A Educação Física Na Roda De Capoeira... Entre A Tradição E A Globalização - Paula Cristina D

Page 194

Não se questiona o conteúdo abordado, ele é somente mencionado superficialmente. Não nos é esclarecido o perfil do profissional de Capoeira que participa dessa reciclagem, se são mestres com mais experiência ou pessoas que vêem nesse curso uma oportunidade de se legitimar como mestres de Capoeira perante a sociedade, a partir de uma licença concedida por um Conselho Profissional. Como podemos ver, a discussão é extensa e complexa. Por outro lado, percebemos que houve o estabelecimento de uma resistência com relação ao CONFEF e aos procedimentos da CBC, sendo que outros setores do meio capoeirístico, alguns apoiados pelos próprios professores de educação física24, procuraram buscar alternativas para a situação apresentada. Uma delas foi a mobilização dos mestres de Capoeira juntamente com os profissionais da Educação Física, contrários à Lei 9.696/98 desencadeada em Florianópolis/SC, onde houve a organização de debates e sensibilização dos mestres de Capoeira em relação ao tema. Desses encontros foi gerado, em abril de 2002, o “Manifesto dos Capoeiras de Santa Catarina: Pela Liberdade da Cultura Popular!”25 Neste documento, são explicados ao meio capoeirístico, em linhas gerais, o percurso histórico da criação do CONFEF, os desmandos dessa entidade relacionados à imposição do registro nos Conselhos Regionais dos Mestres de Capoeira - considerados leigos no desempenho de funções relacionadas à Educação Física - e a exploração dos trabalhadores que precisam se registrar através da cobrança de anuidades e do curso de reciclagem profissional. Os autores do manifesto conclamam a união dos capoeiristas contra as resoluções arbitrárias desse Conselho Profissional e destacam a importância de considerarmos a Capoeira como uma manifestação cultural ampla, livrando-se das amarras do CONFEF. 24

É interessante elucidar que existe uma mobilização de profissionais e professores de educação física contrários à regulamentação da profissão, organizados através do “Movimento Nacional Contra a Regulamentação da Profissão de Educação Física” (MNCR). Os participantes desse movimento, além de participarem organicamente de ações contrárias ao CONFEF, também produzem livros, artigos e textos acadêmicos que buscam traduzir e embasar suas ações. Para maiores informações, sugerimos a consulta de: MOVIMENTO NACIONAL CONTRA A REGULAMENTAÇÃO. http://www.mncr.rg3.net/. Acesso em: 27 ago. 2002. 25 Tivemos contato com o Manifesto dos Capoeiras de Santa Catarina: Pela Liberdade da Cultura Popular! através da mensagem eletrônica de FALCÃO, José Luiz Cirqueira. Procuro Mestre Xaréu. Mensagem recebida em GRUPO DE ESTUDOS SOBRE CAPOEIRA (GECA). Lista de discussão. Lista de discussão do Yahoo Groups mantida pelo provedor Yahoo. Disponível em: <http://br.groups.yahoo.com/group/geca>. Acesso em: 28 maio 2002. Disponibilizamos em anexo este manifesto na íntegra.

182


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.