Jornal Nossa Porto Alegre - Edição 10/2013

Page 1

www.nossaportoalegre.com.br

NOSSA

Porto Alegre Julho/2013 Edição 10 - Ano 2

PORTO ALEGRE

Porto Alegre sustentável Divulgação / PMPA

Porto Alegre planeja o seu futuro para garantir à população melhor qualidade de vida, proteção ao meio ambiente e inclusão social. A política de desenvolvimento da cidade conta com investimentos que reduzem a emissão de gases do efeito estufa: ciclovias, transporte hidroviário, aeromóvel, BRT’s (ônibus rápidos) e metrô. Projetos e obras em andamento, como o Programa Integrado Socioambiental (Pisa), revitalização da Orla do Guaíba, do Cais Mauá e do Arroio Dilúvio, asseguram mais saúde, avanços econômicos e melhor convívio com a natureza. Nossa cidade é uma das mais arborizadas do país, pioneira em iniciativas voltadas à valorização do ser humano e do meio ambiente. Veja nesta edição o que está sendo feito para melhorar a sua vida hoje e a vida das futuras gerações.

Revitalização da Orla do Guaíba vai integrar natureza à vida da cidade

Cidade pioneira na defesa do meio ambiente Porto Alegre possui um histórico de pioneirismo no debate e na implantação de ações e políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e voltadas para a sustentabilidade: foi a primeira cidade no país a criar uma secretaria de meio ambiente e uma secretaria para cuidado com os animais. Conforme dados do IBGE de 2012, a Capital gaúcha é uma das mais arborizadas do país, com 82,9% de área urbana coberta com vegetação. Em 2012, foram plantadas 26.490 novas mudas de árvores. Ao todo, são 1,3 milhão de árvores apenas em vias públicas, 614 praças, oito parques, três unidades de conservação ambiental, com 43,47 m² de área verde por habitante.

Francielle Caetano / PMPA

Capital tem 1,3 milhão de árvores em vias públicas

Cidade já conta com 14km de ciclovias Página 2 Compensação ambiental será responsável pelo plantio de mais 11 mil árvores Página 3 Inclusão social para quem vive da reciclagem Página 4

SAIBA MAIS O que é sustentabilidade? É a capacidade do ser humano interagir para suprir as necessidades do presente, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. Leva em conta os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade, com visão de longo prazo e busca de equilíbrio. Para ser sustentável, um empreendimento precisa ser economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto.

m


2

NOSSA

Porto Alegre - Julho/2013 - Edição 10 - Ano 2

Divulgação / PMPA

PORTO ALEGRE

Orla terå parque de lazer e um novo Cais Mauå A revitalização da orla do Guaíba Ê um dos maiores projetos de desenvolvimento sustentåvel jå promovido pela Prefeitura de Porto Alegre. A beira do Lago Guaíba serå transformada em parque de lazer, integrando uma das mais belas paisagens da Capital à vida da cidade. O primeiro trecho da obra projetada pelo urbanista Jaime Lerner tem 1,5 quilômetro. O processo OLFLWDWyULR GHVWH WUHFKR VHUi ODQoDGR DWp R ¿QDO GHVWH VHPHVWUH A proposta Ê integrada à revitalização dos armazÊns do Cais Mauå. A recuperação da antiga årea portuåria começarå com a restauração dos armazÊns e, na segunda etapa, as frentes de trabalho renovarão 2,5 quilômetros da årea paralela à avenida Mauå, trazendo novo impulso econômico à årea central. A Prefeitura jå autorizou o início das obras de restauração dos nove armazÊns tombados pelo patrimônio histórico municipal, que devem durar nove meses.

Revitalização da årea portuåria e das margens do Guaíba Ê antigo sonho da cidade

Transporte alternativo contribui com a preservação ambiental

Porto Alegre passa a ter 14 km de espaços exclusivos aos ciclistas com a conclusĂŁo dos 880 metros da ciclovia da rua JosĂŠ do 3DWURFtQLR &LGDGH %DL[D $Wp R ÂżQDO GH a cidade contarĂĄ com 24 quilĂ´metros de ciclovias, extensĂŁo que atingirĂĄ 50 quilĂ´metros atĂŠ a Copa do Mundo. As ciclovias se integram Ă s iniciativas da Prefeitura para fortalecer o uso de transporte nĂŁo poluente na cidade. BikePoa – O sistema de compartilhamento de bicicletas pĂşblicas conta com 46 mil usuĂĄrios, 230 unidades e 23 estaçþes. Desde sua implantação, em setembro de 2012, jĂĄ foram realizadas mais de 145 mil viagens. Hidrovia Âą 2 WUDQVSRUWH Ă€XYLDO TXH DWXDOPHQWH conduz passageiros entre Porto Alegre e GuaĂ­ba, em breve contarĂĄ com mais duas linhas entre a Ilha da Pintada e o bairro Cristal, ambas saindo do Centro HistĂłrico da cidade. $HURPyYHO H 0HWU{ – As açþes para reduzir a emissĂŁo de gases que provocam o efeito estufa incluem o inĂ­cio do funcionamento do AeromĂłvel, do Aeroporto Ă estação do Trensurb, e o esforço da Prefeitura para que a Capital passe a contar com sua linha urbana de trem, o MetrĂ´Poa, unindo a regiĂŁo central Ă zona Norte.

Mais saĂşde com saneamento bĂĄsico

Linei Zago / Divulgação PMPA

Ricardo Giusti / PMPA

Obras Sociais do Pisa incluem a construção de casas na Vila Hípica Ciclovia Adda Mascarenhas de Moraes (zona Norte) integra os 14 km exclusivos para ciclistas

‡ NP GH FLFORYLDV $Wp R ÂżQDO GH VHUmR NP H DWp NP GH espaços exclusivos a este transporte.

‡ Revitalização da Orla do GuaĂ­ba: 1,5 km de ĂĄrea de lazer e parque. ‡ 5HYLWDOL]DomR GR &DLV 0DXi 6HUmR UHVWDXUDGRV DUPD]pQV SDUD R

IXQFLRQDPHQWR GH EDUHV UHVWDXUDQWHV ORMDV H HVWDEHOHFLPHQWRV FXOWXUDLV

‡ Tratamento de esgotos serå ampliado de 27% para 80%, com o Pisa e o Sistema de Esgotamento Sanitårio Sarandi.

Com o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) e o Sistema de Esgotamento SanitĂĄrio Sarandi, o tratamento de esgotos serĂĄ ampliado de 27% para 80%. É a maior obra de saneamento da histĂłria de Porto Alegre e da Ăşltima dĂŠcada no Brasil. Estes investimentos asseguram melhor qualidade de vida e mais saĂşde Ă população. O Lago GuaĂ­ba começarĂĄ a ser despoluĂ­do e a população voltarĂĄ a aproveitar ainda mais as suas praias. O Pisa envolve ainda açþes de desenvolvimento urbano, proteção ambiental, geração de emprego e renda, e o reassentamento de mais de 1,5 mil famĂ­lias que vivem em condiçþes de vulnerabilidade ao longo do arroio Cavalhada. Vila HĂ­pica – O projeto social do Pisa ĂŠ responsĂĄvel pela construção de 27 sobrados e seis casas tĂŠrreas (trĂŞs com acessibilidade) na Vila HĂ­pica, juntamente com as obras de infraestrutura como sistema viĂĄrio, redes de ĂĄgua e esgoto e sistema GH GUHQDJHP WHP SUHYLVmR GH FRQFOXVmR SDUD R ÂżQDO GH QRYHPEUR GH $ REUD EHQHÂżFLDUi XP WRWDO GH IDPtOLDV GD 9LOD +tSLFD

Ricardo Stricher / PMPA

SÊrgio Louruz / Divulgação PMPA

Ricardo Giusti / PMPA

Vanessa Silva / PMPA

Ricardo Stricher / PMPA

Reserva BiolĂłgica do Lami JosĂŠ Lutzenberger

Parque Farroupilha (Redenção)

Parque MaurĂ­cio Sirotsky Sobrinho (Harmonia)

Parque Chico Mendes

Parque Moinhos de Vento (ParcĂŁo)


NOSSA

3

PORTO ALEGRE

Porto Alegre - Julho/2013 - Edição 10 - Ano 2

BRT: Conforto e agilidade para usuĂĄrios de Ă´nibus O sistema de transporte coletivo de alto desempenho e qualidade (Bus Rapid Transit – BRT) irĂĄ reduzir o volume de Ă´nibus que se deslocam por dia ao Centro, 33 mil em mĂŠdia, eliminando os problemas de, congestionamento e baixa velocidade. A cidade atĂŠ 2014 terĂĄ mais de 20 quilĂ´metros em quatro corredores exclusivos nas avenidas Bento Gonçalves, JoĂŁo Pessoa, Padre Cacique e ProtĂĄsio Alves. Por ali circularĂŁo Ă´nibus menos poluentes, com capacidade para transportar 170 passageiros cada. AlĂŠm disso, as estaçþes de embarque e desembarque serĂŁo modernas, fechadas e climatizadas.

Divulgação / PMPA

Corredores terão estaçþes modernas e veículos transportarão mais passageiros

Mais de 11 mil årvores serão plantadas como compensação ambiental

Ricardo Stricher / PMPA

Um total de 11.239 novas årvores serão plantadas em Porto Alegre por conta das 14 obras de mobilidade urbana em andamento. O plantio ocorre em regime de compensação ambiental. Outras 349 årvores serão transplantadas. AlÊm disso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente trabalha para manter a mÊdia anual de plantio de dez mil novas mudas na cidade. Ou seja, a capital gaúcha deve dobrar o volume de plantio pelo segundo ano consecutivo, colocando na cidade mais de 20 mil novos vegetais.

Smam plantarĂĄ mais 10 mil em 2013

Somente as obras de duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva e as construçþes do corredor da Avenida Padre Cacique, Viaduto Pinheiro Borda e ponte do Arroio Dilúvio proporcionarão o plantio de novas 4.415 årvores. Por conta dos cortes realizados no trecho 4 da obra (entre a Rótula das Cuias e a Usina do Gasômetro) estão sendo plantadas 401 årvores como compensação, alÊm das mais de duas mil previstas na obra de revitalização da orla do Guaíba, que transformarå a årea num parque de lazer.

Governo e comunidade unidos para cuidar dos arroios

A preservação do meio ambiente em Porto Alegre inclui o cuidado com os arroios. É o caso do arroio Capivara, que desemboca em Ipanema, onde os moradores recebem informaçþes para providenciar a correta ligação dos esgotos. A prefeitura, alĂŠm de fazer o recolhimento de resĂ­duos, promove caminhadas e dĂĄ orientaçþes aos moradores de regiĂľes prĂłximas de arroios para que cooperem com a preservação ambiental. JĂĄ o arroio DilĂşvio, que cruza a cidade a partir de ViamĂŁo tem obras

concluídas e projetos futuros visando sua total revitalização. Para retirar o esgoto domÊstico das åguas do Dilúvio e, conseqßentemente, do Lago Guaíba foram investidos R$ 28 milhþes pelo Dmae. Convênio assinado entre as prefeituras de Porto Alegre e de Viamão com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Pontifícia Universidade Católica foi o primeiro passo para a elaboração do Plano de Ação para limpar e urbanizar o Dilúvio.

230 toneladas de lixo sĂŁo removidas do DilĂşvio

‡ 43,47 m² de ĂĄrea verde por habitante. A Organização Mundial de SaĂşde (OMS) recomenda 12 m² de ĂĄrea verde por habitante.

‡ 0DLV GH KHFWDUHV GH SDUTXHV XUEDQRV SDUD OD]HU GHVFDQVR H atividades esportivas

‡ 25 novas praças entregues no ano passado. ‡ (P IRUDP SODQWDGDV QRYDV PXGDV GH iUYRUHV )RL R PDLRU plantio dos Ăşltimos cinco anos. Os dados representam um crescimento GH HP UHODomR D

‡ 11.239 ĂĄrvores serĂŁo plantadas em 2013 como compensação ambiental das obras de mobilidade urbana.

‡ 7~QHLV 9HUGHV ¹ YLDV PDLV D SUDoD 0DXUtFLR &DUGRVR IRUDP

GHFODUDGDV iUHDV GH SUHVHUYDomR H LQWHJUDP R 3DWULP{QLR &XOWXUDO +LVWyULFR H (FROyJLFR GD FLGDGH (QWUH HODV HVWi D UXD *RQoDOR GH &DUYDOKR FRQKHFLGD FRPR D UXD PDLV ERQLWD GR PXQGR

A 29ª Semana do Meio Ambiente de Porto Alegre contou com a exposição Lixo do Arroio Dilúvio, onde o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) apresentou mostra de resíduos como sofås, geladeiras e carcaças de automóveis, removidos do arroio ao longo do mês de maio. Em 30 dias foram retiradas 230 toneladas de lixo.

Divulgação / PMPA

Remoção agora serå mensal

Samuel Maciel / PMPA

Samuel Maciel / PMPA

Vanessa Silva / PMPA

Jonathan Heckler / PMPA

Parque Marechal Mascarenhas de Moraes

Parque Alemanha (Germânia)

Parque Gabriel Knijnik

Parque Marinha do Brasil


4

NOSSA

Porto Alegre - Julho/2013 - Edição 10 - Ano 2

PORTO ALEGRE

Inclusão social para quem vive da reciclagem Ivo Gonçalves / PMPA

O Programa Todos Somos Porto Alegre – Inclusão Produtiva na Reciclagem, parceria da Prefeitura com o BNDES e com o grupo Braskem, visa a retirar gradativamente de circulação carroças e carrinhos que recolhem lixo. Assegura inserção no mercado de trabalho formal para 1,8 mil famílias que hoje vivem da coleta e do processamento de resíduos sólidos.

Adote uma Praça

A cidade conta com a parceria da iniciativa privada e entidades sociais para assegurar a manutenção de 45 praças, 108 canteiros e rótulas e quatro parques. Qualquer empresa (indústria, comércio, prestador de serviços), escola, associação de bairro ou ONG pode participar. Os parques Farroupilha, Moinhos de Vento, Germânia e Mascarenhas de Moraes são um exemplo de que este modelo de parceria contribui com o embelezamento da cidade. Além disso, 47 escolas municipais estão engajadas no projeto Coletivos Verdes, que visa à recuperação e ao bom uso das praças públicas.

Parque do Gasômetro é compromisso da Prefeitura Jonathan Heckler / PMPA

Ricardo Stricher /PMPA

Novo espaço de lazer, próximo a Usina, terá ligação com outras áreas verdes

executar o projeto que cria mais um parque na Capital. Trata-se do Parque Corredor do Gasômetro que integrará as Praças Brigadeiro Sampaio, Julio Mesquita e áreas no entorno do Aeromóvel. Sua criação faz parte do conjunto de investimentos

Crianças das escolas municipais aprendem a cuidar das praças

• Única capital do país com coleta seletiva do lixo em todos os bairros pelo menos duas vezes por semana.

• Única capital a utilizar a coleta automatizada de lixo por contêineres. Hoje são 1,2

FIQUE POR DENTRO

• 18 Unidades de Triagem de lixo. • 04 Unidades Destino Certo: Zona Sul - Rua Cruzeiro do Sul nº 1.445 | Zona Norte - Av. Bernardino Silveira de Amorim nº 2.261 | Glória e Teresópolis - Rua Professor Carvalho de Freitas nº 1.012 Cristal - Av. Diário de Notícias nº 1.111.

reciclagem.

Jornal Nossa Porto Alegre

Editado pelo Gabinete de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Porto Alegre Rua Jerônimo Coelho, 107 Centro Histórico

urbana e manutenção de áreas verdes. O novo espaço de lazer estará integrado aos parques Maurício Sirotsky Sobrinho e Marinha do Brasil e a revitalização da Orla do Guaíba e Cais Mauá.

Consulta on-line das licenças ambientais – As licenças ambientais emitidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) desde maio de 2013 estão disponíveis para consulta na internet. A medida tem como objetivo ampliar a transparência e agilidade dos licenciamentos. As informações podem ser acessadas no Portal da Transparência (http://www.portoalegre.rs.gov.br/ transparencia). VERSÃO PREFERENCIAL

Canais WEB

@Prefeitura_Poa

www.falaportoalegre.com.br

facebook.com/eucurtoeucuido

www.portoalegre.rs.gov.br/radioweb

facebook.com/prefpoa


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.