A Educação Física Na Roda De Capoeira... Entre A Tradição E A Globalização - Paula Cristina D

Page 42

Um outro significado etimológico, datado de 1757, foi o encontrado em uma carta do português Francisco Xavier Mendonça Furtado (apud PIRES, 1996, p. 192) ao seu irmão, Marquês de Pombal, na qual denuncia a vinda de bandidos de Lisboa para o Brasil. Dizia ele: "estar uma capoeira cheia dessa gente para mandarem para cá" e pedia para que estes não fossem enviados para seu estado (Amazonas) que estava ainda se formando. Ele se refere a esses bandidos, ladrões, assassinos como: "uma capoeira de malfeitores". Repare-se que a comparação feita por Furtado é de bandidos presos, tais como as aves que eram presas e carregadas nos cestos denominados capoeiras, daí resultando que esses marginais eram chamados de capoeiras, por estarem acomodados em navios semelhantes a essas gaiolas. Veremos adiante que os capoeiras que viveram no Rio de Janeiro no século XIX eram tidos também como marginais, bandidos, foras da lei. Podemos então deduzir que talvez essa fosse uma denominação comum aos “marginais” da época. Para finalizarmos essas conceituações, podemos concluir, de acordo com Pires (1996, p. 192), que, de alguma forma, a capoeira “sempre esteve ligada aos grupos de resistência à ordem, fuga do trabalho, roubos ou outras formas de conflito”. Essas características foram a ela arraigadas desde seus primórdios, uma vez que sua manifestação, primeiramente, ocorreu em meio aos escravos, e é sabido que eles se encontravam subjugados pela sua própria condição. Muitas de suas manifestações, que não estivessem de acordo com o mundo do trabalho, poderiam ser interpretadas pelos seus senhores como contravenção, desobediência, rebelião. Para isso as leis de controle e vigilância sobre suas ações eram severas. De todas essas interpretações acima mencionadas, podemos dizer que a que mais prevalece no mundo capoeirístico atual é o da capoeira luta, símbolo da resistência escrava. Uma vez que expusemos os significados etimológicos de capoeira, partiremos para a abordagem feita pelos intelectuais6 sobre o assunto. Partindo do pressuposto de que a capoeira primitiva era praticada pelos escravos africanos no Brasil, temos então uma das concepções previstas para justificar a origem africana da capoeira.

6

Nesta abordagem o termo intelectuais é entendido, de acordo com Pires (1996, p. 192), como “os cronistas, memorialistas e culturalistas do final do século XIX e início do século XX”.

30


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.