A Educação Física Na Roda De Capoeira... Entre A Tradição E A Globalização - Paula Cristina D

Page 168

preparação, recuperação e manutenção da força de trabalho, coadunando com os objetivos do período. Percebemos que o discurso de mão-de-obra fisicamente adestrada e capacitada não era algo novo, dado o caráter já assumido por ela na década de 19302. Sua inserção na escola se deu através de matéria curricular a ser trabalhada na forma de atividade que, “isenta de reflexão teórica sobre sua ação”, se justificava não como um campo de conhecimento dotado de um saber próprio, mas sim como uma “mera experiência limitada em si mesma, destituída do exercício da sistematização e compreensão de seu conhecimento” (CASTELLANI FILHO, 1991, p. 108). Todas essas referências iam ao encontro de sua identificação como uma atividade promotora de saúde, com o sentido de aperfeiçoamento físico para os fins determinados, ou ensejados, socialmente. Esse caráter refletia a concepção de aptidão física que permeava e, ainda hoje, permeia a educação física. Reforçado esse caráter, passa-se cada vez mais, a partir das décadas de 1960 e 1970, a vincular a melhoria do desempenho físico dos indivíduos à própria educação física, desempenho este caracterizado, na maior parte das vezes, pelas das atividades esportivas com ênfase na competição. Vale, neste momento, fazermos uso das palavras de Lino Castellani Filho (1991, p. 109) para expressar essa situação. Diz ele que O prevalecer do entendimento de saúde em seu aspecto bio-fisiológico, tão somente, encontra eco na legislação esportiva brasileira, quando ela – no inciso I do artigo 5º da Lei nº 6.251/75 – afirma ser um dos objetivos básicos da Política Nacional de Educação Física e Desportos, o [...] aprimoramento da aptidão física da população [...] Externava-se, dessa forma, a caracterização de uma outra faceta, qual seja, aquela voltada às questões afetas à ‘performance esportiva’, simulacro, na Educação Física, da ordem da produtividade, eficiência e eficácia inerentes ao modelo de sociedade no qual, a brasileira, encontra identificação.

E o caráter adquirido pelas atividades físico-esportivas do período em questão veio ao encontro da ideologia imposta pelo governo militar, seja através do estímulo do esporte de massa, representado pelo movimento de Esporte para Todos, o EPT, ou através do destaque da participação nacional em eventos esportivos de competição, como o caso da vitória da seleção brasileira de futebol na Copa de 1970. Esses dois exemplos ilustram que, através dessas atividades, buscava-se demonstrar que o Brasil estava em desenvolvimento, 2

Para se obter maiores informações sobre as referidas leis e seus desdobramentos, aconselhamos a leitura da obra de CASTELLANI FILHO. Política educacional e Educação Física. Campinas: Autores Associados, 1998.

156


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.