Araruama Lake Environmental Profile - Lagoa de Araruama

Page 17

17 Lagoa de Araruama

sucessão de pequenas enseadas conectadas, sendo sua área 50% maior do que é hoje. A enseada do Maracanã ganhou dois enormes conjuntos de marnéis ( são estruturas largas e compridas, de pedra e terra que são erguidas no espelho d’água pelos sedimentos, isolando partes da lagoa ). A enseada das Palmeiras foi aterrada na parte norte por salinas e a de Tucuns foi retalhada por marnéis. No restante da lagoa, as intervenções foram bem menores, destacando-se os aterros da marina da Flumitur, em Araruama, e os realizados para a construção da rodovia RJ-106, nos idos de 1940. Contudo, muitas praias, provavelmente, foram suprimidas pelas salinas. Além disso, os marnéis e outras estruturas devem ter provocado mudanças nas correntes internas da lagoa, o que pode ter acelerado a erosão em alguns trechos da orla e o assoreamento em outros. O estreitamento do canal de Itajuru reduziu a penetração da maré, diminuindo a renovação da água. A orla da lagoa é muito dinâmica e jamais foi estável devido à movimentação litorânea de areia e outros materiais que as correntes produzidas pelas ondas fazem. Com respeito à salinidade, ela sempre oscilou ano a ano consoante as chuvas, mas sempre se manteve alta. É provável que muitos manguezais tenham existido ao longo do canal de Itajuru e na foz dos principais cursos de água da margem norte, estando extintos, hoje, a grande maioria. Por fim, cabe assinalar que o primeiro impacto sobre a lagoa de Araruama ocorreu nos idos de 1615, quando os portugueses obstruíram a boca do canal de Itajuru para impedir a entrada de navios piratas que contrabandeavam o pau-brasil, provocando o assoreamento de parte do mesmo. Contudo, foi com o desenvolvimento das salinas, a partir de 1870 e em especial após a Primeira Guerra Mundial, que tiveram início as maiores transformações na lagoa.

Pluviosidade média anual na lagoa e na bacia hidrográfica: entre 750 e 900mm. Evaporação média anual: entre 890 e 1.370mm Ventos: predomina o vento Nordeste Idade estimada da lagoa: entre 5 a 7 mil anos Superfície da lagoa ( km ): 220 km² Perímetro da lagoa ( km ): 160 km até a ilha dos Anjos, excluindo-se o canal de Itajuru Volume da lagoa: 636 milhões de m³ Largura máxima da lagoa: 13 km, entre a praia de São Pedro e a área urbana de Monte Alto Comprimento máximo da lagoa ( km ): Sem o canal de Itajuru: 37 km Com o canal de Itajuru: 39,7 km Extensão e largura do canal de Itajuru: 5,5 km, considerando seu início na ilha dos Anjos e seu final da boca na boca da barra Profundidade média: de 2 a 3 metros, mas há locais onde atinge até 19 metros Salinidade média: em torno de 52 ‰, que corresponde a uma vez e meia a do oceano Renovação da água: lenta, a cada 84 dias são trocados 50% do volume da lagoa Maré: no canal de Itajuru e nas enseadas das Palmeiras e do Maracanã. A partir do Boqueirão não tem mais influência. Número de praias: 57 Número de ilhas: 10 Número de pontas: 28 Áreas urbanas na orla: cidades de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio e as localidades urbanas de Iguabinha, Praia Seca, Monte Alto e Figueira Usos da lagoa e margens: pesca artesanal de linha e rede para captura de peixes e camarões coleta de invertebrados ( mariscos e caranguejos ) em manguezais extração de conchas de Anamalocardia brasiliana através de dragagens extração de sal números turismo ( passeios de barco, marinas, bares e hotéis na orla ) recreação, esporte e lazer ( banhos, esportes Apresenta-se a seguir uma síntese informativa sobre a náuticos, pesca amadora ) lagoa de Araruama e sua bacia hidrográfica: navegação ( transporte de passageiros por pequenas embarcações ) Área da Bacia Hidrográfica: 404 km² medicinal ( uso de lama ) Principais rios contribuintes: rios das Moças e Principais empreendimentos na orla: Cia. Nacional Mataruna de Álcalis ( CNA ), Aeroporto de Cabo Frio, Volume médio de água doce despejado pelos rios: Adutora de Juturnaíba ( Prolagos ), Refinaria 2,3 m3/s Nacional de Sal, Base Aeronaval de São Pedro da População estimada na Bacia: 260 mil habitantes Aldeia, rodovia RJ-106, Salinas e Ilhas Perynas na baixa temporada Resort ( em implantação ) janeiro/2002

..

. . . .. . . .


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.