Araruama Lake Environmental Profile - Lagoa de Araruama

Page 125

125 Lagoa de Araruama

medidas emergenciais Julga-se relevante as seguintes medidas emergenciais:

. tratamento não convencional e provisório de esgotos Assume grande relevância o projeto de implantação de comportas nos quatro principais canais afluentes à lagoa de Araruama ( rio Mataruna e canais de Mossoró, Siqueira e Excelsior ), de modo a bombear suas águas e destiná-las às estações de tratamento que funcionam muito abaixo de suas capacidades. Estas obras propiciariam a retirada de 40l/s de esgoto de Araruama, 30l/s de São Pedro e 200 l/s de Cabo Frio, melhorando muito as águas das enseadas de Araruama, São Pedro da Aldeia e Palmeiras e praia do Siqueira. No futuro, para equacionar, definitivamente, a poluição, será imprescindível a construção de galerias de cintura contornado a lagoa, de modo a captar todos os esgotos.

. antecipação das obras de tratamento de esgotos Renegociação dos prazos contratuais envolvendo a Prolagos, Águas de Juturnaíba e Asep, de modo a dar inicio às obras de saneamento. O estudo de hidrodinâmica da Coppe pode indicar os pontos mais favoráveis para se lançar os efluentes das futuras estações terciárias.

. dragagem e ampliação do fluxo hidráulico de áreas críticas

dragar o canal de navegação. Ressalta-se que o assoreamento da lagoa de Araruama é um processo natural, agravado devido a diversas intervenções humanas na bacia e na lagoa. Por conseguinte, os serviços de dragagem deverão ser diuturnos. Deve-se também combater as causas, ordenando a ocupação das restingas de Massambaba e Cabo Frio, de modo a reduzir a superfície de areia, sem vegetação e exposta ao vento, e promover o reflorestamento das margens dos rios, de modo a reduzir o aporte de sedimentos.

. recuperação da orla Propõe-se que a recuperação da orla se inicie pelas trechos urbanos das praias de Figueira e Monte Alto, em Arraial do Cabo, cuja erosão, invasões de casas, aterros e estradas danificaram muito a margem. O engordamento da praia deve ser feito no âmbito de um projeto paisagístico.

. levantamento da ocupação da orla da lagoa de Araruama

A Secretaria de Patrimônio da União – SPU dispõe de plantas na escala de 1:2.000 cobrindo quase toda a orla da lagoa. Este é um material valioso para se iniciar o cadastro de todas as ocupações na orla, por seção, incluindo não só as edificações, como as obras de defesa costeira e de acostagem. Acoplados a esta medida, deve-se acelerar o cadastro e o licenciamento das salinas ativas e inativas, de modo a evitar que as mesmas sejam transformadas em loteamentos.

Com apoio da draga da Álcalis e dos dados fornecidos pela Coppe, realizar a dragagem do canal entre o Baixo Grande e a ponta do Ambrósio; retirar o trecho da adutora da Prolagos que passa dentro da lagoa, fazendo-a passar pela ponte; implantar galerias de divulgação técnica e científica concreto no aterro da ponte da RJ-140 para ampliar o fluxo hidráulico, como feito pelo DNER, em Santa Catarina ( BR-101 ), apoiado em estudos do Instituto Medida oportuna seria colocar à disposição do público, Militar de Engenharia – IME, e retirar o marnel da em formato “PDF”, as teses de mestrado e doutorado salina desativada junto a ponte da RJ-140. Na e os principais estudos sobre a lagoa de Araruama no enseada das Palmeiras, urge evitar que a salina do “site” do Consórcio. saco da Sarita seja transformada em loteamento e janeiro/2002

.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.