Espanhol & Ensino: relatos de pesquisas

Page 43

No primeiro item deste artigo, fizemos referência à leitura sob uma perspectiva multidirecional (VERGNANO-JUNGER, 2010). Essa opção teórica nasce de nossas pesquisas e se refere à reconstrução de sentidos e negociação de significados durante a leitura compreensiva, na qual o leitor é um sujeito ativo que recorre a diferentes fontes de informação. Isso se reflete em um movimento em múltiplas direções, do texto ao leitor e vice-versa, destes ao mundo e a outros discursos, envolvendo fontes e conhecimentos diversos, sejam eles enciclopédicos, linguísticos, textuais, genéricos, estratégicos. Nesse sentido, o letramento digital, apoiado na leitura e interação com hipertextos, demanda uma postura eminentemente multidirecional e multimodal. Tais considerações, portanto, devem fazer parte tanto das reflexões e ações do docente, quanto seria desejável que o fossem de sua formação (inicial e/ou continuada). Esta é a motivação para a discussão que apresentamos a seguir por meio da descrição e análise de uma experiência com alunos de último ano de graduação em Letras, numa disciplina de espanhol.

O desenho de um estudo: descrevendo uma proposta didáticopedagógica Nossas considerações teóricas até este momento nos permitem delinear um quadro de pressupostos com relação ao processo leitor, incluindo-se aquele mediado pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs). Estão voltados para a valorização do papel ativo dos sujeitos, para a relevância de gêneros e suportes, o reconhecimento da multimodalidade, dos diferentes conhecimentos e do processamento multidirecional durante a leitura. Levam-nos, também, a refletir sobre a importância do trabalho educativo, tanto em língua materna, obviamente, quanto nas línguas estrangeiras, em nosso caso, no espanhol. São, igualmente, a base para as observações e discussões sobre formação de professores. Nesse contexto, redesenhamos um curso de língua espanhola do último ano de uma universidade pública do Rio de Janeiro. Sua ementa está voltada para os estudos da história do espanhol, das origens à atualidade, com fundamentos tanto de história da língua, quanto de dialetologia e sociolinguística. O curso é presencial, tem 60 horas distribuídas em dois encontros semanais durante um semestre letivo. A turma em questão tinha originalmente 22 alunos, frequentando o curso noturno. Em nossa proposta, seguindo uma orientação construtivista (MOURA; AZEVEDO; MEHLECKE, 2011), levantamos os objetivos de toda a disciplina e os organizamos em seis blocos temáticos. Cada um deles atendia a um grupo de conteúdos e se associou a uma situação problema. Nossos objetivos gerais eram: (a) favorecer a construção e incorporação crítica de conhecimentos sobre o processo de formação e evolução da língua em estudo; (b) fomentar o uso prático, acadêmico e criativo do espanhol oral e escrito; (c) contribuir para o letramento multidirecional e multimodal tanto em suportes tradicionais quanto nos digitais; (d) estimular o desenvolvimento de posturas críticas a respeito da língua em estudo e seu ensino-aprendizagem; (e) fomentar a aplicação de conhecimentos teóricos à solução de questões práticas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.