Espanhol & Ensino: relatos de pesquisas

Page 110

ESTUDO DE UM BLOG EDUCACIONAL DE LÍNGUA ESPANHOLA SOB A PERSPECTIVA BAKHTINIANA: A CONSTRUÇÃO COMPOSICIONAL43 Fabricio Paiva Mota

Considerações Iniciais É sabido que o computador entrou na casa de milhões de usuários em todas as partes do mundo. No Brasil, em especial, tal crescimento se deu na metade da década de 1990 e, mais recentemente, a Internet tem se incorporado no cotidiano de milhões de brasileiros. O ambiente educacional não poderia ficar a margem desse processo. Nos últimos vinte anos, a escola brasileira agregou o computador na sala de aula, sobretudo nos laboratórios de informática. No início era utilizado para que o aluno detivesse o conhecimento de programas de informática. Atualmente, o uso das novas tecnologias em sala de aula se torna cada vez mais frequente, principalmente nas aulas de língua estrangeira. Blogs são definidos na literatura como “diários virtuais públicos” ou “diários da Internet”, cujas mensagens são publicadas na ordem cronológica inversa, diária ou regularmente, apresentando links e deixando espaço para comentários. Na educação, professores de diversas áreas do conhecimento passaram a utilizar o blog voltado para o ensino, especialmente professores de línguas, para o desenvolvimento de habilidade escrita. Com isso, o docente possui mais uma ferramenta pedagógica, complementando suas aulas presenciais. Dentre os gêneros digitais emergentes, o blog assume destaque especial, sobretudo, porque sua construção e manutenção não dependem de conhecimento do especialista em informática. Ademais, a possibilidade de intervenção em seu conteúdo é algo que causa atração nas pessoas, que passam a reconhecer-se como sujeito de linguagem no uso do blog. O objetivo deste artigo é caracterizar o blog educacional como gênero sob a perspectiva bakhtiniana da linguagem no que concerne à construção composicional.

Blogs Educacionais Os chamados weblogs, união de web (rede de computadores) e log (diário de bordo de navegadores) surgiram como forma de difundir na rede textos de forma gratuita. O usuário não precisaria ter grande conhecimento em informática para utilizá-lo ou atualizá-lo. Além disso, é uma ferramenta gratuita. De acordo com Miller (2009, p. 72), “esses primeiros blogs possuíam três

43 Este capítulo é um recorte de nossa monografia de especialização (cf. MOTA, 2011), sob orientação da Profa. Dra. Antonia Dilamar Araújo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.