Cenários para o futuro das livrarias

Page 61

60

pesquisar nas prateleiras”. 1 pessoa afirmou que indo até a livraria, eventualmente encontra outro livro mais específico ou com melhor linguagem para o assunto que deseja. - Foi feita uma pergunta dissertativa opcional sobre a relação das pessoas com as livrarias ou livros: - uma pessoa afirmou que não era muito acostumada a frequentar livrarias até que encontrou um livro por acaso, que tornou-se principal instrumento do seu mestrado. - uma pessoa adquiriu o hábito de leitura quando viu-se imobilizada por ter quebrado uma perna. - uma pessoa afirmou ler devagar, e expressou seu sentimento de impotência quanto à quantidade de livros que deseja ler, e afirmou que a vida era curta para tamanha quantidade de informação que desejava absorver. - uma pessoa afirmou um sentimento de perda quando acabava um livro de ficção, mas uma sensação de dever cumprido ao terminar um livro acadêmico. - uma pessoa revelou quando criança ter se empolgado tanto ao terminar um livro de ficção que teve que ligar para uma amiga. Também lamentou-se por estar atualmente lendo tantos livros acadêmicos e poucos de ficção.

4.2 PESQUISA ETNOGRÁFICA

A análise da jornada ocorreu em momentos de observação em livrarias de grande e pequeno porte, levando em conta os critérios espaciais, o trajeto percorrido pelas pessoas, interação entre elas, com os livros e com os funcionários. Essa investigação é limitada às experiências observadas e não pretende generalizar a todos os casos possíveis.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.