4 minute read

Com a presença do governador de São Paulo, 28ª Hospitalar começa com a expectativa de reunir mais de 50 mil profissionais

Com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi aberta na terça-feira (23) a 28ª Hospitalar, o evento mais importante de saúde e principal plataforma de negócios e networking da América Latina. A médica Waleska Santos, presidente e fundadora da Hospitalar Feira e Fórum e por Marco Basso, presidente da Informa Markets Latam, promotora do evento, recepcionaram as mais 20 autoridades presentes, entre elas os secretários de Estado da Saúde de São Paulo e do Rio de Janeiro, respectivamente Eleuses Paiva e Luís Antônio Teixeira, e o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, além de representantes de agências reguladoras e das principais entidades de classe do setor de saúde.

Ao cumprimentar o público, a médica Waleska Santos expressou sua satisfação por encontrar, pela 30ª vez, todo o ecossistema da saúde do país. “São 30 anos de um trabalho conjunto que se supera na busca de conhecimento e inovação de um setor que tem forte presença no PIB e na geração de empregos”, disse. Segundo ela, após viver a pandemia, mais do que nunca as pessoas passaram a valorizar a vida, a troca de experiências e sentir o calor humano num ambiente físico. “A Hospitalar vem ampliando a sua interlocução entre as pessoas, tendo se tornado a casa dos protagonistas dessa cadeia para expandir conhecimento, gerar parcerias e negócios”, comemorou.

Advertisement

Terminada a saudação, a médica foi surpreendida por uma homenagem, que contou com um vídeo de vários momentos da Hospitalar ao longo das últimas três décadas. Waleska Santos recebeu uma placa de prata comemorativa aos 30 anos do evento das mãos da gerente de marketing da Informa Markets, promotora e realizadora da feira, Juliana Vicente, que elogiou a força, a dedicação e o compromisso da médica à Hospitalar.

Já Marco Basso fez um balanço desta edição comemorativa, afirmando que o evento atingiu o recorde histórico de reunir ao longo de quatro dias 780 palestrantes de alto nível. “Nossa área de exposições está ocupando 100% de todos os pavilhões do São Paulo Expo. Aumentamos em 30% o número de marcas presentes comparado à edição passada, vindas de 30 países diferentes. Esta já é a maior hospitalar de todos os tempos!”, comemora o presidente da Informa Markets Latam.

Em seu discurso, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas saudou a médica Waleska Santos pela visão de futuro que teve ao fundar a criar a Hospitalar. Em seguida, ressaltou o papel estratégico do evento em apresentar novos recursos que podem ampliar o acesso da população à saúde. Ele entende que a tecnologia pode oferecer ferramentas para melhorar o atendimento à população.

“Estamos imbuídos em investir em telemedicina para aumentar a eficácia da Atenção Primária”, revelou o governador. “Imagine fazer exames médicos ao lado das unidades básicas de saúde? Usar a inteligência artificial para contribuir para aprimorar a triagem dos pacientes e evitar a duplicação de exames?”, indagou. Paralelamente, Tarcísio de Freitas ressaltou a importância da recuperação financeira das entidades filantrópicas voltadas para a saúde e da realização da reforma tributária para reduzir a carga de impostos sobre as empresas.

A cerimônia abertura da Hospitalar contou ainda com a presença do deputado federal Pedro Westphalen (representante da Câmara Federal), Paulo Roberto Rebello Filho (diretor-presidente da ANS - Agência Nacional de Saúde), Alex Machado Campos (diretor da 3ª diretoria da Anvisa - Agência Nacional da Vigilância Sanitária), Breno Monteiro (presidente da CNSaúde - Confederação Nacional de Saúde e da Fenaess - Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde), Francisco Balestrin (presidente do Sindhosp - Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo e do CBEXs - Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde), Eduardo Amaro (presidente do Conselho de Administração da Anahp - Associação Nacional de Hospitais Privados), Antonio Nasser (presidente do Conselho de Administração da Abimed - Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde), Jamir Dagir Jr (presidente da Abimo - Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos), Wilson Shcolnik (presidente da Abramed - Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), Sérgio Rocha (presidente do conselho da Abraidi - Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes), Fábio Gastal (presidente do conselho de administração da ONA - Organização Nacional de Acreditação), Mirocles Campos Veras Neto (presidente da CMB - Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos), Adelvânio Morato (presidente da FBH - Federação Brasileira de Hospitais), Arthur Chioro (presidente da Ebserh - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e Vanessa Silva (presidente da Anbiotec - Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida).

Remotelização é tema do Congresso HIMSS@Hospitalar nesta quinta-feira (25)

A telemedicina e outras atividades na área da saúde que hoje podem ser realizadas de forma remota são abordadas no Congresso HIMSS@ Hospitalar dessa quinta-feira (25). Especialistas internacionais vão expor como o monitoramento remoto – feito por dispositivos médicos e inteligência artificial – está criando novas formas de gestão das doenças crônicas. Durante o almoço, haverá a exposição de um estudo de caso internacional sobre a evolução da telessaúde e do cuidado residencial.

Uma das sessões foca nas tendências da Internet das Coisas Médicas (IoMT) com o avanço da tecnologia 5G no país. A programação prevê a realização de dois debates. O primeiro discute porque a telessaúde mental ganhou relevância no pós-Covid e o segundo traça o perfil da cadeia de saúde em 2030, explicando por que os sistemas universais de saúde serão dependentes da conectividade em 2030.

A programação que se inicia às 9h30, na sala 211 do mezanino, traz temas como “ChatGPT: impacto na saúde. Oportunidades e obstáculos das novas máquinas de IA no bioma sanitário”;

“Exemplo de aplicação na saúde do ChatGPT e de outras ferramentas de aprendizado de máquina na Cadeia de Saúde”; “Automação inteligente na Saúde: casos, resultados, problemas, aceitação do usuário e questões regulatórias”; “Como o blockchain está transformando as redes de serviços. Impactos de curto, médio (2030) e longo prazo nos serviços de saúde em rede”; “Ascensão do médico orientado por dados. Um profissional graduado 2030 que não sabe utilizar machine learning terá dificuldades de encontrar trabalho”; “Antecipando as crises epidêmicas. Ferramentas metagenômicas com IA para detecção de infecções microvirais”; e “2030: ecossistemas de saúde orientados por dados. Como migrar de um sistema baseado em doenças para um ecossistema orientado a dados?”

Programação em hospitalar.com/pt/ congressos.html e inscrições em euvou.net.br/HOSPITALAR2023