Oleos essenciais

Page 1

ANO LECTIVO 2010/2011

PROJECTO PALM

EXTRACÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS MÉTODO SOXHLET Livro IV


NOTA INTRODUTÓRIA Neste livro apresenta-se extracção de óleos essenciais e a avaliação da sua estabilidade térmica para posterior aplicação nos sabões e sabonetes. Na extracção dos óleos essenciais foi utilizado o Método Soxhlet. Extraíram-se óleos de Canela, Aloé Vera, Linhaça e Amêndoa.

2010/2011


Livro IV EXTRACÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS ÍNDICE

1 - Extracção Soxhlet 1.1 – Preparação da Amostra 1.2 – Montagem com Soxhlet 1.3 – Soluções Obtidas 2 – Óleos Essenciais 2.1 – Obtenção dos Óleos Essenciais 3 – Análises Térmicas 3.1 – Análise Termogravimétrica (TGA) 3.2 - Calorimetria Diferencial de Varrimento (DSC)


1 - Extracção Soxhlet Para a realização da extracção pelo método de Soxhlet procedeu-se da seguinte forma: 1 – Prepara-se a amostra; 2 – Coloca-se a amostra num cartucho que é dobrado de forma a ficar bem fechado; 3 - O cartucho é colocado num extractor Soxhlet; 4 - Verte-se o solvente responsável pela extracção dos óleos num balão volumétrico; 5 – O extractor, com o cartucho, é encaixado no balão volumétrico, o qual é colocado em

cima de uma manta de aquecimento; 6 - O condensador de água é encaixado no extractor Soxhlet; 7 - abre-se a torneira da água, ligada à mangueira do condensador, e liga-se a manta de aquecimento. 8 – Deixar funcionar o refluxo durante 12 horas.


Montagem da Extracção Soxhlet

Condensador

Extractor Soxhlet

Cartucho de Celulose

Balão Manta de aquecimento



1.1-Preparação da Amostra

• Trituração • Colocação no cartucho de celulose


Trituração


Colocação no cartucho de celulose



1.2-Montagem com Soxhlet • Colocação do cartucho no extractor • Colocação do solvente no balão • Encaixe balão/extractor • Encaixe extractor/condensador • Refluxo


Colocação do cartucho que contém a amostra no extractor


Colocação do solvente (Hexano) e esferas de ebulição no balão


Encaixe Bal達o / Extractor


Encaixe Extractor / Condensador


Refluxo


Refluxo



1.3 - Soluções Obtidas


Soluções Obtidas


2 – Óleos Essenciais • Os óleos essenciais extraídos foram utilizados nos sabonetes, mas podem ter variadíssimas aplicações, principalmente na: • Produção de perfumes e indústria cosmética em geral; • Indústria alimentar; • Indústria farmacêutica…

Os procedimentos seguintes foram realizados na Universidade do Minho



2.1 – Obtenção dos Óleos Essenciais

• Evaporação do Solvente • Óleos Essenciais Obtidos


Evaporação do Solvente

Para separar o óleo do solvente (hexano) utilizou-se um evaporador rotativo, que permite evaporar o solvente (e a sua recuperação) e obter o óleo essencial.


Ă“leos Essenciais Obtidos


3 – Análises Térmicas • Para avaliar a qualidade dos óleos essenciais obtidos deve-se analisar a sua

estabilidade térmica e, para isso, devem ser sujeitos a tratamento térmico. • Este conhecimento é fundamental, dado que estes óleos vão integrar a composição dos sabonetes que vão ser produzidos . Os óleos não se podem degradar às temperaturas a que vão ficar sujeitos. • Utilizaram-se duas técnicas de análise térmica: Análise Termogravimétrica (TGA) e

Calorimetria Diferencial de Varrimento (DSC).


A Análise Termogravimétrica ou TGA (do inglês, ThermoGravimetric Analysis) é uma técnica de análise térmica que fornece informações sobre as variações de massa em função da temperatura sob determinadas condições atmosféricas.

A Calorimetria Diferencial de Varrimento ou DSC (do inglês, Differential Scanning Calorimetry) é outra técnica de análise térmica que mede a diferença entre a temperatura da amostra e um material de referência (termicamente estável), para caracterizar a amostra.



3.1 – Análise Termogravimétrica (TGA)

• Ensaio • Resultados


Ensaio

Para se realizar o ensaio, colocou-se uma pequena gota de óleo extraído, com a ajuda de uma pipeta de Pasteur, no cadinho, o qual foi suspenso e introduzido no forno da termobalança. Em seguida, obteve-se o gráfico.


Resultados Todos os óleos demonstraram estabilidade térmica para poderem ser incorporados nos sabões e sabonetes. O óleo extraído da Aloe Vera não foi suficiente para se analisar. Óleo de Canela

16

Massa (mg)

Massa (mg)

Óleo de Amêndoa 14 12 10

10 8

8

6

6

4

4

2

2

0

0 0

100

200

300

400

500

600

700

Temperatura (°C)

Óleo de Linhaça Massa (mg)

12

8 6 4 2 0 0

200

400

600

800

Temperatura (°C)

0

200

400

600

800

Temperatura (°C)



3.2 – Calorimetria Diferencial de Varrimento (DSC)

• Ensaio • Resultados


Ensaio

Para o ensaio determinou-se a diferença entre as massas do cadinho da amostra que continha o óleo essencial e a da referência. Em seguida, prensou-se o cadinho e colocou-se no forno do DSC, ao lado da referência e obteve-se o gráfico.


Resultados Mais uma vez, todos os óleos demonstraram estabilidade térmica para poderem ser incorporados nos sabões e sabonetes.

Óleo de Amêndoa

Óleo de Linhaça

Óleo de Canela


ANO LECTIVO 2010/2011

PROJECTO PALM Livro IV


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.