Publieditorial DGABC - Saúde - 19/07/2015

Page 1

PUBLIEDITORIAL JULHO de 2015 - SÃO CAETANO

Terceiro Turno nas UBSs de São Caetano já traz resultados positivos

Lançado na última semana (7/7), o Programa Terceiro Turno nas Unidades

Básicas de Saúde (UBSs) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul já traz resultados positivos. A UBS Nair Spina Benedicts (Rua Oswaldo Cruz, 1.153, Bairro Oswaldo Cruz), a primeira contemplada pelo projeto inédito na cidade, registrou média de 70 atendimentos diários no novo período, das 19h às 23h. A expectativa é chegar a 130 em menos de um mês. Em breve, deve ganhar o reforço de dentistas, ginecologistas e vacinações. Até o fim deste ano, mais seis UBSs terão os seus horários estendidos.

Criado para facilitar o acesso aos serviços de Saúde aos que trabalham ou

estudam durante o dia todo, o Terceiro Turno disponibiliza atendimento ágil, eficiente e de qualidade mais perto da casa dos moradores no horário noturno. A equipe conta com pediatras e clínicos gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmácia satélite, recepcionistas, segurança e limpeza. Cada unidade terá uma ambulância para a transferência de pacientes graves.

Funcionamento – No funcionamento diurno da UBS, a forma de atuação

é por meio de agendamento e consultas marcadas. No período noturno, das 19h às 23h, a agenda é aberta, sem necessidade da consulta ser marcada. O paciente ao chegar na unidade será prontamente atendido. Para isso, deve apresentar obrigatoriamente o Cid Card, registro criado exclusivamente aos moradores de São Caetano, que privilegia o acesso ao atendimento público de Saúde.

Cid Card – A Prefeitura está em fase de recadastramento do Cid Card dos

munícipes. A atividade é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no Hospital São Caetano (Rua Espírito Santo, 277, Bairro Santo Antônio). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4223-5460/5464/5555.


JULHO - SÃO CAETANO DO SUL

2

São Caetano zera fila de avaliações médicas para práticas esportivas

Dentro da estratégia do Programa Fila Zero, a Secretaria de

Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul zerou a fila de 826 avaliações médicas para a prática de atividades físicas nas diversas modalidades oferecidas pela Secretaria de Esporte e Turismo no Programa Esportivo Comunitário (PEC). O atendimento funciona às terças-feiras, das 9h às 12h, e às quartas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 19h, na SERC Santa Maria (Rua Cavalheiro Ernesto Giuliano, 1.301, Bairro Olímpico). Informações no telefone 4224-1322.

Desde maio deste ano, o atendimento foi centralizado. Com um

profissional fixo no local, os munícipes não precisam mais se deslocar para passar em consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou no pronto-socorro do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin. Assim, a iniciativa teve um ganho expressivo de agilidade e eficiência. Em no máximo duas semanas, o paciente já é atendido. Antes, a demora chegava a dois ou três meses.

Para utilizar o serviço, os moradores devem levar comprovante de residência e cartão de identificação do PEC (caso não tenha, basta

solicitá-lo na hora, apresentando o RG). Foram promovidos mutirões para acabar com as demandas reprimidas para a emissão de atestados de aptidão. Agora, está tudo estabilizado. Por semana, são atendidos cerca de 90 pacientes.

São Caetano oferece curso gratuito para agentes multiplicadores na prevenção às drogas

O Conselho Municipal Antidrogas (Comad) de São Caetano

do Sul oferece curso de capacitação para agentes multiplicadores na prevenção ao uso de drogas. Ministrado pela Divisão de Prevenção e Educação (Dipe) do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil de São Paulo, ocorre de 20 a 24 de julho, das 18h às 22h, no Teatro Vladimir Capella do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns (Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona).

Com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas. Os

interessados podem obter mais informações na sede do Comad, na Rua Pará, 80, Centro, ou por meio do telefone 4229-9727. A iniciativa integra a programação da Campanha Municipal Viva Melhor, Viva Sem Drogas, promovida pelo Conselho Antidrogas, em parceria com diversas secretarias da Prefeitura, nos meses de junho e julho.


JULHO - SÃO CAETANO DO SUL

São Caetano ganhará novo Centro de Atenção Psicossocial

3

São Caetano do Sul ganhará um novo Centro de Atenção

Psicossocial (CAPS) Adulto, na Rua dos Castores, no Bairro Mauá. No local estava prevista a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No entanto, a Secretaria de Saúde realizou uma reavaliação e constatou que a necessidade maior da cidade é por um CAPS, já que o pronto-socorro do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin supre todas as demandas de urgência.

Além desta iniciativa, a administração municipal trabalha no

terreno anexo para a construção de um CAPS AD (Álcool e Drogas). Com isso, a rede de Saúde Mental, que carece de ampliação, ficará completa, já que São Caetano possui a Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente (USCA) Amabili Moretto Furlan, que oferece atendimento especializado nesta e em outras áreas.

Sistema de triagem inovador reduz tempo de espera no Albert Sabin

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul vem colocando em prática um serviço de triagem inovador no pronto-

socorro do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, fundamental para determinar o grau de necessidade de cada paciente: o sistema de classificação de risco na Escala de Manchester. É uma ferramenta avançada e segura para estratificar os atendimentos.

Os níveis de gravidade são separados por cor e prioridade. Após o atendimento inicial, o paciente passa pela sala de triagem, que

conta com enfermeiros, técnicos e médico. Com isso, inclusive os casos não urgentes são encaminhados mais rapidamente.

Baseada em parâmetros clínicos, a divisão por cores e o estabelecimento de metas de tempo de espera (veja tabela abaixo) organiza

a fila, evitando situações de risco aos pacientes e conflitos decorrentes de demora de atenção.

Com a implantação plena,

prevista para ocorrer em agosto, a expectativa é a de que o Hospital Albert Sabin seja otimizado e tenha capacidade de atendimento de 1.200 pacientes/dia com a qualidade que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), munícipes ou não, almejam dos serviços públicos.

TEMPO DE ATENDIMENTO


JULHO - SÃO CAETANO DO SUL

4

Fila Zero: São Caetano promove 3º Mutirão da Saúde neste sábado

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul

promove neste sábado (18/7), das 8h às 13h, no Hospital São Caetano (Rua Espírito Santo, 277, Bairro Santo Antônio), o 3º Mutirão da Saúde do Programa Fila Zero. Nos dois primeiros mutirões, realizados em maio e junho, cerca de dois mil pacientes foram beneficiados. O saldo foi extremamente positivo no sentido de oferecer serviços mais ágeis e eficientes aos munícipes. Já são 18 das 25 especialidades médicas sem fila. Com edições mensais, a meta é zerar todas as consultas em espera ao longo do segundo semestre deste ano.

As especialidades abrangidas serão Cardiologia Clínica,

Cardiologia

Pré-operatória,

Cardiologia

Retorno,

Dermatologia,

Endocrinologia, Geriatria, Hematologia, Neurologia, Neurologia Retorno, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Reumatologia. A Central de Agendamento e Regulação faz os pré-agendamentos. Também estará preparada para receber a demanda espontânea na Clínica Médica. Ou seja: chegou é prontamente atendido. Durante a ação global da Saúde, atuarão 25 médicos, com o apoio de auxiliares e técnicos do Instituto Paulista de Enfermagem. Serão oferecidos serviços gratuitos de aferições de pressão arterial e glicemia, além de orientações de combate à dengue e da Ouvidoria da Saúde. As Unidades Móveis de Odontologia e de Oftalmologia do Saúde em Movimento, vertente do Fila Zero, estarão presentes, prestando consultas, exames e triagens. Sucesso na segunda edição, em parceria com a CardioWeb, continuarão sendo disponibilizados exames de eletrocardiograma no local. Desta forma, o procedimento de avaliação técnica ganhará agilidade e eficiência, já que o resultado sairá em até 30 minutos, com o laudo assinado pelo médico (CRM) efetuado à distância por meio do sistema de tele-eletrocardiografia. No processo convencional, o tempo de entrega é de três dias. Além do retorno imediato, os casos mais graves serão encaminhados ao cardiologista.

Com Carreta Mulheres de Peito, São Caetano zera fila de mamografia

A carreta itinerante do Programa Mulheres de Peito, da

Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que teve o prazo de estadia em São Caetano do Sul prorrogado até a última quartafeira (15/7), cumpriu o seu objetivo. O veículo, que realiza exames preventivos ao câncer de mama, ficou estacionado em frente ao Teatro Santos Dumont desde o dia 2 de junho. Ao todo, foram promovidos mais de 1.300 procedimentos periódicos. Dentro da estratégia do Programa Fila Zero da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano, 570 demandas reprimidas de mamografia na rede municipal foram zeradas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.