Ecossistemas

Page 1

Escola secundária Júlio Dinis

Raquel Borges Nº26 8ºD Ano Lectivo: 2009/2010


A Ecologia é a ciência que estuda os ecossistemas. A sua tarefa é compreender as interacções entre os seres vivos e o ambiente e quais as suas consequências.


O ecossistema é um sistema dinâmico formado pelos organismos, pelo meio físicoquímico e pelas interacções que estabelecem entre si. É um sistema dinâmico formado por: – Elementos abióticos ( meio físico-químico). – Elementos bióticos ( organismos e suas interacções).


• Um habitat Ê o meio onde vive um organismo.


• Comunidade: é o conjunto de organismos de diferentes populações num ecossistema, bem como as interacções que estabelecem entre si. • População: é um conjunto de organismos da mesma espécie que vivem na mesma área e num determinado período de tempo. • Espécie: é um conjunto de organismos com características idênticas que se reproduzem entre si, originando descendentes férteis.


Os seres vivos sofrem a influência de diferentes aspectos físico-químicos do meio ambiente: temperatura, humidade, luz, salinidade, solo… - os FACTORES ABIÓTICOS.


Temperatura: é um parâmetro físico (uma função de estado) descritivo de um sistema que vulgarmente se associa às noções de frio e calor, como às transferências de energia térmica.

Água: é uma substância que encontra-se em ponto de fusão. Em condições ambientais encontra-se no estado líquido, visualmente incolor, inodora e insípida.

Salinidade: quantidade (expressa em gramas) de sais dissolvidos num quilograma de água do mar.

O solo: onde os seres vivos vivem.

Luz: é uma radiação electromagnética, a que o olho humano é sensível. As três grandezas físicas básicas da luz são o brilho, a cor e a polarização.


O fotoperíodo é o número de horas de luz durante um dia. Nas plantas, a luz condiciona: - A realização da fotossíntese; - Os movimentos em direcção à luz – fototropismos; - A distribuição por estratos.


As interacções podem ser: Intra-específicas  entre organismos da mesma espécie. Interespecíficas  entre organismos de espécies diferentes.


• Comensalismo – O comensal é beneficiado e o outro ser vivo não é prejudicado nem beneficiado.

Mutualismo – Ambas as espécies são beneficiadas. Simbiose – Quando existe uma relação física e fisiológica entre os indivíduos.


Parasitismo - é uma interacção em que o parasita retira vantagens do hospedeiro. Competição – quando os indivíduos usam os mesmos recursos e estes são insuficientes para satisfazer as suas necessidades. ( o canibalismo é um caso extremo de competição, em que os indivíduos adultos se alimentam de outros adultos, ovos, embriões, larvas ou juvenis da mesma espécie). Predação – quando capturam presas para se alimentarem. (Os predadores apresentam adaptações de ataque para capturar presas). As presas apresentam adaptações de defesa contra os predadores. Antibiose - Consiste numa relação desarmónica em que os indivíduos de uma população produzem substâncias que impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. Nesse tipo de interacção, uma espécie lança no ambiente substâncias químicas que impedem a proliferação e sobrevivência de outras espécies.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.