Cidade de Colinas do Tocantins

Page 15

/Educação e Cultura

Duas novas creches ampliarão as vagas em Colinas Com cerca de 1300 metros quadrados, a Creche Cacauzinho já está sendo construída no bairro Santo Antônio. Esta nova unidade escolar vai atender, a partir do próximo ano, 224 crianças com idade de zero a cinco anos. O recurso desta unidade de educação infantil é proveniente de uma emenda parlamentar do senador João Ribeiro, que tem sido parceiro do município de Colinas do Tocantins, sempre trazendo recursos para serem investidos no desenvolvimento da cidade. A segunda creche a ser construída pela atual gestão municipal é a Creche Margaridinha, que será feita no bairro Araguaia. Este projeto está em fase de

licitação. Mas parte do recurso para esta obra já está disponível na conta da Prefeitura de Colinas. A creche do bairro Araguaia foi conquistada pela Prefeitura através da parceria com o Governo Federal no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC2). A equipe de projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura auxiliou na elaboração do projeto desta creche. As duas novas unidades de educação infantil funcionarão em dois turnos. Cada uma conta com oito salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitário para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes.

Profissionais da educação recebem prêmio do Município Os profissionais que trabalham na rede municipal de educação de Colinas do Tocantins receberam do Município uma premiação, uma forma de reconhecimento e incentivo pela nota alcançada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O prêmio surgiu como uma forma de incentivo e reconhecimento ao empenho dos profissionais das escolas, que além de alcançarem a meta do IDEB, foram além das expectativas. O Município resolveu premiá-los como uma forma de reconhecimento pelo trabalho de equipe realizado, uma vez que o IDEB 2009 foi o melhor resultado do município dos últimos quatro anos. É a primeira vez que os professores recebem este tipo de prêmio, seria o décimo quarto salário, na proporção de 50%. Receberam esta premiação os profissionais que trabalham nas escolas municipais Professor Odimar Lopes da Silva e Paraíso, as duas escolas que obtiveram as melhores notas no IDEB.

IDEB O IDEB de Colinas passou de 3.4 para 4.2. Em 2007 a nota da rede municipal estava em 3.4 tendo passado para 4.6 em 2009. O ensino fundamental inicial também teve um saldo positivo na avaliação do IDEB, saindo de 3.7 para 4.3.

Implantação do curso técnico agropecuário Início de 2009 percebendo que a rede municipal mantinha os alunos na Escola Família Agrícola contados no Censo Escolar para a rede Estadual, iniciamos um processo de diálogo com os entes e com a comunidade escolar para encontrarmos uma maneira de atendermos os anseios do alunado e ainda contando-os no Censo Escolar municipal. Foi quando a nossa gestão decidiu implantar o curso Técnico em Agropecuária que além de garantir a profissionalização desses estudantes, fomenta a prática das atividades em seu cotidiano através da Pedagogia da Alternância. Também regularizamos o ensino em tempo integral, inclusive no Censo Escolar.

Implantação da Escolarização da Alimentação Escolar Inovando mais uma vez, a atual gestão implantou e regulamentou a escolarização da alimentação escolar, de maneira a permitir que as próprias escolas, creches e centros municipais de educação infantil adquiram os produtos da merenda. A compra dos alimentos é feita de acordo com o cardápio aprovado pela nutricionista.

Ensino Superior Colinas agora terá duas instituições de ensino superior: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins –IFTO e a Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas - FIESC. O IFTO será público e gratuito. A FIESC deixa de ser mantida pelo município por meio da FECOLINAS e passará a ser gerida pela iniciativa privada. A Câmara Municipal aprovou em 30 de agosto a mudança da mantenedora da FIESC. O projeto estava para votação desde 15 de abril. A empresa que assumir a gestão da FIESC irá manter a instituição na cidade de forma que ela continue sendo a Faculdade do povo de Colinas. A Prefeitura irá publicar, em breve, o edital que inicia o processo de transição, respeitando o acordo feito com a sociedade civil e o Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça da cidade de Colinas do Tocantins.

Combate ao analfabetismo A redução do índice de analfabetismo tem sido meta da administração municipal desde 2009. Para isso, o prefeito José Santana Neto assinou o termo de adesão ao Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal.

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.