A TURMA dezembro 2014

Page 1

REVISTA CATÓLICA PARA A FAMÍLIA

DEZEMBRO - 2014

Mochila das gentilezas

Novena de Natal Parte final

Êxodo: Deuses e Reis Conheça os personagens do filme que

conta a história do segundo Livro da Bíblia


Sumário

8

Êxodo: Deuses e Reis

Conheça os personagens do filme

Para fazer a assinatura da Revista A TURMA, visite o link bit.ly/revistaaturma ou preencha a ficha anexa a esta edição e envie para: Revista A TURMA Rua Lindolfo de Azevedo, 345 Bairro Nova Suíça - CEP: 30421-265 Belo Horizonte - MG Mais informações: Fones: (31) 3319-3445 ou 3319-3410 revistaaturma@arquidiocesebh.org.br ASSINATURA ANUAL: R$ 29,00 (10 Números)

6

Liturgia de dezembro

11

Mochila das Gentilezas

12

Novena de Natal - Parte Final

16

Quadrinhos: Lu e Zeca

18

Cartões de Natal

20

Quadrinhos: Lico

22

Oração de Natal

Equipe Pe. Edecildo J. Antônio Prado da Silva Prof.ª Maria Helena Menezes Carvalho Prof. Alessandro Marcondes A. Guimarães Pe. Vanderci Coelho de Oliveira Prof. Emerson Ribeiro Chaves Prof. Geraldo Vieira Júnior Prof.ª Cynthia Cristina Vieira Pires Irmã Liza Helena Ramos Odília Ladeira Grilo Santos Mariana Angélica Fernandes Adriana Barbosa Duarte Daniela Silva Santos Reginaldo Aparecido Mesquita (Lico) Ilustração e diagramação Eric Ricardo da Silva Revisão ortográfica Márcia Luzia da Silva

Esta revista é editada por uma equipe do COLÉGIO SANTA MARIA.

www.santamaria.pucminas.br


Amado e amada de Deus, Saúde e paz!

católica, a no coração a fé cristã Cada um de nós, que lev po de celeecial em dezembro. É tem deve viver uma alegria esp , entre ousto us. O nascimento de Cri brar o Natal do Senhor Jes ples. Jesus, o para uma vida mais sim tras lições, educa o coraçã a manjedoura. u entre os pobres, em um mesmo sendo Rei, nasce do Natal não importante neste tempo is ma o e qu ica nif sig Isso m ganhar um . Apesar de ser sempre bo são os presentes ou festas mental é amigos e parentes, o funda presente legal e festejar com os buscar por Cristo: todos nós devem trilhar o caminho indicado tempo do o um convite a você neste Faç . bem o er faz de s ma for que levará iliares, planeje uma ação Natal. Junto com seus fam certeza de ho e precisa de ajuda. Ten mais alegria a alguém qu is ma especial. vite, seu Natal será ainda que, acolhendo esse con para todeve ser de aprendizado Neste tempo bonito, que um abenços seus familiares e amigos, dos nós, desejo a você, ao da sempre tidão a todos vocês pela aju ado e feliz Natal. Minha gra ue ilumitin con nossa Igreja. Que Cristo presente aos projetos da Deus abençoe sempre. nando os seus caminhos. Azevedo Dom Walmor Oliveira de Arcebispo Metropolitano

3

de Belo Horizonte


Prezado Assinante, Acesse informações sobre sua(s) assinatura(s).

http://bit.ly/minha_assinatura_A_TURMA

Atualize suas informações*.

Preencha seu cadastro, acrescentando novas informações ou modificando seus dados pessoais, como endereço(s) de entrega de seu(s) exemplar(es).

Acesse informações sobre sua(s) assinatura(s).

É possível saber quantas assinaturas você possui, o período de duração de cada uma e a data para renovação.

Imprima seu boleto bancário.

O boleto é gerado no mesmo momento em que você cadastrar nova(s) assinatura(s).

Faça nova(s) assinatura(s), quantas você quiser.

Presenteie os amigos! Lembre-se de que o endereço de entrega da revista não precisa ser o mesmo que o do assinante. Assim, é possível enviar a revista até para quem mora muito longe de você.

Renove sua(s) assinaturas(s) com um clique.

Quando sua assinatura estiver terminando, um botão para renovação será disponibilizado para você. Ao clicar, a renovação será realizada de forma imediata, sem precisar preencher novos formulários ou fornecer novas informações.

*Para obter o login, envie o número de seu CPF para o e-mail revistaaturma@arquidiocese.org.br e aguarde a liberação de seu acesso.


Editorial

Queridos(as) amigos(as) da Revista A TURMA, tudo bem? Chegamos ao mês de dezembro. Mês em que celebramos o nascimento de Jesus! Quando uma mãe está gerando uma criança a expectativa é grande. Os pais escolhem o nome da criança, preparam o quarto, escolhem o berço, compram as roupinhas... Expectativa e alegria tomam conta do coração dos pais, avós e de muitas pessoas. A grande família chamada humanidade também aguardou com alegria o nascimento de Jesus. Ele foi esperado no decorrer de séculos. E quando Ele nasceu, foi motivo de alegria para muitas pessoas, pois Ele veio trazer a paz aos homens e nos libertar do pecado, de toda maldade. Somos felizes, Ele está no meio de nós! A presença de Jesus é sinal de que o Céu se encontra com a Terra, Deus vem ao encontro do ser humano. Quando Jesus nasceu, sentimos que Deus veio nos amar bem de perto. Peço a benção de Deus para todos os leitores e assinantes da nossa querida Revista. Aos redatores e ilustradores agradeço pelo incansável serviço prestado com carinho e que faz de nossa revista um grande instrumento de evangelização para a família e, de modo especial, nossas queridas crianças. Desejo a todos vocês um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de muita paz. Um abraço fraterno,

Padre Edecildo J. A. Prado da Silva

Diretor da Revista A TURMA

5


Liturgia de dezembro Irmã Liza Helena Ramos

O Caminho de Jesus Dia 7 de dezembro

Dia 14 de dezembro

2.º Domingo do Advento

3.º Domingo do Advento

Marcos 1, 1-8

João 1, 6-8

Como é bela a nossa Igreja, a nossa fé! Na Igreja e pela fé aprendemos a ser mensageiros da melhor notícia: Jesus, nosso Irmão-Salvador, VEM e nos ensina o caminho da Vida, da Vida Plena! É com este “noticiário” que Marcos inicia seu Evangelho: “A Boa Notícia que fala a respeito de Jesus – o Salvador do mundo, o Filho de Deus – começou a ser dada daquele jeito que o profeta Isaías tinha escrito e que é o seguinte: Deus disse: ‘Eu enviarei o meu mensageiro adiante de você para preparar o seu caminho’!”

O que João fala da luz no começo do seu Evangelho pode nos ajudar a compreender o motivo pelo qual nós enfeitamos com muitas luzes a festa do Natal. Jesus é essa “Luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina a todos”(Jo 1,9). Era a chegada de Jesus que João Batista anunciava. O Evangelho de João atribui a Jesus alguns títulos que nos ajudam a compreendê-lo: Palavra - Luz. A Palavra e a Luz servem para comunicar. A missão de Jesus é comunicar o imenso amor de Deus a todos nós. Se acreditamos, somos felizes e passamos a fazer como João: anunciar essa boa notícia — Palavra e Luz, comunicação do amor de Deus que, tendo nos criado, continua cuidando de nós, falando conosco, iluminando nossa vida com sua presença salvadora, com sua paciente compaixão e perdão.

O mensageiro, João – o Batista – convidava o povo no deserto, para abrir caminhos de retidão, de justiça na sua vida, para o Senhor que estava chegando. E batizava. Batista e batizar são palavras que lembram banho = lavar a vida do que a está sujando, distorcendo a sua identidade de criatura de Deus!

Acompanhando o diálogo de João Batista com os que o interrogavam, ficamos felizes, porque nós já conhecemos aquele que João anuncia. É Jesus, aquele “alguém” que “está no meio de nós” como Palavra e Luz: comunicando o amor salvador de Deus, iluminando nosso caminho para o seguirmos, aprendendo com Ele a comunicar e iluminar também os nossos irmãos.

Nesse 2.º Domingo do Advento, Marcos começa a nos apresentar o caminho de Jesus. Nós, seus seguidores, queremos aprender. Para isso, vamos ao deserto ouvir João Batista, olhar o seu jeito de viver e aprender sua mensagem: “Mudar de Vida”; pedir perdão dos nossos pecados; estar atento à chegada de Jesus. Ele está chegando! E pode chegar na pessoa de alguém que precisa de nossa atenção, cuidado, perdão ou palavra de encorajamento, do nosso entusiasmo e esperança.

Uma sugestão para seu Natal: comunicar com palavras e com luzes a boa notícia da salvação que Jesus veio trazer. Use a criatividade. Enfeite o Natal, evangelizando, isto é, com uma boa notícia!

Afinal, não estamos sozinhos: temos a boa notícia da chegada de Jesus! Comunique essa feliz certeza: Deus nos ama e nos salva! Jesus é nossa boa, nossa melhor notícia! 6


Dia 21 de dezembro

Dia 28 de dezembro

4.º Domingo do Advento

Sagrada Família: Jesus, Maria e José

Lucas 1,26-38

Lucas 2,22-40

Os dois primeiros domingos do Advento nos colocaram em contato com Isaías e João Batista. Hoje ficamos mais perto da chegada de Jesus, recordando a conversa da Virgem Maria com o Anjo Gabriel, o mensageiro de Deus.

Um “feliz Natal, junto a Jesus e Maria” traz também a presença discreta, mas forte e protetora, de José, o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. Nesse domingo acompanhamos a família do nosso Salvador, Maria, José e o Menino Jesus, indo a Jerusalém para participar das celebrações, assim como hoje os pais levam seus filhos à igreja para o Batismo. O Evangelho de Lucas nos recorda alguns acontecimentos que surpreenderam José e Maria, mas que são sinais do que seria daquele Menino quando crescesse. Depois narra sua volta a Nazaré. Como toda família, José e Maria acompanharam o crescimento de Jesus. Ele cresce não só no tamanho, mas também desenvolve sua inteligência, sua sabedoria e a consciência de sua missão. Para isso contribuíram seus pais, seus parentes, sua comunidade. Assim como você, que cresce ajudado por sua família, sua escola, seus amigos, sua comunidade.

Com a resposta de Maria ao convite de Deus, através do anjo, acontece o mais belo momento da História da Humanidade: Deus se torna um ser humano: é gerado, se desenvolve e nasce. Torna-se visível o amor de Deus por nós! Este é o grande mistério: a imensa alegria que celebramos no Natal! Agradecemos a Maria, Mãe de Jesus, ter aceitado o convite de Deus dizendo: “Eu sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”(Lc 1,38). Vamos aprender com ela a nos colocarmos como servos do Senhor para fazer o que Ele nos fala.

Hoje é dia de olhar para a família de Jesus e agradecer a Deus por aqueles que nos ajudam a crescer, sobretudo na consciência da fé: somos a família de Deus – a Igreja. Nela crescemos e assumimos nossa missão de cristãos: sermos alegres anunciadores de Jesus!

Então, o que Deus está pedindo a você? Natal é tempo de pensar, de ouvir, de responder a Deus... e de participar da alegria de Maria, a “serva” que se tornou “Mãe” de Jesus. Você também, não como Mãe, mas como irmão ou irmã, pode acompanhar Jesus no seu caminho de salvação! Tenha o mais feliz Natal, junto a Jesus e a Maria!

Converse com alguém que conheça você desde pequenino(a) e peça-lhe que recorde, juntos, como você vem crescendo e tomando consciência da sua vida de fé, desde o Batismo, a Catequese... Depois, reze agradecendo a Deus seu crescimento e as pessoas que vêm ajudando você a crescer como Jesus, “em idade, sabedoria e graça, diante de Deus e das pessoas”. Que o Novo Ano Civil encontre você feliz por ser da família de Jesus, que é a Igreja!

7


Fique por Dentro Eric Ricardo

Êxodo: Deuses e Reis Conheça os personagens da adaptação cinematográfica que estreia nos cinemas em dezembro No dia 25 de dezembro, estreia nos cinemas brasileiros o novo filme dirigido por Ridley Scott, Êxodo: Deuses e Reis (Exodus: Gods and Kings), uma adaptação da história bíblica do Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento. Estrelado por Christian Bale e Joel Edgerton, o filme narra a conhecida história dos dois homens criados como irmãos que se tornam inimigos mortais quando entra em jogo o destino do povo judeu, escravizado no Egito.

Gênero: Drama e ação épica Duração: 142 minutos Distribuidora: Fox Films Classificação: 12 Anos

8


Moisés

(Christian Bale)

Ramsés II (Joel Edgerton)

Seti

É um dos personagens mais importantes do Antigo Testamento, tendo libertado os hebreus* da escravidão do Antigo Egito. Guiou seu povo através de um êxodo pelo deserto durante quarenta anos, que se iniciou através da famosa passagem em que Moisés abre o Mar Vermelho, para possibilitar a travessia segura dos judeus. Ainda segundo a Bíblia, recebeu no alto do Monte Sinai as Tábuas da Lei de Deus, contendo os Dez Mandamentos. Na época do seu nascimento, o faraó do Egito, que mantinha os judeus como escravos, tinha promulgado uma lei que condenava à morte todos os filhos do sexo masculino nascidos de hebreus. Na tentativa de salvar seu filho, Joquebede acomodou Moisés num cesto de junco e depositou-o nas águas do Rio Nilo. Encontrado por Bathia, a filha do faraó, Moisés foi adotado e educado por ela no seio da corte, junto a Ramsés II, para que se tornasse um príncipe. Existiam onze Ramsés no reino do Egito, mas apenas ele foi chamado de Ramsés, o Grande. Sua família não era de origem nobre: o seu avô, Ramsés I, era um general de Horemheb, o último rei da XVIII dinastia que o nomeou seu sucessor. Sendo filho de Seti I e da rainha Touya, recebeu o título de “filho primogênito do rei”, aos 10 anos de idade, o que correspondia a ser declarado herdeiro do trono. Seu pai introduziu-o no mundo das campanhas militares quando era ainda adolescente e Ramsés acompanhou-o contra os Líbios e em campanhas em Canaã e Sinai.

São os pais de Ramsés II. Seti provém de uma linhagem nobre, de grandes comandantes militares. A sua Grande Esposa Real foi Tuya, filha do tenente Raia, com quem teve quatro filhos.

(John Turturro)

Tuya

(Sigourney Weaver)

Séfora (ou Ziporá) é a mulher de Moisés e filha de Jetro. Tornou-se sua esposa após Moisés fugir do Egito, depois de ter matado um egípcio que estava batendo em um escravo hebreu*. Moisés e Séfora são pais de Gersom e Eliézer.

Séfora

(María Valverde)

Josué

(Aaron Paul)

Jetro é o sogro de Moisés. Antes de retornar ao Egito para conduzir os hebreus para Canaã, a “terra prometida”, Moisés trabalhou como pastor de Jetro por 40 anos. Depois que Moisés começou a liderar os israelitas em seu êxodo, foi Jetro quem o encorajou a nomear outras pessoas para compartilhar o fardo do ministério para a nação de Israel, permitindo que outros o ajudassem no julgamento de questões menores.

Jetro

(Christian Bale)

Filho de Num, da Tribo de Efraim, Josué era um escravo que ajudou Moisés durante o êxodo dos israelitas* do Egito e os 40 anos pelo deserto do Sinai. Depois da morte de Moisés, liderou o povo de Israel* na conquista das cidades-estados da terra de Canaã, sendo responsável por conduzir os israelitas à Terra Prometida.

9


Escravo hebreu, homem da tribo de Efraim e pai de Josué. Ele cresceu e pode ter vivido toda a sua vida no cativeiro egípcio dos israelitas, onde os egípcios os fizeram trabalhar sem descanso. No filme, é ele quem revela a Moisés sua verdadeira origem.

Num

(Ben Kingsley)

Miriam

(Indira Varma)

Nefertari

(Golshifteh Farahani)

Miriam e Aarão são os irmãos mais velhos de Moisés, filhos da mesma mãe biológica, Joquebede. Quando Moisés foi encontrado no rio Nilo pela filha do faraó, foi Miriam quem se ofereceu a achar alguém para cuidar do bebê e, sem que a família do faraó soubesse, trouxe a própria mãe de Moisés para amamentá-lo, antes de devolvê-lo para a filha do faraó que o adotou e lhe deu esse nome, porque das águas havia sido tirado. Aarão foi o primeiro sumo sacerdote dos hebreus. Casou-se com Eliseba, filha de Aminadabe, da Tribo de Judá, que lhe deu quatro filhos, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. No filme, é interpretado pelo ator Andrew Tarbet.

Nefertari foi uma grande rainha egípcia, esposa de Ramsés II, cujo nome significa a mais bela, a mais perfeita. Foi a primeira e a mais importante das várias esposas que Ramsés teve na sua vida, tendo sido a grande esposa real até sua morte, no ano 24 do reinado de Ramsés. Nefertari, que possui o túmulo mais famoso do Vale das Rainhas, deu à luz o primeiro filho de Ramsés, Amenófis, conhecendo-se pelo menos mais três filhos e duas filhas de ambos. Pesquisas documentam seis filhos com Nefertari. *Hebreus, israelitas e judeus constituem o mesmo povo. A designação varia de acordo com o contexto em sua história.

Curiosidades 1 Mesmo antes da estreia, o filme está sendo comparado a outras duas grandes produções cinematográficas: Os Dez Mandamentos, de 1956, e O Príncipe do Egito, animação de 1998. Ambos contam a história de Moisés. 2 Desde o lançamento do teaser trailer do filme, vem crescendo nas redes sociais o número de postagens com a hashtag #BoycottExodusMovie, pedindo às pessoas que não assistam ao filme nos cinemas. O diretor está sendo acusado de ser rascista por ter escalado atores brancos para os papéis principais e atores negros para interpretar ladrões, assassinos e escravos. Diferente da animação O Príncipe do Egito, em que os reis e faraós protagonistas da história têm feições egípcias.

10

3 Segundo o Huffington Post, o diretor ainda está decidindo qual será seu próximo trabalho, pois está escalado para dirigir os próximos dois filmes da franquia Prometheus e também Martian (estrelado por Matt Damon). Mas anunciou, em uma entrevista, seus planos para dirigir ou produzir um filme sobre o rei Davi, já que pretende continuar fazendo filmes baseados em relatos bíblicos.

No site oficial, é possível conferir o trailer e outros vídeos de bastidores do filme: www.exodusgodsandkings.com


Gentileza Urbana Odília Grilo

Mochila das Gentilezas Licença! Por favor! Obrigada! Chega ao final mais um ano! É uma época convidativa para rever nossas atitudes, festejar o Natal e se preparar para o merecido descanso das férias. Especialmente iluminados pela singeleza do presépio, avaliar se temos praticado a gentileza urbana. São muitas as boas ações que nos fazem mais gentis e que podem modificar as pessoas e o ambiente. Sobre algumas delas conversamos no decorrer deste ano.

gas, professores e funcionários da escola que caminharam durante todo o ano com companheirismo e gentilezas. Sobretudo, valorizar cada um e contar-lhes como eles são legais. Também vale lembrar a criança menos favorecida e partilhar com ela o que se tem. Finalmente chega o momento de se preparar para as férias, levando na bagagem as palavrinhas mágicas: “obrigado”, “desculpe”, “por favor”, “licença”. Para continuar crescendo e ser uma pessoa cada vez mais agradável, uma boa dica é jamais deixar a gentileza guardada.

Para recordar, não se esqueça de manter a cidade limpa, separar o lixo para a reciclagem, economizar água e energia elétrica. Esteja disposto a ajudar, descubra novas maneiras de ser gentil, porque, apesar de serem atitudes pequenas e fáceis, elas são transformadoras.

E deixo a minha mensagem final para você: seja gentil com você mesmo. Mantenha acesa a luz do seu coração. Leve pela vida a mochila das gentilezas e as distribua generosamente. E deixe-se guiar pela luz do Menino Jesus!

Ao término do ano letivo, é gentil reconhecer as qualidades dos cole11


Interatividade Mariana Angélica

Novena de Natal 2014 Parte final 5.º Encontro: Emanuel, Deus está conosco! Dirigente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Irmãs e irmãos, o Deus que nos revela seu amor e fidelidade no cumprimento de sua promessa esteja com cada um de nós! Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Dirigente: Estamos vivendo um tempo de espera que exige de nós uma resposta, pois é um chamado à conversão, ou seja, que nos esforcemos para sermos cada dia um pouco melhores. Dirigente: Vamos ouvir, com atenção, a leitura bíblica: Is 7,10-16. Nesse texto, o profeta Isaías pede ao rei Acaz obediência e fé no Senhor, pois os inimigos do rei estavam para atacar Jerusalém e somente o Senhor poderia salvá-la. E como sinal de restauração, Isaías anuncia o nascimento de Emanuel, Deus conosco. Ele virá para libertar seu povo de todos os inimigos e trazer de volta a paz e a justiça. Essa promessa foi cumprida com a vinda de Jesus, o Messias, pois Ele é o Emanuel, o Deus conosco, que se fez um de nós para nos falar e cumprir a promessa de salvação. Reflexão: Nossa esperança e confiança em Jesus é algo forte e verdadeiro em nós? Somos obedientes à sua palavra? Façamos nosso ato de fé na Trindade, pedindo que sejamos fortalecidos em nossa fé e esperança. Creio em Deus-Pai, Todo-Poderoso... (Terminar o encontro com um canto à escolha.)

12


6.º Encontro: O Senhor ouve o clamor do seu povo e vem salvá-lo! Dirigente: Queridos amigos e amigas, mais uma vez nos reunimos pedindo a Deus que ouça nossos clamores e, em Cristo, nos salve de toda opressão que o mundo, às vezes, quer nos impor. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Dirigente: Ouçamos, com atenção, esta narrativa do Evangelho segundo São Lucas, no qual tem início a história do precursor de Jesus: João Batista. Alguém lê: Lc 1,5-25. Dirigente: Em toda história do povo de Deus, narrada na Bíblia, mesmo com todos os erros cometidos pelo povo, Deus o olhava sempre com muito amor e benevolência, não deixando de ouvir seus apelos. Isabel e Zacarias são exemplos vivos deste amor misericordioso de Deus, pois eram idosos e não tinham esperança de terem mais descendentes. E Deus ouve suas preces, dando-lhes um filho que vem à frente de Jesus, anunciando a sua chegada: João Batista. Podemos trocar algumas informações que temos sobre a pessoa de João Batista, muito lembrado nas festas e comemorações dos meses de junho e julho. Mas quem era ele? Como vivia, se vestia e como se apresentava aos que o seguiam? O que ele falava quando se referia a Jesus? Façamos um círculo e, de mãos dadas, vamos lembrar as pessoas que não conhecem Jesus, mas que, através de nós, como João Batista, possamos levar a mensagem de bondade para todos. Todos: Pai Nosso que estais nos céus...

13


7.º Encontro: Ela dará à luz um Filho, e tu lhe porás o nome de Jesus. Dirigente: Iniciamos nosso encontro. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Dirigente: O Deus que nos revela seu amor esteja com todos nós! Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Dirigente: A leitura de hoje é do Evangelho segundo Mateus. Vamos ouvir a mensagem que Deus quer falar para nós através do Anjo, que é um mensageiro divino. Alguém lê: Mt 1,18-25. Dirigente: Refletindo sobre esse trecho do Evangelho, podemos destacar a pessoa de José, que soube ouvir a voz de Deus e atender a sua vontade. Seu amor a Deus e a Maria o tornaram um homem muito virtuoso, digno de muito respeito e admiração. Sendo fiel aos propósitos do Pai, soube ser pai também, educando, juntamente com Maria, o Menino Jesus, ensinando-lhe os caminhos da obediência e das leis divinas. Como José, também nós temos de ter cuidado uns com os outros, com nossas vidas, com a natureza e com tudo que Deus criou. E neste tempo de Advento, podemos refletir mais sobre a bondade infinita de Deus, que se manifestou de forma humana na pessoa de seu Filho Jesus. Rezemos Juntos: Vem, Senhor Jesus, vem iluminar nossas crianças. Vem, Senhor Jesus, vem iluminar nossas famílias! Vem, Senhor Jesus, vem iluminar as pessoas necessitadas de alimento para o corpo e para a alma. Vem, Senhor Jesus, vem iluminar nosso mundo que precisa de paz...

(Podemos acrescentar outras preces espontâneas. Terminar com um “Glória ao Pai”.)

14


8.º Encontro: Ensina-nos, Senhor, a trilhar os seus caminhos. Dirigente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Queridos amigos, o Deus que nos congrega como família esteja com vocês. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Dirigente: A Leitura de hoje é do Evangelho de Lucas, um fato acontecido na infância de Jesus. Ouçamos atentamente para depois fazermos nossa reflexão. Alguém lê: Lc 2, 41-52. Dirigente: Muito interessante e significativo este acontecimento em uma época muito importante para todo judeu: ir a Jerusalém para a festa da Páscoa. E Jesus foi com sua família. Vamos relembrar o acontecido e reler alguns versículos para fazer nossa reflexão: sobre os valores de se ter uma família, de ter harmonia com as pessoas que nos rodeiam, respeito e união, mas, sobretudo, cuidando também das coisas do Pai, como Jesus. Neste 8.º dia de nossa novena, vamos nos preparar espiritualmente para a vinda de Jesus, realizando algum gesto concreto que possa nos unir mais à nossa família (biológica) ou à nossa família humana, pois todos somos irmãos. Sugestões podem ser dadas. Concluindo nossas reflexões e partilhas, coloquemos nas mãos de Maria, mãe de Jesus e nossa, todas as pessoas que fazem parte desta grande família, que é a família de Deus: Ave Maria... (Combinar que, no dia seguinte, cada um trará algo para ser compartilhado.)

9.º Encontro: Família, casa de fé! Dirigente: Estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! O Deus que nos acolhe, nos faz irmãos e nos une na mesma fé, esteja com todos nós. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Dirigente: Estamos vivendo um tempo de espera, chamado tempo de Advento, em preparação a um grande acontecimento: o nascimento do Salvador — Jesus. Tudo isso já aconteceu há mais de 2000 anos, mas nós, cristãos, fazemos memória ( recordamos) esses acontecimentos porque eles fazem parte da História da Salvação, e dessa história nós também fazemos parte. Vamos, então, ouvir a narrativa desse grande acontecimento, que está escrito no Evangelho de Lucas. Alguém lê Lc 2,8-20. Dirigente: O nascimento de Jesus mudou o rumo da história. Ele não escolheu nenhum palácio para nascer, não quis se fazer de príncipe nem rei. Foi acolhido no meio dos pobres e se fez um de nós. Podemos, agora, procurar ver, em nossas atitudes, o que podemos imitar de Jesus. Ver as nossas amizades, os nossos interesses e nossa solidariedade no meio em que vivemos. Concluímos hoje nossa Novena e vamos cantar juntos o “Noite Feliz” e, logo após, façamos a nossa confraternização. 15


Quadrinhos

Roteiro: Prof.ÂŞ Maria Helena Desenho: Eric Ricardo

O verdadeiro significado do Natal

16


17


Interatividade

Cynthia Cristina

Cartões de Natal Convidamos algumas crianças do Colégio São Francisco de Assis, de Belo Horizonte, para comemorar o nascimento do Menino Jesus, produzindo cartões de Natal, com mensagens e desenhos de Amor e Paz. Participaram os alunos da Profª Francisca Jupira dos Santos e da Prof Luciene Assunção M. Oliveira.

Arthur Guimarães de Souza Santos (7 anos)

Henry Dutra França (8 anos)

João Pedro dos Santos Silvino (8 anos)

18


Miguel Souza Alves (8 anos) Miguel Ferreira de Castro (8 anos)

Sofia Scalabrini Fernandes (8 anos)

Tainรก Rossi de Sรก (8 anos)

19


Quadrinhos Reginaldo Mesquita

20


21


Oração

Pe. Vanderci Coelho (autor) Prof. Emerson Ribeiro (espanhol) Prof. Geraldo Vieira (inglês)

Natal Querido Menino Jesus, no teu nascimento os anjos anunciaram “Paz na Terra”!

Querido Jesús, en tu nacimiento los ángeles han anunciado: “¡Paz en la Tierra!”

Que possamos ser construtores desta paz. Paz que é a certeza de que Deus está sempre conosco.

Que podamos ser constructores de esta paz. Paz que es la certeza de que Dios está siempre con nosotros.

Essa certeza transforma a tristeza em alegria, a guerra em perdão, o ódio em amor.

Esa certeza transforma la tristeza en alegría, la guerra en perdón, el odio en amor.

Obrigado, Jesus, pelo teu nascimento e pela paz que ele nos traz! Amém!

Gracias, Jesús, por tu nacimiento y por la paz que él nos trae. ¡Amén!

Dear Baby Jesus, on your birth the angels proclaimed “Peace on Earth”! May we be builders of this Peace. Peace which is the certainty that God is with us. This certainty turns sadness into happiness, war into forgiveness, hatred into love. Thank you, Jesus, for your birth and the peace it brings us! Amen!

22


Assessoria de Comunicação e Marketing - Arquidiocese de BH Assessoria de Comunicação e Marketing - Arquidiocese de BH

CATEDRAL CATEDRAL CRISTO REI REINA FAÇOCRISTO PARTE, ESTOU

FAÇO PARTE, ESTOU NA PRAÇA DAS FAMÍLIAS PRAÇA DAS FAMÍLIAS

Dezembro é um mês muito especial. Toda família vai se reunir para celebrar o Dezembro nascimentoé do Jesus, momento renovação fé, alegria, umMenino mês muito especial. Todadefamília vai seda reunir para celebrar esperança. A Praça das Famílias da Catedral Cristo Rei também vai reunir o nascimento do Menino Jesus, momento de renovação da fé, alegria, muitas famílias para celebrar momentos importantes. esperança. A Praça das Famílias da Catedral Cristo Rei também vai reunir muitas famílias para celebrar momentos importantes. Convide sua família para participar deste Projeto, homenageando os familiares queridos. juntos construir nossa Catedral. os Convide mais sua família paraVamos participar deste Projeto,a homenageando familiares mais queridos. Vamos juntos construir a nossa Catedral. Saiba como ajudar:

www. catedralcristoreibh.com.br Saiba como ajudar:

(31) 3269 3100 ou 3269 3082 www. catedralcristoreibh.com.br (31) 3269 3100 ou 3269 3082


REVISTA CATÓLICA PARA A FAMÍLIA

A Revista A TURMA é uma publicação da Arquidiocese de Belo Horizonte, de circulação nacional e periodicidade mensal, destinada a ajudar as famílias na formação religiosa de seus filhos, aprofundando o conhecimento da Palavra de Deus. É uma revista recheada de atividades e jogos, histórias em quadrinhos, orações, Liturgia, ensinamentos sobre o Antigo e o Novo Testamento, curiosidades e vários outros temas relacionados à Igreja Católica. Preocupada com a formação humana e cristã de nossas crianças, a Revista A TURMA busca inspirar sempre o Amor a Deus, aos pais, aos amigos e à natureza. Para adquirir um exemplar ou fazer a assinatura, ligue para (31) 3319-3445 ou 3319-3410. Ou escreva para revistaaturma@arquidiocesebh.org.br. Ou visite o link bit.ly/minha_assinatura_A_TURMA. Assinatura anual: R$29,00 (10 edições)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.