Espanhol & Ensino: relatos de pesquisas

Page 104

b) Sou muito intuitivo, gosto de certas pessoas sem saber o porquê. c) Gosto muito de poder tocar nas coisas e de me aproximar das pessoas quando estamos conversando. d) Meus cadernos e meus livros estão sempre organizados; as correções me incomodam. e) Prefiro piadas a histórias em quadrinhos. f) Quando estou fazendo um trabalho, fico conversando comigo o tempo todo. Quadro 02: Proposta de questionário segundo Alonso (2003). RESPOSTAS 1 2 a) auditivo a) auditivo b) visual b) visual c) cinestésico c) cinestésico

3 a) cinestésico b) visual c) auditivo

4 a) visual b) auditivo c) cinestésico

5 a) auditivo b) cinestésico c) visual

6 a)visual b)cinestésico c)cinestésico d)visual e)auditivo f)auditivo

(ALONSO, 2003, p.159 e 160) A partir das respostas dos estudantes, o professor pode planejar melhor suas aulas de maneira a atender às expectativas do seu aprendiz; poderá explorar atividades onde se trabalhe com a questão da visualização, da audição e do movimento ao mesmo tempo. Cuidar destes detalhes compreende também o quesito das competências a serem desenvolvidas e aplicadas pelo professor de LE.

Papéis do professor, questão didática e planejamento Fazendo uma reflexão quanto aos papéis que integram a competência de um professor, nos dedicaremos às contribuições dadas por Furlani (2000) quanto às principais questões que norteiam o rumo de uma aula. Em primeiro lugar, quando falamos de transmissão do conhecimento, a natureza se dá no âmbito subjetivo ou objetivo. Naquele, o professor propõe a descoberta; o conteúdo é dado como inacabado e o aluno participa de maneira ativa. Nesta, o conteúdo é sistematizado e tido como acabado, o professor se coloca como o detentor do saber cabendo ao aluno ouvir e memorizar. Quanto ao modo como o professor entende sua disciplina, pode ser categorizado de três modos: como professor controlador, que vê a disciplina com sentido implícito de controle e o aluno como um indivíduo submisso dentro de uma atmosfera ameaçadora; como professor facilitador, que entende a disciplina associada com alguma forma de organização da aula e que valoriza o sucesso do aluno ao invés do fracasso, isto é, o seu esforço é dirigido no sentido da aprendizagem do aluno, já que privilegia a cooperação, a confiança, o respeito e autonomia do aluno como valores; e por último o professor com ausência de disciplinamento, isto é, a disciplina não se associa a nenhum valor o que implica numa transferência de responsabilidade para o grupo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.