Revista Perini Edição 11

Page 48

b elez a

existe menos incidência de raios UVB, relacionados ao câncer e às queimaduras”, diz dra. Mariana. O ideal é conquistar o bronze ao longo dos dias, com exposições curtas de 20 a 30 minutos e, claro, com protetor. Lembre-se, FPS é somente um número aproximado. A umidade, a transpiração, a

Para que o uso dos filtros seja mais eficaz, escolha um de acordo com o seu tipo de pele. A forma em gel, spray ou loções oil free são ideais para pele oleosa. Já as secas podem se valer dos produtos em creme. E atenção! Estudo realizado pelo Inmetro indica que a eficiência de um produto está relacionada diretamente à sua utilização. Na prática, ignoramos o modo de usar da embalagem e aí pode morar o perigo. O ideal é abusar na quantidade, já que a pele deve ficar totalmente coberta por ele. Se você quer ficar bronzeada, “o recomendado é se expor antes das 10 horas da manhã ou após às 16 horas, pois, neste período,

água e o vento podem reduzir o tempo de exposição segura. Quanto aos benefícios da exposição solar, podemos ressaltar a vitamina D, fabricada única e exclusivamente pela ação do Sol. Ela também é responsável por algumas funções neurológicas e, por este motivo, torna-se antidepressiva. Além disso, é indicada em determinados tratamentos de pele. Para finalizar, a consultora médica da Natura, Raquel Toyota, adverte que se algum tratamento de pele (como de acne, esfoliação, peeling, entre outros) estiver sendo realizado, não se recomenda a exposição ao Sol, pois há risco de manchas.

48

Beleza.indd 48

“O recomendado é se expor antes das 10 horas da manhã ou após às 16 horas, pois neste período existe menos incidência de raios UVB, relacionados ao câncer e às queimaduras”

A dermatologista, dra. Mariana Landin, adverte para os efeitos dos raios UVB, que alternam sua intensidade em alguns períodos, enquanto os UVA têm poder de penetração regular durante todo o ano. Ela indica produtos com fator de proteção solar mínimo de 30, independente do fototipo. De acordo com especialistas, esses bloqueiam 96,7% da radiação, enquanto aqueles acima de 30 bloqueiam 97,8%. “A vantagem que os protetores com FPS mais elevados apresentam é a fotoestabilidade, que permite uma permanência de tempo maior do produto na pele. Dessa maneira, se uma pele muito clara levasse 20 minutos para ficar vermelha sob o Sol, sem nenhuma proteção, ao usar filtro com, digamos, fator de proteção 15, basta multiplicar 20 x 15 e, então, ela levaria cinco horas para ficar vermelha”, conta.

PERINI

Mariana Landin, dermatologista

FOTO: YUROK ALEKSANDROVICH / FOTILIA

Cuidados essenciais

www.perini.com.br

5/27/11 6:23 PM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.