Estado da Cultura

Erlon José Paschoal Subsecretário de Estado da Cultura

Joelma Consuelo Fonseca e Silva Subsecretária de Estado de Patrimônio Cultural

Idalberto Luis Moro Presidente do Instituto de Ação Social e Cultural SINCADES – Instituto Sincades

Carlos Antônio Marianelli Vice-Presidente Instituto de Ação Social e Cultural SINCADES – Instituto Sincades

Dorval Assis Uliana Gerente Executivo – Instituto SINCADES

Marcelo Braga Maia Coordenador da Plataforma Digital/PRCJ

Roberto Alves Santos Coordenador Administrativo-Financeiro/PRCJ

Vânia Tardin de Castro Coordenadora da Plataforma de Projetos/PRCJ

Equipe Técnica PRCJ Fernanda de Castro Barbosa Filipe Alves Borba Gustavo Rocha Pereira de Souza Ivo Godoy Kênia Lyra Maira Rocha Moreira Paulo Gois Bastos


Olá Jovem,

sumário

Sabe aquelas ideias legais que de repente a gente tem? Pois é, chegou o momento de colocar suas propostas no papel. Nós, do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ), acreditamos no seu potencial criativo e empreendedor. Por isso, desenvolvemos diversas ações de incentivo à produção artístico-cultural feita por jovens como você.

Introdução.........................................................................................................................................6 O que você precisa saber.............................................................................................................7 Escrevendo o projeto....................................................................................................................8

Entre as ações propostas está o apoio técnico e financeiro a iniciativas de jovens artistas e produtores culturais. Para que você tenha acesso a essa oportunidade, é preciso deixar clara aquela sua ideia legal: qual a importância dela? Qual o tempo necessário para isso acontecer? Que recursos precisará para colocar em prática aquilo que você pensou?

Quais são as partes de um projeto?........................................................................................9 Título..............................................................................................................................................9 Resumo.........................................................................................................................................9

Esta cartilha é uma espécie de roteiro que você pode seguir para transformar suas ideias em projetos. Assim, as pessoas que avaliarem a sua proposta poderão visualizar melhor aquilo que está sendo pensado. Inicialmente pode parecer difícil, mas com o tempo você vai pegando o jeito da coisa. Com as informações desta cartilha, queremos viabilizar, cada vez mais, o acesso às ações de fomento do PRCJ. É também uma forma de incentivo do protagonismo e da criatividade de jovens que, assim como você, possuem propostas interessantes e têm muita vontade de fazê-las acontecer.

Relevância/Justificativa...........................................................................................................9 Objetivos......................................................................................................................................9 Público-Alvo/Abrangência.................................................................................................. 10 Cronograma de atividades.................................................................................................. 10 Previsão de Aplicação de recursos financeiros/Orçamento.................................... 11

As sugestões contidas aqui, além de ajudarem a formatar a solicitação de incentivos do PRCJ, também podem ser aproveitadas na elaboração de propostas junto a outros agentes de fomento e incentivo à produção artístico-cultural. Confira outras sugestões de agências financiadoras no final dessa cartilha.

O sucesso do projeto.................................................................................................................. 12

E agora, mãos à obra! Ou melhor, ideias no papel!

Saiba mais....................................................................................................................................... 13

Resultados esperados........................................................................................................... 12

Alguns itens cobrados em outros editais.......................................................................... 14 Atenção............................................................................................................................................ 15

4

5


introdução

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

O Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ) acredita que todo ser humano é um ser cultural. Que é a partir de experiências e vivências culturais diversificadas – do que vemos, lemos, pensamos, trocamos - que ampliamos nosso repertório de interpretação do mundo e que podemos nos (re)posicionar na vida, sempre.

Antes de você começar a escrever o projeto é importante ler atentamente o edital. Ok! Editais são chatos! Muitas informações, letras miúdas, termos técnicos e jurídicos... Dá preguiça só de olhar... E aí a gente se pergunta: “Por que não vão direto ao assunto?”.

Muito mais do que profissionalizar jovens nas áreas de arte e cultura, o PRCJ quer contribuir para tornar o mundo mais humano e belo, para o exercício constante de (re) invenção da realidade, para aguçar a criatividade dessa nova geração, formando cidadãos mais aptos a buscar soluções, saídas e respostas críticas para os desafios da vida.

Mas, é importante saber que os editais existem para tornar público atos e fatos, ou seja, permitem que todos (interessados ou não) saibam dos acontecimentos. E, apesar de alguns possuírem textos longos e cansativos, eles deixam as regras do jogo claras para todos os que desejam participar.

Os editais do Programa Rede Cultura Jovem são diferenciados na medida em que focam um segmento específico da população – os jovens - que normalmente tem dificuldades em participar de outros editais da área de cultura concorrendo com artistas consagrados, com mais experiência na formatação e execução de um projeto.

Hoje a via mais democrática de participação em várias ações de incentivo à arte e cultura são os editais. Porém, muitos não sabem da sua existência ou não se dispõem a ler e acabam perdendo várias chances de participar de algo bacana ou de colocar suas ideias em prática.

Outro diferencial é a amplitude dos editais que contempla todas as linguagens artísticas – do funk à música clássica, do break ao ballet, da escultura ao grafite, da cultura digital às culturas popular e tradicional – e todas as etapas do processo artístico-cultural: produção, difusão e circulação.

Então, deixe a preguiça de lado e mãos à obra... Ops! Olhos nos editais...

Tivemos a preocupação de elaborar regulamentos acessíveis e menos burocráticos. Nessa perspectiva, produzimos esse material para guiar e fomentar a elaboração de projetos por aqueles que possuem menos experiência no assunto. Esperamos que contribua para a inspiração e realização de muitas ideias com sucesso. Bem-vindos a REDE CULTURA JOVEM!

6

7


ESCREVENDO O PROJETO

QUAIS SÃO AS PARTES DE UM PROJETO? (de acordo com os editais do Programa Rede Cultura Jovem)

“O ponto de partida de um projeto é a identificação de um problema, uma demanda ou uma oportunidade.” (Instituto Votorantim) Escrever um projeto nada mais é do que organizar de forma clara e compreensível as ideias, as reflexões e os pensamentos dispersos em nossas cabeças.

Título O título serve para facilitar a identificação do seu projeto. Ele deve ser capaz de dar uma ideia clara da sua proposta. Pense: como meu projeto será reconhecido? Que palavra (s) ou frase resume a minha proposta?

Resumo Planejar, ou seja, decidir por antecipação é muito importante para entender o que se deseja e permitir que outras pessoas e organizações possam ajudar na sua realização e potencialização.

O resumo descreve de maneira breve as principais informações referentes ao seu projeto. Ele deve ser o último item a ser elaborado. Para acertar, após a finalização do projeto, reúna as informações mais importantes de cada tópico e as organize no resumo.

O roteiro proposto por esta cartilha não precisa ser seguido ao pé da letra. Use a sua criatividade e conhecimento para enriquecer ainda mais o seu projeto. Caso você encontre alguma dificuldade e não consiga elaborar alguns dos itens, não desista! Procure orientações com alguém mais experiente, pesquise na internet ou entre em contato com a equipe do Programa Rede Cultura Jovem.

Relevância/Justificativa (Por quê?)

“Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”. (PROCHONW, Schaffer, 1999 apud ONU, 1984)

Na justificativa você deve convencer os outros sobre a importância do seu projeto. Relate as razões para a sua realização, ou seja, explique o porquê da iniciativa. Tente refletir sobre: Por que o projeto foi pensado e proposto? Por que fazer este projeto? Para quem ele é bom? Qual o diferencial e inovações do projeto? Como o projeto atende aos objetivos estabelecidos pelos editais? Qual a sua capacidade de promover o crescimento cultural de todos os envolvidos? Lembre-se de apontar os benefícios culturais do seu projeto, principalmente para a juventude capixaba.

Objetivos (Para que?) O projeto pode ter um ou mais objetivos. Geralmente existe um objetivo principal e outros específicos que muitas vezes ajudam a atingir o objetivo mais importante. Devem ser formulados especificando aquilo que se pretende alcançar com o projeto. Eles podem ser apresentados em tópicos (claros e breves) e devem ser iniciados com verbos no infinitivo (identificar, promover, ampliar, contribuir, melhorar, capacitar, dinamizar, etc). O objetivo principal corresponde ao produto final pretendido pelo projeto. Ele pode, inclusive, ultrapassar o tempo de realização do projeto. Já os objetivos específicos correspondem aos resultados esperados até o final do projeto.

8

9


Previsão de aplicação dos recursos/orçamento

Pergunte-se: Para que e/ou para quem o projeto será realizado? Quais os resultados que se pretende?

Aqui você deve pensar em tudo que precisará para executar sua proposta. Quais materiais ou serviços você precisa para realizar o seu projeto? Qual o custo desses materiais e serviços? Qual é o valor unitário e o valor total de cada item?

Público alvo/Abrangência (alcance de pessoas e espaços) Juntamos aqui dois momentos para facilitar a elaboração do projeto. Assim, neste item deverão ser identificadas todas as pessoas beneficiadas direta e indiretamente pelo projeto (público alvo). Os lugares envolvidos também deverão ser citados, tais como escola, bairro, igreja, município, região, estado, dentre outros (abrangência).

Assim como o cronograma, o recurso previsto para realizar o projeto não pode ultrapassar os valores estabelecidos pelos editais. Exceto se existirem outras fontes de financiamento. Nesse caso, elas devem ser especificadas. Exemplo 01 – Custo total do projeto menor ou igual ao valor disponibilizado pelo edital

Cronograma de atividades (etapas e tempo) Para elaborar o cronograma de atividades deve-se responder às seguintes perguntas:

Materiais/Serviços necessários

Valor unit.

Valor Total

O que e quando devo fazer para atingir os objetivos do projeto? Quais são as estratégias e etapas que devo realizar?

Aquisição de equipamento fotográfico

03

R$ 1.000,00

R$ 3.000,00

Aquisição de um gravador

03

R$ 300,00

R$ 900,00

Primeiro estabeleça as atividades a serem desenvolvidas, em seguida defina os prazos para a sua realização. Quando será desenvolvida cada atividade? Qual o período (início e fim) de cada uma?

trabalho de campo

20

R$ 20,00

R$ 400,00

Impressão fotográfica

500

R$ 0,50

R$ 250,00

Passagens

100

R$ 2,30

R$ 230,00

Apresente o cronograma de atividades em forma de tabela e cite todas as etapas necessárias à realização do projeto, estabelecendo prazos (semanais, quinzenais ou mensais). Lembre-se que um cronograma não pode ultrapassar o período de execução previsto nos editais. Exemplo:

Compra de lanche para o

Custo total do projeto: R$ 4.780,00

Exemplo 02 – Custo total do projeto ultrapassa o valor disponibilizado pelo edital e conta com outras formas de financiamento. Quant.

Valor unit.

Valor Total

Aquisição de equipamento fotográfico

Materiais/Serviços necessários

03

R$ 1.000,00

R$ 3.000,00

Edital PRCJ

Aquisição de um gravador

03

R$ 300,00

R$ 900,00

Edital PRCJ

20

R$ 20,00

R$ 400,00

Edital PRCJ

500

R$ 0,50

R$ 250,00

Edital PRCJ

100

R$ 2,30

R$ 230,00

Edital PRCJ

R$ 250,00

R$ 1.750,00

Empresa X

Compra de lanche para o ATIVIDADES

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

trabalho de campo

Aquisição do material para início da pesquisa

Impressão fotográfica

Mapeamento dos locais de realização da pesquisa

Passagens

Realização da pesquisa Sistematização dos dados recolhidos Exposição dos resultados

10

Quant.

Aluguel do espaço para exposição fotográfica

01 espaço durante 07 dias

Financiamento

Custo total do projeto: R$ 6.530,00 (apenas R$ 4.780 custeados pelo edital do PRCJ)

11


Resultados esperados ( o que se quer alcançar) Neste item é importante destacar o (s) resultado (s) e/ou produto (s) que será obtido (s) ao final da execução do seu projeto. Tente responder à seguinte pergunta: qual (is) o (s) fruto (s) de seis meses da realização do trabalho? Os resultados podem ser desde o melhor desempenho em uma determinada linguagem artística até a produção ou circulação de algum produto. Lembre-se que é fundamental descrever o (s) resultado (s) de maneira clara e objetiva, pois ele representará a prestação de contas junto aos gestores do PRCJ pelo recurso público repassado.

4. Equipe: para que o projeto ocorra da maneira planejada é preciso se perguntar se o número de pessoas envolvidas na sua execução é suficiente. Caso o projeto seja realizado por um ou mais jovens, procure dividir as tarefas, compromissos e responsabilidades. 5. Recursos: Não conte apenas com os recursos adquiridos nos editais do PRCJ para financiar as suas ideias. Uma vez que o projeto está pronto você pode buscar recursos em outros editais ou propor parcerias com os comerciantes, empresários, produtores e outros artistas locais. A parceria não precisa envolver só recursos financeiros, mas principalmente troca de serviços. Movimente-se e articule a sua rede! * Adaptado do Manual de Apoio à Elaboração de Projetos de Democratização Cultural do Instituto Votorantim

O SUCESSO DO PROJETO* Conceber e formatar um projeto é apenas o primeiro passo. Depois que as ideias são organizadas no papel é preciso colocá-las em prática. Executar um projeto demanda disciplina, organização, comprometimento e muito trabalho. Imprevistos sempre acontecem, mas para o projeto ocorrer da forma como foi planejado, é preciso ficar esperto com os seguintes itens: 1. Posicionamento: Desde o início tenha clareza do que você quer com o seu projeto. Um foco claro de atuação evita a dispersão de energias.

SAIBA MAIS O Programa Rede Cultura Jovem optou pela apresentação de um projeto mais simples com os itens básicos necessários para atender aos seus critérios de seleção. Não existe um modelo único de projeto. Outros editais e regulamentos pedem tópicos a mais ou variações dos que foram aqui propostos. Não se intimide e procure seguir as orientações dadas. Outras iniciativas e instituições que promovem a arte e a cultura.

2. Atuação: Não realize o projeto de qualquer jeito! Busque sempre uma atuação de qualidade e preocupe-se com os detalhes para evitar os imprevistos e falhas que geram frustrações e desânimos. 3. Comunicação: Quantas iniciativas bacanas existem pelo mundo afora e pouca gente conhece? Um projeto pode ser fantástico, mas de nada adianta se ele não for conhecido pelo público que se quer atingir, se os seus resultados não circularem. Espaços não faltam! O Programa Rede Cultura Jovem também tem essa preocupação e criou o Portal Yah para dar visibilidade às ações realizadas pelas diferentes juventudes capixabas. Mesmo que o seu projeto não seja contemplado, participe e projete os seus trabalhos para o mundo, por meio de blogs, sites e redes sociais.

12

Você também pode participar! Secretaria do Estado da Cultura, SECULT – www.secult.es.gov.br Fundação Nacional de Artes, FUNARTE – www.funarte.gov.br Ministério da Cultura, Minc – www.cultura.gov.br Itaú Cultural – www.itaucultural.org.br Programa Petrobrás Cultural – www.hotsitespetrobras.com.br Oi Futuro - www.oifuturo.org.br/cultura Fique de olho também nas leis de incentivos municipais: Lei Rubem Braga, Vitória – www.vitoria.es.gov.br/semc.php

13


Lei Chico Prego, Serra – www.serra.es.gov.br Lei Rubem Braga, Cachoeiro de Itapemirim – www.cachoeiro.es.gov.br/ Lei Vila Velha de Cultura e Arte, Vila Velha – www.vilavelha.es.gov.br/prefeitura/secretarias-municipais/cultura-e-turismo

ALGUNS ITENS COBRADOS EM OUTROS EDITAIS Recursos Humanos: profissionais e parceiros envolvidos na execução do projeto. Estratégias de ação/ Memorial Descritivo/ Base Operacional: detalhamento de todas as etapas necessárias para a realização do projeto. Portfólio ou Currículo Artístico: conjunto de registros de trabalhos artísticos e culturais já realizados (fotografias, impressos em geral, vídeos, matérias de jornal, textos, dentre outros). Devem ser organizados de forma a permitir uma boa visualização do material. É importante para qualquer artista elaborar seu portfólio, uma forma de ter sempre à mão um resumo do seu trabalho. Contrapartida: retorno à sociedade de algum benefício recebido. Neste item, deve-se propor e descrever de que forma será feita a contrapartida (workshop, debate, oficina, mostra, exposição, intervenção etc.).

14

ATENÇÃO! Não perca as Oficinas de orientação para elaboração de projetos que serão dadas na sua região pela equipe do Programa Rede Cultura Jovem sobre os Editais PRCJ 2011. Informe-se: Telefones: (27) 3026-2507 I3026- 4507 E-mail: acaocultural@redeculturajovem.com.br Portal Yah: www.portalyah.com/editais Independente da área cultural de seu interesse – dança, música, teatro, audiovisual, fotografia, literatura, patrimônio etc – esperamos que esse material desperte e lance você para novos projetos criativos! Boa sorte!

15


www.portalyah.com SIGA NO TWITTER @RCJOVEM

ideias em conexão

Parceria:

www.portalyah.com.br

Realização:

Não jogue este impresso em via pública.

ACESSE E FIQUE POR DENTRO


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.