TPI - Reflexões sobre literatura

Page 1

Col茅gio Santo Ant么nio

Novembro de 2015


Introdução Desde maio de 2014 assumi, com muito orgulho, a disciplina de Técnicas de Pesquisa e Investigação, a famosa TPI, com a grande responsabilidade de ajudar os estudantes do 7º ano a iniciarem sua trajetória na arte de pesquisar. Filmes, textos, livros, poemas, autores famosos... Nosso tema de 2015 foi, literalmente, aprender lendo, já que nosso grande tema do ano foi a importância da literatura e do ato de ler. O presente livro é o resultado de uma pesquisa que durou todo o ano letivo. Discutimos e redescobrimos, juntos, o prazer da leitura e do próprio ato de pesquisar. O leitor mais atento perceberá que os trabalhos possuem a mesma formatação, mas os temas se diferenciam, assim como a maneira de expressar cada tema. Isso se deve ao aprendizado obtido através das aulas: um texto acadêmico, científico, precisa seguir certos padrões, mas o pesquisador pode – e deve – ser criativo e desenvolver seu estilo textual. Aqui, portanto, se encontram os resultados do trabalho árduo dos mais novos pesquisadores formados pelo Colégio Santo Antônio. Que esse seja apenas o primeiro passo para tantas produções que, futuramente, farão a diferença na construção do conhecimento em nosso país. Parabéns aos novos pesquisadores!

Professora Mestra Raquel Medeiros


Deixe a inspiração fluir..., por César Sandrino, Gabriel Henriques e Ludmila Barbosa Vaz. Resumo Essa pesquisa comentará sobre o que é poesia, qual é o seu proposito e por que as pessoas não se interessam por ela. Também vamos mostrar que a poesia é muito mais divertida do que se pensa, apresentar poetas do nosso país e suas maravilhosas poesias e alguns projetos para que você nunca mais pense que poesia é pouca atrativa.

Introdução O tema dessa pesquisa é poesia brasileira. A poesia brasileira é importante por ser uma literatura pouco desenvolvida. A ideia do texto é apresentar o que é poesia para o leitor e seu significado e a sua importância no mundo, como uma alternativa para o ser humano poder expressar seus sentimentos. O objetivo dessa pesquisa é descobrir e apresentar mais sobre poesia e também conhecer poetas brasileiros. Mas, acima, de tudo provar e mostra o real valor da poesia.

Metodologia O tipo de pesquisa que foi usado nesse trabalho foi a pesquisa teórica.

Capítulo 01 O que é Poesia?


“A poesia é a tradução em palavras do universo desconhecido das emoções, é uma esfera pouco compreendida, que tenta muitas vezes transmitir significados nas entrelinhas dos versos. Este edifício constituído pela magia das palavras revestidas de sonoridades, estruturas rítmicas e visuais, por significações latentes, desvela a alma humana, dá espaço para que ela expresse suas inquietações e anseios interiores” (InfoEscola) Poesia é a estrutura de alegria, de tristeza e de todos os pensamentos e emoções de um poeta. É feita para demonstrar os sentimentos que nunca são demonstrados nem falados para nenhuma pessoa antes, é onde o poeta encontra seu porto seguro. O poema é uma coisa legal, pois os poetas demostram tristeza que sentem dentro de si e explanam para o mundo. Poesia muitas vezes é só um monte de palavras que rimam para maior parte das pessoas, só que elas não veem a beleza da poesia. Essas pessoas nem chegam a tentar entender e apreciar a poesia, que os poetas se esforçaram tanto para criar. A poesia não deixa de ser uma arte, um dom, uma obra prima. È a forma como o poeta se expressa, não só arte que se distingue tradicionalmente da prosa pela composição em verso e pela organização rítmica das palavras, aliada a recursos estilísticos e imagéticos próprios, como está no dicionário; é muito mais que isso.

Capítulo 02 Poetas Brasileiros e Seus Poemas A poesia brasileira contém uma diversidade enorme de poemas, sonetos, literatura de cordel e dentre outras. Mas na nossa pesquisa, só vamos tratar da poesia tradicional mesmo.

Agora provaremos a você, leitor, que poesia não é entediante e sim uma arte que deve ser apreciada com todo o carinho. Como? Apresentando uns dos maiores poetas brasileiros e nossos poemas favoritos deles.

Canção do Exílio (Gonçalves Dias)


Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar — sozinho, à noite — Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.


Via Láctea (Olavo Bilac) “Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto… E conversamos toda a noite, enquanto A Via Láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: “Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?” E eu vos direi: “Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas.”

Capítulo 03 Poesia nas Escolas Algumas pessoas acham que a poesia é desnecessária e que existem coisas mais importantes. Se você também acha isso e ainda não se convenceu de que a poesia é necessária, vamos apresentar um último projeto. É por causa dos motivos acima que em algumas escolas a poesia é pouco desenvolvida. E também os jovens, em geral, acham que a poesia é chata, mas é por isso que estamos aqui para provar a você, caro leitor, que a poesia pode ser bem mais complexa do que você pensa ser. O Projeto “Poetas na Escola” O projeto surgiu em bibliotecas de rede de Ensino Fundamental de Vila Velha, em meio às necessidades em trabalhar com leitura de poemas, de um modo geral, clássicos, que atendessem as questões no incentivo à leitura, a construção de textos poéticos, exercícios gramaticais. Um assunto capaz de despertar no aluno o interesse a conhecer a poesia em sua construção, forma e estilo. Que desperte também a construção de poesia, fazendo surgir nesse meio os artistas escritores e poetas que acreditamos ter em cada um de nós. Tal projeto é muito importante para o desenvolvimento da cultura dos jovens e crianças além deles aprenderem de um jeito muito mais divertido. Assim, esse projeto teve como objetivo principal despertar a magia da cultura na criança e desenvolver futuros escritores e poetas.


Com projetos assim, o Brasil irá ter adultos bem mais cultos e interessados em todos os tipos de literatura, como deve ser.

Considerações Finais Eu e meus colegas aprendemos muito sobre a poesia e conhecemos novos poetas que nem sonhávamos que existiam. Descobrimos que é muito trabalhoso para escrever uma poesia e que também devemos apreciar a poesia e respeitá-la, pois ela é o sentimento de outra pessoa. Espero que com essa pesquisa você tenha mudado de ideia e que comece a dar mais valor a não só à poesia, mas a todas as literaturas, e também que se divirta muito lendo seus próximos livros. Para futuras pesquisas sobre a poesia ou a literatura recomendamos o filme “Escritores da Liberdade”, que retrata como os jovens lidam com os livros. E se você for um futuro poeta, nunca deixe de escrever porque os outros não gostam, nem deixe de tentar se estiver sem ideias. Ssente, olhe em volta e deixe a inspiração fluir...


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.