A Educação Física Na Roda De Capoeira... Entre A Tradição E A Globalização - Paula Cristina D

Page 89

Neste estudo recorreremos, como já fizemos no primeiro capítulo, diversas vezes à discussão do fenômeno Esporte, já que seu significado, no decorrer dos tempos, toma diferentes conotações por seguir o ritmo ditado pela lógica do sistema capitalista, o que faz com que repensemos constantemente as influências que ele suscita tanto na educação física quanto na Capoeira. Com relação a esta manifestação, podemos afirmar que sua esportivização tem início nos primórdios do século XX e passa por diferentes nuances, amoldando-se aos diferentes momentos históricos, fato que procuramos demonstrar neste trabalho. Para ilustrarmos melhor o que dissemos, iremos analisar a obra Gymnastica Nacional (Capoeiragem) – Methodisada e Regrada, de 1928, que possui uma sintonia afinada com a prática esportivizada da Capoeira, seguindo os preceitos de busca da saúde e fortalecimento corporal. Além disso, veremos que seu autor se encaixou perfeitamente nos padrões da civilização esportiva20. Annibal Burlamaqui (1928, p. 7) pretendia com este trabalho “[...] apenas ser um brasileiro – e um brasileiro útil”. Este discurso nacionalista perpassa toda sua obra e coloca em questão a regeneração da Capoeira, através de sua adoção como modalidade esportiva ou luta, ambas propostas pautadas na origem nacional. Ele dividiu seu livro em cinco capítulos:

I – História; II – Considerações sobre os sports; III – Methodos e regras; IV – Os golpes e contra-golpes; V – Exercícios e requesitos para a aprendisagem da Gymnastica Nacional (BURLAMAQUI, 1928).

Analisando a história da capoeiragem descrita por ele, notamos a adoção da idéia de que esta luta surgiu nos quilombos, nos momentos em que os escravos buscavam a liberdade e precisavam lançar mão de armas de defesa. Ele mencionou que sua gênese ocorreu na Serra da Barriga, no Estado de Alagoas, e referiu-se a Zumbi como uma liderança forte e valente que comandava os escravos fugidos. Disse também que esta luta travava-se no mato ralo, daí o nome Capoeira, e que sua mecânica se constituiu a partir das

cultural construída historicamente, que contempla em seu interior várias manifestações da cultura corporal. 20 Termo cunhado por Sevcenko (1988, p. 569).

77


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.