Lusos Magazine Nº3

Page 1

A CRIATIVIDADE QUE FALA A MESMA LÍNGUA

LUSOS MAGAZINE nº3 Maio de 2014 / Lusos – Prémios Lusófonos da Criatividade ® Tiragem: 500 exemplares www.premioslusos.com / geral@premioslusos.com / tlf: 00 351 922 008 665

ÕES INSCRIÇAS ABERT NHO U ATÉ 12 J

CHEGOU A 4ª EDIÇÃO TRIMESTRAL DOS PRÉMIOS LUSOS & A GRANDE GALA ANUAL


ANUNCIO

2


ÍNDICE

FICHA TÉCNICA

Lusos - Prémios Lusófonos da Criatividade® Directora: Ana Firmo Ferreira Design: Margarida Macara Reis Tiragem: 500 exemplares Impressão: Chiado Print Contactos: www.premioslusos.com geral@premioslusos.com Avenida da Liberdade, Palácio Lambertini, N.º 166, 1º Andar, 1250 - 146 Lisboa, Portugal Break Media Holding©

A Nossa Criatividade dá Que Falar

5

A 3ª Edição Trimestral dos Lusos Relança Debate Sobre Agências do Ano

6

Um Filho da Pub Apresentou a 3ª Edição Trimestral dos Lusos

8

Presidente Global da Havas WW foi Prémio Carreira nos Lusos

10

Três Grandes Prémios Que Enchem de Orgulho o Mundo Lusófono

13

Prémios Que Valeram Ouro

14

Prata da Casa às Vezes Faz Milagres

16

Trabalhos Que Vieram a Lisboa e Voltaram Com um Grande Bronze

18

Conheça as Agências Que Estão em Disputa pelo Título do Ano

22

Trabalhos Vencedores de Angola, Brasil & Cabo Verde

24

Trabalhos Vencedores de Portugal, Macau & Moçambique

26

Conheça os Profissionais Que Marcam a Criatividade Feita em Língua Portuguesa

28

Mostre o que Vale ao Mundo Lusófono da Criatividade

42

Júris da Terceira Edição Trimestral dos Lusos

44

Entrevistas com José Borghi, José Godinho Marques, Marcelo Reis, Mário Mandacaru e Thiago Fonseca

52

Colunas Lusos

58

Marcas Associaram-se à 3ª Entrega Trimestral dos Lusos

65

Last Call Lusos

66

3


4


A NOSSA CRIATIVIDADE DÁ QUE FALAR Na altura em que escrevo esta crónica acabaram de abrir as inscrições para a nossa 4ª Edição Trimestral dos Lusos. A derradeira edição trimestral, onde se vão decidir quais serão as agências e profissionais do ano lusófonos e também de cada país, em cada um dos sectores da comunicação. Acho que esta é a altura certa para um pequeno balanço do trabalho que realizámos até agora e que culminou em algo que há um ano poucos acreditavam que seria possível. Os Lusos são hoje um festival internacional reconhecido em todos os países de língua oficial portuguesa, pelos mais importantes órgãos de comunicação social da área, por várias associações profissionais e pela esmagadora maioria das grandes agências e principais profissionais. Num momento em que ainda não sabemos quantos trabalhos estarão a concurso nesta 4ª edição trimestral, podemos já afirmar que só no último ano foram inscritas mais de 1000 peças, oriundas de várias dezenas de agências de Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique e Portugal. Estes trabalhos têm sido avaliados por um júri reconhecido internacionalmente, onde indiscutivelmente estão alguns dos maiores nomes de cada um destes mercados. Esta 4ª Edição Trimestral é a oportunidade de todas as agências dos países de língua oficial portuguesa, voltarem a ver os seus trabalhos avaliados e quem sabe premiados, num festival que ainda que novo já muito tem dado que falar. Mas esta Lusos Magazine vem também falar-nos de algo novo: A 1ª Edição Anual dos Lusos. Um festival, com dois dias de conferências, que terá lugar em Lisboa nos dias 23 e 24 de Junho. Logo depois de Cannes.

ANA FIRMO FERREIRA

General Manager dos Prémios Lusos

Este será o ponto de encontro, discussão e reunião de alguns dos melhores profissionais da comunicação, nos países lusófonos. As entradas são gratuitas e muitas surpresas estão a ser preparadas para estes dois dias. Reservem já a vossa entrada no site do festival. Até dia 23 em Lisboa e boa sorte para todos os que terão trabalhos a concurso neste trimestre!

5


1 2

4

5

3ª EDIÇÃO TRIMES RELANÇA DEBATE SOB Foi no bar Music Box, na zona do Cais do Sodré em Lisboa, que teve lugar a 3ª edição trimestral dos Lusos, Prémios Lusófonos da Criatividade. A concurso estiveram várias centenas de peças oriundas de 6 países de língua oficial portuguesa. Esta foi também a edição onde a organização do festival distinguiu com o prémio carreira o profissional Ricardo Monteiro, o português que é o actual Presidente Global do Grupo Havas WW. Nesta edição pode ver uma entrevista sobre a visão que o mesmo tem do mercado. Os resultados desta penúltima edição trimestral relançaram a luta das agências pelos títulos de agência do ano lusófona e também de cada país, em cada uma das várias disciplinas da comunicação a concurso.

8

6 9

10


3

6

7

STRAL DOS LUSOS BRE AGÊNCIAS DO ANO Já se encontram abertas para a 4ª edição trimestral que irá decorrer simultaneamente com a Grande Gala Anual dos Prémios Lusos. Esta é a oportunidade de todas as agências voltarem a ver os seus trabalhos premiados. Será também a oportunidade de assistirem gratuitamente às nossas conferências (23 e 24 de Junho), onde estarão presentes alguns dos maiores profissionais dos nossos mercados.

11

Legenda: 1 - Evento teve lugar no bar MusicBox em Lisboa. 2 - O mercado compareceu para festejar a criatividade que fala a mesma língua. 3 - Lift recebeu um dos prémios da categoria de Relações Públicas. 4 - Havas Portugal em destaque nesta edição trimestral. 5 - Gonçalo Morais Leitão apresentou o evento. 6 - Leo Burnett Lisboa em destaque também nesta edição. 7 - BAR recebeu o Grande Prémio em Meios. 8 - Rita Rivotti Studio foi um dos premiados em Design. 9 - Jovens criativos também foram premiados. 10 - McCann Portugal também se destacou nesta entrega de prémios. 11 - Grand Union a brilhar no Digital. 12 - Quarteto Quattro Sóis deu um encanto especial à nitre.

12

7


UM FILHO DA PUB APRESENTOU A 3ª EDIÇÃO TRIMESTRAL DOS LUSOS É assim que Gonçalo Morais Leitão se apresenta ao público, nos seus diversos programas de televisão. Esta é a vida de um publicitário, director criativo de algumas das maiores agências de Portugal, que largou tudo para se dedicar à televisão. Ao que parece a vida corre-lhe bem e é sobre isso que nos fala nesta entrevista.

O Gonçalo foi diretor criativo de várias agências, conquistou vários prémios e foi responsável por muitas campanhas que ainda estão no nosso imaginário. Tem alguma que gostaria de destacar? Por algum motivo em especial? Há duas. Uma que fiz na Cupido para ajudar o mosteiro de Alcobaca a ser eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. O truque que usámos (pôr o Luis de Matos a dizer que se o Mosteiro fosse eleito fazia uma magia já mais vista em Portugal) foi tão eficaz que não só cumpriu com os seus objectivos como ganhou o Grande Prémio nos prémios eficácia desse ano. Mas o gozo que tive nesta campanha não foi o de ter sido tão eficaz. Foi o discurso de agradecimento que fiz. Que não foi um discurso típico de obrigado a este e àquele. Fiz antes um “número” que mostrou bem o meu gosto pelo palco. Ainda hoje as pessoas falam-me desse momento e não do prémio. Deu-me muito gozo. A outra campanha foi para o Jumbo. Pela primeira vez, no mundo, fizemos publicidade em directo como se de um programa de tv se tratasse. Todos os dias, durante 12 dias, antes dos telejornais íamos para o ar em directo e em simultâneo nos três canais generalistas. O host era o Jorge Gabriel, porque eu ainda não era apresentador (risos), e durante 45” desafiava os espectadores a aparecerem no Jumbo se encontrassem mais barato determinado produto. E, depois dos telejornais, entravamos de novo no ar, para dizer se tinha aparecido ou não alguém.

8

Há algum tempo decidiu largar o mundo da publicidade e ir estudar televisão. A que se deveu esta decisão? Acho que a resposta anterior justifica a minha decisão. Sempre que subia o palco e sempre que fazia algum trabalho mais

ligado à televisão, o meu coração batia mais forte. Mas eu não abandonei a publicidade para ir estudar televisão. Eu já estudo televisão desde o Sandokan (para os mais novos, é uma série que dava nos finais dos anos 70). Eu abandonei a publicidade porque fiz uma pergunta. “Se ganhasse o Euromilhões continuava a fazer o que fazia?”. Ou seja, se não fosse pelo dinheiro continuava na publicidade? E a resposta foi imediata: “Não!”. Ponto de exclamação incluído. E foi então que fui atrás daquilo que verdadeiramente me apaixonava, daquilo que faria mesmo que ganhasse o Euromilhões. Ser apresentador. Ser entertainer. Deixei a publcidade para trás, inscrevime no curso de apresentador de tv da ETIC, conheci o Pedro Boucherie Mendes, apresentei-lhe o Filho da Pub e concretizei o meu sonho. Mas a publicidade parece que o não o quer, de uma forma ou de outra, deixar partir. Como surgiu a ideia de fazer a série de TV Filho da Pub? Foi por interesse. O que fiz foi pôr a minha experiência de criativo publicitário ao serviço do meu sonho. Agora que já está na terceira temporada, qual é o balanço? É muito positivo. Tem sido muito bem recebido. Não só pelo “meio” como pelo público em geral. Aliás, a esmagadora maioria das pessoas que me aborda na rua não é publicitária. Tenho recebido muitos elogios não só pelas propostas de reformulação que são feitas no programa (e aí o mérito é das agências) como pela maneira como o programa é editado, sonorizado, apresentado. Por outro lado tem um senão. Não consigo livrar-me do “rótulo” de publicitário.

Tenho dezenas de convites para ir falar a universidades onde sou apresentado como um guru (medo). Eu bem insisto que já me deixei disso mas eles não me dão ouvidos (risos). Entretanto, lançou uma séria nova chamada “A minha vida dava um anúncio”. Como surgiu esta ideia? Tem sido bem acolhida? Foi para mostrar melhor quem está ou esteve por trás da boa publicidade. E tem sido muito bem acolhida. Mais uma vez não só pelas pessoas do meio. Certamente que tem já novos projetos em mente. Quais são? Vão passar novamente pela TV? Tenho vários projectos em mente e outros que já saíram da mente e passaram para o papel. E agora vão passar do papel para a câmara. Mas que ainda não posso revelar. Estamos a preparar o programa zero. Vai ser uma produção da One Couple Show (a produtor minha e da minha mulher) e apresentado por mim e com a participação de outras pessoas. Estando afastado há algum tempo do dia-a-dia da criatividade, como olha para o atual panorama da publicidade portuguesa? Olho bem melhor do que olhava quando trabalhava em publicidade. É que entretanto fui operado aos olhos e já não usos óculos. Mas, apesar disso, o contacto que tenho com a publicidade é só através das agências que entram nos meus programas. E aí o panorama é muito bom. Ou não fossem as melhores. E a criatividade nos restantes países lusófonos? Aí confesso que não tenho, de facto ( com “c” pois não estou de acordo com o acordo


ortográfico) opinião formada. Apenas sei o que sabia enquanto trabalhava em publicidade. Ou seja, que o Brasil é dos melhores do mundo em criatividade e que agora está ainda melhor graças aos portugueses que foram para lá (risos). Agora a derradeira questão: Planeia voltar ao mundo da criatividade? Vê-se novamente a responder a briefings e a fazer campanhas? Não planeio. Mas já planeei que nunca direi nunca.

9


PRESIDENTE GLOBAL DA HAVAS WW FOI PRÉMIO CARREIRA NOS LUSOS Ricardo Monteiro é o português responsável por comandar um dos maiores grupos de publicidade do mundo. Nesta entrevista revela o prazer que teve ao receber esta distinção e faz uma análise realista, sincera e honesta dos desafios que o mundo lusófono da criatividade tem pela frente.

Como é que o Ricardo recebeu a notícia de que seria homenageado com o nosso prémio carreira? Foi para mim uma muito grata surpresa e, ao mesmo tempo, um poderoso motivante para continuar a dar o máximo a esta profissão que tudo me deu e de que muito me orgulho. Num mercado global e competitivo como é o da comunicação, é difícil um português afirmar-se mundialmente? Sim. Como já disse em outras ocasiões, ser português é como ser mulher: há que trabalhar o dobro para que alguém nos dê valor. Mas as nossas características de humildade, vontade de aprender e versatilidade cultural fazem de nós líderes facilmente aceites por outros.... é o “síndrome Durão Barroso”, de alguma forma, mas pela positiva, não pela negativa... O Ricardo é o Presidente Global da Havas, um dos maiores grupos do mundo na área. Nessa qualidade, como analisa o recente anúncio do fracasso da fusão da Omnicom com a Publicis? Não tenho opinião particular sobre os movimentos dos nossos concorrentes nem gostaria de me exprimir sobre eles. Tanto a Publicis como a Omnicom são grandes grupos de comunicação e estou certo que continuarão a sê-lo, independentemente deste “faux-pas”. A Havas tem uma enorme importância nos diversos mercados de língua portuguesa. São mercados que continuam a ser estratégicos? O mundo não pode viver sem o Brasil e tanto Angola como, em menor medida, Moçambique, se apresentam com importância crescente. A nossa posição em Portugal - somos primeiro e segundo - e no Brasil onde somos Top 3 asseguram a importância destes mercados no seio da rede. Empregamos mais de 1000 pessoas

10

nesses dois países. O Português é uma língua pujante e universal. Por isso, sim, rotundamente: os mercados de língua portuguesa são totalmente estratégicos. Na Argentina e na Colombia, a língua estrangeira que mais se aprende é o Português. Voltando agora para Portugal. O país saiu agora de um resgate financeiro muito rigoroso e parecem existir alguns sinais, ainda que ténues, de retoma. Acha que o investimento publicitário vai acompanhar esta tendência? Sim, o investimento publicitário é muito sensível ao movimento geral da economia. A Havas crescerá este ano como em nenhum ano de há 6 ou 7 a esta parte. No final de Abril o crescimento do nosso negócio era de 29% e manteremos esse ritmo pelo menos no primeiro semestre com óptimas perspectivas no resto do ano. A recente abertura de novas agências como a Lola Lisboa (Grupo Lowe) podem demonstrar que este mercado voltou a ser apetecível para os grupos estrangeiros? Acho que essa leitura é um pouco optimista. Portugal não será nunca um país interessante do ponto de vista financeiro... mas é um país que oferece oportunidades do ponto de vista criativo e por isso a chegada da Lola, creio eu. Como analisa a qualidade do trabalho criativo que tem sido desenvolvido em Portugal pelas agências? Na Argentina, a falta dinheiro leva a extraordinários exercícios criativos. Em Portugal acho que a qualidade geral - não falo de nenhuma agência em específico - caiu bastante pelos anos difíceis que o país viveu. Mas há, por aqui e por ali, umas notas agradáveis de criatividade. Creio, no entanto, que onde o país continua muito fraco é em inicitaivas com impacto em tudo o que é on-line, digital....

Agora de Portugal vamos viajar até ao Brasil. Como analisa, até ao momento, o papel que as marcas estão a ter nesta Copa do Mundo? Realmente é um momento de perplexidade... o que era para ser uma celebração da promoção de um país emergente acabou por se transformar numa situação difícil pelo momento de instabilidade e insatisfação social que o povo brasileiro está a viver e a manifestar. Apesar de que as marcas continuam a manter os seus compromissos de patrocínio a verdade é que nenhuma está a fundo na relação com o Mundial, pelo contrário, a timidez é patente.... O Brasil sempre foi um país de grandes oscilações... graças ao momento que se viveu há uns anos atrás pensou-se que esses ciclos de “boom and bust” tinham ficado para trás. Ainda é cedo para dizer se o país vai cair mas, realmente, o optimismo “já era”... Como acha que ficará o mercado brasileiro depois deste grande evento? Sairá reforçado? Vamos ver o que acontece. Muito depende de factores fora do contrôle dos mercados. Se o Brasil ganhar o Mundial pode ser que o que estamos a viver agora seja rapidamente esquecido. Mas, ainda assim, não podemos ignorar nem esquecer as razões subjacentes à insatisfação popular, a falta de cuidados de saúde, educação de qualidade, infraestrutura de transportes públicos, rede viária, investimento geral, a mal-fadada corrupção, etc.. Esses problemos, que há que resolver, continuam à procura de uma resposta. Uma operação de imagem não resolve problemas, antes os evidencia. O Mundial, sobretudo com esse investimento público exagerado, não foi uma boa coisa para o Brasil. Ficarão elefantes brancos em Manaus, Brasília e outras cidades. E ficará o amargo de boca de dinheiro público mal gasto quando tanto há para fazer nesse maravilhoso e vasto país.


Por fim, qual a mensagem que gostaria de deixar a um jovem, de um qualquer país lusófono, que hoje se inicia no mundo das agências? Há um segredo para o sucesso? O segredo para o sucesso é público: trabalho, denodo, honestidade, vontade de aprender e mobilidade. E aprender Inglês, Mandarim, Espanhol, Francês, etc.. Os portugueses correm mundo há cinco séculos. Fazêmo-lo como poucos. Contuinuemos nessa senda sem esquecer que a nossa casa é Portugal.

11


12


TRÊS GRANDES PRÉMIOS QUE ENCHEM DE ORGULHO O MUNDO LUSÓFONO Os jurados dos Lusos atribuíram três Grande Prémios na 3ª Edição Trimestral dos Lusos. Trabalhos que pela sua pertinência, criatividade e resultados têm dado muito que falar. Três excelentes exemplos da excelências dos nossos mercados.

Media - Melhor Uso de Rádio Rádio-Novela Espuma Viva BAR Luanda Angola Grand Prix

Digital - Redes Sociais ABTO Enterro do Bentley Leo Burnett Tailor Made Brasil Grand Prix

Eficácia Skol Design F/NAZCA Saatchi & Saatchi Brasil Grand Prix

13


Ativação - Marketing Directo Lorem Ipsum Book BAR Lisboa Portugal

14

Digital - Redes Sociais Trident Restart-se Machine F/NAZCA Saatchi & Saatchi Brasil

Design - Packaging Skol Design F/NAZCA Saatchi & Saatchi Brasil

Eficácia ABTO Enterro do Bentley Leo Burnett Tailor Made Brasil


PRÉMIOS QUE VALEM OURO Para ser Ouro nos Prémios Lusos é preciso que um trabalho prime pela excelência, resolva um problema e seja resultado de um grande insight. Foi com base nestes pressupostos que os nossos jurados escolheram estas peças, que tanto nos enchem de orgulho.

Media - Ação Integrada ABTO Enterro do Bentley Leo Burnett Tailor Made Brasil

Outdoor - Formato Especial FIAT Alfabeto Leo Burnett Tailor Made Brasil

Outdoor - Formato Especial Anjo Competence Brasil

Relações Públicas - Comunicação Institucional FIAT Vem para a Rua Leo Burnett Tailor Made Brasil

15


PRA VEZES

16

ATIVAÇÃO Guerrilha Lorem Ipsum Book BAR Lisboa Portugal

DESIGN Publicação Coleção Memória Militante Casa Rex Brasil

ATIVAÇÃO Guerrilha FIAT Vem para a Rua Leo Burnett Tailor Made Brasil

DIGITAL Mobile Vivo Machine Wunderman Brasil

ATIVAÇÃO Ponto de Venda Lorem Ipsum Book BAR Lisboa Portugal

DIGITAL Redes Sociais Optimus Natal Havas Worldwide Portugal

DESIGN Identidade LX Type Leo Burnett Lisboa Portugal

DIGITAL Redes Sociais Sagres Blatter BAR Lisboa Portugal


ATA DA CASA ÀS FAZ MILAGRES Conheça aqui os trabalhos que se distinguiram com Prata nesta 3ª edição.

DIGITAL Redes Sociais Troféu Melhor Mãe do Mundo F/NAZCA Saatchi & Saatchi Brasil

FILME Melhor Filme Net Cortejo “Funalcoitão” BAR Lisboa Portugal

IMPRENSA Campanha Rádio Oxigénio McCann Portugal Portugal

OUTDOOR Campanha FIAT Letras F, N, R Leo Burnett Tailor Made Brasil

FILME Melhor Filme TV Continue Macaco F/NAZCA Saatchi & SaaTchi Brasil

FILME Melhor Filme TV FIAT Fiorino Compactador Leo Burnett Tailor Made Brasil

17


TRABALHOS QUE VOLTARAM COM U

18

ATIVAÇÃO Eventos Peugeot Shadows Havas Worldwide Portugal

DESIGN Identidade Passagens por Paris Casa Rex Brasil

ATIVAÇÃO Eventos Escola Mais Rápida do Mundo F/NAZCA Saatchi & Saatchi Brasil

DESIGN Identidade Adsoul Adsoul Portugal

ATIVAÇÃO Eventos Escadas Plascon GOLO Moçambique

DESIGN Ilustração FIAT Letras F, N, R Leo Burnett Tailor Made Brasil

DESIGN Eventos Vivo Machine Wunderman Brasil

DESIGN Packaging Crochet Rita Rivotti Portugal


VIERAM A LISBOA E UM GRANDE BRONZE Ser distinguido nos Prémios Lusos é um sinal ao mercado de que a nossa língua nos reconhece como excelentes criativos. Só os melhores são capazes desta distinção.

DESIGN Packaging Batatas Fritas YaYa BAR Luanda Angola

DESIGN Packaging BigUp Factory BigUp Factory Portugal

DESIGN Web Multivision Adsoul Portugal

DIGITAL Campanha Mouse Foundation Havas Worldwide Portugal

BACKGROUND: A Fundacao EDP, por intermédio da sua área de projetos A2E (access-to-energy), tem desenvolvido ao longo dos últimos anos importantes trabalhos em africa e na América do Sul. Com projetos implementados no Quénia, Angola, Brasil e Guiné-Bissau, a instituicao já levou solucoes de energia sustentável a milhares de pessoas em comunidades carenciadas destes países. Para apresentar os trabalhos desenvolvidos pela A2E, a Fundacao EDP tinha-nos pedido uma simples brochura.

Mas entAo pensámos:

DESIGN Publicação Uma Brochura Feita Completamente Sem Energia Leo Burnett Lisboa Portugal

Se vivEssemos nestas regioes, enfrentando os problemas que estas pessoas enfrentam, o quAo difícil seria fazer esta brochura?

EntAo decidimos fazE-la sob as mesmas condicoes que as pessoas lá tem.

PROCESSO: Desde escrever e desenhar

Até à producao de todos os materiais

Um papel artesanal foi produzido

O quadro foi revelado sob o sol

Milhares de brochuras foram impressas E DOBRADAS manualmente

Tudo foi feito completamente sem energia. Até mesmo o processo foi documentado manualmente: o “making of” foi filmado com um LomoKino 35mm e as fotos foram tiradas com uma antiga cAmera reflex. No fim, as pessoas podiam ver todo o projeto no website.

EFICÁCIA Cortejo BAR Lisboa Portugal

VEJA O VIDEO

DESIGN Publicidade Exterior Topic Acessibilidade REF Comunicação Brasil

MEDIA Ação Integrada FIAT Vem para a Rua Leo Burnett Tailor Made Brasil

19


20

MEDIA Melhor Uso Digital Leica C no Instagram F/NAZCA Saatchi & Saatchi Brasil

FILME Melhor Filme TV Bruxa Borghi/Lowe Brasil

PUBLICIDADE Auto-promoção Arte Viva BAR Lisboa Portugal

FILME Melhor Filme TV Optimus Smart Havas Worldwide Portugal

PUBLICIDADE Auto-promoção Pablo & Esteban Ice Breaking Ideas Portugal

FILME Melhor Filme TV Optimus Natal Havas Worldwide Portugal

FILME Campanha Optimus Natal Havas Worldwide Portugal

FILME Melhor Filme TV Cortejo “Funalcoitão” BAR Lisboa Portugal

FILME Melhor Filme Net Boliche Borghi/Lowe Brasil

FILME Melhor Filme TV Cavalo F/NAZCA Saatchi & Saatchi Brasil

FILME Melhor Filme Net Luanda do Futuro BAR Luanda Angola

FILME Melhor Filme TV FIAT Strada 1 2 3 Leo Burnett Tailor Made Brasil


IMPRENSA Campanha Jobs REF Comunicação Brasil

RELAÇÕES PÚBLICAS Comunicação de Produto ou Serviço !Espírito de Liberdade Wunderman Brasil

IMPRENSA Campanha FIAT Letras F, N, R Leo Burnett Tailor Made Brasil

RELAÇÕES PÚBLICAS Comunicação Institucional Semana Nacional da Caritas LIFT Portugal

OUTDOOR Campanha Laundromat Dim & Canzian Brasil

RELAÇÕES PÚBLICAS Comunicação Interna BNU Goldfish Macau

RÁDIO Melhor Campanha PSI J2, J3, J4 GOLO Moçambique

RÁDIO Melhor Spot J3 GOLO Moçambique

RÁDIO Melhor Spot J2 GOLO Moçambique

21


CON ESTÃO N Ranking de Agências de Publicidade Agências Premiadas de Angola Back Communications > 319 pontos TBWA AO > 66 pontos Agências Premiadas de Cabo Verde Creation > 46 pontos Agências Premiadas do Brasil F/Nazca Saatchi&Saatchi > 2023 pontos Borghi+Open Lowe and Partners > 1038 pontos Leo Burnett Taylor Made > 963 pontos África > 523 pontos Dim&Canzian > 511 pontos Giovanni+DraftFCB > 510 pontos JWT S.Paulo > 444 pontos Revolution > 430 pontos DM9 Rio > 382 pontos Almap BBDO > 215 pontos Competence > 182 pontos Arcos Comunicação > 93 pontos REF Comunicação > 85 pontos Havas WW S. Paulo > 76 pontos Propeg > 33 pontos LewLara/TBWA > 31 pontos LP Comunicação > 11 pontos YEAH! > 11 pontos Phocus Propaganda > 11 pontos ​ Agências Premiadas de Macau Goldfish > 32 Pontos Agências Premiadas de Moçambique GOLO > 599 pontos DDB MZ > 290 pontos Agências Premiadas de Portugal BAR Lisboa > 1506 pontos FUEL > 671 pontos Leo Burnett Lisboa > 505 pontos MSTF Partners > 281 pontos Havas WW > 246 pontos Nylon > 225 pontos Mccann Portugal > 194 pontos Brandia Central > 176 pontos AdSoul > 137 pontos DraftFCB Lisboa > 58 pontos JWT Lisboa > 11 pontos

22

​Ranking de Agências de Digital Agências Premiadas do Brasil F.Biz > 56 pontos Agências Premiadas de Moçambique Cloud Digital Arts > 31 pontos Agências Premiadas de Portugal Grand Union > 314 pontos MindShare Portugal > 113 pontos ExcentricGrey > 89 pontos View Isobar > 71 pontos Fullsix > 47 pontos Waynext > 11 pontos

Ranking de Agências de Relações Públicas Agências Premiadas de Angola Uanda > 2 pontos Agências Premiadas de Portugal Lift Comunicação > 42 pontos GCI > 31 pontos M Public Relations > 12 pontos

Ranking de Agências de Ativação Agências Premiadas do Brasil Wunderman Brasil > 402 pontos NewStyle > 244 pontos Agências Premiadas de Portugal Incyte Ativism > 98 pontos FunnyHow > 62 pontos State of Art > 31 pontos Born > 12 pontos Action4 Ativism > 12 pontos Pepper > 11 pontos Up Partner > 11 pontos

Ranking de Agências de Design Agências Premiadas do Brasil Greco Design > 222 pontos Casa Rex > 178 pontos Oz Design > 13 pontos BST! > 22 pontos Agências Premiadas de Portugal RMAC > 74 pontos Rita Rivotti Studio > 31 pontos BigUp > 31 pontos Manuel Peres > 12 pontos Getinline > 11 pontos


NHEÇA AS AGÊNCIAS QUE NA DISPUTA PELO TÍTULO DE AGÊNCIA DO ANO Sempre que uma agência inscreve os seus trabalhos nos Lusos, está automaticamente a pontuar para os nossos rankings. Desta forma, está a concorrer para ser Agência do Ano Lusófona na sua área e também no seu país. Fique a conhecer aqui as agências que nesta 4ª edição trimestral estão a disputar estes títulos.

Ranking Lusófono de Agências de Publicidade

Ranking Lusófono Agências de Digital

F/Nazca Saatchi&Saatchi > 2023 pontos BAR Lisboa > 1506 pontos Borghi+Open Lowe and Partners > 1038 pontos Leo Burnett Taylor Made > 963 pontos FUEL > 671 pontos GOLO > 599 pontos África > 523 pontos Dim&Canzian > 511 pontos Giovanni+DraftFCB > 510 pontos JWT S.Paulo > 444 pontos Revolution > 430 pontos DM9 Rio > 382 pontos Leo Burnett Lisboa > 313 pontos DDB MZ > 290 pontos MSTF Partners > 281 pontos Havas WW Portugal > 246 pontos Back Communications > 229 pontos Nylon > 225 pontos Almap BBDO > 215 pontos Competence > 182 pontos Brandia Central > 176 pontos Mccann Portugal > 122 pontos Arcos Comunicação > 93 pontos REF Comunicação > 85 pontos Havas WW S. Paulo > 76 pontos AdSoul > 73 pontos TBWA AO > 66 pontos BAR Luanda > 61 pontos DraftFCB Lisboa > 58 pontos Creation > 46 pontos Propeg > 33 pontos Goldfish > 32 pontos LewLara/TBWA > 31 pontos LP Comunicação > 11 pontos JWT Lisboa > 11 pontos Phocus Propaganda > 11 pontos YEAH! > 11 pontos Farofa Filmes > 2 pontos Lua Propaganda > 1 ponto

Grand Union > 314 pontos MindShare Portugal > 113 pontos ExcentricGrey > 89 pontos View Isobar > 71 pontos F.Biz > 56 pontos Fullsix > 47 pontos Cloud Digital Arts > 31 pontos Waynext > 11 pontos

Ranking Lusófono Agências de Media

Ranking Lusófono Agências de Relações Públicas Lift Comunicação > 42 anos GCI > 31 pontos M Public Relations > 12 pontos Uanda > 2 pontos

Ranking Lusófono Agências de Ativação Wunderman Brasil > 402 pontos NewStyle > 244 pontos Incyte Ativism > 98 pontos FunnyHow > 62 pontos State of Art > 31 pontos Born > 12 pontos Action4 Ativism > 12 pontos Up Partner > 11 pontos Pepper > 11 pontos

Ranking Lusófono Agências de Design Greco Design > 222 pontos Casa Rex > 178 pontos RMAC > 74 pontos Rita Rivotti Studio > 31 pontos BigUp > 31 pontos BST! > 22 pontos Oz Design > 13 pontos Manuel Peres > 12 pontos Getinline > 11 pontos

Ranking do Briefing aberto: Estudantes, Jovens Profissionais e Talentos Lusófonos Estudantes Lusos Tomás de Vale Quaresma > 120 pontos Sara Gouveia > 120 pontos João Rito / Gonçalo Moreira > 120 pontos Luciano Jacob / Kayran Moroni > 60 pontos Tiago Pereira / Ana Marta Lopes > 60 pontos Alexandre Miguel > 60 pontos Sofia Nóbrega / Mandy Moreia > 60 pontos Rodrigo Faria > 30 pontos ​ Jovens Profissionais Francis Allan / Gustavo Tasselli DM9DDB > 240 pontos Ruben Santos - Brandia Central > 180 pontos Gonçalo Tavares Antunes / Diogo Stillwell - BAR Lisboa> 60 pontos Tiago Silva / Hugo Suissas - Brandia Central > 60 pontos João Amaral - Fullsix Lisboa / Catarina Diniz (Freelance) > 30 pontos André Coelho / Ivo Alves - DDB Moçambique > 30 pontos Gonsalo Henrique (Freelance) > 30 pontos ​ Talentos Lusos Christiano Vendramine / Alex de Andrade - Phocus Propaganda > 270 pontos Maria Sales Caldeira / Cristina França Carmen > 150 pontos Carlos Garcia / Raquel Caldeira ExcentricGrey > 60 pontos Sergio Santos / Marcos França / Hugo Passarinho - Ativism > 60 pontos Daniel Jubiliot - Brandia Central > 30 pontos

MindShare Portugal > 72 pontos

23


TRAB ANGOLA ANGOLA

BRASIL

DESIGN Packaging Batatas Fritas YaYa BAR Luanda Bronze

ATIVAÇÃO Eventos No Capricho Johnson & Johnson Borghi/Lowe Shortlist

MEDIA Melhor Uso de Rádio Rádio-Novela Espuma Viva BAR Luanda Grand Prix

Eventos Vivo Machine Wunderman Shortlist

FILME Melhor Filme Net Luanda do Futuro BAR Luanda Bronze Melhor Filme TV Luanda do Futuro BAR Luanda Shortlist Melhor Filme TV Contrato BAR Luanda Shortlist RÁDIO Melhor Campanha Rádio-Novela Espuma Viva BAR Luanda Shortlist Melhor Spot Natal Movicel BAR Luanda Shortlist

Eventos Escola Mais Rápida do Mundo F/NAZCA Saatchi & Saatchi Bronze Guerrilha Vitrine Wunderman Shortlist Guerrilha Espírito Liberdade Wunderman Shortlist Guerrilha FIAT Vem para a Rua Leo Burnett Tailor Made Prata Marketing Direto Desafio Pharmaton Open & Partners Shortlist

Ação Integrada FIAT Vem para a Rua Leo Burnett Tailor Made Bronze

Packaging Café Central BST! Shortlist

ABTO Enterro do Bentley Leo Burnett Tailor Made Brasil Ouro

Produto Garrafa REF Comunicação Shortlist

Melhor Uso Digital Comentarista Wunderman Shortlist

Produto Bandeja REF Comunicação Shortlist

Melhor Uso Digital Leica C no Instagram F/NAZCA Saatchi & Saatchi Bronze

Publicação Mochila Social Casa Rex Shortlist

Melhor Uso Outdoor Vitrine Wunderman Shortlist

Publicação Coleção Memória Militante Casa Rex Prata

FILME Melhor Filme Net Boliche Borghi/Lowe Bronze

Publicidade Exterior Topic Acessibilidade REF Comunicação Bronze

Melhor Filme Net Basquete Borghi/Lowe Shortlist

Marketing Direto Espírito Liberdade Wunderman Shortlist

DIGITAL Mobile Vivo Machine Wunderman Prata

Ponto de Venda Postal Mastigável Dim & Canzian Shortlist

Redes Sociais Trident Restart-se Machine F/NAZCA Saatchi & Saatchi Ouro

Melhor Filme TV Desculpa Amor F/NAZCA Saatchi & Saatchi Shortlist

DESIGN Eventos Vivo Machine Wunderman Bronze

Redes Sociais Troféu Melhor Mãe do Mundo F/NAZCA Saatchi & Saatchi Prata

Melhor Filme TV Cavalo F/NAZCA Saatchi & Saatchi Bronze

Redes Sociais ABTO Enterro do Bentley Leo Burnett Tailor Made Grand Prix

Melhor Filme TV Continue Macaco F/NAZCA Saatchi & Saatchi Prata

EFICÁCIA ABTO Enterro do Bentley Leo Burnett Tailor Made Ouro

Melhor Filme TV FIAT Fiorino Compactador Leo Burnett Tailor Made Prata

Skol Design F/NAZCA Saatchi & Saatchi Grand Prix

Melhor Filme TV FIAT Strada 1 2 3 Leo Burnett Tailor Made Bronze

Identidade Passagens por Paris Casa Rex Bronze Identidade Cartaz 15ª Festa do Livro da USP Casa Rex Shortlist Ilustração Comentarista Wunderman Shortlist Ilustração FIAT Letras F, N, R Leo Burnett Tailor Made Bronze

24

Packaging Skol Design F/NAZCA Saatchi & Saatchi Ouro

MEDIA Ação Integrada Vitrine Wunderman Shortlist

Melhor Filme TV Bruxa Borghi/Lowe Bronze

Melhor Filme TV FIAT Vem para a Rua Leo Burnett Tailor Made Shortlist


BALHOS VENCEDORES DE A, BRASIL & CABO VERDE CABO VERDE IMPRENSA Campanha Laundromat Dim & Canzian Shortlist Campanha Jobs REF Comunicação Bronze Campanha Monumentos LP Comunicação Shortlist

RELAÇÕES PÚBLICAS Comunicação de Produto ou Serviço Espírito de Liberdade Wunderman Bronze

ATIVAÇÃO Guerrilha “Netman” Unitel Creation Shortlist

Comunicação Institucional FIAT Vem para a Rua Leo Burnett Tailor Made Ouro

Campanha FIAT Letras F, N, R Leo Burnett Tailor Made Bronze Melhor Anúncio Raspadinha Borghi/Lowe Shortlist Melhor Anúncio FF English Dim & Canzian Shortlist OUTDOOR Campanha Laundromat Dim & Canzian Bronze Campanha FIAT Letras F, N, R Leo Burnett Tailor Made Prata Formato Especial Vitrine Wunderman Shortlist Formato Especial FIAT Alfabeto Leo Burnett Tailor Made Ouro Formato Especial Anjo Competence Ouro Melhor Anúncio FF English Dim & Canzian Shortlist

25


TRAB PORTUGAL PORTUGAL Web Multivision Adsoul Bronze

Melhor Filme Net Gallo Worldwide Olive Oil Stories Grand Union Shortlist

Eventos Mega Picnic 2013 Born Shortlist

DIGITAL Campanha Mouse Foundation Havas Worldwide Bronze

Melhor Filme TV Optimus Smart Havas Worldwide Bronze

Guerrilha Lorem Ipsum Book BAR Lisboa Prata

Melhor Site Inspirit BAR Lisboa Shortlist

Guerrilha Arte Viva BAR Lisboa Shortlist

Melhor Site Sagres Visita Virtual Grand Union Bronze

Marketing Direto Lorem Ipsum Book BAR Lisboa Ouro

Melhor Site EDP RE:DY Grand Union Shortlist

IMPRENSA Campanha Rádio Oxigénio McCann Portugal Prata

Ponto de Venda Lorem Ipsum Book BAR Lisboa Prata

Mobile Universo Bebé Havas Worldwide Shortlist

Campanha Expresso Última Ceia McCann Portugal Shortlist

Ponto de Venda EDP RE:DY Mupi Interactivo Grand Union Shortlist

Redes Sociais Optimus Natal Havas Worldwide Prata

DESIGN Identidade LX Type Leo Burnett Lisboa Prata

Redes Sociais Sagres Blatter BAR Lisboa Prata

OUTDOOR Melhor Anúncio Coca-Cola Vista Pelos Fãs Grand Union Shortlist

ATIVAÇÃO Eventos Peugeot Shadows Havas Worldwide Bronze

Identidade Inspirit BAR Lisboa Shortlist Identidade Adsoul Adsoul Bronze Packaging Crochet Rita Rivotti Bronze Packaging Big Up Factory Big Up Factory Bronze Publicação Uma Brochura Feita Completamente Sem Energia Leo Burnett Lisboa Bronze Web Inspirit BAR Lisboa Shortlist

26

EFICÁCIA Cortejo BAR Lisboa Bronze PUBLICIDADE Auto-promoção Arte Viva BAR Lisboa Bronze Pablo & Esteban Ice Breaking Ideas Bronze FILME Campanha Optimus Natal Havas Worldwide Bronze Melhor Filme Net WTF Animais Havas Worldwide Shortlist Melhor Filme Net Cortejo “Funalcoitão” BAR Lisboa Prata

Melhor Filme TV Optimus Natal Havas Worldwide Bronze Melhor Filme TV Cortejo “Funalcoitão” BAR Lisboa Bronze

RELAÇÕES PÚBLICAS Comunicação Institucional Semana Nacional da Caritas LIFT Bronze Comunicação Institucional Inauguração Moagem Nacional LIFT Shortlist


BALHOS VENCEDORES DE L, MACAU & MOÇAMBIQUE MACAU

MOÇAMBIQUE

RELAÇÕES PÚBLICAS Comunicação Interna BNU Goldfish Bronze

ATIVAÇÃO Guerrilha Escadas Plascon GOLO Bronze DESIGN Ilustração Helêlêlê 4 GOLO Shortlist Packaging J5 GOLO Shortlist RÁDIO Melhor Campanha PSI J2, J3, J4 GOLO Bronze Melhor Spot J3 GOLO Bronze Melhor Spot J2 GOLO Bronze

27


CONHEÇA OS PRO A CRIATIVIDADE FEITA DIRECTOR DE ARTE

DIRECTOR CRIATIVO Fábio Fernandes Eduardo Lima Diogo Anahory José Bomtempo Guilherme Jahara Marcelo Reis Fernando Nobre José Borghi Fabio Brigido Theo Rocha Rodrigo Jatene Marcelo Lourenço Pedro Bexiga João Linneu Sergio Gordilho Joanna Monteiro Max Geraldo Michele Dim D’Ippolito Thiago Fonseca Bruno Salgueiro Gabriel Araújo Ricardo John Edson Rosa Emerson Braga Luciana Cani Álvaro Rodrigues Diogo Mello Paulo Sanna Samuel Segatelli Lourenço Thomaz Marcelo Medeiros Susana Sequeira Adriano Abdalla Claudio Xavier Daniel Palma Thomas Tagliaferro Joah Santos Gustavo Greco Luiz Sanches José Marques Rodrigo Saavedra Vico Benevides Zeca Oliveira Alexandre Rodrigues Angela Bassichetti Eduardo Axelrud Marcello Serpa Roberto Fernandez Gustavo Piqueira Renato Simões André Coelho Carolina Medina Fernando Tomeu Guy Costa Luiz Gonzaga Alex Rodrigues Bruno Mendonça Diego Torgo Fabio Matiazzi João Paulo Martins Luiz Harvo Ricardo Nunes

28

1830 1540 1350 1350 950 950 840 840 800 670 620 540 540 530 510 500 500 500 500 460 450 420 400 400 400 370 370 370 290 280 280 280 250 240 240 240 230 220 210 190 190 190 190 180 180 180 180 180 170 150 130 130 130 130 130 120 120 120 120 120 120 120

João Linneu Pedro Pinhal Bruno Oppido Felipe Petroni Luís Nora Edson Rosa Marcelo Rizério Paulo Junger Thiago Nabisco Bruno Salgueiro Sergio Gordilho Pedro Bexiga Piu Afonseca Tiago Valadão Wanslez Quaresma Marcelo Bruzzesi Rodrigo Adam Saulo Rocha André Navarro Fabio Nunes Rafa Oliveira Andrea Pissarro Marcelo Ribeiro Fábio Cristo Fabio Simões Luís Paulo Andrade Thony Fernandes Vico Benevides Brunno Cortez Leonardo Pinheiro Alê Parme Alex Alves Andre Fukumoto Andrey Tavares Douglas Cardoso Gisele Moreira Lucine Mônaco Pedro Paoliello Fabio Fregni Alexandre Andrade Fabio Brigido Francisco Chatimsky Liliana Mafra Manu Mazzaro Nuno Salvaterra Robison Mattei Rodrigo Castellari Victor Holanda João Pereira Edi Zollini Hugo Aranha Iron Brito Lucas Freire Paulo Coelho Paulo Perdigão Rafael Gil André Leite Artur Pinheiro Bruno Regalo Carlos Gorjão Diego Freitas Filipe Domingues Guilherme Nunes

HEAD PLANNER & PLANNER

REDACTOR 800 620 610 470 410 400 400 380 300 270 270 240 240 240 240 220 220 220 210 210 190 180 180 160 160 160 160 160 150 150 140 130 120 120 120 120 120 120 100 90 90 90 90 90 90 90 90 90 80 70 70 70 70 70 70 70 60 60 60 60 60 60 60

Rodrigo Visconti Eduardo Lima João Gomes de Almeida Felipe Cirino Thiago Carvalho Guilherme Nesti Marco Pulido Thiago Fonseca Christian Fontana Emerson Braga Maria Rita Angeiras Romero Cavalcanti Samuel Segatelli Pedro Ribeiro Guilherme Cunha Pedro Corbett Pedro Lima Juliana Braga Kinha Fonseca Marcelo Henriques Marcelo Lourenço Michele Dim D’Ippolito Paulo Henrique Gomes Sara Couto Thiago Campelo Filipe Mateus João Santiago Pedro Eloi Ana Novis Fernando Calvache Leonardo Konjedic Steve Colmar Igor Quintella Rafael Ferrer Richard Warrell Rodrigo Dorfman Suzana Branco Diego Ferrite Afonso Azevedo Henrique Martins Rodrigo da Matta Leandro Pinheiro Eduardo Marques Adriana Leite Bruno Oppido Marcio Juniot Marco Pulido Erick Mendonça Pedro Pinho Guga Borges António Bezerra Charles Faria Conrado Schnarndorf Luiz Gonzaga Mário Nascimento Fernando de Clemente Marcos Gemal Natasha Romariz Maasri

740 540 510 470 430 410 410 410 400 400 370 340 300 280 250 250 250 240 240 240 240 240 240 240 240 230 230 230 220 220 220 220 210 210 210 210 210 200 190 190 190 180 170 160 160 160 160 150 150 130 120 120 120 120 120 110 110 110

José Porto Guilherme Pasculli Marcello Magalhães Tiago Lara Rafael Paes Samantha Barbieri Fernand Alphen Melina Romariz Mylene Alves Ana Cortat Lia Bertoni Carlos Gajo Gabriel Morais Isabella Mulholland Marco Farah Rafael Camilo Anderson Passos Daniel Feitosa Caio Felipe André Foresti Filipe Alberto Cintia Gonçalves Isadora Diniz João Satt Luana Spohr Renan Strassburger Thomas Saraiva Patricia Barletta Flávia Nogueira Rafael Barreto Denis Camargo Mônica Bauer Sergio Katz Tatiana Weiss Manuel Rosado Gabriela Soares Lara Azevedo Lilian Galarraga Ricardo Miranda João Sah José Lucas Leandro Peralta Marcelo Bazan Sofia Barata Joice Malavolta Bronson Smithson Dorian Dack Duarte Roquette Gabriela Sachez João Ricardo Freire José Cerqueira Mariana Blanc Marina Moraes Tomás Froes Ana Costa Dias Astrid Sauer Bruno Chenque Bruno Patrão Camila Silva Carolina Flores Cátia Antunes Cláudia Alves Claudio Soares

1680 990 950 950 800 520 420 420 400 380 380 240 240 240 220 220 210 160 150 130 130 120 120 120 120 120 120 110 100 100 90 90 90 90 80 70 70 70 70 60 60 60 60 60 50 40 40 40 40 40 40 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30

EXECUTIVO DE CONTAS Marcello Penna 1950 Carmen Rodriguez 990 Melanie Zmetek 730 Pablo de Arteaga 730 Danielle Cabral 620 Daniela Ferreira 580 Cíntia Mourão 550 Guilherme Grigol 550 Manuel Rito 540 Priscilla Carvalho 430 Rita Bidarra 410 Carlos Pereira 400 Carolina Younis 400 Junior Bottura 400 Luisa Prado 400 Renata Matos 400 Ricardo Forli 400 Vitor Barros 400 Juliana Nascimento 380 João Ribeiro 370 Rafael Pontes 370 Eduardo Crepaldi 330 Kátia Issuto 330 Bruna Vaccarezza 280 Jéssica Cardoso 280 Robert Filshill 280 Tamile Vidal 280 Teresa Ferreira 280 Carla Preto 240 João Pereira 240 Mariana Braga 240 Pedro Miguel Garcia 230 Christine Ramela 220 Laura Scofield 220 Mirelly Rosa 220 Saulo Sanchez 220 Ciça Mattos 210 Fernanda Neves 210 Márcia Feitosa 210 Vasco Rocha 210 Maria Belmar 200 Cristiane Bender 190 Gabriel Ramos 190 Luciana Rodrigues 190 Sérgio Resende 190 Marcela Paiva 180 Sofia Borges de 180 Sousa Elisa Ribeiro 160 Soraya Fernandes 140 Andrea Barreto 120 Caio Saccomani 120 Fernanda Suslik 120 Guilherme Alves 120 Jorge Pais 120 Yves Rodrigues 120 Tiago Silva 110 Luis Lui 100 Aline Macedo 90 Ana Beatriz Moreira 90 Porto Fernão Cosi 90 Filipe Bartholomeu 90


OFISSIONAIS QUE MARCAM A EM LÍNGUA PORTUGUESA Sempre que uma agência inscreve os seus trabalhos nos Lusos, não está apenas a pontuar para ser agência do ano. Todos os seus profissionais podem ser reconhecidos, na Grande Gala Anual, por todo trabalho realizado. Aqui podem ser vistos os profissionais que se destacaram no mercado lusófono da criatividade, nos últimos trimestres.

DIRECTOR DE CONTAS Mariana Galindo Marcio Santoro Mariana Mozzaquatro Marcelo Passos Marta Guimarães Alice Coutinho Ana Matuck Carlos Rafael Tanjioni Carolina Cabral Luciana Alvarez Mirla Prieto Ana Carolina Boccia João Pereira Agnes Figueiredo Rui Mendes Celina Esteves Elisa Ribeiro Inês Lopes Cintia Hachiya Marina Lima Sónia Correia Andrew Warrell Jorge Mendes Cecilia Duarte Carlos Larotonda Filipa Vasconcelos Jorge Mendes Marcos Valeta Sónia Fernandes Marina Damato Bruna Rubacow Diogo Cunha Karoline Alberti Luciane Conte Renata Gonçalves Agnes Carvalho Alexandre Baroni Carlota Crespo Carmelino Saldanha Cecilia Cilento Diego Colicchio Eduardo Lima Fernanda Bernardo Filipa Robalo João Linneu João Mota Mariana Martin Sérgio Resende Thiago Reis Ana Paula Wehba André Tastaldi João Maia Dias Paulo Lima André Britto Andrea Longhi Beatriz João Bruno Patrão Carlos Cardim Claudia Mattos Darana Pimentel Débora Donadel Everton Lelis Hugo Carneiro

WEB DESIGNER

DESIGNER 540 500 380 350 280 240 240 240 240 240 240 220 220 160 160 130 130 130 120 120 120 90 90 80 70 60 60 60 60 50 40 40 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20 20 20 20 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

Marta Teixeira Daniel Palma Joana Correia Ricardo Figueira Tiago Valadão Ricardo Donato Fábio Capelão Samita Jacintho João Carsino Nuno Salvaterra Sofia Pereira Gustavo Piqueira Ale Parme Carlos Esper Daniel Achucarro António Silva Diogo Mangiacavalli João Conceição Carol Midori Caroline Vapsys João Pereira Nuno Faria Sílvia Lézico Ricardo Oliveira Ana Luiza Gomes Bruno Nunes Carlos Capítulo Diego Belo Douglas Cardoso Felipe Kimio Fernanda Monte-Mór Fernando Ricciopo João Domingues Jorge Ramalho José Marques Leonardo Rosário Lorena Marinho Marcelo Fahd Marianne Meni Nuno Costa Tidé Zumberto Benson Blackson Pedro Santos Danilo Helvadijan Leonel Tinga Miguel Sousa Guedes Ana Pessoa André Rodrigues António Bezerra Bruna Guerreiro Cátia Neto David Aires Duarte Pires Dulce Ponciano Eduardo Rodrigues Emanuel Serôdio Erick Vasconcelos Fábio Santos Hélder Pombinho João Eusébio João Miranda João Pacheco

270 240 240 240 240 220 170 170 160 150 150 140 130 130 130 120 120 120 100 100 90 90 90 80 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 50 50 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30

Rita Caetano Ricardo Melo Rui Ribeiro da Silva Tiago Gomes João Dominguez Paula Cunha Gonçalo Gaspar Nuno Costa Claudio Medina

240 90 90 90 80 70 60 60 40

WEB DEVELOPER Rita Caetano Ricardo Melo Rui Ribeiro da Silva Tiago Gomes João Dominguez Paula Cunha Pivot Gonçalo Gaspar Nuno Costa Claudio Medina Francisco Coelho João Espadinha Luis Pereira Pedro Data Ricardo Noguês Sara Mendes Francisco Contel Martins Jorge Varandas Nuno Moura Carlos Santos Frederico Cerdeira João Santos Paulo Lagoá Pedro Melo

240 90 90 90 80 70 60 60 60 40 30 30 30 30 30 30 20

HEAD OF SOCIAL MEDIA & SOCIAL MEDIA Gil Correia Priscilla Serra Carolina Pereira Ricardo Ferreira Bruno Mosconi Rudolfo Nobre Ingrid Sousa Pedro Garcia Ricardo Nunes João Carvalho Cláudio Santos Daniela Silva Thiago Silvestre

240 210 180 120 120 70 70 30 30 10 10 10 10

20 20 10 10 10 10 10

29


CONHEÇA OS PRO A CRIATIVIDADE FEITA DIRECTOR CRIATIVO Ricardo Silva Ricardo Soletti Diogo Parrinha Kinha Fonseca Aricio Fortes José Vieira Paulo Coelho Bruno Prosperi Carlos Renato Rocha Erick Rosa Marta Matui Nuno Faria Bé Mena João Marques Rosa Renato Pereira Hernan Rebaldería Santiago Dulce Zurita Fernandes André Freitas André Kassu Andrea Siqueira Carlos Luz Duarte Pinheiro de Melo Enilson Silva Francisco da Luz Ferreira Luis Silva Dias Marcos Hübner Marcos Medeiros Miguel Reis Thiago Ferreira Clovis La Pastina João Fernandes Miguel Viana Bruno Cirello Cristina Almeida João Pacheco Mafalda Santos Sidney Braz Tales Bahu Alexandre Guimarães Alexandre Pagano Ana Pessoa Astrid Sauer Carlos Esper Carlos Fonseca Cesar Herszkowicz Deny Zatariano Diogo Peixoto Edgard Gianesi Hélder Pombinho Henrique Silva Joana Antunes João Caetano Brasil João Pacheco Lenilson Lima Manir Fadel Marcelo Bresciani Mariana Sá Mário Mandacaru Nuno Jerónimo Paulo Junger Pedro Prado Rodrigo Castellari Rodrigo Corbari Suzana Branco Waldemar França Alexandre Ravagnani

30

DIRECTOR DE ARTE 120 120 110 110 100 100 100 90 90 90 90 90 80 80 80 70 70 70 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 50 50 50 40 40 40 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20

Guilherme Sakosigue Jaciel Germano João Gomes José Marques Marcos Kotlhar Maria Inês Leiria Matheus Miguel Ricardo Sarno Ricardo Silveira Roberto Ulhoa Thiago Reis Caio Batista Danilo Carvalho Fábio Capelão André Maia Cristiano Franco Guilherme Medici Isabelle de Vooght Ivo Purvis Luciano Santos Renato Miguel Ricardo Oliveira Rui Ladeira Thiago Fonseca Alexandre Guimarães Alexandre Pagano Alexandre Tommasi Andre Marques Benson Blackson Bernardo Romero Carlos Esper Catarina Vaz César Augusto Erica Matsuura Erick Vasconcelos Genival Junior Joana Antunes Jonathan Hobin José Carlos Costa Juliane Utsch Marcelo Mandaji Maurizio Vanni Nelso Coelho Nuno Calado Pedro Chequer Ricardo Pocci Sara Ferreira Sónia Frazão Teresa Ascensão Theo Rocha Thiago Balzano Thiago Cruz Thiago Dias Vanda Veiga Carina Prieto Daniel Teixeira Ivan Blotta Julio Terra Marcel Oliveira Marcus Tomaselli Michele Dim D’Ippolito Rodrigo L. Rodrigues Alessandro Calve André Macena Bruno Valença Denny Hamada Eduardo Basque Frederico Teixeira Humberto Fernandez Laura Fox

HEAD PLANNER & PLANNER

REDACTOR 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 50 50 50 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20 20 20 20 20 20 20 20 10 10 10 10 10 10 10 10

Thiago Konno Inês Fonseca Mafalda Quintela Natasha Leite Sara Vale Christiano Vandermine João Saraiva Lucas Tristão Sergio Aires Aricio Fortes Filipe Carvalho João Silva Marina Moraes Pedro Prado Pedro Vintém Rui Castro Rui Costa André Brandão Caio Turbiani Diogo Mello Fabio Fernandes Fabio Ozorio Fernando Augusto Fernando Nobre Gonçalo Neves Jaime Nascimento José Diogo Mariana Borga Marina Loprete Miguel Reis Pedro Lazera Pedro Utzeri Rafael Genu Ricardo Scarpa Sara Soares Sophie Schoenburg Tomás Gama Viton Araújo Ricardo Polinesio Ana Leiria André Santa Cruz Duarte Roquette Igor Cabó Isaac Serruya Lucas Casão Paulo Costa Sidney Braz Abdul Bay Carlos Fonseca Carolina Rodrigues Diego Pacii Evandro Soares Filipa Silva Gustavo Borges Gustavo Nardini Henrique Silva João Caetano Brasil João Mira João Paulo Testa José Vieira Leandro Dolfini Leandro Neves Marcos Almirante Marta Matui Monica Tommasi Murilo Torezan Nuno Loução Otto Pajunk Raul Ortão Tiago Fragoso

110 100 100 100 100 90 90 90 90 70 70 70 70 70 70 70 70 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 50 40 40 40 40 40 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30

Cristina Almeida Daniel Flaksman Felipe Santini Gustavo Zilles Joana Pinto João Rodrigues Leandro Ferreira Maria Anita Ferreira Maria Mestre Murilo Oliveira Paula Barbosa Paulo Antunes Raquel Alves Robson De Vitto Rute França Sandra Cunha Sara Neves Sílvia Lourenço Telmo Ramos Tiago Canas Mendes Tiago Pereira Tiago Tarracha Valter Bombonato Ana Inocêncio Ana Stilwell Daniela Leão Fernando Diniz Guilherme Sampaio Luciana Mussato Augusto Pardal Breno Carvalho Catarina Melo César Fuster Felipe Cruz Filipa Robalo Gabriela Lancellotti Gisele Bambace Gustavo Blanco João Franco João Maia Dias José Bronze Lucia Thomaz Lui Brito Luiz Felipe Barros Marcia Amorim Marcus Nascimento Mariana Nogueira Marina Pires Miguel Carvalho Mónica Carvalho Patrice Lamiral Patrick Stilwell Paula Delgado Rafael Freaze Rafael Ripper Rapha Barreto Renato Santolíquido Rodrigo Demarchi Rodrigo Paisana Vanessa Henriques

30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20 20 20 20 20 20 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

EXECUTIVO DE CONTAS Flávio Fernandez Marina Camargo Natalie Gruc Olivia Tornelli Stefano Paduan Stefano Pieroni Vanessa Previero Fernanda Duavy Mafalda Amâncio Ricardo Calfat Filipa Figueiredo Filipa Sapeira Gisela Assumpção Joana Teixeira Sara Fiuza Ana Hernandos António Cancela de Abreu Caio Perez Carla Dias Carlos Lisboa Carmelino Saldanha Cristina Chacon Erica Oliveira Felipe Giacon Flávia Siqueira Giuliana Sesso Luciane Conte Malu Godoi Márcia Aguiar Marina Leal Mona Ferreira Renata Buess Renata Gonçalves Rosangela Lopes Sandra Guedes Stella Pinani Thiago Iusim Victor Conrado Victor Fernandes Erica Macieira Fernanda Pancini Gabriela Marques Joana Duarte Larissa Purim Marcelo Sarti Marcia Esteves Pedro Battesti Alexandre Girbal Ana Sofia Silva André Alfinitto Camila Coletti Camila Hamaoui Camilla Massari Carlos Cardim Catarina Nunes Catherine Bensard Dulce Patrício Fabricio Gonçalves Takahashi Fernanda Antonelli Fernanda Ferreira Francisco Arbues Gilmera Bartiloti Guilherme Zetune Inês Lopes Inês Ortigão Isabel Gonçalves Isabela Crestana Filippi

90 90 90 90 90 90 90 80 80 80 70 70 70 70 70 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 40 40 40 40 40 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30


OFISSIONAIS QUE MARCAM A EM LÍNGUA PORTUGUESA DIRECTOR DE CONTAS Igor Binder Joana Miranda Juliana Salles Letícia Thenard Lísia Ficher Luís Ferreira Manuel Cardoso Manuela Ramalho Mariana Ventura Marta Silva Mauro Silveira Miguel Gonçalves Miguel Santos Mónica Bettencourt Mónica Januário Nuno Lages Pamela Pietra Patricio Jaramillo Pedro Brás Regina Madeira Rubenia Rocha Sandro Briffe Sara Costa Sofia Oliveira Tatiana Guinges Victoria Toni Vitor Barros Vívian Nóbrega

WEB DESIGNER

DESIGNER 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

João Travessa Luís Carvalho Marcelo Lourenço Mariana Mário Mandacaru Miguel Pina Nádia Carmo Pedro Naves Pedro Vinagre Rita Coelho Rita Rivotti Sergio Marlon Susana Santos João Gomes Raquel Viana Rita Antunes Afonso Arraiano Ana Lobo Bruno Valença Claudio Shinohara Cristiano Machado Deiverson Ribeiro Felipe Villa Francisco Cyrne Frederico Paixão Hugo Aranha Hugo Santos Inês Galo João Cabral João Fernandes João Nunes João Vidigueira Lilian Parrado Manuel Peres Marcela Souza Margarida Pedreira Mariana Guapo Mariana Silvestri Miguel Marques Miguel Oliveira Miguel Viana Nuno Porto Pedro Alves Plínio Gomes Roberta Leal Telmo Ramos Thaís Nazima Thiago Matsunaga Tomás Costa Vasco Branco

WEB DEVELOPER

HEAD OF SOCIAL MEDIA & SOCIAL MEDIA

30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20 20 20 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

31


CONHEÇA OS PRO A CRIATIVIDADE FEITA DIRECTOR CRIATIVO Ana Luisa Almeida Fabiano Ribeiro João Maia Dias Manuel Cardoso Pedro Alves André Nacho André Poppovic Duarte Vilaça Eco Moliterno Edimar Filho Eduardo Salles Fernando Luna Giovanni Vanuchi Humberto Fernandez João Oliveira João Silva Jorge Trindade José Varela Castelo Luiz Coutinho Manuel Peres Margarida Pedreira Miguel Relva Nuno Esteves Nuno Lages Pedro Sanots Plínio Gomes Rafael Pitanguy Rodolfo Barreto Sandro Serzedello

32

DIRECTOR DE ARTE 20 20 20 20 20 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

Lucy Sanderson Luiz Coutinho Marcus Mesquita Marcus Ventura Mark Connell Nádia Pinto Paulo Medeiros Ricardo Gurgel Ricardo Traquino Rita Neves Roberta Honada Tânia Costa Tiago Prandi Viviane Araujo Zurita Fernandes

HEAD PLANNER & PLANNER

REDACTOR 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

Vasco Silva Breno Amaro Diogo Stilwell José Maria Catalão Paulo Junger Adriano Alarcon Alessandra Muccillo Alexandre Esposito Álvaro Rodrigues André Mancini André Mateus Armando Araújo Carlos Schleder Chico Lucas Daniel Prata Daniela Moreira Edimar Filho Eduardo Salles Fabiano Teixeira Felippe Mendonça Fernanda Possídio Flavia Coelho Francisco Barros Gustavo Alves Hayre Borges Henrique Zirpoli Joanna Monteiro Laís Ferreira Ludimila Ventura Luiz Kanadani Madalena Matos Marcel Petroff Mariana Blanc Nathan Menezes Nuno Riça Pedro Maneschy Pieu Afonseca Rafael Pitanguy Rafael Ziggy Ricardo Martin Rodrigo Castellari Vitor Barros

30 20 20 20 20 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

EXECUTIVO DE CONTAS José Guilherme Pontes Juliana Possato Ligia Repetto Lorena Leal Luana Segatto Mafalda Santos Marcelo Bocchini Maria Paula Londres Marina Caetano Marta Kadosh Nuno Caetano Paula Borges Renata Burnay Ricardo Barros Suelen Coppola Tiago Fernandes Toby Osborne Vanessa Marinelli Vânia Rocha Vivian Ferraz Alessandra Santana Beatriz Godinho Dalmira Aniceto Fabiola Toschi Olivia Biagi Pedro Gonçalves Rita Nunes Pinto António Cancela Carlos Costa Catarina Lourenço Bettencourt Cristiane Camargo Cristiane Costa Daniel Chasin Fernanda Barros Florencia Lear Gustavo Nobre Inês Martins João Maia Dias Liliana Azevedo Lúcia Jorge Luiza Gauss Marcela Soares Marco Aymoré Maria Couceiro Mariana Demarche Marta Santos Mauro Silveira Michele Estevez Mirella Santos Nuno Izidine Nuno Lages Patricia Bellintani Patricia Bulhões Rafael Cappeli Raquel Mendes Renata Velloso Ricardo Malaquias Sarah Simons Thiago Galdi Tiago Albuquerque Vitor Lossavaro

30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20 20 20 20 20 20 20 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10


OFISSIONAIS QUE MARCAM A EM LÍNGUA PORTUGUESA DIRECTOR DE CONTAS

DESIGNER

WEB DESIGNER

WEB DEVELOPER

HEAD OF SOCIAL MEDIA & SOCIAL MEDIA

33


CONHEÇA OS PRO A CRIATIVIDADE FEITA DIRECTOR DE ARTE

DIRECTOR CRIATIVO

HEAD PLANNER & PLANNER

REDACTOR

EXECUTIVO DE CONTAS

ANGOLA Marcelo Medeiros Miguel Reis Marcos Medeiros Diogo Peixoto

280 60 60 30

Marcelo Medeiros Diogo Peixoto

40 30

Eduardo Marques Inês Fonseca Miguel Reis

170 100 60

Rodrigo Visconti Eduardo Lima Felipe Cirino Thiago Carvalho Guilherme Nesti Christian Fontana Emerson Braga Maria Rita Angeiras Romero Cavalcanti Samuel Segatelli Guilherme Cunha Pedro Corbett Marcelo Henriques Michele Dim D’Ippolito Paulo Henrique Gomes Thiago Campelo Ana Novis Fernando Calvache Leonardo Konjedic Igor Quintella Rafael Ferrer Rodrigo Dorfman Diego Ferrite Henrique Martins Rodrigo da Matta Leandro Pinheiro Adriana Leite Bruno Oppido Marcio Juniot Erick Mendonça Guga Borges Charles Faria Conrado Schnarndorf Luiz Gonzaga Fernando de Clemente Marcos Gemal Natasha Romariz Maasri

740 540 470 430 410 400 400 370 340 300 250 250 240 240

Carmelino Saldanha Joana Duarte Alexandre Girbal Carlos Cardim Catherine Bensard Renata Burnay António Cancela Lúcia Jorge Sarah Simons

60 40 30 30 30 30 10 10 10

Marcello Penna Carmen Rodriguez Melanie Zmetek Pablo de Arteaga Danielle Cabral Cíntia Mourão Daniela Ferreira Guilherme Grigol Priscilla Carvalho Carlos Pereira Carolina Younis Junior Bottura Luisa Prado Renata Matos Ricardo Forli Vitor Barros Juliana Nascimento Rafael Pontes Eduardo Crepaldi Bruna Vaccarezza Jéssica Cardoso Robert Filshill Tamile Vidal Carla Preto Mariana Braga Laura Scofield Mirelly Rosa Saulo Sanchez Ciça Mattos Márcia Feitosa Cristiane Bender Gabriel Ramos Luciana Rodrigues Marcela Paiva Andrea Barreto Caio Saccomani Fernanda Suslik Guilherme Alves Yves Rodrigues Luis Lui Aline Macedo

1950 990 730 730 620 550 550 550 430 400 400 400 400 400 400 400 380 370 330 280 280 280 280 240 240 220 220 220 210 210 190 190 190 180 120 120 120 120 120 100 90

BRASIL Fábio Fernandes Eduardo Lima Guilherme Jahara Marcelo Reis Fernando Nobre José Borghi Fabio Brigido Theo Rocha Rodrigo Jatene João Linneu Sergio Gordilho Joanna Monteiro Max Geraldo Michele Dim D’Ippolito Bruno Salgueiro Gabriel Araújo Ricardo John Edson Rosa Emerson Braga Álvaro Rodrigues Diogo Mello Paulo Sanna Samuel Segatelli Adriano Abdalla Claudio Xavier Thomas Tagliaferro Gustavo Greco Luiz Sanches Rodrigo Saavedra Vico Benevides Angela Bassichetti Eduardo Axelrud Marcello Serpa Roberto Fernandez Gustavo Piqueira Renato Simões Carolina Medina Fernando Tomeu Guy Costa Luiz Gonzaga

34

1830 1540 950 950 840 840 800 670 620 530 510 500 500 500 460 450 420 400 400 370 370 370 290 250 240 240 220 210 190 190 180 180 180 180 170 150 130 130 130 130

João Linneu Pedro Pinhal Bruno Oppido Felipe Petroni Edson Rosa Marcelo Rizério Paulo Junger Thiago Nabisco Bruno Salgueiro Sergio Gordilho Piu Afonseca Tiago Valadão Wanslez Quaresma Marcelo Bruzzesi Rodrigo Adam Saulo Rocha Fabio Nunes Rafa Oliveira Andrea Pissarro Marcelo Ribeiro Fabio Simões Luís Paulo Andrade Thony Fernandes Vico Benevides Brunno Cortez Alê Parme Alex Alves Andre Fukumoto Andrey Tavares Gisele Moreira Lucine Mônaco Pedro Paoliello Fabio Fregni Fabio Brigido Liliana Mafra Manu Mazzaro Robison Mattei Rodrigo Castellari Edi Zollini Hugo Aranha Iron Brito

800 620 610 470 400 400 380 300 270 270 240 240 240 220 220 220 210 190 180 180 160 160 160 160 150 140 130 120 120 120 120 120 100 90 90 90 90 90 70 70 70

240 240 220 220 220 210 210 210 200 190 190 180 160 160 160 150 130 120 120 120 110 110 110

José Porto Guilherme Pasculli Marcello Magalhães Tiago Lara Rafael Paes Samantha Barbieri Fernand Alphen Melina Romariz Mylene Alves Ana Cortat Lia Bertoni Carlos Gajo Gabriel Morais Isabella Mulholland Marco Farah Rafael Camilo Anderson Passos Daniel Feitosa Caio Felipe André Foresti Filipe Alberto Cintia Gonçalves Isadora Diniz João Satt Luana Spohr Renan Strassburger Thomas Saraiva Patricia Barletta Flávia Nogueira Rafael Barreto Denis Camargo Mônica Bauer Sergio Katz Tatiana Weiss Gabriela Soares Lara Azevedo Lilian Galarraga João Sah José Lucas Leandro Peralta Marcelo Bazan

1680 990 950 950 800 520 420 420 400 380 380 240 240 240 220 220 210 160 150 130 130 120 120 120 120 120 120 110 100 100 90 90 90 90 70 70 70 60 60 60 60


OFISSIONAIS QUE MARCAM A EM LÍNGUA PORTUGUESA Sempre que uma agência inscreve os seus trabalhos nos Lusos, não está apenas a pontuar para ser agência do ano. Todos os seus profissionais podem ser reconhecidos, na Grande Gala Anual, por todo trabalho realizado. Aqui podem ser vistos os profissionais que se destacaram no mercado lusófono da criatividade, nos últimos trimestres.

DIRECTOR DE CONTAS

Sónia Fernandes Carmelino Saldanha Beatriz João Carlos Cardim Joana Miranda Rui Mendes Sandro Briffe

Marcio Santoro Mariana Mozzaquatro Marcelo Passos Alice Coutinho Ana Matuck Carlos Rafael Tanjioni Carolina Cabral Luciana Alvarez Mirla Prieto Ana Carolina Boccia Agnes Figueiredo Celina Esteves Cintia Hachiya Marina Lima Cecilia Duarte Carlos Larotonda Marcos Valeta Marina Damato Diogo Cunha Karoline Alberti Luciane Conte Renata Gonçalves Bruna Rubacow Alexandre Baroni Cecilia Cilento Diego Colicchio Eduardo Lima Fernanda Bernardo João Linneu Mariana Martin Agnes Carvalho Ana Paula Wehba André Tastaldi Paulo Lima André Britto Andrea Longhi Claudia Mattos Darana Pimentel Débora Donadel Everton Lelis Igor Binder

WEB DESIGNER

DESIGNER

60 30 10 10 10 10 10

500 380 350 240 240 240 240 240 240 220 160 130 120 120 80 70 60 50 40 40 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 20 20 20 10 10 10 10 10 10 10

Sofia Pereira Sílvia Lézico Rita Antunes

150 90 20

Tiago Valadão Ricardo Donato Samita Jacintho João Carsino Gustavo Piqueira Ale Parme Daniel Achucarro Diogo Mangiacavalli Carol Midori Caroline Vapsys Ana Luiza Gomes Bruno Nunes Diego Belo Felipe Kimio Fernanda Monte-Mór Fernando Ricciopo Leonardo Rosário Lorena Marinho Marcelo Fahd Marianne Meni Tidé Zumberto Danilo Helvadijan Eduardo Rodrigues Sergio Marlon Ana Lobo Bruno Valença Claudio Shinohara Cristiano Machado Deiverson Ribeiro Felipe Villa Hugo Aranha Lilian Parrado Marcela Souza Mariana Silvestri Roberta Leal Thaís Nazima Thiago Matsunaga

240 220 170 160 140 130 130 120 100 100 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 40 30 30 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

WEB DEVELOPER

Pivot

60

HEAD OF SOCIAL MEDIA & SOCIAL MEDIA

Priscilla Serra Carolina Pereira Ricardo Ferreira Bruno Mosconi Cláudio Santos Daniela Silva Thiago Silvestre

210 180 120 120 10 10 10

35


DIRECTOR DE ARTE

DIRECTOR CRIATIVO Bruno Mendonça Diego Torgo Fabio Matiazzi João Paulo Martins Luiz Harvo Ricardo Soletti Aricio Fortes Paulo Coelho Bruno Prosperi Carlos Renato Rocha Erick Rosa Marta Matui Renato Pereira Hernan Rebaldería Santiago Dulce André Kassu Andrea Siqueira Marcos Hübner Thiago Ferreira Clovis La Pastina Bruno Cirello Sidney Braz Tales Bahu Alexandre Pagano Carlos Fonseca Cesar Herszkowicz Deny Zatariano Edgard Gianesi João Caetano Brasil Manir Fadel Marcelo Bresciani Mariana Sá Paulo Junger Pedro Prado Rodrigo Castellari Rodrigo Corbari Waldemar França Alexandre Ravagnani Ana Luisa Almeida Fabiano Ribeiro André Poppovic Eco Moliterno Edimar Filho Eduardo Salles Fernando Luna Giovanni Vanuchi Humberto Fernandez Luiz Coutinho Rafael Pitanguy Rodolfo Barreto

36

120 120 120 120 120 120 100 100 90 90 90 90 80 70 70 60 60 60 60 50 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20 20 20 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

Lucas Freire Paulo Coelho Rafael Gil Bruno Regalo Guilherme Sakosigue Jaciel Germano Marcos Kotlhar Matheus Miguel Ricardo Sarno Roberto Ulhoa Thiago Reis Caio Batista Danilo Carvalho André Maia Cristiano Franco Guilherme Medici Isabelle de Vooght Luciano Santos Alexandre Pagano Alexandre Tommasi Andre Marques Bernardo Romero César Augusto Erica Matsuura Genival Junior Jonathan Hobin Juliane Utsch Marcelo Mandaji Pedro Chequer Ricardo Pocci Theo Rocha Thiago Balzano Thiago Dias Carina Prieto Ivan Blotta Julio Terra Marcel Oliveira Marcus Tomaselli Michele Dim D’Ippolito Rodrigo L. Rodrigues Alessandro Calve André Macena Bruno Valença Denny Hamada Eduardo Basque Frederico Teixeira Humberto Fernandez Laura Fox Lucy Sanderson Luiz Coutinho Marcus Mesquita Marcus Ventura Mark Connell Paulo Medeiros Ricardo Gurgel Roberta Honada Viviane Araujo

HEAD PLANNER & PLANNER

REDACTOR 70 70 70 60 60 60 60 60 60 60 60 50 50 40 40 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20 20 20 20 20 20 20 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

Thiago Konno Natasha Leite João Saraiva Lucas Tristão Aricio Fortes Marina Moraes Pedro Prado André Brandão Caio Turbiani Diogo Mello Fabio Fernandes Fabio Ozorio Fernando Nobre Mariana Borga Marina Loprete Pedro Lazera Pedro Utzeri Rafael Genu Ricardo Scarpa Sophie Schoenburg Ricardo Polinesio André Santa Cruz Igor Cabó Isaac Serruya Lucas Casão Sidney Braz Carlos Fonseca Diego Pacii Evandro Soares Gustavo Borges Gustavo Nardini João Caetano Brasil João Paulo Testa Leandro Dolfini Leandro Neves Marcos Almirante Marta Matui Monica Tommasi Murilo Torezan Otto Pajunk Raul Ortão Breno Amaro Paulo Junger Adriano Alarcon Alessandra Muccillo Alexandre Esposito Álvaro Rodrigues André Mancini Armando Araújo Carlos Schleder Chico Lucas Daniel Prata Daniela Moreira Edimar Filho Eduardo Salles Fabiano Teixeira Felippe Mendonça Fernanda Possídio Flavia Coelho Gustavo Alves Hayre Borges Henrique Zirpoli Joanna Monteiro Laís Ferreira Ludimila Ventura Luiz Kanadani Marcel Petroff Nathan Menezes Pedro Maneschy Pieu Afonseca Rafael Pitanguy Rafael Ziggy Ricardo Martin Rodrigo Castellari Vitor Barros

110 100 90 90 70 70 70 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 50 40 40 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20 20 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

Joice Malavolta Bronson Smithson Dorian Dack Gabriela Sachez Marina Moraes Bruno Chenque Daniel Flaksman Felipe Santini Gustavo Zilles Leandro Ferreira Maria Anita Ferreira Murilo Oliveira Robson De Vitto Valter Bombonato Daniela Leão Fernando Diniz Guilherme Sampaio Luciana Mussato Breno Carvalho Catarina Melo César Fuster Felipe Cruz Gabriela Lancellotti Gisele Bambace Lucia Thomaz Lui Brito Luiz Felipe Barros Marcia Amorim Marcus Nascimento Mariana Nogueira Marina Pires Patrice Lamiral Rafael Freaze Rapha Barreto Renato Santolíquido Rodrigo Demarchi

50 40 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20 20 20 20 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

EXECUTIVO DE CONTAS Ana Beatriz Moreira Porto Fernão Cosi Filipe Bartholomeu Flávio Fernandez Marina Camargo Olivia Tornelli Stefano Paduan Stefano Pieroni Vanessa Previero Fernanda Duavy Ricardo Calfat Gisela Assumpção Ana Hernandos Caio Perez Cristina Chacon Erica Oliveira Felipe Giacon Flávia Siqueira Giuliana Sesso Luciane Conte Malu Godoi Márcia Aguiar Marina Leal Mona Ferreira Natalie Gruc Renata Buess Renata Gonçalves Rosangela Lopes Stella Pinani Thiago Iusim Victor Conrado Victor Fernandes Fernanda Pancini Gabriela Marques Larissa Purim Marcelo Sarti Marcia Esteves Pedro Battesti André Alfinitto Camila Coletti Camila Hamaoui Camilla Massari Daniela Teixeira Fabricio Gonçalves Takahashi Fernanda Antonelli Fernanda Ferreira Gilmera Bartiloti Guilherme Zetune Isabela Crestana Filippi José Guilherme Pontes Juliana Possato Ligia Repetto Lorena Leal Luana Segatto Marcelo Bocchini Maria Paula Londres Natalie Gruc Paula Borges Ricardo Barros Suelen Coppola Toby Osborne Vanessa Marinelli Vivian Ferraz Alessandra Santana Fabiola Toschi Olivia Biagi Carlos Costa Cristiane Camargo Cristiane Costa Daniel Chasin Fernanda Barros Florencia Lear Gustavo Nobre Luiza Gauss Marcela Soares Marco Aymoré Mariana Demarche Mauro Silveira

90 90 90 90 90 90 90 90 90 80 80 70 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 40 40 40 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20 20 20 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10


DIRECTOR DE CONTAS Letícia Thenard Lísia Ficher Luís Ferreira Manuela Ramalho Mariana Ventura Mauro Silveira Pamela Pietra Patricio Jaramillo Regina Madeira Rubenia Rocha Tatiana Guinges Victoria Toni Vitor Barros Vívian Nóbrega

DESIGNER

WEB DESIGNER

WEB DEVELOPER

HEAD OF SOCIAL MEDIA & SOCIAL MEDIA

10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

37


DIRECTOR DE ARTE

DIRECTOR CRIATIVO

HEAD PLANNER & PLANNER

REDACTOR

EXECUTIVO DE CONTAS Michele Estevez Mirella Santos Patricia Bellintani Patricia Bulhões Rafael Cappeli Raquel Mendes Renata Velloso Thiago Galdi Tiago Albuquerque Vitor Lossavaro

10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

Dalmira Aniceto Nuno Lages João Maia Dias

20 10 10

CABO VERDE Pedro Alves Plínio Gomes Manuel Cardoso

João Maia Dias

20 10 10

10

MACAU Henrique Silva

30

Henrique Silva Carolina Rodrigues

30 30

MOÇAMBIQUE Thiago Fonseca Zeca Oliveira André Coelho Kinha Fonseca Enilson Silva Carlos Esper Lenilson Lima Suzana Branco

500 190 130 110 60 30 30 30

Alexandre Andrade Victor Holanda Fábio Capelão Ricardo Oliveira Thiago Fonseca Benson Blackson Carlos Esper Erick Vasconcelos Ricardo Traquino

90 90 50 40 40 30 30 30 10

Thiago Fonseca Kinha Fonseca Suzana Branco Sara Vale Christiano Vandermine Sergio Aires Abdul Bay

410 240 210 100 90

Marco Pulido João Gomes de Almeida Pedro Ribeiro Pedro Lima Juliana Braga Marcelo Lourenço Sara Couto Filipe Mateus João Santiago Pedro Eloi Steve Colmar Richard Warrell Afonso Azevedo Pedro Pinho António Bezerra Mário Nascimento Mafalda Quintela Filipe Carvalho João Silva

570 510

90 30

Kátia Issuto Christine Ramela Fernanda Neves Vasco Rocha Elisa Ribeiro Soraya Fernandes Sandra Guedes Nuno Izidine

330 220 210 210 160 140 60 10

Manuel Rito Rita Bidarra João Ribeiro Teresa Ferreira João Pereira Pedro Miguel Garcia Maria Belmar Sérgio Resende Sofia Borges de Sousa Jorge Pais Tiago Silva Mafalda Amâncio Filipa Figueiredo Filipa Sapeira Sara Fiuza Joana Teixeira António Cancela de Abreu Carla Dias

540 410 370 280 240 230 200 190 180

PORTUGAL 1350 Diogo Anahory 1350 José Bomtempo 540 Marcelo Lourenço 540 Pedro Bexiga 400 Luciana Cani 280 Lourenço Thomaz 280 Susana Sequeira 240 Daniel Palma 230 Joah Santos 190 José Marques Alexandre Rodrigues 180 120 Alex Rodrigues 120 Ricardo Nunes 120 Ricardo Silva 110 Diogo Parrinha 100 José Vieira 100 João Pacheco 90 Nuno Faria 80 Bé Mena 80 João Marques Rosa

38

Luís Nora Pedro Bexiga André Navarro Fábio Cristo Leonardo Pinheiro Douglas Cardoso Nuno Salvaterra Francisco Chatimsky João Pereira Paulo Perdigão Ricardo Silveira Maria Inês Leiria José Marques João Gomes Guilherme Nunes Filipe Domingues Diego Freitas Carlos Gorjão Artur Pinheiro André Leite

430 240 210 160 150 120 90 100 80 70 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60

280 250 240 240 240 230 230 230 220 210 190 150 120 120 100 70 70

Manuel Rosado Ricardo Miranda Sofia Barata Duarte Roquette João Ricardo Freire José Cerqueira Mariana Blanc Tomás Froes Ana Costa Dias Astrid Sauer Bruno Patrão Camila Silva Carolina Flores Cátia Antunes Cláudia Alves Claudio Soares Cristina Almeida Joana Pinto João Rodrigues Maria Mestre

80 70 60 40 40 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30

120 110 80 70 70 70 70 60 60


DIRECTOR DE CONTAS

João Maia Dias Nuno Lages Manuel Cardoso

WEB DESIGNER

DESIGNER

20 10 10

Frederico Paixão João Fernandes Plínio Gomes

WEB DEVELOPER

HEAD OF SOCIAL MEDIA & SOCIAL MEDIA

10 10 10

Elisa Ribeiro João Mota

130 30

Fábio Capelão Carlos Esper Ricardo Oliveira Benson Blackson Leonel Tinga Erick Vasconcelos

170 130 80 50 40 30

Mariana Galindo Marta Guimarães João Pereira Rui Mendes Inês Lopes Sónia Correia Andrew Warrell Filipa Vasconcelos Jorge Mendes Carlota Crespo Filipa Robalo Sérgio Resende Thiago Reis Bruno Patrão Hugo Carneiro Juliana Salles Marta Silva Miguel Gonçalves Miguel Santos Mónica Bettencourt

410 280 220 150 130 120 90 60 60 30 30 30 30 10 10 10 10 10 10 10

Marta Teixeira Daniel Palma Joana Correia Ricardo Figueira Nuno Salvaterra António Silva João Conceição João Pereira Nuno Faria Carlos Capítulo Douglas Cardoso João Domingues Jorge Ramalho José Marques Nuno Costa Pedro Santos Miguel Sousa Guedes Ana Pessoa André Rodrigues António Bezerra

270 240 240 240 150 120 120 90 90 60 60 60 60 60 60 50 40 30 30 30

Miguel Santos Beatriz Gonçalves Inês Lopes Mariana Inês Juliana Triães Carolina Flores Gonçalo Antunes Rita Pedro Inês Fernandes

240 80 60 60 30 30 20 10 10

Rita Caetano Ricardo Melo Rui Ribeiro da Silva Tiago Gomes João Dominguez Paula Cunha Gonçalo Gaspar Nuno Costa Claudio Medina Francisco Coelho João Espadinha Luis Pereira Pedro Data Ricardo Noguês Sara Mendes Francisco Contel Martins Jorge Varandas Nuno Moura Carlos Santos

240 90 90 90 80 70 60 60 40 30 30 30 30 30 30 20 20 20 10

Gil Correia Rudolfo Nobre Ingrid Sousa Pedro Garcia Ricardo Nunes João Carvalho

240 70 70 30 30 10

39


DIRECTOR DE ARTE

DIRECTOR CRIATIVO Zurita Fernandes André Freitas Carlos Luz Duarte Pinheiro de Melo Francisco da Luz Ferreira Luis Silva Dias João Fernandes Miguel Viana Cristina Almeida Mafalda Santos Alexandre Guimarães Ana Pessoa Astrid Sauer Hélder Pombinho Joana Antunes Mário Mandacaru Nuno Jerónimo André Nacho Duarte Vilaça João Oliveira João Silva Jorge Trindade José Varela Castelo Manuel Peres Margarida Pedreira Miguel Relva Nuno Esteves Pedro Sanots Sandro Serzedello

40

70 60 60 60 60 60 50 50 40 40 30 30 30 30 30 30 30 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

Filipa Maurício Rui Ladeira Renato Miguel Ivo Purvis Vanda Veiga Thiago Cruz Teresa Ascensão Sónia Frazão Sara Ferreira Nuno Calado Nelso Coelho Maurizio Vanni José Carlos Costa Joana Antunes Catarina Vaz Alexandre Guimarães Daniel Teixeira Zurita Fernandes Tiago Prandi Tânia Costa Rita Neves Nádia Pinto Sérgio Alves

60 40 40 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20 10 10 10 10 10 10

HEAD PLANNER & PLANNER

REDACTOR Pedro Vintém Rui Castro Rui Costa Fernando Augusto Gonçalo Neves Jaime Nascimento José Diogo Sara Soares Tomás Gama Viton Araújo Ana Leiria Duarte Roquette Paulo Costa Filipa Silva João Mira José Vieira Nuno Loução Tiago Fragoso Vasco Silva Diogo Stilwell José Maria Catalão André Mateus Francisco Barros Madalena Matos Mariana Blanc Nuno Riça

70 70 70 60 60 60 60 60 60 60 40 40 40 30 30 30 30 30 30 20 20 10 10 10 10 10

Paula Barbosa Paulo Antunes Raquel Alves Rute França Sandra Cunha Sara Neves Sílvia Lourenço Telmo Ramos Tiago Canas Mendes Tiago Pereira Tiago Tarracha Ana Inocêncio Ana Stilwell Augusto Pardal Filipa Robalo Gustavo Blanco João Franco José Bronze Miguel Carvalho Mónica Carvalho Patrick Stilwell Paula Delgado Rafael Ripper Rodrigo Paisana Vanessa Henriques

30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20 20 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

EXECUTIVO DE CONTAS Carlos Lisboa Erica Macieira Ana Sofia Silva Catarina Nunes Dulce Patrício Francisco Arbues Inês Lopes Inês Ortigão Isabel Gonçalves Mafalda Santos Marina Caetano Marta Kadosh Nuno Caetano Tiago Fernandes Vânia Rocha Beatriz Godinho Pedro Gonçalves Rita Nunes Pinto Catarina Lourenço Bettencourt Inês Martins Liliana Azevedo Maria Couceiro Marta Santos Ricardo Malaquias

60 40 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20 20 20 10 10 10 10 10 10


DIRECTOR DE CONTAS Mónica Januário Pedro Brás Sara Costa Sofia Oliveira

WEB DESIGNER

DESIGNER 10 10 10 10

Bruna Guerreiro Cátia Neto David Aires Duarte Pires Dulce Ponciano Emanuel Serôdio Fábio Santos Hélder Pombinho João Eusébio João Miranda João Travessa Luís Carvalho Marcelo Lourenço Mariana Mário Mandacaru Miguel Pina Nádia Carmo Pedro Naves Pedro Vinagre Rita Coelho Rita Rivotti Susana Santos João Gomes Raquel Viana Afonso Arraiano Francisco Cyrne Hugo Santos Inês Galo João Cabral João Nunes João Vidigueira Manuel Peres Margarida Pedreira Mariana Guapo Miguel Marques Miguel Oliveira Miguel Viana Nuno Porto Pedro Alves Telmo Ramos Tomás Costa Vasco Branco

30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 30 20 20 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10

WEB DEVELOPER Frederico Cerdeira João Santos Paulo Lagoá Pedro Melo

HEAD OF SOCIAL MEDIA & SOCIAL MEDIA

10 10 10 10

41


MOSTR LUS

TALENTOS LUSÓFONOS BookSaver bloqueia o telemóvel para salvar os livros

Colocado em locais estratégicos - escolas, centros comerciais. Vão ser colocados mupis que disponibilizam rede wi-fi gratuita.

1º Lugar Cristina França e Maria Proença

2º Lugar Maria Sales Caldeira

JOVENS PROFISSIONAIS DESAFIO A Chiado Editora pretende demonstrar a influência que a literatura tem na vida das pessoas, nomeadamente que o que os jovens leem durante a sua adolescência vai influenciar quem são na sua vida adulta.

ENTRAR

1

2

IDEIA App Store Wish List

Ler pode influenciar aquilo que vamos ser no futuro. mas porque não influenciar o futuro de outra pessoa com um livro? foi por isso que a chiado editora criou “o virar a página”. UM MINISITE QUE INCENTIVA CADA UM DE NÓS A LER UMA PÁGINA DE UM LIVRO disponibilizado pela chiado editora. ALGO QUE PARECE SIMPLES PARA NÓS, MAS QUE É IMPOSSÍVEL PARA MUITOS.

App Store

4

3

TUDO O QUE TEMOS DE FAZER PARA AJUDAR É GRAVARMOS UM VÍDEO A LER UMA PÁGINA, NOMEAR UM AMIGO VIA FACEBOOK PARA LER A PÁGINA SEGUINTE E ASSIM SUCESSIVAMENTE.

POR CADA VIRAR DE PÁGINA, A CHIADO EDITORA DOA X EUROS PARA COMBATER O ANALFABETISMO e a falta de condições nas escolas dos pAÍSES LUSÓFONOS. E ASSIM VIRAR A PÁGINA DA VIDA DE MUITAS PESSOAS.

5

1º Lugar Rúben Santos

42

2º Lugar Gonçalo Tavares Antunes e Diogo Stilwell

3º Lugar Gonsalo Henrique

Home Store


RE O QUE VALE AO MUNDO SÓFONO DA CRIATIVIDADE Os Lusos dão a oportunidade a todos os criativos lusófonos de participarem gratuitamente nos briefings abertos trimestrais. Na terceira edição trimestral foram estes os trabalhos que se distinguiram. O briefing aberto desta quarta edição trimestral já está disponível no nosso site. Participe e prove o seu valor.

3º Lugar Alex de Andrade e Christiano Vendramine

ESTUDANTES LUSOS

Descarrega a App gratuitamente e liga-te aos teus Autores favoritos nas seguintes redes sociais:

as" foi perdendo os seus hábitos zem os autores da editora. Ao descarregares a App, terás de nos autorizar a aceder a todos os dados do teu smartphone. Só assim esta funcionará correctamente.

OS

tal. Todavia, uma reflexão mais a então o seguinte: Mais do que Fazer um retiro espiritual. Enfim, om pessoas onde em condições

mente, isto concluído por especialistas

muito mais certeiro e acutilado: urfada que hoje o dia está bonito ssoas de todo o mundo" são as BIBLIOTECA DE AUTORES

CONFIRMADOR LITERÁRIO

João Nobre de Carvalho

, desta feita, as palavras-chave ade novamente.

João Nobre de Carvalho Entre Toiros e Gurus

Um Guru

Um Carteirista

Um Domador de Leões

Da nossa parte chega de perguntas. Isso agora é convosco. Ja estão conectados.

Inverte o Logótipo para confirmares se estás pronto para conhecer o teu Autor favorito.

ook, Twitter, Tumblr, Google+, iz relativo a estes e à sua obra. Chiado Editora. Porquê? pedido de ajuda. Neste caso, o dar a sua vida. Desafio: A Chiado Editora pediu uma campanha digital que pretende demonstrar a influência que a literatura tem na vida das pessoas, nomeadamente os jovens que lêem durante a sua adolescência vai influenciar quem são na sua vida adulta.

ora. Esperando que o vento, ou

1º Lugar João Rito e Gonçalo Madeira

Ideia: Criar um Clube Chiado Editora, no qual não conheceram limite de livros, como se cada um tivesse a sua própria biblioteca em qualquer lugar e hora, sempre que desejar. É disponibilizado um serviço que requer inscrição, que terá uma taxa monetária mensal ou anual. Em que o cliente pode fazer o download de todos os livros para qualquer dispositivo. Em extra, haverá a combinação de prestação de serviços, no qual o livro poderá ser entregue em mão. E por fim, é lançar um passatempo anual com base em serem os próprios clientes a promoverem os livros em vez das editoras.

Solução: O serviço é construído através de uma app e realização da inscrição é feita on-line. A prestação de serviços é encarregue por estafetas, através de um aviso prévio como o local e data das entregas. O passatempo é divulgado no facebook e na app, para os inscritos é composto por um ranking de pontos, que irá aumentar ou baixar à medida da sua participação e para os não inscritos poderem participar é necessário comprarem um livro, em que irão adquirir x pontos. O prémio pode ser, por exemplo, uma viagem de fim-de-semana ou proporcionar um encontro com um autor.

2º Lugar Sofia Nóbrega e Mandy Moreira

Rodrigo de Castro Faria castrof.rodrigo@gmail.com Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora

3º Lugar Rodrigo Faria

43


JÚ Júri de Publicidade

Eduardo Lima Vice-Presidente e Diretor de Criação da F/NAZCA Saatchi & Saatchi

44

Álvaro Rodrigues Vice-Presidente de Criação - DM9 Rio

André Coelho Director Criativo da DDB Moçambique

André Figueiredo Diretor Geral de Criação - Fischer & Friends

Flávio Casarotti Diretor-geral de Criação da Y&R

Gustavo Victorino Diretor Criativo - DM9

Hugo Rodrigues Chief Creative Officer - Publicis Brasil

Marcelo Lourenço Diretor Criativo - Fuel

Marcelo Medeiros Creative Director & Partner - BACK

Marcelo Reis Vice-Presidente Criação - Leo Burnett Tailor Made

Max Geraldo Diretor Executivo de Criação - Giovanni+Draftfcb

Ricardo John Chief Creative Oficcer - JWT Brasil

Ruy Lindenberg Sócio e Vice-Presidente - Leo Burnett Tailor Made


ÚRIS DA TERCEIRA EDIÇÃO TRIMESTRAL DOS LUSOS

Henrique Silva (Bibito) Macau

Diogo Anahory Diretor Criativo / Partner - BAR Lisboa

Duarte Pinheiro de Melo Diretor Criativo - Draft FCB Lisboa

Irley Barbosa Rivera Diretora - Vitrine Publicidade

José Godinho Marques Chief Creative Officer, McCann Lisboa

Lourenço Thomaz Founder, Partner, Creative Director - MSTF Partners

Marco Wilhelmsen Barrento Diretor Criativo - Young Network Moçambique

Miguel Figueiredo CEO - Excentric Grey

Miguel Reis Diretor Criativo da TBWA\ANGOLA

Miguel Rego Diretor Criativo - Ogilvy Moçambique

Rynaldo Gondim Redator ALMAP BBDO

Sergio Gordilho Diretor Geral de Criação - Africa

Sérgio Henrique Santos CCP - Clube de Criativos de Portugal

Thiago Fonseca Director Griativo - GOLO Moçambique

Fabio Brigido Director de Criação Borghi/Lowe

Luciana Cani Executive Creative Director - Leo Burnett Lisboa

45


Júri de Ativação

Adriano Pires de Carvalho Director Geral da OPEN and PARTNERS

Adriano Abdalla Director Geral de Criação - Wunderman

Andre Rabanea Founder & Creative Ideator - Torke+CC

Cláudio Xavier Sócio-Diretor de Criação - NewStyle

Manir Fadel CCO & Partner - Lew’Lara\TBWA

Márcio Ribas Diretor de Criação - Neogama BBH

Ricardo Furriel Director de Criação - Nova s/b São Paulo

Catarina Martins Directora de Planeamento Estratégico - BBDO PT

Eduardo Correia Académico - ISCTE Business School

Emerson Braga Sócio e Chief Creative Officer - Revolution Brasil

Júri de Eficácia

Edson Athayde Presidente do Júri de Eficácia

46

Rodrigo Gonzalez CEO and Partner - Lua Propaganda

Tonico Pereira CCO - DPZ

Ricardo Monteiro Global President - Havas Worldwide


Eduardo Tavares Art Director - Master Roma Waiteman

Francisco da Luz Ferreira Founder and CCO - FunnyHow

João Geada Zé - zémaria

Marco Martins Director Criativo - W+K São Paulo

Bob Ferraz Copywriter - Wunderman Portugal

Deny Zatariano Diretor de Criação - R.E.F. Comunicação

Fernando Musa CEO Ogilvy Brasil

Paulo Giovanni CEO and Partner - Leo Burnett Tailor Made

Ricardo Miranda Brand Voice Concept Creator - Brandia Central

Andrea Valenti Director de Unidade de Negócios - DraftFCB PT

47


Júri de Design

Gustavo Greco Fundador e Diretor de Criação - Greco Design

Filipe Mesquita Founder and CCO - This is Pacifica

Ana Cunha Founder and CCO - RMAC

Claudio Novaes Founder and CCO - Claudio Novaes

Mário Mandacaru CCO and Founder - A Equipa

Sofia Pereira Designer - Back Communications

Giovanni Vannucchi Sócio diretor - Oz Estratégia + Design

Bruno Gabriel Diretor Geral da Cloud - Digital Arts

Joao Fernandes CCO - View Isobar

Jorge Teixeira Diretor de Criação - Click Isobar S.Paulo

Júri de Digital

Daniel Tártaro Diretor de integração digital da Ogilvy Brasil

48

Nuno Mendes Director Criativo na Wiz

Ricardo Nunes Head of Social Media - MindShare

Mich Dim Founder and Partner - Dim&Canzian


Ricardo Saint Clair Fundador e Diretor de Criação - Dialogo Design

Jorge Silva Founder and CCO - Silva Designs

Manuel Peres Craft Master - BAR Lisboa

Lucas Mello CEO - LiveAd

Mafalda Quintela Creative - FullSix

Alex Rodrigues Director Criativo - Grand Union

Rafael Urenha Diretor Nacional de Criação da DPZ

Fernando Teixeira Head of Digital na Borghi/Lowe

João Rodrigues Fundador e Diretor - Activate Brand Action Digital Manager and Partner - Golo

Carolina Medina Direcção de Criação - OPEN and Partners

49


Júri de Meios

Alice Orlando VP de Mídia - Age Isobar

Manuel Falcão Diretor Geral da Nova Expressão-Planeamento de Meios e Publicidade

Fernando Diniz Head of Strategic Planning and Social Media - F.Biz

Cristiana Oliveira Diretora de Planeamento Estratégico - DDB Moçambique

Elgar Rosa Director Executivo - Pure Ativism

João Villalobos Senior Manager - Cunha Vaz & Associados

Sandra Alvarez Baptista Diretora Geral - Havas Media

Júri de Relações Públicas

Dina Cortinhas General Manager - Uanda

Mónica Jacob Diretora Geral da Cunha Vaz & Associados Angola General Manager da Wishit Do it

50

Rodrigo Saraiva Managing Partner - Parceiros da Comunicação

Sheila Magri Directora Geral - FTI Consulting

Miguel Moreira Rato Managing Partner - M Public Relations


João Palmeiro Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa

Pedro Sarmento Diretor Geral - Big Media Angola

Gonçalo Martins CEO Chiado Editora

Kiki Moretti Presidente - In Press Porter Novelli

José Quintela Managing Partner da Quintela & Reis Consultores Presidente da APECOM (Associação Portuguesa de Empresas de Relações Públicas e Comunicação)

Mara Chiu Category Manager - CDM

João Paulo Sebastião Director Geral - CGI

51


JOSÉ BORGHI UM DOS MAIORES PUBLICITÁRIOS BRASILEIROS EM ENTREVISTA

José Borghi dirige, dá nome e um cunho pessoal, a uma das maiores e melhores agências do mercado brasileiro. A Borghi/Lowe é hoje uma das agências que luta pelo título de Agência do Ano Lusófono dos Lusos.

Ano de Copa no Brasil e as marcas a comunicarem ao rubro. Este é o melhor ano de sempre da propaganda brasileira? Não. As marcas que patrocinam a copa sem dúvida estão aproveitando e fazendo grandes ações com seus públicos. Mas a imensa maioria dos clientes que não são patrocinadores resolveram esperar o evento Copa acabar para só então a partir de julho entrarem na mídia com mais força. Como acha que o mercado da propaganda brasileira vai sair desta copa? Melhor do que estava? Num contexto mais amplo, o Brasil passa por grandes desafios e dificuldades. Este ano dificilmente será melhor que o ano passado. O Brasil é hoje um dos países mais criativos do mundo e prova disso mesmo é o sucesso que tem conseguido nos diversos festivais. Em grande parte também graças à Borghi/Lowe que continua a somar vitórias. A que deve este sucesso? Há 8 anos fizemos a fusão com a Lowe e desde então estamos trabalhando duro para implementar uma cultura de excelência em todos os serviços prestados da agência para seus clientes.

52

De alguns anos para cá temos colhidos os frutos deste planejamento a longo prazo. A Borghi/Lowe parte para esta 4ª Edição Trimestral dos Lusos como uma das grandes favoritas para se tornar “Agência do Ano”. O que tem a dizer aos seus adversários mais diretos? São todos muito fortes e competentes. Que vença o melhor !


JOSÉ GODINHO MARQUES CONHEÇA MELHOR O CHIEF CREATIVE OFFICER DA MCCANN EM PORTUGAL, UM NOME INCONTORNÁVEL DA PUBLICIDADE QUE FALA A LÍNGUA PORTUGUESA. José Godinho Marques fala dos Lusos, da sua experiência como jurado e dá forma como observa a criatividade em todos os nossos mercados. Não perca o olhar atento de um profissional experiente, atento e que procura a excelência em cada um dos seus trabalhos.

O José, ou Zeca como é conhecido no mercado, lidera uma das grandes networks do mercado português. Como profissional como olha para o “estado da arte” da criatividade em Portugal, comparada com o resto do mundo? Como dizia um CEO da McCann, o estado das agências de publicidade é um reflexo absoluto do país onde estão implementadas. É um radar. Honestamente, olho com alguma pena para a passageira falta de coragem de anunciantes e agências. Sinto que estamos cheios de massa crítica no que concerne a criadores e vontade de fazer diferente, mas na hora de colocar campanhas na rua é óbvio o reflexo da crise no output criativo, muito directamente associado às contingências orçamentais das marcas. As marcas maiores e com maiores montantes de investimento vão preferindo manter o seu percurso em agências maiores e com um trabalho mainstream. O risco, que é um dos factores mais excitantes da nossa actividade criadora, tem vindo a tornar-se numa linha constante, monocromática, e monocórdica, qual ecran de máquina hospitalar de suporte à vida. A vontade de arriscar é o que traz retorno à notoriedade das marcas, que em Portugal (muitas) cada vez mais ousam considerar que não precisam de publicidade (Henry Ford estaria às voltas no túmulo, se olhasse para o investimento

publicitário das marcas em Portugal) como deveria ser: criativa e notável. Em relação à McCann, no meu percurso de 3 anos na direcção criativa, considero que não ficou actualmente posicionada como uma grande network, mas sim como um verdadeiro hub criativo para as marcas que queiram fazer comunicação relevante, consistente e criativa, independentemente da sua dimensão. O nosso portfolio é na sua maioria feito de marcas nacionais. Criamos com a mesma paixão para uma Caixa Geral de Depósitos ou uma TAP, como criamos para uma Zurich com um budget curto ou uma Rádio Oxigénio. Sinto que estamos bem e no caminho certo. A colher frutos passo a passo, fruto da nossa resiliência, vontade de fazer melhor e postura perante quem manda realmente nas agências – o Sr. Briefing. Tenho uma equipa criativa fora de série, com pessoas muito trabalhadoras que apresentam perfis muito diferentes umas das outras, e esse cocktail tem funcionado muitíssimo bem. Agora no geral, comparados com o resto do mundo o estado da arte em Portugal não é muito animador. Mas depois veja-se o Paulo Martins, o Hugo Veiga, o João Coutinho, o Miguel Durão. A criatividade desenvolvida por portugueses é boa e podia funcionar em qualquer parte do mundo. Volta não volta, damos cartas. Altas. Full house.

53


JOSÉ GODINHO MARQUES E a nível dos restantes países lusófonos? Esta leitura é semelhante? Not really. O Brasil é e sempre será uma superpotência criativa, e a verdadeira referência lusófona de criatividade. E as agências acreditam e dão a devida visibilidade ao que de melhor se faz. Basta olhar com alguma atenção para o investimento de inscrições em Cannes, em todas as categorias possíveis e imaginárias. Se há coisa de que as marcas não abdicam é do investimento na criatividade, e esta tem uma visibilidade e uma vida útil brutal. Angola está a dar passos muito bons num país sem cultura publicitária. Veja-se por exemplo o trabalho da TBWA, dirigida pelos meus queridos amigos Miguel Reis e Diogo Peixoto. O mesmo em Moçambique, ou até mesmo em Cabo Verde. Na realidade, uns mais emergentes que outros, todos estão na fase do encanto no que toca ao acto de criar. E ainda bem. Desde o primeiro momento que é um dos nossos jurados de publicidade. Como olha para esta iniciativa de criar um festival internacional de criatividade exclusivamente em língua portuguesa? Acho uma iniciativa maravilhosa, para manter e fazer crescer. É fascinante ter a noção de como o critério de avaliação da criatividade pode variar entre um festival internacional e um festival de génese lusófona.

54

É bom sentir que existiu alguém que teve o bom senso de criar um festival que celebra a língua que trouxe novos mundos ao Mundo. E esse mérito é teu, Ana Firmo Ferreira. Espero que os Prémios Lusos possam crescer e tornarse um festival de referência no landscape dos festivais. Quais as expectativas que tem para esta Gala Anual que vai ter agora lugar em Lisboa? As expectativas são altas: tapete vermelho, chandeliers de cristal, fumo, um enorme palco e o Billy Cristal a apresentar. Acima de tudo quero acreditar que vai ser um grande encontro de pessoas apaixonadas pela criação. É como entrar num album de figurinhas de jogadores de futebol e falar com cada um deles. Vai ser bom, tenho a certeza.


MARCELO REIS VP DE CRIAÇÃO DA AGÊNCIA SENSAÇÃO DE 2014 EM ENTREVISTA

Marcelo Reis é responsável pela direcção criativa de alguns dos trabalhos mais premiados nos Lusos e um pouco por todo o mundo, nos últimos meses. Conheça aqui vários dos seus pontos de vista.

O Marcelo é jurado dos Lusos na categoria de propaganda. Como olha para esta ideia de criar um festival exclusivo para os países de língua oficial portuguesa? Acho essa ideia fantástica. Nossa língua é uma maravilhosa fonte de inspiração criativa. Algumas campanhas criadas em português, às vezes, perdem a sua força quando são traduzidas para outros idiomas. Acho maravilhosa a ideia de premiar a criatividade de uma língua com raízes tão criativas como a nossa.

Entraram a concurso nos Lusos e nesta 4ª edição trimestral mostraram estar na disputa pelo título de “Agência do Ano Lusófona”. Qual a probabilidade disto acontecer? Não trabalhamos pensando nisso e não posso mensurar a probabilidade de que isso aconteça um dia. O festival está repleto de trabalhos de grandes agências internacionais. É uma conquista difícil. Se vier um dia, vamos amar.

Houve algum país, agência ou trabalho que o tenha surpreendido pela positiva na última edição trimestral? O Brasil sempre me surpreende. Mas não quero falar das agências daqui. Fiquei bem impressionado com os trabalhos de Portugal. Conceituais, maduros e criativos. E vindos de várias agências diferentes. Adorei. A Leo Burnett Tailor Made tem conseguido prestações incríveis nos mais recentes festivais de criatividade. Este é certamente um ano dourado para agência? É um ano muito bom mesmo. Estamos felizes. Espero que essa performance criativa continue inspirando a agência a brilhar ainda mais nos trabalhos que faz para os nossos clientes. Isso é o que importa.

55


MÁRIO MANDACARU

JÁ DIRIGIU CRIATIVAMENTE O DESIGN DA PORTUGUESA BRANDIA CENTRAL E O CLUBE DE CRIATIVOS DE PORTUGAL. ACTUALMENTE É UM DOS SÓCIOS DA AGÊNCIA “A EQUIPA”

Mário Mandacaru deixa um testemunho sincero da forma como encara o Design e o Mercado. Este é o testemunho de um brasileiro apaixonado por Portugal.

O Mário é um brasileiro a trabalhar em Portugal e certamente já teve a oportunidade de trabalhar para outros mercados lusófonos. Como vê esta ideia de voltar a existir um festival de criatividade só para aqueles que partilham a língua portuguesa? Um Festival de Criatividade Lusófona é em princípio uma boa iniciativa, desde que consiga ganhar relevância e ser representativo do que se faz nos mercados regionais. É um trabalho árduo que se não tiver o respaldo de um grande investimento financeiro e logístico poderá não ser mais do que uma boa ideia. Na minha opinião já existem demasiados prémios e não precisamos de “mais um”. O cuidado na elaboração dos regulamentos e dos critérios de avaliação, a pertinência das categorias e sub-categorias, o nível de profissionalismo, experiência e a isenção dos jurados, o rigor na seleção e na validação da autenticidade dos trabalhos inscritos, um trabalho exaustivo de comunicação e divulgação, cada uma destas matérias deve ser tratada com a maior seriedade. Se não for assim, não valerá a pena o esforço, e nem servirão para nada os inúmeros rankings que criaram*

56

Tem uma carreira cheia de sucessos no design, onde se afirmou como um dos melhores. Qual o panorama que traça do design em cada um destes países? Guardadas as respectivas diferenças culturais, de todos os países lusófonos Portugal é aquele que neste momento produz o melhor trabalho na área de design

de uma forma geral. Não que não hajam bons trabalhos oriundos dos outros países, claro que há alguns “bons prá chuchu”, mas o nosso mercado é claramente o mais maduro nessa matéria. O que aconselharia a um jovem que hoje está a pensar ser designer. Existe uma fórmula para vencer? Não existe outra fórmula para vencer que não seja trabalhar. Por trabalhar eu não quero dizer “ter um emprego”, trabalhar é estudar, ler, estar informado, procurar o que é novo e valorizar o que já se fez de bom, é ter a humildade de estar sempre a aprender, é fazer, fazer, observar, aprender, fazer, errar e voltar a fazer melhor. É preciso gostar do que se faz. E ter sorte, claro, mas ter sorte dá imenso trabalho… Do seu trabalho como jurado nos Lusos, como vê o trabalho apresentado a concurso na sua categoria? Não é entusiasmante, pelo simples facto de que não é (ainda) representativo do que se faz cá, e imagino que o mesmo se passa com os outros países. Como apontei no início, é preciso muito para que um festival ganhe relevância e isso pode demorar algum tempo. * Não sou a favor de rankings embora perceba a intenção de os terem criado para tudo e mais alguma coisa. Para mim esse excesso de tabelas não valerá de nada se o Festival não for reconhecido pelo seu rigor em todos os aspectos e por todos os mercados regionais. Boa “sorte” :))


THIAGO FONSECA

DIRIGE UMA DAS AGÊNCIAS MAIS CRIATIVAS DE MOÇAMBIQUE E É NA PRIMEIRA PESSOA QUE DEIXA O SEU RELATO DO ESTADO DA ARTE DA CRIATIVIDADE. Thiago Fonseca é Chief Creative Officer da Golo e trabalha num dos mercados mais aliciantes e em crescimento da língua portuguesa. Conheça aqui a sua maneira de encarar a criatividade e a publicidade.

O Thiago lidera uma das mais importantes agências do mercado moçambicano. Pode falar-nos um pouco sobre as particularidades da publicidade em Moçambique? Moçambique é uma ilha cultural na região. Rodeada de Países que tiveram colonização Inglesa. Com a lingua oficial sendo o Português. Mas na verdade o que se fala é Moçambiquês. Isso sem contar com as mais de 19 línguas maternas que existem nas diferentes regiões. É um País jovem com pouco mais de 30 anos. Moçambique ainda se está a encontrar enquanto encontramos maneiras de comunicar para todas as fases de evolução social que tem acontecido. A publicidade em Moçambique é diferente também pela dimensão do mercado. Os budgets são muito baixos. Sempre que tentamos recrutar os melhores profissionais de fora do País não conseguimos porque os fees deles para um trabalho chegam a ultrapassar o budget anual de um cliente. Então as agências tiveram de desenvolver recursos próprios para poder atender as necessidades. Apostamos muito na formação. A publicidade em Moçambique ainda precisa de muita evolução que irá acontecer com o crescimento da economia. Mas queremos evoluir não caindo nos mesmos erros e percurso que a publicidade teve nos Países de primeiro mundo e se tornou aborrecida…tornou-se “publicidade”.

Mesmo assim a Golo tem conseguido afirmar-se nos festivais internacionais de criatividade, os Lusos são um exemplo disso mesmo. A que se deve este sucesso? Sempre acreditei que a força está no tamanho da ideia e não no tamanho do budget. Procuramos sempre diferentes formas de comunicar. E sempre com um tempero bem moçambicano e local. Também acredito que a melhor publicidade não é publicidade. É conteúdo propagável. Algo que as pessoas gostam e saia da fórmula. Quando a publicidade bebe inspiração na própria publicidade não evolui. Este mês ficámos felizes por termos sido premiados em Nova Iorque também. Mesmo assim, a prioridade da criatividade da GOLO é fazer sucesso de povo. Conquistar o Vicente. Ser convincente. Quando um prémio acontece é um bónus acrescido que cai sempre bem. Como acha que vai estar a publicidade moçambicana daqui a 10 anos? Acho que o País vai enfrentar vários desafios sociais. O desenvolvimento e o crescimento que se fala na verdade só terá efeito real daqui a vários anos. A publicidade moçambicana neste momento em que o País abre as portas ao mundo corre o risco de cair na tentação da globalização. Ou seja, importar campanhas enlatadas produzidas regionalmente ou globalmente pelos grandes

57


THIAGO FONSECA anunciantes. A nossa missão é exactamente o oposto disso. É valorizar a identidade local e a cultura e ajudar a preservar esses valores que ainda estão intactos porque mexemos com a mass-media e sabemos que a comunicação pode moldar e ajudar a engrandecer a sociedade. Acho que temos uma responsabilidade. Queremos fazer “Respublicidade social”.O desenvolvimento da publicidade vai depender do desenvolvimento das infra-estruturas do País. A televisão ainda atinge apenas 20% da população. O crescimento das estradas, da energia eléctrica da abrangência do mobile e da própria economia e do poder de compra vão determinar o perfil do futuro consumidor moçambicano. É preciso que à semelhança do que aconteceu no mercado brasileiro por exemplo, sejam criadas regras e legislação que proteja os consumidores, as agências e os meios. E queremos participar activamente nesse processo.

58

De que forma é que viu esta iniciativa de criar um festival de criatividade exclusivo para os países de língua oficial portuguesa? Gostámos da ideia. E a prova disso é que temos participado. Apesar de haver diferenças culturais muito grandes na forma de comunicar em cada País, a lingua Portuguesa ainda une alguns pontos. Acho mais fácil e provável as nossas ideias serem entendidas por um Português, Brasileiro ou um Angolano do que por um jurado Japonês em Cannes.


59


ÁLVARO RODRIGUES

UM DOS CRIATIVOS DO MOMENTO NO BRASIL RESPONDE A 5 PERGUNTAS SOBRE O SEU PERCURSO

Álvaro Rodrigues é Vice-Presidente de Criação da DM9 Rio e quando convidado a referir os “5 locais que mais o inspiram a criar”, disse-nos que para ele os locais são indiferentes. Mas nós não desistimos e partimos então para este novo tema.

Quando percebeu que queria seguir propaganda? Desde sempre. Na verdade, eu só não sabia que o nome era “propaganda”. Sempre gostei de escrever, de usar o poder da retórica para convencer, reforçar um argumento ou ponto de vista. Desde a época do colégio. Percebi que esse talento podia ser melhor aproveitado, potencializado em áreas como direito ou publicidade. Por me parecer mais versátil e mais divertida, me formei em comunicação.

Há alguém que possa considerar o seu mentor? Claro que sim. Um não, vários. Eu acho que tive e tenho mentores, no plural. Um para cada fase da minha vida profissional. Marcos Silveira, Sérgio de Paula, Adilson Xavier e Cristina Amorim foram meus mentores no início da carreira. Na minha carreira na DM9Rio, Sergio Valente, Alcir Carvalho, Paulo Queiroz e Nizan Guanaes. Agora, eu me espelho e me inspiro em diversos profissionais, colegas de profissão, todos os dias. De certa forma, eles também são mentores.

Qual foi primeiro trabalho de que se orgulha? Me orgulho de ter sido escolhido pelo Festival de Cannes como Young Creative, lá em 1998. Isso certamente me deu ânimo e ainda mais vontade de seguir a carreira, que estava apenas começando. Um dos primeiros anúncios que criei e teve repercussão no mercado, conquistando prêmios e reconhecimento do mercado foi criado para uma concessionária de automóveis chamada Korvette, que revendia carros da linha Audi. Era um anúncio pequeno, de classificados. Quatro anúncios – que no Brasil chamamos de “tijolinhos” - apareciam no jornal já circulados, como se tivessem chamado a atenção do leitor. Quatro anúncios já circulados formavam a marca da Audi. Isso foi em 2000, eu acho.

Qual o ultimo trabalho de que se orgulha? Nesses dois anos de DM9Rio, é difícil apontar apenas um. Foram vários trabalhos inovadores, criativos e de muita repercussão criados pelo time criativo. Eu tenho uma equipe da qual me orgulho muito, aprendo muito. Destaco aqui o “ELO”. Um ursinho que recebe notas de áudio via WhatsApp. Ele foi criado para o Hospital Amaral Carvalho, referência na América Latina no tratamento do câncer infantil. As crianças em tratamento do câncer ficam isoladas, com baixa imunidade. Familiares, amigos, parentes, ficam distantes. O carinho é fundamental no tratamento. Os ursinhos “ELO” - um para cada leito, para cada paciente do hospital – reproduziam mensagens de carinho, de afeto, dessas pessoas para as crianças. Sem dúvida, é um trabalho que nos orgulha muito.

60

Um lema de vida Vivemos tempos estressantes, exigentes, de metas, cobranças e resultados. Sempre que posso, propondo “um brinde à leveza”. Esse é o meu lema.


CAROLINA MEDINA

A DIRETORA DE CRIAÇÃO DA OPEN LOWE BRASIL E AS MÚSICAS QUE MAIS A INSPIRAM A CRIAR

Conheça aqui os segredos musicais de uma das mulheres mais criativas do Brasil.

Música na criação tem tanta tendência que deixamos as semanas de moda quase no chinelo (ou nas birkenstock que é como o pessoal da moda chama o chinelo nessa estação). E nem estou falando do tipo de música, porque isso não tem jeito, os estilos são os mais variados. O jeito de escutar é que muda o tempo todo. Os fones de ouvido que já foram pequeninos e brancos (todo criativo amava mostrar que amava a Apple) hoje são enormes e de todas as cores. A lista, que antes era compartilhada no iTunes com só galera da agência (as listas mais disputadas você tinha que clicar rápido pois o máximo aceito eram 5 pessoas), hoje é compartilhada com o mundo todo nos Groovesharks da vida. E por falar nisso, entra lá no meu que eu fiz uma lista chamada Lusos, meu usuário é carolinamedina. http://grooveshark.com/#!/carolinamedina

Refazenda por Gilberto Gil Estou escrevendo esse texto na agência agora e todos os criativos à minha volta estão com fones de ouvido. Direção de arte sem música é quase impossível. Eu simplesmente adoro trabalhar com o Gil cantando no meu ouvido. Essa música específica eu adoro porque ele faz conexões e reconexões lindas.

I Heard It Through the Grapevine por Marvin Gaye Se preciso fazer textos ou pensar em conceitos, a música precisa ser em inglês. Porque em português eu presto atenção na música e a concentração vai embora. Essa música é um clássico, maravilhosa em muitas vozes.

My Favorite Way por Black Drawing Chalks Esse foi um caso diferente. Contratamos o coletivo Bicicleta Sem Freio para fazer as (incríveis) ilustrações de um projeto para Absolut. Eles arrasaram e entregaram ilustras lindíssimas. E a surpresa foi saber que os caras mandavam muito bem na música também. Som pesado e gostoso.

Balança Geral por Monobloco feat. Aílton Assumpção Estamos no ar com um projeto muito bonito para Kibon (que é a Olá em Portugual): o Deu na Telha no Morro do Alemão (um complexo de favelas no Rio de Janeiro) que levou arte para o telhado das casas de lá. Essa música não entraria numa lista minha normalmente mas hoje eu tinha que fechar a lista com ela.

Vitamina Tutti Fruti por Hélio Ziskind Adoro fazer projetos para o público infantil. Sempre gostei mas depois dos gêmeos mais lindos do mundo chegarem na minha vida não teve jeito, virou meu tipo de job favorito. O Hélio Ziskind é incrível na arte de fazer coisas simples da infância virarem mágicas. Algumas campanhas de produtos infantis (as mais legais) e vários programas de tv levam a assinatura dele na trilha.

61


EMERSON BRAGA

UM BRASILEIRO QUE JÁ TRABALHOU EM PORTUGAL E QUE TEM BRILHADO, JUNTAMENTE COM A SUA REVOLUTION, NOS FESTIVAIS DE TODO O MUNDO

Conheça aqui os livros que o marcaram enquanto publicitário.

Manual do estágiário Eugenio Mohallem.

Confissões de um publicitário David Ogilvy

Cartas a um jovem publiciário Roberto Duailibi

Criação sem pistolão Carlos Domingos

62

Na toca dos leões Fernando Morais


MAX GERALDO

ROSTO DA CRIATIVIDADE DA FCB NO BRASIL FALA DOS TRABALHOS QUE MAIS MARCARAM A SUA CARREIRA

Há trabalhos que nunca vamos esquecer. Reveja aqui os de Max Geraldo.

Título: Prisão Cliente: Bic Ano 2002 Agência: TBWA/Cápsula Tenho muito carinho por essa peça criada para Bic. Foi o meu primeiro trabalho a conquistar um prêmio internacional. Gosto da simplicidade da mensagem e como ela conta com poucos elementos qual é a qualidade principal do produto. E, vendo agora, depois de tantos anos, confesso que eu ainda gosto da ideia.

Título: Vizinhos Cliente: Fedex Ano 2010 Agência: DM9DDB Precisávamos sintetizar o alcance global da Fedex com a velocidade que é característica do seu serviço. Acho que tivemos a felicidade de encontrar uma forma divertida e leve de comunicar esses benefícios.

Título: Speaking Exchange Cliente: CNA Ano 2014 Agência: FCB Brasil Talvez esse seja, entre todos, o trabalho que mais me orgulha em ter participado. Não só pela qualidade criativa, mas pelo que pode representar pra vida das pessoas. É uma ideia absolutamente simples, mas com uma riqueza que chega a ser comovente. Ver nascer e crescer esse projeto aqui na FCB Brasil é das coisas que me fazem acreditar, cada dia mais, na nossa profissão.

Título: Anúncio Carregador e Anúncio Protetor Cliente: Nivea Anos 2013 e 2014 Agência: FCB Brasil Já sabemos que Nivea Sun protege a pele. Por isso criamos uma série de anúncios que vão além. Eles fazem com que a própria comunicação dos produtos Nivea também cuide, de alguma forma, das pessoas. Seja carregando o seu celular sem precisar sair da praia, seja ajudando a não perder o seu filho. Para mim o grande mérito desses anúncios está em encontrar uma nova função, através da tecnologia, para um mídia tradicional. E com isso torná-la relevante.

Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=-S5EfwpFOk

Veja os vídeos: ht tp://w w w.yo u tu b e.c o m / watch?v=AMKXSKIQCgk ht tp://w w w.yo u tu b e.c o m / watch?v=UYy1GmJgFXA

Título: Pôneis Malditos Cliente: Nissan Ano 2011 Agência: LewLara/TBWA A campanha dos Pôneis Malditos, criada para a pick up Nissan Frontier contribuiu para mudar a imagem da marca no Brasil. Esse comercial chegou aos 15 milhões de views no Youtube nas primeiras semanas e o termo “Pôneis Malditos” foi Trend Topic mundial durante 6 dias. Chegando a liderar a lista por 2 dias. Tivemos quase duas mil paródias, tanto do público quanto de veículos de comunicação e em programas humorísticos de TV e Online. Nos anos de 2011 e 2012 a Nissan passou do 16º lugar no ranking de montadoras para o 6º lugar. Veja o video: ht tp://w w w.yo u tu b e.c o m / watch?v=X3yGSJE53kU

63


MIGUEL FIGUEIREDO

A SUA AGÊNCIA EXCENTRIC JUNTOU-SE RECENTEMENTE À NETWORK GREY E DÁ CARTAS NO MERCADO PORTUGUÊS

Saiba as 5 personalidade que mais o inspiram no dia-a-dia.

Todos nós, num ou noutro momento da nossa vida precisamos que alguém nos ajude a encontrar o nosso caminho, ou talvez a ter forças para prosseguir no caminho escolhido. Nesses momentos, as pessoas que mais me têm ajudado são a minha família e amigos próximos. Há também um conjunto de portugueses, que pelo seu percurso, me ajudam a acreditar que é possível fazer mais, é possível ir mais longe. Recordo, com admiração alguns deles:

Prof. António Câmara, sonhador de profissão, pela sua constante procura em sermos mais. Mais criativos, mais tecnológicos, mais ambiciosos. Mais competentes.

Professor António Damásio, neurocientista com percurso académico impressionante, pela sua incansável curiosidade sobre as emoções e as ligações humanas.

Ricardo Araújo Pereira, pela criatividade, pela crítica, pela inteligência, pelo fazer com humor tudo o que faz.

e claro, Cristiano Ronaldo, pela sua entrega total, a sua garra, a sua obsessão em ser o melhor.

64

José Neves, empreendedor e fundador do Farfetch, pelo sentido de oportunidade e pela sua demonstração de que mesmo vivendo num país pequeno, o nosso palco pode ser o mundo.


RICARDO JOHN

DO QUE É QUE O CHEFE MÁXIMO DA CRIATIVIDADE DA JWT BRASIL TEM INVEJA?

Fique a conhecer aqui aqueles trabalhos que Ricardo John mais admira e mais inveja. Um exemplo de humildade e desportivismo.

Climate Name Change Ideia simples, mas brilhante. E com aquele humor que só a agência do Gerry Graff consegue ter. h t t p s: // w w w.yo u t u b e.c o m / watch?v=efAUCG9oTb8

Volvo - Epic Split Talvez a ideia do ano: Van Damme, caminhões e Enya em uma combinação pouco provável mas altamente divertida. h t t p s: // w w w.yo u t u b e.c o m / watch?v=M7FIvfx5J10

NBC Sports Premier League - An American Coach in London Falar de futebol na terra do football não é fácil. Mas pode ser engraçado(e bem escrito) para caramba. ht tp://w w w.yo u tu b e.c o m / watch?v=6KeG_i8CWE8

Nike - Possibilities 25 anos de Just do it em um roteiro impecável. h t t p s: // w w w.yo u t u b e.c o m / watch?v=aPkyPdubqDs

CNA - Speaking Exchange Verdadeiro. Humano. Pertinente. Os amigos da FCB Brasil acertaram na mosca com uma das ideias mais bonitas do últimos tempos. https://www.youtube.com/watch?v=-S5EfwpFOk

65


ANUNCIO

66


MARCAS ASSOCIARAM-SE À 3ª ENTREGA TRIMESTRAL DOS LUSOS Os Lusos, Prémios Lusófonos da Criatividade, são uma excelente oportunidade das marcas comunicarem junto dos profissionais do marketing e da criatividade, em todos os países de língua oficial portuguesa. Muitas têm sido as marcas que se têm associado aos Lusos e nomeadamente às entregas trimestrais de prémios. Sem estes apoios este festival não teria o sucesso que tem hoje. O nosso obrigado a todos aqueles que contribuíram para que os Lusos sejam uma realidade.

A criatividade que fala a mesma língua tem o apoio de:

67


INSCREVA OS SEUS TRABALHOS NA EDIÇÃO ANUAL DOS LUSOS Já abriram as inscrições para a nova edição trimestral dos Lusos, que decorrerá simultaneamente com a Grande Gala Anual onde serão distinguidas as agências e profissionais do ano lusófonos em cada área e também em cada país. Esta é a oportunidade de inscrever os trabalhos da sua agência, que serão avaliados por um júri de elevado e indiscutível mérito, onde estão presentes alguns dos mais reconhecidos profissionais de cada um dos países de língua oficial portuguesa. Paralelamente, esta é a oportunidade de pontuar enquanto agência, mas também como profissional, nos nossos mais diversos rankings. Aproveite ainda esta oportunidade e venha assistir às nossas conferências desta edição anual. As entradas são gratuitas e estarão presentes alguns dos maiores nomes da nossa indústria. Este será um momento de convívio, discussão e reflexão sobre o mercado da comunicação nos nossos países. Contamos com a sua presença e também com os seus trabalhos. Ajude a que a criatividade em língua portuguesa volte a falar a mesma língua.

68


69


https://www.facebook.com/premioslusos www.premioslusos.com

70


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.