Marketing de Relacionamento 2.0: Atingir x Interagir

Page 1


Quais as tendĂŞncias para 2011?


FORMAÇÃO Bacharel em Administração com habilitação em Marketing pela ESAMC; Especialista em Marketing e Propaganda pela MERCATOR; Profissional de Web-design pelo SENAI; Pós-graduando em Jornalismo Digital pela FACINTER; Extensão em Marketing Político Digital e em Marketing Online pela UFBA; Centenas de horas de cursos, palestras e seminários...

Especialista em Comunicação, Criatividade

e Conectividade.

OCUPAÇÃO CEO da StartUp Equilibra Digital Solutions; Primeiro CREATIVE TECHNOLOGIST DO N/ NE do Brasil (Agência Única); Coordenador do curso ”Comunicação Digital e Mobile Marketing” (Trespontos); Professor da faculdade IBES (Produção de Conteúdo Online e Comunicação Digital); Orientador do PREX - Projeto Experimental (alunos do 7º e 8º semestres - IBES); Colunista dos sites Webinsider (tecnologia) e do Terceiro Tempo (Milton Neves); Editor do site Sempre Bahia (350 mil views/ mês e 8700 seguidores no twitter); Palestrante e consultor na área de Marketing Digital.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumidor



›› Necessidade ›› Desejo ›› Demanda Do ponto de vista do mercado, o homem tem necessidades, desejos e demandas. As necessidades são carências detectadas; os desejos são necessidades culturalmente condicionadas; enquanto as demandas são necessidades e desejos acompanhados de poder de compra.


›› Necessidade

RONC!!



›› Desejo

RONC!!


›› Demanda

RONC!!


›› Demanda

RONC!!


›› Marketing NÃO CRIA necessidade...

›› Marketing CRIA desejo!!



Mas... e o consumidor 2.0?



RONC!!


RONC!!



DISSONÂNCIA COGNITIVA!!






PROPAGANDA?


›› Os anunciantes estão começando a aprender que o seu grande diferencial não está só no slogan criativo, mas na transparência. É uma questão de relacionamento, não somente de mensagem!


›› Atendimento ›› Produto/ Serviço ›› Detalhes “A alma do negócio, não é a propaganda. A alma do negócio é o próprio negócio. O atendimento, a preocupação com os detalhes, um produto bem acabado, um serviço bem feito… nem toda propaganda do mundo compensa um produto ruim!“ Trecho do artigo “A propaganda NÃO é a alma do negócio”, de Pedro Cordier


>> 01 em cada 05 e-mails são lidos via dispositivos móveis >> 4 em cada 10 donos de smartphone verificam os preços online nas lojas >> 81,3 milhões de internautas (+ 12 anos); >> Em 2010, o e-Commerce fechou com R$ 14,8 bilhões em vendas, o que representa um terço de todas as transações entre varejo e consumidores feitas no Brasil!!





›› Atingir o público alvo? ALVO = estático, sem voz ativa, passivo.


›› Interagir com o PROSUMIDOR! PROSUMIDOR = conectado, propagador, consciente, pró-ativo.


›› Não há como controlar a voz ativa do PROSUMIDOR!

CRÍTICA

ELOGIO

(minimizar)

(maximizar)

ACABOU O CONTROLE!!



Ouvir Esse ĂŠ o verbo da Era Digital...


TransparĂŞncia! Essa ĂŠ a palavra de ordem


Relacionamento verdadeiro! Esse ĂŠ o desafio a ser conquistado...













Prosumidor, consumidor 2.0 = PESSOAS!!




http://www.facebook.com/EquilibraDigital equilibradigital@gmail.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.