Horta Comunitária | Mariana Rodrigues Oliveira Araújo

Page 1

Horta comunitária

Casa de Cultura Municipal de São Mateus

A horta comunitária nasceu como fruto de interesses particulares em comum de diversas pessoas que frequentam ou trabalham na casa de cultura, com intuito de compartilharmos conhecimentos, saberes, experiências e desenvolver hábitos mais saudáveis para nossas vidas.

O objetivo é promover qualidade de vida, contato com a natureza,falar sobre alimentação saudável, cuidado com o planeta, reciclagem, reutilização de recursos naturais e alimentos. Criar relações mais próximas entre as pessoas da comunidade com o espaço que é público e deve ser ocupado.

A motivação para desenvolver o projeto surgiu a partir das manifestações de interesse, partindo de nós funcionários e também de moradores da região e frequentadores da casa, em utilizar o espaço vago para cultivo de plantas. Nós já temos o hábito de cultivar plantas em nossas casas e começamos a nos movimentar e praticar isso em conjunto, a partir daí resolvi atrelar o útil ao agradável e registrar as atividades atreladas ao PAC.

O primeiro passo foi conversar com pessoas que já possuem experiência com hortas e pomares comunitários para identificar as necessidades do solo. Começamos limpando o solo e dividindo os canteiros para o plantio.

Após o start fomos buscar adubo de forma gratuita no pátio de compostagem de São Mateus e começamos a fertilizar o solo, em seguida conseguimos mais um carregamento de adubo por intermédio de um funcionário da subprefeitura.

Aguardamos 15 dias para que a primeira parte do solo estivesse adequada para o plantio, buscamos mudas de hortaliças, ervas e pancs e realizamos uma atividade em parceria com a UBS Nove de Julho e o Emei Cecília Meireles.

Uma agente ambiental e uma nutricionista da UBS desenvolveram uma roda de conversa com um grupo de 17 crianças para introduzi-las aos temas de alimentação saudável, cuidados com a natureza e etc… em seguida realizamos o plantio das mudas no solo.

A princípio tive a ideia de contratar oficinas e palestras sobre permacultura para termos um embasamento teórico, mas houve um impasse com a gestão.

Articulamos também uma oficina de germinação de sementes com o mesmo grupo de crianças no intuito de mostrar o processo do zero, infelizmente não aconteceu por divergências nas agendas entre os responsáveis.

Atualmente os moradores do bairro e frequentadores da UBS estão se reunindo semanalmente e usufruindo das atividades relacionadas a horta como uma forma de terapia ocupacional, e também articulando grupos de trilhas em parques da região.

As atividades e oficinas que idealizei e não consegui pôr em prática até o momento pretendo desenvolver nos próximos meses e registrá-las junto ao Piac.

Parcerias e agradecimentos:

- Maria (vigilante da CC São Mateus) - Auxiliou na captação dos fertilizantes e está cuidando da horta atualmente

- Gabriel (agpp CC São Mateus) - Buscou orientações básicas e ajudou a limpar e preparar o solo

- João Lucas (JMC CC São Mateus) - Registrou as fotos dos processos e atividades

- Dandara Almeida (Gestora CC São Mateus) - Auxiliou no descarte adequado dos entulhos que retiramos do solo

- Carol e Emerson (Agentes de proteção ambiental da UBS 9 de Julho) - Auxiliaram na preparação do solo e articulação da atividade com as crianças do Emei Cecília Meireles

Segue abaixo alguns registros das ações:

- Processo de preparação do solo

- Roda de conversa e plantio de mudas com as crianças do Emei em parceria com a UBS

- Articulação de reuniões com a comunidade

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.