Noções de Teologia Pastoral

Page 92

Anotações

§ 8º: O Estado assegurará a assistência à família na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações. Incluo aqui os assuntos que abordo nos cursos de noivos que tenho ministrado.

11.2. Exemplo de curso de noivos: 1.

Deus é o instituidor do casamento (Gn 2.1825).

O casamento é união vitalícia de um homem e de uma mulher (Mt 19.4-6 e 1Co 7.31). O divórcio não está nos planos de Deus com respeito ao casamento. Sempre será consequência de pecado. Deixa marcas que o tempo nem sempre apaga (ódios, mágoas). Traz problemas para os filhos (a guarda faz deles objetos, joguetes). Traz a dor da separação e quase sempre é resultado do orgulho. Existe o abandono malicioso (1Co 7.15 e o adultério Mt 5.32 que dão ao inocente a oportunidade de um novo casamento. Direito e não dever.).

2.

Coisas que se espera de noivos cristãos

Espera-se de noivos cristãos que reflitam se amam de fato e se querem um casamento para sempre, que orem, que se respeitem (cuidado com ofensas, agressões físicas), que aprendam a se perdoar, que sejam fiéis pois a infidelidade traz infelicidade e pode causar a pobreza (sustento de duas as casas), filhos e cônjuge doentes (AIDS, doenças venéreas — cegueira) e até mesmo a 92 - O Pastor e o Casamento


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.