INcorpore

Page 51

Construção dos sensores passo a passo 1. Material utilizado na construção do sensor: tecido condutivo da MedTex 180, linha condutiva 234/34 4ply da Shieldex, entretela e tesoura. 2. O tecido condutivo é cortato em tiras, formato que eu mesmo determinei. Neste momento, camadas de entretela já são cortadas sob a mesma medida, e são furadas, já que esses furos que permitirão o contato entre as parte condutivas. 3. Com a ajuda de um ferro, o tecido condutivo é colado em uma das partes da entretela. Isto facilita o processo, já que os dois tecidos precisam estar bem integrados, Uma outra solução seria costurá-lo no tecido não condutivo. É necessário deixar uma ponta de tecido condutivo em um dos lados da entretela, já que ele será utilizado para fazer a ligação com o circuito. 4. Sensor montado: os tecidos condutivos ficam nas extremidades. As duas pontas ficam em lados opostos, é precido tomar cuidado para que elas nunca entrem em contato com a outra parte de tecido condutivo, já que isto propagaria energia constante, prejudicando o funcionamento do sensor. 5. Costurando a camadas de entretela com tecido condutivo, com a parte não condutiva. 6. Teste de sensor, em um circuito em série. Os fios jacaré-jacaré são ligados às pontas do sensor, e em seguida a uma bateria e led. Quando o sensor é pressionado, o led é aceso.

Estes sensores foram distribuidos ao longo da roupa, seguindo a mesma orientação das texturas, conforme já esquematizado no gráfico da página 45. Eles também foram organizados ao lado dos sensores de som, e assim são acionados de forma simultânea. Para este projeto não cabia usar um sensor com as duas funcionalidades, já que o som precisava ser controlado pelo computador, e os leds precisam somente de energia.

Circuitos finalizados 51


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.