Noções de Teologia Pastoral

Page 31

i) De quantas vezes deve-se batizar a mesma pessoa Anotações A única coisa que justifica um novo batismo é a certeza de que o primeiro não foi feito com água e em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A pessoa, a intenção ou a fé do oficiante não entram em questão. O batismo depende da palavra de Jesus e de mais nada.

j) Exemplo de curso para pais e padrinhos de batismo Introdução: O reformador Martinho Lutero escreveu em seu Catecismo Menor: “O batismo não é apenas água simples, mas é a água compreendida no mandamento divino e ligada à palavra de Deus.” Esta palavra de Deus “é a que nosso Senhor Jesus Cristo diz no último capítulo de Mateus: ‘Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.’” • Jesus é o instituidor do batismo (Mt 28.18-20). • O batismo salva (Mc 16.15-16). Lutero disse que o batismo “opera a remissão dos pecados, livra da morte e do diabo, e dá a salvação eterna a quantos creem...” • Ele não deve ser rejeitado pois: a) é necessário ( Jo 3.1-6); b) regenera (Tt 3.4-7). • Todos devem ser batizados, crianças e adultos. A todos é dada a promessa da remissão e do dom do Espírito Santo (At 2.37-39). • Após o batismo começa a nova vida em que o alvo do cristão é viver para a honra e glória de Deus busPastor como Administrador dos Sacramentos - 31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.