Noções de Teologia Pastoral

Page 77

que é o evangelho de Cristo e os santos sacramentos para nos Anotações envolvermos em discussões a respeito de detalhes e cerimônias que nada têm a ver com o mesmo. Os ritos, cerimônias e formas de culto na Igreja Luterana precisam estar de acordo com as Escrituras Sagradas e as Confissões Luteranas que proclamam Jesus Cristo. O pastor luterano, por isso, não pode introduzir nenhum hino ou oração que contrariem a pura doutrina do evangelho e precisa com os seus congregados zelar para que o culto público da congregação para a qual Deus o chamou expresse a fé das Escrituras.

9.2. Sugestões sobre o culto e sermão Os cultos na IELB são, com raras exceções, dirigidos somente pelos pastores. É da competência dele fazê-lo. Contudo, isso não quer dizer que a congregação não pode participar dos mesmos mais ativamente. Muitos cultos são verdadeiras saladas de frutas porque não há uma unidade nas orações, leituras, hinos, mensagem. A liturgia, em muitas congregações, nunca foi entendida. Há sermões que muitas vezes dão a impressão de que não foram bem preparados. Diante disso sugerimos:

a)

Para o culto

Explicar à congregação o que é a liturgia, ensaiar novos hinos, incentivar a formação de grupos musicais e de canto, envolver o elemento leigo (cultos de leitura, leitura de partes da Bíblia, orações, distribuição da Santa Ceia, etc.). Algo muito simples e que também tem provado sua eficiência como entidade auxiliar para a boa ordem de um culto é a formação de uma comissão de recepção. O Pastor e o Culto Público - 77


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.