P&A - Setembro/2011

Page 43

divulgação divulgação

Capa

crescimento econômico da nação que acolhe a festa. Esse efeito positivo, no entanto, também provoca controvérsia: para muitos economistas, o reforço no PIB no ano do Mundial acaba sendo pulverizado nos anos seguintes, quando os lucros colhidos com o evento desaparecem e sobram apenas as contas deixadas pelas obras monumentais exigidas pela Fifa. Existe, ainda, outro desdobramento comum de uma Copa em casa, algo que causa um impacto mais evidente e imediato, ainda que seja mais difícil de ser mensurado. Trata-se de uma injeção poderosa de confiança e orgulho nacional, que desperta na população um clima de euforia pela chance de desfilar o sucesso de seu país diante do resto do planeta. Depois

do oceano de bandeiras tricolores que cobriu a Alemanha em 2006 e do rugido das vuvuzelas que uniu a África do Sul em 2010 (leia mais no quadro no fim do texto), a Copa do Mundo corre o risco de amargar seu anticlímax em 2014 justamente num lugar fascinado pelo futebol e, segundo consta, especialista em fazer uma grande festa. Se depender das expectativas atuais da torcida, o Mundial do Brasil será uma estrepitosa decepção, talvez até um vexame internacional. Pouca gente se sente satisfeita com a Copa. Menos gente ainda está ansiosa para ver o maior evento esportivo do planeta acontecer em seu próprio país.

A copa será:

tomar. A entidade se defendeu, rebateu as acusações e o próprio presidente dela prometeu uma ação judicial contra David Triesman. Teixeira alegou ainda que as denúncias do ex-presidente da FA "tentam esconder o seu fracasso na condução da candidatura da Inglaterra". A audiência realizada no Parlamento britânico teve como finalidade investigar os motivos de a Inglaterra não ter sido escolhida como sede da Copa do Mundo de 2018. Nela, além de Ricardo Teixeira, o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, Nicolás Leoz, também foi acusado de pedir suborno em troca de votos na eleição da Fifa que elegeu a Rússia como sede do Mundial de 2018.

72% 12% 7% 3% 2% 1% 3%

Oque o torcedor brasileiro pensa sobre a copa? PESQUISA REVELA UM TORCEDOR POUCO CONFIANTE

CORRUPÇÃO DECEPÇÃO FESTA SUCESSO VITÓRIA DERROTA NÃO SABE Pesquisa VEJA / PLACAR - Agosto 2011

Revista Eletrônica “Projeto em Ação’’

41

Ano 1 Edição Nº6 - Setembro de 2011


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.