Fundação em Pauta - Junho

Page 1

Informativo digital da Fundação de Parques Municipais | N.26 - Ano 3 - Edição: Junho de 2011

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 junho, mas desde esta quarta-feira, dia 1º, a Fundação de Parques Municipais oferece para toda a família a Semana do Meio Ambiente, com atividades educativas em seis parques de Belo Horizonte. Dentro da programação, que segue até domingo, estão oficinas socioambientais, jogos pedagógicos, contação de histórias, brincadeiras, espetáculos teatrais e musicais e exposições. Este ano, os temas em foco são: recursos hídricos e reaproveitamento de materiais. Nas estórias contadas aos visitantes, o ciclo da água e a importância dos parques para a preservação das nascentes fazem parte do enredo. Com desenhos grandes e coloridos no chão relacionados ao meio ambiente, todos que forem até os parques vão poder se divertir e aprender.

De acordo com Luciana Priscila do Carmo, coordenadora do Projeto Teia, parceiro da FPM na organização da Semana do Meio Ambiente, jogos que estão sendo esquecidos pelas crianças, como amarelinha e adedanha, também vão ser lembrados nesses cinco dias de atividades. “Além disso, todos os jogos e estórias apresentados têm uma moral: a criança vai criar uma consciência, já podendo ser um cidadão participativo”. Para o presidente da Fundação de Parques Municipais, Luiz Gustavo Fortini, a Semana do Meio Ambiente, que conta com a grande participação de estudantes de escolas municipais, é fundamental para ampliar a conscientização ambiental. “Essa parceria com a Secretaria Municipal de Educação contribui para a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis”.

Márcio Adauto

Semana do Meio Ambiente nos parques da Capital


Gente da gente

Uma atividade que diverte e relaxa

Flávia Carvalho

Afonso Henrique Ribeiro, 23 anos, e ceira. Mas quando tenho oportunidaDançar: mover o corpo no o auxiliar administrativo Pedro de danço outros ritmos.” ritmo da música. Este é um verbo Auarek, 18 anos, assim como Clara, bastante conjugado por alguns Já a advogada da FPM, Clara têm o forró como ritmo predileto. funcionários da Fundação de Parde Figueiredo, 29 anos, adora forró. Afonso diz que dançar é uma ques Municipais que costumam praSegundo ela, por influência do seu maneira de relaxar. “Sempre gostei ticar a atividade nos fins de pai que sempre ouviu música de forró. Agora, com a faculdade e semana, ou que possuem boas brasileira e a ensinou a gostar do o trabalho, não tenho tido tempo de recordações da época em que a ritmo. Mesmo preferindo a compadançar, mas sinto muita falta”. realizavam com frequencia. nhia de suas amigas, Clara não se Pedro, ao contrário, tem o incomoda de sair para dançar Aos 56 anos, o diretor costume de sair para dançar pelo sozinha. “Fiz três anos de dança de Robson Administrativo-financeiro, menos uma vez por mês, acompasalão e danço forró desde os 14 Ferreira, tem muita história para nhado de seus amigos e do irmão anos; não tem como abandonar”. contar sobre sua paixão pela dança. que o ensinou a gostar do ritmo. Apesar de gostar de todos os O técnico em Meio Ambiente “Gosto muito de ritmos, ele se sair pro forró, especializou em sempre co-nheço tango e bolero pessoas novas”. na Oficina de A exemplo Tango Iara Casda dança, cantar tro. “Quando eu e tocar algum danço, eu fluinstrumento mutuo”, conta. sical contribuem Para ele, para o bem com a dança a estar e para a pessoa aprende interação com a respeitar mais outras pessoas. o próximo. Se você realiza “Parei de dançar alguma dessas já tem 15 anos, atividades, por mas minha hobby ou propaixão pelo fissionalmente, tango não acaconte pra gente! bou. Infelizmente Nosso ramal é: não danço mais. 79244. É muito difícil Robson Ferreira, Clara Figueiredo e Afonso Ribeiro achar uma par-

Editorial

5 de Junho, dia para refletir e agir

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. A data, celebrada anualmente, desde então, no dia 5 de junho, chama a atenção do mundo inteiro para a promoção de ações políticas em prol da conscientização para a preservação ambiental.

É com este objetivo, de sensibilização das pessoas, principalmente das crianças, sobre a importância da conservação dos recursos naturais e dos parques, e pensando que, antes de ser comemorado, este dia, em primeiro lugar, deve ser refletido, que a Fundação de Parques Municipais prepara, desde 2005, quando foi criada, a Semana do Meio Ambiente. As atividades programadas para este ano serão realizadas de 1° a 5

de junho e ocorrerão em seis parques, localizados em diferentes regiões da Cidade. No entanto, é importante dizer que, não só durante este mês, mas durante todo o ano, a FPM realiza e apoia eventos voltados para a educação ambiental, base de nossas ações. Tenha uma boa leitura! Luiz Gustavo Fortini Presidente


Parque Vivo

Multirão nos parques de Belo Horizonte

Parque Halley Alves Bessa

Celso Santa Rosa

Roçada dos gramados, podas, remoção de lixo e despraguejamento. Estas são as principais tarefas realizadas por um mutirão da limpeza organizado pela Fundação de Parques Municipais. Até agora, parques e CEVAEs localizados na região Oeste, Centro-sul e no Barreiro foram os primeiros a receber o multirão. O objetivo é que todos os 69 parques passam por essa “geral”. O trabalho começou no dia 2 de maio, no Parque Halley Alves Bessa, bairro Havaí. Além de limpeza, vários arbustos foram podados e a grama roçada. Segundo Edanise Reis, bióloga e chefe do Departamento Sudoeste, “de segunda a quinta-feira, reunimos de 5 a 13 funcionários do Departamento e os deslocamos para um determinado parque para realizar esses trabalhos. As sextas-feiras são reservadas para o Parque Jacques Cousteau”. O multirão também já passou pelo Parque Bandeirante Silva Ortiz e Vila Pantanal, ambos localizados no bairro Estoril; pelo Parque Ecológico Padre Alfredo Sabetta e Roberto Burle Marx, situados no Barreiro; pelo Estrela D'Alva, Aggeo Pio Sobrinho e CEVAE Morro das Pedras, na região Oeste.

Parque Bandeirante Silva Ortiz

Centro-sul Desde a semana passada, quatro parques da região Centro-sul: Ecológico Santo Antônio, Municipal Américo Renné Giannetti, Tom Jobim e Jornalista Eduardo Couri (Barragem Santa Lúcia) passam por melhorias. No Parque Santo Antônio, os visitantes já podem perceber que os brinquedos estão sendo pintados; as telas de cercamento e proteção, recuperadas e o gramado, cortado. Lá também será feita a limpeza dos locais que foram pixados e a recuperação do passeio.

Celso Santa Rosa

Celso Santa Rosa

De acordo com a bióloga, todo o resíduo das podas dos gramados realizado por seu Departamento é encaminhado para a área de compostagem do Parque Jacques Cousteau, para ser reciclado e para a produção de composto orgânico que será utilizado na adubação dos jardins dos parques. “Depois desse mutirão a proposta é seguir um planejamento para mantermos esses parques limpos e com os jardins bem cuidados”.

Parque Alfredo Sabetta Já no Parque Jornalista Eduardo Couri (Barragem Santa Lúcia), o multirão realizou o roçado da grama e está reformando os canteiros. No Parque Municipal, a benfeitoria ocorreu no auditório: a parte elétrica foi recuperada; suas cadeiras, reformadas e os canteiros do entorno receberam cuidados especiais. No Parque Tom Jobim, no bairro Luxemburgo, as melhorias são na parte estrutural: recuperação das partes elétrica e hidráulica e troca dos vidros quebrados. Depois de concluídos esses trabalhos, o projeto paisagístico original do Parque será retomado e os brinquedos, reformados. Departamento Nordeste Na região Nordeste da Capital foi o Parque Fernão Dias, localizado no bairro de mesmo nome, que recebeu o multirão; e na região Norte, foi o Parque Nossa Senhora da Piedade, no bairro Aarão Reis.

3


Agenda 1º a 05/06 = “Semana do Meio Ambiente” nos parques: Jacques Cousteau, Nossa Senhora da Piedade, Lagoa do Nado, Roberto Burle Marx, das Mangabeiras e Américo Renné Giannetti, com oficinas de educação ambiental, contação de estórias, brincadeiras, exposições e apresentações teatrais.

04/06 = Cooperativismo e Arte nos Parques de BH - edição especial Dia Mundial do Meio Ambiente - no Parque das Mangabeiras. Dentre as atividades que serão realizadas, das 9 às 12h30, estão: apresentação da Orquestra Musiart, distribuição de mudas e oficinas de artesanato.

05/06 = A “Orquestra Sinfônica de Minas Gerais”, por meio da série Concertos no Parque, se apresenta, a partir das 10h, no Gramadão do Parque Municipal Américo Renné Giannetti. = Neste dia, também, haverá apresentação do Teatro de Bonecos, às 11h, no Parque das Mangabeiras.

10/06 = Show de Edna Fagundes e Grupo Seresta Lua e Sol, por meio do “Seresta ao Pé da Serra”, projeto que já ocorre há 27 anos no Parque das Mangabeiras. A apresentação começa às 21h, e tem entrada e estacionamento gratuitos.

Junho / 2011

11/06 = Arraial do Boi Rosado se apresenta no Parque Municipal, das 10 às 12h. O encontro celebra a cultura popular fazendo unir diversas datas comemorativas, como dos santos juninos, aniversários de nascimento de Guimarães Rosa e do Boi Rosado, entre outras

12/06 = O Projeto Cine Horto Pé na Rua será realizado no Parque Juscelino Kubitschek, das 11 às 20h. Criado no ano de 2005, o projeto coloca em prática o desejo do Grupo Galpão de realizar um projeto de pesquisa e criação voltado para o teatro de rua.

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

2215 23

24

25

26

27

28

29

30

Aconteceu no Conexão Vivo

Com atrações musicais de diversos estados e ritmos, o Conexão Vivo animou a população nesses últimos 40 dias. O evento ocorreu em oito espaços culturais de BH, entre eles, dois parques municipais: Parque Jornalista Eduardo Couri (Barragem Santa Lúcia) e Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Presente nos shows do dia 26 de maio, no Parque Municipal, a chefe da Divisão de Planejamento da Fundação de Parques Municipais, Maini de Oliveira Perpétuo, aprovou a modificação na estrutura desse ano. “A distância entre os dois palcos aumentou, facilitando o deslocamento das pessoas, e as iluminações nas árvores deram um toque especial”. E ainda completa: “um evento como esse é super enriquecedor. Conhecer artistas que fazem sucesso em outros locais do país é muito interessante. Fui para assistir Karina Buhr, de Pernambuco, e para conhecer o trabalho de Tulipa Ruiz, de São Paulo”.

Expediente Coordenação, revisão e diagramação: Assessoria de Comunicação Social da FPM Jornalista responsável: Flávia Carvalho (MG 08127 JP)

4

24/06 = O Parque das Mangabeiras recebe, às 21h, o show dançante do Manezinho do Forró. A apresentação ocorre no “Seresta ao Pé da Serra”, projeto que busca resgatar a tradição seresteira que traduz o romantismo e a musicalidade mineira.

12/06 = Neste dia também haverá duas atrações no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da Capital: apresentação do espetáculo teatral “Acontecimento em Vida Feliz”, às 10h, e abertura do Festival Internacional de Teatro de Bonecos, às 14h.

Celso Santa Rosa

Divirta-se

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb

Fundação de Parques Municipais Av. Afonso Pena, 981, 4º andar - Centro - BH/MG Tel: (31) 3277-4888 - www.pbh.gov.br/parques Fotos dos parques: www.parquesbh.multiply.com Sugestões ou críticas: parquebh@pbh.gov.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.