Guião RED

Page 1

HĂŠlder Martins

PĂĄgina 2


Índice

1 – A água

2 – O ciclo da água

3 – Desperdício e racionamento da água

4 – A água potável

5 – A importância da água

6 – Preservação da água

7 – Poluição da água

8 – Os estados físicos da água

8.1 – Os três estados físicos da água

8.2 – As mudanças de estado físicos da água

9 - webibliografia

Hélder Martins

Página 3


1 - A água

A Água é um dos recursos

naturais

mais importantes para a humanidade, e não podemos viver sem ela. Da mesma forma, os vegetais e os animais precisam dela para viver. A maior parte do nosso corpo possui água. Usamos a água para beber, para prepar as refeições, para a higiene pessoal e doméstica, para a pesca, transporte, produção de energia elétrica, irrigação, etc. A água encontra-se em diferentes estados e distribuí-se por oceanos, mares, rios, lagos, camadas subterrâneas ou glaciares. Existem lugares da terra onde há disponibilidade de água doce, enquanto nas regiões semiáridas e nos desertos a escassez desta é uma realidade.

Hélder Martins

Página 4


2 - O ciclo da água O ciclo da água é o processo de transformação da água na natureza. Esta transformação desenvolve-se através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração. O ciclo da água na natureza é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra, visto que determina a variação climática e interfere nos níveis dos rios, lagos, mares e oceanos.

Assiste à animação.

Hélder Martins

Página 5


3 - Desperdício e Racionamento da água

A água captada é tratada para a distribuição nas torneiras, sendo que cerca de 40% é desperdiçada, pelo mau uso da população em: banhos demorados, torneiras abertas enquanto ensaboam a louça ou escovam os dentes, lavagem de carro e de ruas com o uso de mangueiras. Outro

exemplo

tão

importante

e

muitas

vezes

desvalorizado é a simples descarga sanitária, com tecnologia antiquada, pode gastar até 30 litros de água.

Hélder Martins

Página 6


4 - Água Potável A

Água

aquela

potável isenta

é de

substâncias e microorganismos prejudiciais à saúde humana; é aquela que reúne características que a coloca na condição própria para o consumo do ser humano. Portanto, a água potável deve estar livre de qualquer tipo de contaminação. Há inúmeras substâncias que podem contaminar a água, tornando-a perigosa para o consumo dos seres vivos. A água mineral, dependendo da fonte, apresenta diferentes minerais entre eles, o bicarbonato, o cloreto, o sulfato, o sódio, o magnésio, o potássio etc. O dia mundial da água é comemorado em 22 de março.

Hélder Martins

Página 7


5 - A Importância da Água no corpo humano A água, é um líquido indispensável e vital para a nossa saúde, beleza e principalmente sobrevivência. É a substância mais abundante no corpo humano e sem ela não poderíamos funcionar. O corpo utiliza-a para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutriente; é também fundamental para manter estável a temperatura corporal; é a base para o sangue e todas as secreções líquidas, como lágrimas, saliva, sucos gástricos que lubrificam os diversos órgãos. A água é um grande aliado da beleza onde o resultado da ingestão insuficiente é visível, como pele seca, cabelos fracos, problemas intestinais e outros mais graves como cálculos renais e hipertensão. Esse processo desenvolve-se devido ao envelhecimento do corpo, no qual existe uma perda progressiva da quantidade total de água no organismo.

Hélder Martins

Página 8


Não podemos esquecer que também é necessário consumir bastante água nos dias de calor e durante a realização de exercícios físicos.

Analisa a importância da água no nosso corpo.

Hélder Martins

Página 9


6 - Preservação da Água Assiste a este video

Preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. Existem muitas regiões da terra, onde o ciclo natural está a sofrer muitas alterações. No entanto, os intensos desmatelamentos fazem com que a água precipitada em forma de chuva, escorra mais rapidamente, reduzindo a infiltração no solo e a sustentação dos cursos de água, impedindo a seca. A impermeabilização do solo das cidades, intensificada pelo uso do asfalto e cimento, reduz a infiltração da água, deixando também de abastecer os cursos subterrâneos. Muitas cidades

precisam

dessa água, retirada com a perfuração de poços para atender as suas necessidades.

Hélder Martins

Página 10


A preservação dos rios é muito importante pois preserva grande parte da vida. Assim, muitas cidades são formadas próximas dos rios, onde a água é aproveitada como fonte de abastecimento, de alimento, de uso doméstico, de irrigação, produção industrial, fonte de energia, meio de transporte, …

A distribuição da água pelo planeta não é uniforme, dado que em muitos lugares ela é escassa, dificultando assim a ocupação do espaço e aproveitamento pelo homem. Para resolver este problema, o homem tem recorrido á construção de represas, lagos, açudes, canais ou desvios dos cursos dos rios, beneficiando as áreas secas; e também a transformação de água salgada em água doce, pelo processo de dessalinização etc.

Assiste a esta animação

Hélder Martins

Página 11


7 - Poluição da Água

Assiste a esta animação

A

poluição

da

água,

causada

pelo

crescimento

populacional e pelo mau uso dos recursos hídricos, tem colocado em risco a qualidade da água superficial e subterrânea de nosso planeta. A poluição representa uma ameaça real à qualidade da água, à saúde e ao meio ambiente. Produtos químicos tóxicos, como metais pesados e mercúrio, utilizados nas indústrias, cujos detritos são despejados diretamente nos rios, lagos ou águas costeiras, podem matar os organismos vivos e acumular-se nos tecidos dos peixes e crustáceos, que fazem parte da cadeia alimentar humana, podendo provocar graves danos à saúde. Hélder Martins

Página 12


Os nitratos e pesticidas utilizados na agricultura, que contaminam o lençol freático, foram associados ao desenvolvimento de diversos tipos de doenças.

Portanto, preservar os cursos de água e usá-la de forma sustentável é a grande preocupação da sociedade responsável. A proteção das nascentes, a recuperação de rios poluídos, o exercício da educação ambiental, o uso consciente da água é necessário, tanto para a qualidade de vida hoje como para a sobrevivência das futuras gerações.

Hélder Martins

Página 13


8 - Estados Físicos da Água A água é encontra-se na natureza em três estados físicos: Líquido, Sólido e Gasoso. As mudanças dos estados físicos da água ocorrem por meio dos processos denominados: Fusão, Vaporização (Ebulição e Evaporação), Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.

Hélder Martins

Página 14


Assiste a este powerpoint

E STADO L ÍQUIDO Encontrada na maior parte do planeta por meio de rios, lagos e oceanos; o estado líquido não possui forma própria.

E STADO S ÓLIDO No estado sólido, a água possui forma, como por exemplo, os cubos de gelos. Isso acontece pois as moléculas de água encontram-se muito próximas devido à temperatura.

E STADO G ASOSO No estado gasoso, as partículas de água encontram-se afastadas umas das outras e, por isso, não possui uma forma definida.

Realiza as experiências que sugiro.

Hélder Martins

Página 15


8.2- As Mudanças de Estados Físicos da Água F USÃO Mudança estado

do sólido

para o estado líquido da água, provocada por aquecimento, por exemplo, um gelo que derrete num dia de calor. Além disso, o denominado "Ponto de Fusão" é a temperatura que a água passa do estado sólido para o líquido. No caso da água, o ponto de fusão é de 0ºC. V APORIZAÇÃO Mudança do estado líquido para o estado gasoso por meio do aquecimento da água. Assim, o "Ponto de Ebulição" de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado líquido para o estado gasoso e, no caso da água, o é de 100ºC. A Ebulição e a Evaporação são, na realidade, tipos de vaporização. A diferença de ambas reside na velocidade do aquecimento, ou seja, se for realizado lentamente chama-se evaporação; entretanto, se for realizado com aquecimento rápido chama-se ebulição. Hélder Martins

Página 16


S OLIDIFICAÇÃO Mudança de estado líquido para o estado sólido provocado pelo arrefecimento. Além disso, o "Ponto de Solidificação" da água é de 0ºC. O exemplo mais visível são os cubos de água que colocamos no frigorífico para fazer os cubos de gelo.

L IQUEFAÇÃO Chama-se também de Condensação, esse processo identifica a mudança do estado gasoso para o estado líquido decorrente do arrefecimento. Como exemplo: a geada e o orvalho das plantas.

S UBLIMAÇÃO Mudança do estado sólido para o estado gasoso, por meio do aquecimento. Também denomina a mudança do estado gasoso para o estado sólido (ressublimação), por arrefecimento, por exemplo: gelo seco e naftalina.

Executa a ficha de trabalho

Hélder Martins

Página 17


Webibliografia

https://youtu.be/bR1KCnGRXVU http://www.todamateria.com.br/ciclo-da-agua/ http://www.todamateria.com.br/agua/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Irriga%C3%A7%C3%A3o https://www.google.pt/search?q=glaciares&biw=1366&bih=673&tbm=isch &tbo=u&source=univ&sa=X&sqi=2&ved=0CB0QsARqFQoTCKz_gKyf7 cgCFYJEGgodvD4H_Q&dpr=1 https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_semi%C3%A1rido https://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto https://youtu.be/bR1KCnGRXVU https://youtu.be/jn97a0YxMkA https://youtu.be/49FZl6ZH4Qg https://youtu.be/tjuPp9AoMSo https://youtu.be/FXBAhlSdFIk http://issuu.com/prof.heldermartins/docs/condensa____o_solidifica____o_ preci

Hélder Martins

Página 18


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.