Revista Paineiras - Maio 2024

Page 1

PAI NEI RAS

ACOLHIMENTO FAMILIAR

UM AMOR NECESSÁRIO

VIAGEM

A FRANÇA MUITO ALÉM DOS JOGOS

FORA DA CAIXINHA O MISTÉRIO DA GRAVIDEZ SILENCIOSA

EU NO PAINEIRAS O TÊNIS PARA AJUDAR PESSOAS

MAI/24

Caros Associados,

Inicio minha carta de maio com uma homenagem a todas as mães. Essas mulheres de fibra, pilares de nossa sociedade e que, a cada dia, assumem papéis ainda mais amplos e mostram ao mundo a força feminina.

Desejo a todas um Feliz Dia das Mães! Em comemoração à data, com o apoio de diversas mulheres paineirenses, estamos preparando uma programação para a semana das mães com exposição de fotos, vernissage, aulas especiais, além, é claro, do tradicional almoço das mães em nossos restaurantes. Confiram a programação.

Também manifesto meu respeito a nosso dedicado time de colaboradores pelo Dia do Trabalhador. Tem sido uma experiência única para mim e meus colegas de Diretoria Executiva conviver com uma equipe de profissionais do mais alto gabarito que veste a camisa do clube e nos apoia em todas as nossas iniciativas, garantindo altíssimos padrões de qualidade em cada detalhe de nossa complexa operação e faz do Paineiras o gigante que somos. Em nome de todos os associados, agradeço pelo comprometimento exemplar com nossa instituição.

Como vocês devem ter notado, já entramos na reta final dos preparativos da 53ª edição de nossa tão querida

festa junina, o Arraiá do Paineiras. Não é difícil imaginar que um evento de tamanha proporção, sem dúvida uma das maiores festas da cidade, demande esforços de toda a equipe para sua produção e organização. São centenas de colaboradores envolvidos em cada detalhe, comprometidos em entregar, a cada ano, uma festa ainda mais linda e animada como o paineirense está acostumado e espera tão ansiosamente. Neste ano, nossa concorrida festança acontece nos dias 7, 8 e 9 de junho e, como hábito, com atrações musicais de primeiro time como Fernando&Sorocaba, Inimigos da HP e a dupla Henrique e Diego. Reservem o final de semana na agenda, nosso arraiá é simplesmente imperdível.

Também estamos avançando nas obras da expansão do Beach Tennis. Os trabalhos estão em ritmo acelerado e, em pouco tempo, associados contarão não mais com 5, mas sim, 9 quadras de areia dedicadas à prática do esporte, que nos permitirão ampliar nossa grade de aulas e, claro, mais disponibilidade para a prática recreativa, além, é claro, dos demais confortos previstos no

P MAI EDITORIAL DA PRESIDÊNCIA

projeto, como ampliação do sistema de restaurante, novos banheiros e agradável área de convivência. Estamos bastante ansiosos.

Além dela, neste mês daremos início à segunda fase das tão aguardadas melhorias no Parquinho, período em que o local ficará parcialmente inacessível, assim como a adequação viária na rotatória em frente ao clube, que quando finalizada melhorará o fluxo de automóveis. Sabemos que podemos contar com a habitual compreensão dos associados e de antemão já nos desculpamos pelos eventuais transtornos causados à rotina do clube.

Gostaria de ressaltar a importância de um trabalho desenvolvido em nosso clube desde a gestão anterior à nossa e que tem consistentemente se demonstrado um diferencial estratégico sem precedentes, o PDE – Plano Diretor Estratégico. O Plano Diretor norteia

nossas metas, objetivos e baliza as ações do clube para que consigamos manter nosso foco no desenvolvimento contínuo e evolução consistente. O monitoramento do plano é realizado por uma equipe multidisciplinar de diretores e gestores comprometidos em dar sequência às ações estratégicas, garantindo que ele se mantenha sempre atual e dinâmico.

Aproveito esta carta ainda para manifestar meu apoio sempre incondicional aos nossos atletas e parabenizar a todas as modalidades pelos avanços e conquistas. Sabemos do comprometimento e dedicação integral não apenas dos próprios atletas, mas de todo o corpo de profissionais envolvidos no processo e, claro, não poderia deixar de elogiar a participação dos familiares. Um abraço,

Na ordem, (da esquerda para a direita) Sebastião Filho, Paulo Mayer, Carim Saad, Rogério Marques e João Grilo

04 05

Caros Associados,

Em primeiro lugar, cumprimentamos

todas

as mães conselheiras, mães associadas e mães

colaboradoras de nosso clube.

Nem sempre azemos ideia do tamanho da complexidade, dedicação e atenção que a mulher e sua família precisam planejar quando ela decide ser mãe. Conciliar o papel de mãe com o profissional e social, seja com jornadas simples ou múltiplas não consiste numa tarefa fácil. Particularidades familiares, culturais e socioeconômicos influenciam muito essa situação, que certamente constitui um dos momentos de maior exigência desses diversos papéis.

As preocupações com relação à melhor opção para uma estrutura de cuidados capaz de atender a educação e necessidades dos filhos, além das próprias expectativas com relação a sua vida, invariavelmente, geram ansiedade e angústia, razão pela qual é importantíssimo o papel do pai,

bem como da família nesse momento, dividindo com a mãe a responsabilidade na escolha das melhores opções para os filhos, oferecendo o apoio necessário.

E novamente, parabéns a todas as mães, porque com toda a certeza, ser mãe é amar sem limites! E nós filhos, só temos uma coisa a dizer, obrigado por tanto amor, dedicação e carinho!

Falando agora de nossas atividades no Conselho Deliberativo, é com muita satisfação que registramos nossa chegada no 6o mês de administração deste importante órgão de governança, com muita disposição, na presidência da mesa.

Dentre as inúmeras atividades e compromissos envolvendo associados, conselheiros, diretores, colaboradores

P MAI EDITORIAL DO CONSELHO

Na ordem, (da esquerda para a direita) Salvio Spinola Fagundes Filho e Roberta Taconi Spinola; Marcelo de Lima Dias e Claudia Wagner de Lima Dias; e José Luís Marquezini e Heloísa Generali Marquezini

e as reuniões de nossas comissões permanentes e temporárias, no mês de abril completamos a realização de 4 reuniões do conselho deliberativo sob nossa gestão, sendo 2 ordinárias, a primeira em dezembro/23 para conhecimento, debate e aprovação do orçamento 2024 e a segunda em abril/24 para apreciação e aprovação das contas e dos Demonstrativos contábeis do ano de 2023, devidamente acompanhados do Relatório dos auditores independentes externos, sem nenhuma ressalva e do Parecer favorável do nosso Conselho Fiscal.

Além dessas reuniões ordinárias citadas, também realizamos 2 reuniões extraordinárias, objetivando tratar de temas relevantes propostos e submetidos pela nossa Diretoria Executiva, sendo uma em dezembro/23

envolvendo uma discussão a respeito das providencias necessárias frente ao movimento de procura e redução da quantidade do número de títulos disponíveis e voltados especialmente para as filhas e filhos de associados e outra em fevereiro/2024, referente às modificações necessárias no projeto da obra para construção da nova piscina contemplada no complexo do Vale.

Constituímos também uma nova e importantíssima Comissão Eleitoral, conforme previsto em nosso estatuto social, que será responsável por gerir todos os procedimentos para as eleições diretas da nova Diretoria Executiva, a ser empossada no 1o dia útil de janeiro/2025. A eleição ocorrerá por meio de Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no mês de setembro/2024, em 2 turnos, se não houver uma chapa eleita dentro dos requisitos necessários e válidos para o 1o turno.

06 07
MARCELO DE LIMA DIAS PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO

DIRETORIA EXECUTIVA

(Gestão 03/janeiro/2022 a 31/dezembro/2024)

PRESIDENTE

Carim Cardoso Saad

1° VICE-PRESIDENTE

Paulo Cezar Pereira Mayer

2° VICE-PRESIDENTE

Rogerio Marques da Silva DIRETOR ADMINISTRATIVO

João Andrade Grilo Neto

DIRETOR FINANCEIRO

Sebastião Luiz da Silva Filho

DIRETORIA DE DEPARTAMENTOS

ASSISTÊNCIA SOCIAL DO PAINEIRAS - DASP

Katia de Carvalho Figueiredo CONCESSIONÁRIOS

Antônio Augusto Mirandez

CULTURAL E EVENTOS

Fabiana Pedraza Sommer

HIGIENE E SAÚDE

Reynaldo Jesus Garcia Filho JURÍDICO

Alexandre Jamal Batista OUVIDORIA

Dora Regina Estevam

PLANO ESTRATÉGICO

João Orlando Vian

SUPRIMENTOS

Marcelo Calil Bianchi

TECNOLOGIA

Ricardo Esper

DIRETORIA DE ESPORTES BASQUETE

Mario Valério Occhialini Neto

BEACH TENNIS

Carmen Marques Ribas FUTEBOL MÁSTER

Marco Antônio Barbosa Alves FUTEBOL MENORES

Luis Fernando Zaninetti

FUTEVÔLEI

Ricardo Ferreira de Oliveira

GERAL ESPORTES DE ALTO RENDIMENTO

Antonio Ricardo S. Madureira

GERAL ESPORTES SOCIAIS E NADO ARTÍSTICO

Fernanda Carla Pallis

JUDÔ

Gabriel Rodrigues Alves Signorelli

MUSCULAÇÃO

Rolf Stauffenegger

NATAÇÃO

Guilherme Cotomacci

POLO AQUÁTICO

Luis Guilherme Sanches Prates

SEFFE/SAT

Antônio Fiaschi Teixeira

SNOOKER

Luiz Gonzaga Soares

SQUASH

Alexandre Eneias Capucho

TÊNIS

Guilherme Felipe Japur de Sá

VOLEIBOL E VOLEIBOL DE AREIA

Heloisa Generali Marquezini

COORDENADORES

FITNESS

Newton Carlos Nishi

JIU JITSU

Maurillo Dias de Athayde Neto

LPO CROSSFIT

Enrico Dell’Agnolo

PETECA

Emilio Geraissati Filho

CONSELHO DELIBERATIVO

PRESIDENTE

Marcelo de Lima Dias

VICE-PRESIDENTE

Sálvio Spinola Fagundes Filho

SECRETÁRIO

José Luís Marquezini

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE

Guilherme Ribeiro dos Santos Filho

SECRETÁRIO

Wesley Lucio Cavalcante de Melo

MEMBROS EFETIVOS

Luiz Carlos Lazarini

Alexandre Melo Mitzkun

Lauro Leite Silva

MEMBRO SUPLENTE

Alvimar Leite da Silva Junior

COMISSÃO DE SINDICÂNCIA

PRESIDENTE

Armando José dos Inocentes

SECRETÁRIO

Rogério Steinle de Moraes

MEMBROS EFETIVOS

Cristina Maria Arvate Alvares, Luiz Gustavo Vazzoler e Maurício Steffen

MEMBROS SUPLENTES

Adeilton Bomfim Brandão e Rosana Cristina P. C. Garcia.

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO ESPORTIVA

PRESIDENTE

Ariovaldo Fernandes Xavier Rabello

SECRETÁRIO

Fauze Jibran Hsieh

MEMBROS EFETIVOS

José Francisco Leite Moreira, Carlos E. de Piratininga e Figueiredo e Alexandre Dias Couto.

MEMBROS SUPLENTES

Caio Rodrigues Luccas, Fabiana Linge e Carla Cristina C. C. Miranda Salles.

COMISSÃO DE JULGAMENTO

PRESIDENTE

Sálvio Spinola Fagundes Filho

SECRETÁRIO

Vinícius de Nóbrega

MEMBROS EFETIVOS

Aloma De Melo Rangel, Joanna Picarelli

Ribeiro Porto e Luiz Fernando Alouche.

MEMBROS SUPLENTES

Karen Campion Lucke Dell´Aquila, Eliane Cinelli e Claudia Cristina Naufel Terzian.

COMISSÃO EDITORIAL

Celso Motta Teixeira Castro e Piergiorgio Helzel.

COORDENAÇÃO E PRODUÇÃO EDITORIAL

Departamento de Marketing do Clube Paineiras do Morumby

SUPERVISÃO E EDIÇÃO

Felix Mifune

REDAÇÃO

Jornalista: Gabriel Nunes (Mtb 89.304)

ARTE

João Sartore

Arthur Toledo

ANALISTAS DE MARKETING

Caique Lima, Fernando Paiva e Thays Almeida

FOTOS

Arquivo Paineiras/ Fernando Paiva e iStock Photo

IMPRESSÃO

Gráfica Stampato

REVISTA PAINEIRAS

Periodicidade: Mensal Tiragem: 6.000 exemplares

P MAI
EXPEDIENTE
INSTITUCIONAL 10 PUBLIEDITORIAL OTOPLASTIA: UM BEM PARA A AUTOESTIMA 12 EU NO PAINEIRAS: UM ACE PARA A VIDA 14 PÓDIO DETERMINAÇÃO, EQUILÍBRIO E RESULTADO 16 CENTRO MÉDICO TERAPIA DA MÃO 18 VACINAÇÃO O CLUBE CONTRA A GRIPE 20 SAÚDE CUIDADO COM O SAL 24 O NOVO PARQUINHO 26 TBT O CORAL DAS MÃES 36 VIAGEM A FRANÇA ALÉM DOS JOGOS 58 FORA DA CAIXINHA O
DA GRAVIDEZ SILENCIOSA 72 SERVIÇOS ESPORTES 42 JUDÔ ALTO NÍVEL NOS TATAMES 44 VÔLEI PRATA NO CBS 46 POLO ÁGUAS AGITADAS E MEDALHA 48 NATAÇÃO SHOW DE BRAÇADAS E TÍTULOS 50 SCORP NO BRASIL E PELO MUNDO 52 XADREZ SIMULTÂNEA NO PAINEIRAS 54 XADREZ MAIS UM
A CONTA 56 FORMAÇÃO ESPORTIVA COMPETIÇÃO,
SOCIOCULTURAL
AGENDA 62 CINEMA: PROGRAMAÇÃO DE MAIO 64 O YOGA KURUNTA 68 CURSOS CULTURAIS 70 BIBLIOTECA 28 VIAJANDO NO INVERNO SUMÁRIO
MISTÉRIO
TÍTULO PARA
DIVERSÃO E CHOCOLATES
60

UM BEM PARA A AUTOESTIMA OTOPLASTIA:

Incômodos e demais problemas causados por orelhas proeminentes ou “de abano” podem terminar, por meio de correção cirúrgica.

Desconforto, constrangimento e, especialmente entre crianças, o bullying. Essa é a realidade de muitas pessoas que têm orelhas proeminentes, aquelas mais abertas e distantes do crânio (orelhas de abano). Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o problema afeta 5% da população brasileira e pode ser corrigido de forma definitiva, segura e simples, por um cirurgião especialista em otoplastia, nome dado ao procedimento.

O deboche e a ironia sofridos por pessoas com essa condição podem ser percebidos ao observar as relações sociais das crianças. É importante identificar sinais de bullying o quanto antes e tomar as ações necessárias para evitar problemas na formação da personalidade.

Vale enfatizar que, a partir dos 6 anos de idade, as orelhas já estão do tamanho próximo ao do adulto e a correção pode ser realizada. “Este apoio ajuda a fortalecer a estrutura emocional e a autoestima da criança, amenizando os efeitos danosos do bullying, pelo menos até a decisão de fazer a cirurgia de correção”, ressalta Dr. Mauro Speranzini, cirurgião plástico referência em otoplastia no Brasil.

VIDA TRANSFORMADA

E foi com observação que Cintia Simplicio, mãe de Gabriel, hoje com 9 anos de idade, começou sua jornada. “Em 2022, por dois dias seguidos, ele segurava as orelhinhas e dizia que se parecia com um macaco. Imediatamente comecei a buscar informações, médicos e depoimentos”, relembra.

Além de reposicionar as orelhas, Dr. Mauro Speranzini fez um trabalho de construção das dobras naturais da concha, que Gabriel não tinha. Segundo a mãe, o garoto ganhou uma vida nova e feliz. “Antes ele não sorria em nenhuma foto. Agora, está sempre sorrindo e muito confiante. A cirurgia transformou a vida da nossa família”, conclui.

Para saber tudo sobre otoplastia, entre em contato com a Clínica Speranzini, pelo número (11) 97335-7667 ou acesse o site da instituição por meio do QR Code abaixo.

P MAI
PUBLIEDITORIAL

4.320.000

EM ATÉ 70 MESES, DIRETO COM A INCORPORADORA. *Referente à unidade B31.

R$
Rua Ampélio Dionísio Zocchi, 136 - Cidade Jardim ALTOSCIDADEJARDIM.COM.BR IMOVEISNSR.COM.BR (11) 99930-0450 PERSPECTIVA ILUSTRADA DA FACHADA Memorial de Incorporação registrado sob o R.18, matrícula 112.651, no 18º Oficial de Registro de Imóveis da Capital de São Paulo, em 23/10/2023. Incorporadora responsável: ALTOS CIDADE JARDIM SPE EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO LTDA - CNPJ 38.407.333/0001-02 - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.015 – conj. 21 – Itaim Bibi – CEP 01452-000 – São Paulo-SP. A vegetação apresentada nas perspectivas é correspondente ao porte adulto das espécies, podendo apresentar diferenças de porte na entrega do empreendimento. Imagens ilustrativas sujeitas a alterações. INCORPORAÇÃO: INCORPORAÇÃO: GERENCIAMENTO: ESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA: CONSTRUÇÃO E INCORPORAÇÃO: VENDAS: 10 11

UM ACE PARA A VIDA

Associada une amor pelo tênis e desejo de ajudar pessoas para construir projeto social que utiliza a modalidade como porta de entrada para oportunidades e desenvolvimento.

EU NO PAINEIRAS
P MAI

Uma associada que carrega o esporte em suas veias e, com a mais nobre dos intensões, criou um projeto social esportivo que, há 20 anos, vem ajudando muita gente, pessoal e profissionalmente. O nome dela é Lais Romanholi, criadora do Ace Para a Vida, que por meio do universo do tênis ajuda a mudar a vida e o destino de milhares de crianças e adolescentes do ABC paulista.

Para quem ainda não conhece, o Ace Para a Vida nasceu em 2005, como um projeto social sem fins lucrativos. Com foco no tênis de campo, possui um programa esportivo, educativo e recreativo que já impactou diretamente mais de 1000 crianças e adolescentes de baixa renda.

Com mais de duas décadas de vida, Ace Para a Vida consiste em uma idealização pessoal de Lais, que estava inserida na modalidade e criou o projeto por ter uma percepção da carência da modalidade em contar com um programa voltado para jovens das escolas municipais e estaduais. Nessa hora, sua veia esportista fez a diferença e ela não pensou duas vezes para colocar as mãos na massa.

“Sempre fui esportista. Por muitos anos fui atleta de handebol, sendo convocada para as seleções paulista e brasileira. Minha intenção era continuar trabalhando

com esportes e por isso, me formei em educação física e fiz pós-graduação em educação física infantil, com o objetivo de entender mais sobre como idealizar o projeto da maneira como eu planejava, que era trabalhar com crianças”, detalha Lais.

Uma das principais motivações do projeto era tornar o ensino e a preparação de quem trabalha com tênis, proporcionando uma jornada de aprendizado mais completa. “Normalmente, os profissionais aprendem a maior parte das coisas na quadra e é lá que muitos deles começam como pegadores de bola. É claro que é muito bom aprender as coisas na prática, mas também há importância de um ensino teórico com uma aproximação mais humana, entendendo que cada um ali tem seu tempo de desenvolvimento”, ressalta Lais.

É claro que é muito bom aprender as coisas na prática, mas também há importância de um ensino teórico com uma aproximação mais humana, entendendo que cada um ali tem seu tempo de desenvolvimento

Atualmente, o projeto, que já esteve em São Bernardo, tem sede em Santo André, no espaço cedido pelo professor Edson, responsável da academia Tênis e Cia. O Ace Para a Vida ajuda jovens entre 7 e 16 anos sem contar com nenhum tipo de patrocínio ou apoio, que seriam fundamentais para sua manutenção e seu crescimento. “Para arrecadar fundos, organizamos torneios e eventos, além de colaborações de empresas e pessoas que também acreditam no potencial do tênis como ferramenta social”, enfatiza

Mesmo com as dificuldades e desafios, para Lais é sempre uma emoção e satisfação ver as pessoas que passam pelo projeto ao longo dos anos se encontrarem na vida, seja no esporte, como atleta ou professor, ou em outra área de ocupação. É o sentimento de realização de tudo aquilo que foi sonhado há 20 anos.

12 13

DETERMINAÇÃO, EQUILÍBRIO E RESULTADO

Paineirense faz história, vai a seu sexto mundial de natação master e alcança seu melhor desempenho na modalidade, trazendo 5 medalhas para casa.

Uma história que tem início na infância, repleta de pontos de reconexão e a busca pelo equilíbrio entre vida e esporte. Recentemente, a paineirense Maria Stella D’Almeida foi a Doha, no Catar, para competir no Mundial de Esportes Aquáticos Masters. Marcando presença pela 6ª vez competição, a nadadora se superou e conquistou seu melhor resultado na carreira, trazendo 5 medalhas para casa. A relação com a modalidade, no entanto, representa muito mais do que uma prática esportiva e faz parte da construção pessoal da associada.

A experiência em Doha foi a sexta participação de Maria Stella em mundiais. Anteriormente, ela havia competido na Austrália (2008), Suécia (2010), Itália (2012), Rússia (2015) e Hungria (2017). (2017). “Meu objetivo é sempre estar entre as 10 mais bem classificadas e, dessa vez, fiquei em segundo lugar três vezes. Nadei 7 provas e conquistei 5 medalhas. Foi meu melhor resultado em mundiais”, ressalta.

Foram 3 medalhas de prata (100 metros borboleta e revezamentos 4 x 50 metros livre e medley feminino), 2 medalhas de bronze (100 metros livre e 200 metros borboleta), além de ficar duas vezes na quarta colocação (50

metros livre e 50 metros borboleta). As medalhas conquistadas nos mundiais e em toda a carreira de “Teca” significam a coroação do esforço e disciplina que ela dedica à modalidade e é assim desde quando era criança, muito antes da trajetória no master.

“Comecei na natação com 4 anos e, a partir dos 11, comecei a nadar mais competitivamente, e foi assim até os 18. Sempre treinei muito e chegava a fazer 13.000 metros por dia. As coisas mudaram um pouco quando entrei na faculdade e comecei a trabalhar, e ficou mais difícil manter essa rotina, mas nunca me desliguei do esporte. Fazia musculação e triatlo”, conta a associada.

O reencontro de Teca com a rotina de nadadora acabou acontecendo um pouco mais tarde, depois do nascimento de seus dois primeiros filhos. “Depois do

P MAI PÓDIO
“Meu objetivo é sempre estar entre as 10 mais bem classificadas e, dessa vez, fiquei em segundo lugar duas vezes. Nadei 7 provas e conquistei 5 medalhas. Foi meu melhor resultado em mundiais”

meu segundo filho, eu queria emagrecer e me convenceram a entrar na equipe de natação master. Para falar a verdade, eu não gostaria de ter novamente a carga de treinamentos de antigamente. Mas conversei com os técnicos e eles me deixaram à vontade para treinar dentro do meu limite. Posso dizer que encontrei meu equilíbrio aqui”, afirma.

Há aproximadamente 23 anos na equipe de natação master do Paineiras, Teca mantém viva sua paixão por competir. Segundo ela, mais do que isso, a natação traz o equilíbrio fundamental para sua vida. “Hoje, treino 6 vezes por semana, intercalando natação, musculação e corrida e isso faz muita diferença. Continuo com vontade de nadar e tenho tempo para fazer minhas outras coisas”, observa.

Mãe de três filhos, Fernando (24), Luiz Guilherme (22) e Rafael (19), a associada afirma que a natação é o esporte ideal para se envelhecer com saúde, manter uma alimentação saudável e seguir em contato com os amigos.

Com a consciência da importância de, cada vez mais, se cuidar e se preparar, ela está sempre em busca do melhor. Dito isso, será que ela estará presente no mundial do próximo ano, em Singapura? São “cenas dos próximos capítulos”.

14 15

TERAPIA DA MÃO: O QUE É?

Especialidade tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento e no reestabelecimento das capacidades manuais, visando independência e melhorias funcionais.

Digitar no celular, cortar um alimento, jogar uma partida de tênis são atividades realizadas no cotidiano de praticamente todos, e muitas vezes, passa despercebido o quanto as mãos estão envolvidas em cada uma delas. A questão é que por tantas funcionalidades, elas são muito utilizadas e podem sofrer com desgaste ou mesmo algum tipo de lesão. Para tratá-las, a terapia da mão, serviço disponível no Centro Médico. Surge como uma aliada importante.

Primeiro de tudo, é importante saber que a mão é uma estrutura complexa, com fundamental importância para o desenvolvimento de atividades, que variam desde movimentos delicados e precisos até tarefas que exijam força e potência. E é por elas mãos que conseguimos nos relacionar com o meio externo, interagindo com tudo e com todos ao nosso redor.

Por estarem sempre expostas, seja nas atividades diárias ou mesmo na prática de esportes, as mãos estão sujeitas a problemas e desgastes. As lesões na mão e no punho podem ter diversas causas como doenças reumatológicas, distúrbios metabólicos, tumores, doenças infecciosas, traumas e movimentos repetitivos.

Consequentemente, essas lesões apresentam importante impacto na vida das pessoas como dor, limitação para realizar movimentos, formigamento, alteração de sensibilidade, perda de força e comprometimento do desempenho ocupacional.

E foi com o objetivo reestabelecer a saúde e o movimento desse membro tão importante, que foi criada a terapia da mão, que consiste em uma especialidade da terapia ocupacional e da fisioterapia, que tem como objetivo auxiliar o paciente no desenvolvimento e na recuperação das suas capacidades, visando independência e melhorias funcionais.

CENTRO MÉDICO
P MAI

A terapia da mão utiliza técnicas específicas, com intuito de ganho de amplitude de movimento e força, treino de motricidade fina, adaptações, tratamento da cicatriz, atenção ao edema, conforme diagnóstico de cada paciente, buscando restaurar, fortalecer e aprimorar as habilidades motoras, com influência direta na qualidade de vida dos pacientes.

QUEM DEVE PROCURAR

A TERAPIA DA MÃO?

A terapia de mão pode ser fundamental para pessoas que apresentam lesões nas mãos como: feridas, queimaduras, artrose, artrite, fraturas, amputações, esmagamentos, lesões dos tendões e dos nervos. Além de patologias como a Síndrome do Túnel do Carpo, Dedo em Gatilho e Artrose, são comumente atendidas pelo terapeuta.

O Paineiras conta com profissionais capacitados para realização desse atendimento. Para maiores informações, dirija-se diretamente ao Centro Médico ou por telefone: 3779-2059 ou 3779-1743.

16 17

A GRIPE CLUBE CONTRA

Com objetivo de promover proteção e saúde a toda sua comunidade, Paineiras organiza vacinação contra gripe quadrivalente no Saguão Social.

Entre os dias 6 e 10 de abril, o Paineiras, por meio do Centro Médico, ofereceu ao seu público a oportunidade de receber a vacina quadrivalente contra a gripe. No Saguão Social, associados, familiares convidados e colaboradores tiveram acesso à dose que é capaz de conferir proteção contra dois subtipos de Influenza A e dois subtipos de Influenza B.

Vale relembrar que a vacina quadrivalente (tetravalente) contém uma cepa da Influenza A H1N1, uma cepa da Influenza A H3N2 e duas cepas da Influenza B (Brisbane e Phuket) A composição da vacina é ajustada anualmente. Uma vez por ano um grupo de especialistas da OMS se reúne para analisar os dados epidemiológicos e definir a composição da vacina para o próximo ano.

A vacina aplicada é a mesma que está disponível nos serviços privados de imunização. O imunizante funciona da seguinte maneira: as quatro cepas de vírus são inativadas, misturadas e envasadas, o que induz a produção de anticorpos humorais contra as hemaglutininas. Esses anticorpos neutralizam os vírus Influenza.

TODOS OS ANOS

Recomenda-se a revacinação anual com a vacina atual porque a imunidade diminui ao longo do ano depois da vacinação e também pelo fato de que as cepas circulantes de vírus influenza podem mudar de um ano para outro. A vacina é indicada para todos acima de 6 meses, exceto em casos específicos como febre alta no momento da vacinação ou histórico de alergias severas.

Por fim, o clube corrobora que a vacina da gripe é a forma mais segura e eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves, hospitalizações e óbitos por gripe.

VACINAÇÃO P
MAI
18 19

CUIDADO COM O

Consumo em excesso da substância pode resultar em problemas de saúde como doença renal crônica. De acordo com a OMS, as pessoas não devem ultrapassar a quantidade diária de 5g.

SAÚDE
P MAI

Éuma cena muito comum ver uma pessoa colocando aquele salzinho a mais na comida, para acentuar o sabor da refeição. Essa atitude pode parecer inofensiva, mas, a longo prazo, pode contribuir para um consumo excessivo de sal, o que pode resultar no surgimento de diversos problemas de saúde, incluindo doenças crônicas renais, além de ser um fator de risco para pessoas com hipertensão, por exemplo.

Principais problemas

• Hipertensão arterial

• Retenção de líquidos

• Problemas cardiovasculares

• Problemas renais e cálculo renal

• Doenças autoimunes como por exemplo a esclerose múltipla

Um dado que é preocupante e serve de alerta é que, nos últimos tempos, o consumo do sal tem aumentado consideravelmente, devido ao processamento excessivo dos alimentos. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, os brasileiros exageram no consumo de sal, consumindo cerca de 12 gramas de sal por dia, ultrapassando o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de até 5 gramas por dia.

Estudo publicado no periódico da Associação Americana de Medicina aponta que a adição do ingrediente às refeições está associada ao maior risco de desenvolvimento da doença renal crônica. A pesquisa também indica que a redução do uso de sal de cozinha à mesa pode minimizar as chances do surgimento de problemas que podem resultar em hemodiálise e perda da qualidade de vida.

SAL DE MENOS TAMBÉM É RUIM

Ao mesmo tempo, o baixo nível de sódio pode ser prejudicial para o organismo, já que o tornaria incapaz de transportar nutrientes e oxigênio, bem como transmitir impulsos nervosos ou mover músculos,incluindo o coração, de acordo com o estudo.

Vale ressaltar que o controle do consumo de sal é uma pauta mundial e o Brasil tem adotado medidas de conscientização e ações efetivas com esse intuito. O Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação - ABIA, por exemplo, firmaram acordo com metas para reduzir o sódio dos alimentos processados.

Mas isso não torna dispensável a conscientização das pessoas sobre a importância de uma reeducação alimentar e mudança de rotina, incluindo fatores como atividades físicas e hábitos que promovam a saúde, como um todo.

20 21

PORTAL PAINEIRAS SUA NOVA CENTRAL D

https://clubepaineiras.org.br/

E NOTÍCIAS DO CLUBE

O RESULTADO DE NOSSOS ATLETAS NOS

PRINCIPAIS TORNEIOS ESPORTIVOS, O

LANÇAMENTO DE UMA NOVA PEÇA DE TEATRO, AQUELE EVENTO DO FIM DE SEMANA OU UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA, AGORA VOCÊ ENCONTRA TUDO ISSO E MUITO MAIS NO NOVO PORTAL PAINEIRAS.

Diariamente, nossa equipe de jornalismo e comunicação traz as principais notícias quentinhas sobre tudo que está rolando no clube mais amado do Brasil.

Utilize o QR Code para acessar agora e divirta-se!

A DIVERSÃO ESTÁ DE VOLTA!

Criançada paineirense recebe parquinho renovado após conclusão da primeira fase da reforma do local, que está preparado para pequenos associados brincarem muito.

P MAI NOVIDADE

Recentemente, o clube concluiu a primeira fase da reforma do Parquinho, local tão querido pelos pequenos associados. O espaço foi liberado para a criançada do clube brincar e se divertir, mas agora renovado e cheio de novidades. Quem passa pela área, logo percebe: cores vivas, novos brinquedos e muito mais.

Nessa primeira fase, toda a área dos fundos do parquinho foi revitalizada. Houve também o tratamento do piso, com instalação de grama sintética e novos brinquedos em madeira. A área corresponde ao que está planejado como a floresta dentro do conceito do projeto.

E NÃO PARA POR AÍ!

Na próxima fase, ocorrerá a reforma geral do Parquinho, incluindo o piso, novos brinquedos, área de permanência dos pais e o acesso. E o associado pode ficar tranquilo: o tão amado “Brinquedão” será realocado dentro do parque, mas será mantido na nova configuração do espaço.

E você, que ainda não passou pelo parquinho de “cara nova”, está esperando o quê? Na página oficial do Paineiras no Instagram, o associado encontra um vídeo que mostra os principais detalhes da área que foi renovada.

Para acessar, basta escanear o QR Code.

ÀS MÃES HOMENAGEM

Cerca de um ano atrás, o Coral Paineiras homenageou todas as figuras maternas com uma apresentação inesquecível, especialmente realizada para quem ensina o amor todos os dias.

# TBT P MAI

Com o Dia das Mães chegando, é hora de relembrar uma das mais emocionantes homenagens realizadas a elas dentro no clube. Em uma apresentação especialmente dedicada às figuras maternas, o Coral Paineiras, com mais de 30 integrantes, soltou a voz no Teatro Paineiras com um repertório que trouxe temas latino-americanos, incluindo as canções emblemáticas “Gracias a la vida”, de Violeta Parra, e “Canción con todos”, de Armando Tejada Gómez e César Isella.

Na apresentação nominada como “Gracias”, esses e outros exemplos destacam a riqueza e a diversidade musical encontradas na América Latina, ponto de encontro de diversas culturas.

A música popular brasileira e estrangeira também se fez presente e não faltou o tão esperado e já tradicional momento de integração com a plateia, em arranjo vocal elaborado especificamente para a vivência dessa dinâmica

Muito mais

histórias

Essa é apenas uma das histórias que fazem parte da trajetória paineirense. Vale lembrar que outros fatos marcantes sobre o clube podem ser acessados e conferidos pelo associado no site do clube, na área do Acervo Digital.

Para acessar, basta escanear o QR Code.

26 27

PAINEIRAS NO TIKTOK

OLHA SÓ QUEM ENTROU NA TREND

E você, já está no TikTok?

Então, está na hora de baixar o aplicativo e seguir o Paineiras por lá! Assim, você não perde nada e se diverte muito com o conteúdo do Paineiras na rede. Fique por dentro das tendências que estão bombando, além de conferir desafios, coreografias, perguntas e respostas, curiosidades e tutoriais, do clube e do mundo.

Acesse nosso perfil pelo QR Code:

ACOLHIMENTO UM AMOR

CAPA
NECESSÁRIO P MAI

ACOLHIMENTO FAMILIAR: NECESSÁRIO

Prevista no Estatuto da Criança e do adolescente, medida é fundamental para crianças que precisam ser afastadas de sua família temporariamente.

No último dia deste mês, o planeta celebra uma data especial para quem está no início da vida e precisa de amor. O Dia Mundial do Acolhimento Familiar, 31 de maio, chega para enfatizar a importância dessa política pública para crianças e adolescentes que, por alguma razão, precisam ficar afastados de seus pais por tempo determinado, por ordem da justiça, como uma ação de proteção colocada pelas agências de serviços sociais.

Para quem ainda não conhece, o acolhimento é uma medida de proteção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo excepcional e provisória, e não deve ultrapassar 18 meses. É uma das três modalidades desse tipo de ação protetiva e, diferentemente dos abrigos institucionais, em que há educadores contratados para cuidar das crianças, trata-se de um contexto em que a criança ou adolescente é cuidada temporariamente por uma família acolhedora.

Para participar desse programa, guiado por leis federais, essas famílias são selecionadas, preparadas e acompanhadas por uma equipe de profissionais para receber crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, até que possam retornar para sua família de origem. E quando isso não é possível, elas são encaminhadas para adoção.

Neste ponto, é importante ressaltar que acolhimento familiar e adoção são situações distintas, inclusive no seu tempo de duração: o acolhimento é temporário, a adoção é definitiva.

A família acolhedora tem a guarda provisória da criança ou adolescente que acolhe vinculada a sua participação no serviço.

FAMÍLAS ACOLHEDORAS E SUAS RESPONSABILIDADES

O acolhimento familiar funciona da seguinte maneira: a família assume os cuidados diários da criança, mas a guarda é compartilhada com o serviço. Portanto, as decisões relativas ao cuidado da criança, por exemplo tratamentos médicos, são tomadas em conjunto com a equipe técnica. Em alguns casos específicos, é preciso obter autorização judicial.

Na maioria dos casos, crianças e adolescentes que estão em acolhimento provêm de situações de risco, onde suas necessidades estruturais e psicológicas não são atendidas. Cerca de 70% dos casos envolvem abusos abandono ou negligência. Assim, o acolhimento surge como uma solução temporária para essas questões.

30 31

DADOS ANIMADORES

Uma informação importante e promissora é que, cada vez mais, os Serviços de Acolhimento Familiar vêm ganhando espaço no Brasil, analisando os últimos 17 anos, de acordo com estudo publicado em 2023 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os SAFs para crianças e adolescentes. O trabalho foi realizado pela técnica de planejamento e pesquisa na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Instituto, Enid Rocha Andrade da Silva. No levantamento, a pesquisadora considera o cenário no país desde a criação do Plano Nacional para a Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC), em 2006, que implementou de Programas de Famílias Acolhedoras (PFAs), como alternativa ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes. O resultado do estudo aponta que, de 2010 a 2021, os SAFs e as famílias cadastradas mais do que duplicaram, com crescimento de 221,5% e 217%, respectivamente.

durante a pandemia. Pouco antes desse período, eles haviam pesquisado e conversado sobre o assunto. O início dessa história se dá após receberem uma ligação do Instituto Fazendo História, ONG que promove o serviço Famílias Acolhedoras em São Paulo de maneira integrada com a vara da Infância e Prefeitura de São Paulo.

FAMÍLIAS ACOLHEDORAS DO PAINEIRAS

O Brasil tem uma tradição no acolhimento institucional de crianças e adolescentes e o objetivo é construir isso no contexto familiar, também. Dentro de seu corpo associativo, o Paineiras conta com famílias que integram os SAFs há alguns anos e fazem a diferença na vida de crianças, em uma fase que necessitam de cuidado e amor. Uma dessas família é a de Daniel Villar. Ele, sua esposa e seus três filhos decidiram juntos abraçar essa causa

“Eles ligaram dizendo que iriam iniciar uma turma de formação online. Foram 5 meses de preparação. Vale lembrar que é um processo bem criterioso, em que muitas famílias se candidatam, mas poucas são aprovadas para seguir no programa e minha família foi uma das certificadas pelo instituto. De lá para cá, já acolhemos 4 crianças”, conta Daniel.

O associado enfatiza que o trabalho da família acolhedora é dar todos os cuidados e o amor que a criança precisa para se desenvolver, preparando-a para esse momento de transição na vida, já que se trata de um processo temporário, sendo que a

CAPA P MAI
“Nesse trabalho em conjunto, cada um ajuda à sua maneira e isso acabou unindo ainda mais a família. Além do sentimento de que estamos contribuindo para uma sociedade melhor... ”

criança pode ser encaminhada para a adoção ou retornada para seus pais biológicos. Para ele, este é o ponto diferencial entre os acolhimentos familiar e institucional, antigamente chamado de orfanato.

A família de Daniel já acolheu crianças de diferentes faixas etárias, de recém-nascidos até 2 anos de idade. Para ele, o contexto familiar proporciona oportunidades de um convívio social mais completo e diferente do que eles teriam, incluindo o clube como ferramenta importante de interação e conhecimento. Quem também abre essas portas para crianças nessa condição são os Shinohara, que também fazem parte do programa Famílias Acolhedoras.

Há alguns anos, o leitor da Revista Paineiras teve a oportunidade de conhecer a história de Cristina Shinohara, que junto de seu marido e filhos, dedicam seus cuidados e amor a quem está apenas iniciando a vida. A exemplo da família de Daniel, a trajetória da família Shinohara como acolhedora também tem início próximo ao período da pandemia, passando por, aproximadamente, um ano entre preparação e avaliação.

“Existem muitas formas de realizar um trabalho social e o trabalho de Famílias Acolhedoras foi a forma que encontramos e nos sentimos realizados em fazer. Já acolhemos uma criança que acabou de sair da maternidade e outra de 7 anos de idade. Ambos foram adotados. Agora estamos com um bebê

32 33
Família Shinohara: Cristina, Gustavo, Nicole, Sofia e Guilherme

de 3 meses, que provavelmente deve voltar para seus pais biológicos. Cada acolhimento é único e especial e traz suas experiências”, detalha Cristina.

Se o acolhimento familiar muda as vidas das crianças, o mesmo se pode dizer para as pessoas que fazem parte desse trabalho voluntário tão nobre. Segundo Cristina, os acolhidos trazem consigo histórias únicas e, na maioria das vezes, nunca são trajetórias fáceis. E elas provocam sensações particulares específicas em cada pessoa que participa do processo.

“Nesse trabalho em conjunto, cada um ajuda à sua maneira e isso acabou unindo ainda mais a família. Além do sentimento de que estamos contribuindo para uma sociedade melhor, nos fez ter mais clareza sobre o quanto somos privilegiados em possuir uma família estruturada e, nesse ponto, não me refiro a recursos materiais, mas principalmente amor e carinho. Além disso, conhecemos uma realidade completamente diferente da que vivemos”, observa Cristina.

“Ficamos tristes e choramos, mas sabendo que era esse o nosso propósito. O que importa é saber que fomos importantes para esse momento de transição e para o restante da vida da criança””

Villar: Daniel, Flavia, Gabriel, Luisa e Clara

CAPA P MAI
Família

GRATIDÃO E O ADEUS

O que para as duas famílias foi e continua sendo um momento complicado, mas inerente ao processo, é o da despedida. Independentemente do tempo do acolhimento, criam-se laços e sentimentos entre acolhedores e acolhidos, o que torna essa fase mais difícil e dolorosa.

“Muitas pessoas perguntam como conseguimos fazer isso, depois de passar meses cuidando e dando amor para a criança. É claro que vivemos um período de luto, mas quando nos colocamos dentro desse projeto, sabíamos que a despedida da criança não significaria uma perda, mas sim o cumprimento de nossa missão. Ficamos tristes e choramos, mas sabendo que era esse o nosso propósito. O que importa é saber que fomos importantes para esse momento de transição e para o restante da vida da criança” , revela Daniel.

Esse também é o sentimento da família Shinohara. Segundo Cristina, foi um sofrimento muito grande, especialmente para as crianças, que tiveram mais dificuldades de lidar com o fato. “O desacolhimento é um momento muito difícil, mas é gratificante saber o quanto o período que eles passaram conosco foi importante para os novos passos e para uma vida melhor”, conclui.

projeto como esse, mas por não terem conhecimento, acabam não tendo essa oportunidade.

Em alguns casos, é comum que as famílias acolhedoras mantenham contato e acompanhem o crescimento e desenvolvimento da criança, após o período de acolhimento. Mas é importante saber que isso depende exclusivamente da decisão dos pais biológicos ou da família adotiva. São eles que analisam se isso será benéfico ou adequado para a sequência da vida da criança.

Ambas as famílias paineirenses enfatizam a importância de esse tipo de política pública ser cada vez mais divulgada e conhecida, já que muitas pessoas gostariam de ajudar, participando de um

Por fim, é importante dizer que o Instituto Fazendo História está aberto para novos voluntários e promove diversos programas que vão desde o acolhimento, nos primeiros meses de vida, até a preparação dos jovens para o mercado de trabalho, em uma faixa de idade mais avançada. São cerca de 40 mil crianças e adolescentes atendidos em todo Brasil.

Ficou interessado em saber mais sobre os trabalhos realizados pelo Instituto Fazendo História ou quer mais informações sobre os programas da instituição? Acesse o site do instituto pelo QR Code a seguir:

34 35

A FRANÇA ALÉM DOS

País que recebe próxima edição da disputa olímpica é destino turístico escolhido por diversos perfis de viajantes, que encontram opções que vão muito além da capital Paris.

P MAI

FRANÇA DOS JOGOS

Está chegando a hora: de 26 de julho a 11 de agosto, acontece a 33ª edição dos jogos olímpicos, que terão como sede oficial Paris, capital da França. Por conta do evento, o destino estará na rota de milhões de pessoas, mas a época também coincide com um período em que muitas delas tiram férias. Além da capital, o país é um universo de possibilidades para o associado que planeja uma viagem para aproveitar o verão europeu.

A Revista Paineiras pediu uma ajudinha para a Colombi Travel Design para trazer uma série de dicas sobre como

aproveitar a França em suas mais diversas peculiaridades. E, como não poderia ser diferente o começo é em Paris. A cidade mais visitada do mundo, oferece inúmeras atrações como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e um passeio pela Avenida Champs-Élysées.

A capital francesa, também abriga inúmeros museus, destacando-se o Louvre e o D’Orsay, considerado por muitos como o mais sofisticado do mundo. Caberia também uma visita à igreja de Notre Dame, quase destruída há alguns anos por incêndio, mas totalmente recuperada, tem sua reinauguração prevista para este ano.

ALÉM DA CAPITAL

Não tão distante de Paris, dois passeios podem são muito indicados. O primeiro é a visita à cidade de Giverny,

37 36
P MAI

a 75km de distância, onde Claude Monet, o maior pintor impressionista, viveu seus últimos 43 anos. Além de sua residência, que pode ser visitada, existem belos jardins, lagos e pontes, os quais o artista eternizou em inúmeras obras. Uma segunda opção próxima é o luxuoso Palácio de Versalhes, com seus jardins coloridos e floridos, a 40 km da capital.

PARA OS AMANTES DE VINHO E DA HISTÓRIA

Outra grande atração é a cidade de Bordeaux, fundada no terceiro século antes de Cristo, que possui inúmeras atrações, incluindo o Café du Vin, um museu sobre a história dos vinhos muito interessante. A cidade também é internacionalmente conhecida por suas vinícolas, onde são produzidos os vinhos mais famosos do mundo. Bordeaux fica a 550km de Paris, e a viagem pode ser feita em duas horas e vinte minutos, por meio dos trens de alta velocidade.

E para quem gosta de vinho, não há como não citar Borgonha, que fica a 306km de Paris. Bem como Bordeaux, também se trata de uma cidade fundada há mais de mil anos e tem diversas vinícolas, onde se produzem alguns dos mais sofisticados e bemconceituados vinhos do mundo.

Além de vinhos e cartões postais, a França é um paraíso para quem gosta de estar em contato com a história. Uma visita ao Vale do Loire, a 214km de Paris, possibilita ao turista encontrar inúmeros castelos.

OUTROS GRANDES CENTROS

Depois de Paris, a região mais visitada da França é Provence, localizada no sul do país, a 755 km da capital. A viagem para o local pode ser feita de carro, avião, ônibus ou trem. As principais cidades da região são Marselha, a segunda maior cidade da França, e Nice. A equipe da Colombi Travel Design, no entanto, recomenda concentrar a viagem em Aix-enProvence, uma cidade com 150 mil habitantes moderna, com todos os atrativos para o turismo. Aix-en-Provence possui um centro histórico que é a base da cidade, fundada em 122 antes de Cristo, cujo centro é preservado, com inúmeras igrejas, museus e feiras, além de ser o local onde viveu e morreu Paul Cézanne, um dos maiores pós-impressionistas da história. Inclusive, a casa onde morou está à disposição e o atelier é conservado e pode ser visitado.

Outras atrações da época são os campos de lavanda, que ficam floridos entre meados de junho e final de agosto e uma visita a Avignon, cujo castelo, que foi residência de papas, é uma atração em destaque.

Ou seja, a França é um verdadeiro mar de opções turísticas para quem está planejando uma viajem de férias. E para ajudar o associado a escolher a melhor época para visitar a França, seja durante os jogos ou em outra época, vale dar uma passadinha na Colombi Travel Design, localizada na Alameda Paineiras, no corredor 3S.

38 39
ELEITA PELO MEC UMA DAS ESCOLAS MAIS INOVADORAS DO BRASIL! MATRÍCULAS ABERTAS AGENDE SUA VISITA! R. Paulo Assunção, 97 - Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP - CEP 04729-080 11 99262-2834

O festival será disputado nas classes de 5 a 12 anos, feminino e masculino. das 8h30 às 16h30 25/05,

Nas Quadras do Vale 1 e 2

Venha prestigiar e traga 1 kg de alimento não perecível para os projetos assistenciais apoiados pelo Departamento de Assistência Social do Paineiras - DASP .

ALTO NÍVEL NOS TATAMES

Em âmbito estadual e nacional, judô do Paineiras alcança posições mais altas em competições importantes do circuito da modalidade.

D iversas categorias do judô paineirense colocaram à prova o trabalho realizado na pré-temporada em competições importantes do circuito. Os judocas da casa marcaram presença no Campeonato Brasileiro Regional V e na Copa São Paulo de Judô. Com grandes resultados e muitas medalhas, os atletas do clube mostraram que estão preparados para encarar os desafios da temporada 2024.

No Campeonato Brasileiro Regional V, realizado nos dias 6 e 7 de abril, os judocas do Paineiras subiram ao pódio 6 vezes, contribuindo para a vitória do estado de São Paulo, que se tornou decacampeão do torneio que, nessa edição, foi disputado no Ginásio de Esportes Professor Almir Nelson de Almeida, no Complexo Esportivo do Tarumã, em Curitiba, no Paraná.

Confira os destaques do Paineiras na competição nacional:

SUB-15

OURO

Thauanny Ferreira

PRATA

Gael Cipriano

SUB-18

PRATA

Felipe Miyashiro

SUB-21

PRATA

Guilherme Oliveira

Agatha Casari

SÊNIOR

OURO

Chrystian Diógenes

P MAI
JUDÔ

BRILHO ESTADUAL

Já na edição de 2024 da Copa São Paulo de Judô, a equipe paineirense encerrou sua participação com 4ª colocação geral com medalhas em todas as classes. Veja quem se destacou defendendo o clube no torneio realizado no Ginásio

Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo:

SUB - 13

BRONZE

Joaquim Hartmann

Camila Cocco

SUB - 15

MEDALHA DE OURO

Thauanny Ferreira

Gael Cipriano

Lucas Chagas

MEDALHA DE PRATA

Yasmin Katsumata

Felipe Sosa

SUB - 18

MEDALHA DE OURO

Isabelle de Paula

Mohammad Miranda

MEDALHA DE BRONZE

Luís Ricardo

Felipe Miyashiro

SUB - 21

MEDALHA DE BRONZE

Guilherme Oliveira

Kauã Sandes

Lucas Felipe

Emily Rodrigues

Marcus Ramos

SÊNIOR

OURO

Chrystian Diógenes PRATA

José Basile BRONZE

Luís Rossetim

E tem muito mais por vir para o judô do Paineiras na temporada. Para não perder nada sobre o desempenho e os resultados da modalidade durante o ano de 2024, fique atento ao conteúdo divulgado nos demais canais de comunicação, além das próximas edições da Revista Paineiras.

42 43

NO CBS PRATA

Talentos painerenses do vôlei contribuem para grande campanha da seleção paulista da modalidade, em competição que reúne equipes que representaram cada estado do Brasil.

P MAI VÔLEI
A experiência foi excelente para as atletas do clube, que fizeram um grande campeonato. A Mari já vem com a gente há bastante tempo, enquanto a Raissa passou a integrar o time mais recentemente.

ASeleção Paulista de Vôlei realizou grande campanha na Divisão Especial Sub-18 feminina do Campeonato Brasileiro de Seleções, encerrando a competição na segunda colocação. Para a conquista da medalha de prata, a equipe da categoria contou com talento paineirense entre as jogadoras e também na comissão técnica: as centrais Mariana Medeiros e Raissa Carneiro e a assistente técnica Daniela Berto.

No torneio realizado na cidade de Maringá, no Paraná, após superar o forte time do Rio Grande do Sul na semifinal, a seleção de São Paulo teve como oponente a equipe de Minas Gerais na grande final, que acabou levando a melhor na partida que decidiu o campeonato. Na campanha paulista, vale o destaque para Mariana, que foi a central com mais pontos e bloqueios registrados na competição.

Para Dani Berto, foi uma experiência diferente, já que há 2 anos ela vem sendo convocada para a equipe paulista sub-16 e dessa vez foi colocada no sub-18, com outro treinador, que já conhecia, mas nunca havia trabalhado junto.

“Ficamos em segundo lugar, depois de uma final muito disputada, contra uma equipe um pouco mais experiente, já que as atletas do time mineiro era formado, em maioria, por atletas nascidos em 2007, enquanto o nosso era basicamente composto por jogadoras de 2008. A experiência foi excelente para as atletas do clube, que fizeram um

grande campeonato. A Mari já vem com a gente há bastante tempo, enquanto a Raissa passou a integrar o time mais recentemente. Ambas são muito comprometidas com a evolução na modalidade”, ressalta a técnica.

Vale relembrar, conforme o associado acompanhou em edições anteriores da Revista Paineiras, que a presença de talentos do Paineiras a serviço da seleção paulista vem se tornando uma constante e isso vale para atletas e membros da comissão técnica. Na última convocação, 7 membros desse grupo foram escolhidos para defender a seleção de São Paulo no Campeonato Brasileiro de Seleções, em diferentes categorias.

Prêmio além da medalha

Além da oportunidade de competir em alto nível, encarando as melhores equipes do país e trazer a medalha de prata para casa, as paineirenses tiveram a chance de acompanhar uma palestra do projeto “Mentalidade Vencedora”, encabeçado pela Confederação Brasileira de Vôlei. O evento contou com a presença da bicampeã olímpica Paula Pequeno.

44 45

ÁGUAS AGITADAS E MEDALHAS

Polo aquático paineirense entra em ação em diversas competições e inicia participações em torneios oficiais com triunfos e medalhas.

As equipes de polo aquático do Paineiras tiveram meses agitados no início da temporada, na disputa das primeiras competições oficiais de 2024. Em diversas categorias, os atletas da casa estiveram em ação, defendendo o clube em torneios estaduais e nacionais: Liga Nacional, Liga SESI, Copa Brasil Sub-20 e Torneio ACESC. Foram grandes resultados em embates contra alguns dos melhores adversários do país.

COPA BRASIL SUB - 20

O sub-20 masculino caiu na piscina para competir na Copa Brasil da categoria, realizada no Clube Atlético Paulistano. Com uma equipe renovada, o Paineiras ficou com o terceiro lugar vencendo fortes equipes como o Pinheiros e ABDA na campanha.

“Estou muito feliz pelo resultado, pois a equipe passou por uma renovação enorme e sabíamos das dificuldades que teríamos de enfrentar. Porém, a boa combinação e comunicação entre os jogadores jovens e os mais experientes, fizeram com que a equipe mantivesse uma regularidade nos jogos, levando-nos a obter este ótimo resultado”, enfatiza Frank Diaz, técnico responsável pelo polo aquático paineirense.

ADULTO NA LIGA

NACIONAL E NA LIGA SESI

Já a equipe adulta disputou a primeira fase da Liga Nacional, enfrentando as equipes do Clube Regatas do Flamengo e Esporte Clube Pinheiros. Com uma vitória e uma derrota nessa primeira etapa, o time segue treinando

P MAI POLO

forte na competição. A equipe adulta também marcou presença na Liga SESI de rendimento, torneio preparatório para disputa dos campeonatos oficiais da modalidade.

BASE NO TORNEIO ACESC

Por fim, as categorias de base estiveram em ação no Torneio ACESC com as equipes sub-13 e sub-15, masculino e feminino. “O Paineiras está participando com equipes A e B, e já realizaram alguns jogos, obtendo resultados satisfatórios. E isso nos traz muita felicidade e tranquilidade, pois percebemos a evolução individual e coletiva que nossos jogadores estão tendo”, finaliza Frank.

A temporada está apenas se iniciando. Então fique de olho nas próximas edições da Revista Paineiras e nos demais canais de comunicação do clube para acompanhar o desempenho do polo aquático paineirense na temporada 2024.

A boa combinação e comunicação entre os jogadores jovens e os mais experientes, fizeram com que a equipe mantivesse uma regularidade nos jogos.
46 47

SHOW DE BRAÇADAS E MEDALHAS

Natação paineirense faz bonito em primeiro compromisso oficial de 2024, conquistando títulos e medalhas no Campeonato Paulista de Natação.

Aestreia na temporada foi promissora para os nadadores do Paineiras. No Campeonato Paulista Natação Junior e Sênior e no SP Open de Natação realizado no início do último mês, o clube honrou sua tradição na modalidade e, nos primeiros compromissos oficiais da temporada de 2024, os atletas registraram grandes resultados, trazendo títulos e muitas medalhas da competição estadual, disputada no Parque São Jorge, nas piscinas do Corinthians. O Paineiras entrou na competição com 18 atletas e, como resultado do trabalho forte realizado na pré-temporada, obteve resultados marcantes. Confira os destaques do clube no Campeonato Paulista Natação Junior e Sênior:

JUNIOR 1

• Felipe Lira – Campeão nos 400 metros medley / Vice-campeão nos 200, 400 e 800 metros livre e 200 metros medley

• Beatriz Stensen Monteiro – Campeã 400 metros medley / 3º lugar 200 metros costas, 200 metros borboleta e 200 metros medley

• João Pedro Couto – Vice-campeão 1500 metros livre

JUNIOR 2

• Davi Leone Zanella - Campeão e Recordista de campeonato nos 50 metros borboleta / Campeão nos 100 metros borboleta / Vice-campeão nos 100 e 200 metros livre e nos 4 x 200 metros livre

• Felippe Girão – Campeão e recordista de campeonato nos 50 e 100 metros peito / 3º lugar nos 200 metros medley

• Theo Gritzbach Tuunelis - Vice-campeão nos 4 x 200 metros livre

• Miguel Noel Ribeiro - Vice-campeão nos 4 x 200 metros livre

SP OPEN DE NATAÇÃO

Em paralelo à disputa do Campeonato Paulista, foi realizado o SP Open,

P MAI NATAÇÃO

campeonato absoluto, que aconteceu no período da tarde, que consistiu em uma final entre os melhores nadadores das categorias júnior e sênior. Nessa fase, os destaques paineirenses foram:

• Davi Leone Zanella – 3º lugar nos 50 metros borboleta / 5º lugar nos 200 metros livre / 7º lugar nos 100 metros borboleta

• Felipe Lira – 5º lugar nos 400 metros medley / 8º lugar nos 400 metros livre

• Felippe Girão – 6º lugar nos 50 metros peito / 7º lugar nos 100 metros peito

As competições, organizadas pela Federação Aquática Paulista – FAP, registraram recorde no número de participantes: foram 506 nadadores de 53 equipes. Fique de olho nos demais canais de comunicação do clube, além das próximas edições da Revista

Paineiras, para não perder nada dos próximos passos da natação paineirense da temporada.

48 49

E PELO MUNDO NO BRASIL

Membros do SCORP mostram determinação e resistência nas principais provas de corrida que desafiaram corredores em diversas distâncias e superfícies, recentemente.

SCORP P MAI

Em diferentes distâncias e superfícies, nos mais diversos lugares, os atletas membros do SCORP seguiram à risca o trabalho realizado junto ao professor Carlos Cherpe e se superaram em competições disputadas dentro e fora do Brasil.

As provas de corrida foram realizadas recentemente, entre o final de março e o começo do último mês e contemplaram diferentes dificuldades, sendo percursos desde 10 km até maratonas, de 42 km, além de eventos de trail, em meio à natureza. Confira os resultados dos atletas do Paineiras nas competições:

MARATONA DE PARIS

42 km

• Marcelo de Paula Picarelli - 04:17:22

INDOMIT ULTRA TRAIL

- Pedra do Baú - São Bento do Sapucaí 2 km

• Diego Reis Delgado - 1:09:37 (3º lugar geral)

ATHENAS RUN FASTER

- Parque do Povo - Marginal Pinheiros 10 km

• Newton Nishi - 58:58

• Luis Fernando Barreto - 1:31:36 15 km

• Marcelo de Paula Picarelli - 1:23:30

• Glícia Barreto - 1:42:17

• Marco Antônio Calovi Fagundes

- 1:42:18

• Dulci Baldon Mattar - 1:42:45

• Adriana Lessa Fadel Fagundes

- 01:42:49

• Rita Lima - 1:44:46

Junte-se ao time de corredores paineirenses!

TREINOS (MANHÃ)

2ª, 3ª e 5ª, das 7h às 11h

TREINOS (TARDE/NOITE)

3ª e 5ª, das 17h às 20h

SÁBADO

7h às 11h

• Idade mínima: 14 anos Matrículas direto na Central de Atendimento ou ligue (11) 3779-2000, opção 7

50 51

XADREZ 2024 SIMULTÂNEA DE

No Saguão Social, clube realiza evento para amantes da modalidade, com presença de enxadrista e mestre brasileiro da Federação Internacional de Xadrez.

Uma simultânea de xadrez é uma oportunidade, muitas vezes única, de conhecer um grande mestre ou mesmo um campeão mundial sobre um tabuleiro (e talvez até o derrotá-lo.) Para quem não sabe, em uma partida simultânea da modalidade, um enxadrista mestre enfrenta, ao mesmo tempo, um número determinado de oponentes em tabuleiros distintos. Recentemente, os paineirenses amantes do esporte tiveram a chance de participar de um evento como esse.

XADREZ
P MAI

No último dia 30 de março, no Saguão Social, o clube realizou a Simultânea de Xadrez 2024, que teve como grande convidado e enxadrista-exibidor, o mestre da Federação Internacional de Xadrez - FIDE (sigla em inglês) Lucas Do Valle Cardoso. No Paineiras, ao mesmo tempo, ele jogou 33 partidas, vencendo 32 delas. Além dos competidores, o evento contou com a presença da diretoria executiva e dos professores Adriano Caldeira e Edouard Yachouch, que coordenaram a dinâmica.

Grande protagonista da Simultânea de Xadrez 2024, Lucas é mestre FIDE (MF), um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.300 pontos em, pelo menos, 24 partidas válidas pelo rating da FIDE. Sua trajetória é marcada por conquistas importantes, representando a nova geração de enxadristas brasileiros.

Os enxadristas paineirenses tiveram a oportunidade de conhecer o estilo de jogo dinâmico de Lucas, algo que pode acrescentar ao repertório dos praticantes da modalidade do clube, especialmente no desenvolvimento de novas maneiras e estratégias de desafiar seus adversários. Além disso, também foi a chance de conhecer um expoente do esporte, do qual muitos são fãs.

QUER FAZER

PARTE DESSE TIME?

Vale ressaltar que o clube está de braços abertos para seus associados que querem se tornar enxadristas. O Paineiras disponibiliza aulas e espaço para a prática da modalidade, buscando sempre desenvolver o raciocínio lógico e abstrato dos alunos, bem como a capacidade analítica, criatividade para resolver problemas e habilidade de tomar decisões. O clube disponibiliza aulas presenciais e online.

Para maiores informações ou tirar dúvidas, entre em contato pelo número (11) 3779-2102.

52 53

MAIS UM PRA CONTA

Representando o clube nas principais competições da modalidade, associado mantém sequência de títulos e conquista Campeonato Paulista de Menores 2024 de xadrez, de maneira invicta.

XADREZ P MAI

No último mês, o xadrez paineirense comemorou o título do Campeonato Paulista de Menores 2024 da modalidade.

A conquista, mais uma vez, veio pelas mãos e, principalmente pelo cérebro, de Ricardo Castagnari Chaves de Arruda Alves, enxadrista de destaque do Paineiras nas últimas temporadas. Ele levou a melhor sobre os melhores jogadores da categoria sub-12 absoluto do estado para adicionar mais um troféu à sua galeria.

Na competição realizada no salão nobre Marc Chagal do clube A Hebraica de São Paulo, Ricardo venceu todas as cinco rodadas do campeonato estadual. Vale ressaltar que 230 crianças competiram no torneio realizado em parceria entre a Federação Paulista de Xadrez e a Xeque & Mate, empresa organizadora e promotora de eventos da modalidade.

Na cerimônia de abertura marcaram presença Christian Van Riemsdijk, que ocupou a presidência da FPX nos últimos 6 anos e o atual Presidente, o Mestre Internacional Vinicius de Abreu Marques que no seu discurso de abertura, lembrou o ano de 1992, quando jogou o seu primeiro Campeonato de menores e conquistou o título justamente onde Ricardo conquistou o Campeonato Paulista de Menores 2024.

SEQUÊNCIA VENCEDORA

A conquista de Ricardo na competição estadual consolida ainda mais o nome do enxadrista nos principais torneios da modalidade e ressalta o valor da trajetória que o associado vem construindo desde que começou a competir nesse esporte. Nunca é demais relembrar que o pequeno associado, recentemente, se tornou simplesmente bicampeão brasileiro de xadrez na sua categoria e, cada vez, ele trabalha para melhorar e continuar vencendo.

Ricardo conta com o apoio do clube e as aulas com o professor Adriano são fundamentais, segundo ele. Juntos, quando a disputa de um torneio se aproxima, eles estudam os adversários e definem a melhor estratégia para as partidas.

Além do ganho esportivo, como o próprio mesmo relatou em uma entrevista recente à Revista Paineiras, o xadrez é algo que faz muito bem a Ricardo e melhorou seu desempenho em diversas outras atividades do cotidiano, incluindo a melhora em aspectos como concentração, paciência e raciocínio. O esporte também serviu e serve para o aproximar ainda mais de amigos e família, que o acompanham nessa jornada vitoriosa.

54 55

COMPETIÇÃO, DIVERSÃO E CHOCOLATES

No tema da Páscoa, os últimos meses reservaram muitas atividades especiais para os paineirenses que aproveitam os eventos da área de formação esportiva.

P MAI FORMAÇÃO ESPORTIVA

GINÁSTICA ARTÍSTICA

A semana de páscoa agitou diversos cursos de formação esportiva do Paineiras. Nos dias 20, 21 e 22 de março, as professoras da ginástica artística realizaram uma oficina que celebrou a época do ano, com direito a pintura facial, confecção de máscaras de coelhinho, atividades recreativas, tudo com o objetivo de divertir e entreter a criançada praticante da modalidade. E, claro: no final, os pequenos associados foram à caça dos chocolates..

EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO

Esse também foi o clima nas aulas da Educação do Movimento e Iniciação Esportiva, entre os dias 20 e 22 de março. Com direito a visita do tão aguardado coelhinho, todas as crianças matriculadas nos cursos, de todos os períodos, viveram a Páscoa de uma maneira lúdica e divertida, aproveitando as dinâmicas coordenadas pelos professores e estagiários da modalidade.

NATAÇÃO KIDS

Os alunos da natação kids também não ficaram de fora e aproveitaram a Páscoa com muito chocolate. Aproximadamente 600 pequenos associados participaram das dinâmicas organizadas pelos professores e estagiários da modalidade evento.

TORNEIO DE MINI - HANDEBOL

Saindo um pouquinho do clima de Páscoa e entrando no lado da competitividade, recentemente os alunos do mini-handebol movimentaram as quadras do Ginásio do Vale. O clube organizou um torneio da modalidade, que contou com alunos paineirenses, equipes convidadas e arbitragem oficial. No final do evento, cada participante recebeu um belo certificado.

VITÓRIA NO AMISTOSO

Além dos pequenos associados da equipe de mini-handebol, o time adulto de handebol também esteve em ação em uma partida amistosa com a equipe da LEP-Mackenzie. No jogo disputado no Ginásio do Vale, o time paineirense mostrou o seu valor e venceu pelo

placar de 30 x 20, com destaque para a goleira da casa, que estava em um dia muito inspirado.

ANOTE AÍ!

1/5 – 4ª Feira – Dia do Trabalho – Feriado - não haverá aula em todos os cursos.

30/5 – 5ª Feira – Corpus Christi – Feriado - não haverá aula em todos os cursos.

Eventos

(datas a definir)

• Gincana mães e filhos - EDM

• Festival Interno de Ginástica Artística

• 8º Festival de Judô Paineiras

• Torneio de Mini-handebol

* Informe-se sobre a programação esportiva semanal diretamente com os professores.

56 57

GESTAÇÃO SILENCIOSA O MISTÉRIO DA

Casos de

gravidez “surpresa” não são tão raros e podem ocorrer com diferentes perfis de mulheres, independentemente do peso ou tamanho da gestante.

Paineirense: você já ouviu falar sobre algum caso em que uma mulher descobriu a gravidez somente na hora de dar a luz, ou em uma fase já avançada da gestação?

A chamada gravidez silenciosa não se trata de um processo não é tão comum, porém, é totalmente possível de acontecer. Em muitos casos, a gestante não apresenta sintomas ou qualquer indício de que está grávida, o que dificulta a identificação.

De acordo com pesquisa publicada no Journal of the Royal Society of Medicine, de cada 475 mulheres grávidas, 1 pode estar com até 20 semanas de gestação e não ter conhecimento sobre isso. O estudo também apontou que 1 em cada 2.500 mulheres só descobre a gravidez quando entra em trabalho de parto.

Nos casos de gravidez silenciosa, mesmo que não haja a ausência completa de sintomas, alguns sinais típicos podem ser confundidos ou atribuídos a outras causas, como por exemplo, a tensão pré-menstrual. Em algumas situações, a gestante permanece tendo sangramentos e não apresenta saliência aparente na região da barriga. Em outras, o bebê pode se manter quieto durante o

processo ou a placenta estar situada na frente do útero, o que dificulta a identificação dos movimentos da criança.

Outro ponto que é fundamental para se entender esses casos é que os sinais e sintomas se manifestam de forma diferente em cada gestante, o que torna a identificação visual ainda mais subjetiva. Isso vale para os sintomas mais comuns de uma gravidez, que incluem as famosas náuseas, ganho de peso, vômitos e cansaço.

A gravidez silenciosa é um quadro complexo e, conforme citado anteriormente, pode variar muito de pessoa para pessoa. Entretanto, há 3 pontos mas três pontos que podem ser considerados e observados com atenção:

ATRASOS NA MENSTRUAÇÃO E SANGRAMENTOS

Quando a menstruação não ocorre, uma das possibilidades é a gravidez, mas é também comum haver atrasos no ciclo reprodutivo. No entanto, muitas mulheres têm os ciclos menstruais irregulares e ficam períodos normalmente sem menstruar. Por outro lado, existem mulheres que têm pequenos sangramentos durante a gravidez.

P MAI FORA DA CAIXINHA

ENJOOS E DORES DE CABEÇA

Muitas mulheres passam pela gravidez, praticamente sem sentir enjoos e dores de cabeça. O que também pode acontece é ela, inconscientemente, negar a possibilidade de estar grávida. Dessa forma, ela encara um enjoo ou dor abdominal como um problema do estômago ou intestino.

SALIÊNCIA ABDOMINAL

Talvez o maior dos questionamentos seja como a pessoa não percebe a barriga crescer. Isso é mais comum em gestantes obesas, mas não se trata de algo exclusivo. Há casos de grávidas magras que passam por isso e acabam não percebendo. Uma das explicações para este caso é a força

da musculatura abdominal, que impede que o útero vá para frente. O útero cresce, mas não fica tão perceptível.

Por fim, vale ressaltar que não existem métodos específicos para prevenir uma gravidez silenciosa, mas é fundamental que a mulher realize um acompanhamento regular com um médico, especialmente para as que não menstruam ou têm um ciclo irregular. Consultas de rotina ao ginecologista ajudam a não ter surpresas.

Gostou dessa curiosidade especial para o mês das mães? Então, fique sempre de olho na Revista Paineiras para mais conteúdos e informações “fora da caixinha”.

58 59

MAIO DE MUITA

MÚSICA

Confira a data dos eventos que vão agitar o clube em maio. Destaque para as peças de teatro e, principalmente, para a programação musical que agitará o quinto mês do ano no Paineiras.

AGENDA P
MAI

3, 4 E 5/5

BAZAR DAS MÃES

10H ÀS 19H, SAGUÃO SOCIAL E SALÃO NOBRE

Classificação etária: Livre

3/5

SEXTA DANÇANTE - BANDA SOM POP’S, DJ RAFAEL REIS 21H ÀS 2H, RESTAURANTE DAS CÚPULAS

Ingressos:

R$50 - Associados e convidados - No estande de vendas (até as 21h ou até o término dos mesmos), e online pelo site: https://clubepaineiras.showare.com.br/ . Lembrando que somente associados podem realizar a compra e ingressos adquiridos não serão reembolsados

Traje: Casual. Não será permitido o acesso ao evento usando camiseta regata, shorts, chinelo, boné ou sem camisa.

Faixa etária: A partir de 16 anos desde que acompanhados por responsável (associado) maior.

4/5

SÁBADO MUSICAL - JURASSIC ROCK

20H ÀS 1H - PIANO BAR

Ingressos: R$50 – Associados e convidados - No estande de vendas (até as 20h ou até o término dos mesmos, a partir de 4/3), e online pelo site: https://clubepaineiras.showare.com.br/ . Lembrando que somente associados podem realizar a compra e ingressos adquiridos não serão reembolsados

Traje: Casual. Não será permitido o acesso ao evento usando camiseta regata, shorts, chinelo, boné ou sem camisa.

Faixa etária: A partir de 16 anos desde que acompanhados por responsável (associado) maior.

8 A 12/5

EXPOSIÇÃO VISÕES DE AFETO – SAGUÃO SOCIAL

Em homenagem ao Dia das Mães, uma exposição autoral de duas fotógrafas paineirenses, Patrícia Canola e Patrícia Paixão, que trazem seus olhares sobre as relações de mães e filhos no clube.

10/5

SHOW E BALADA COM BANDA SETE CABEÇAS E DJ PIAZZA - 21H ÀS 3H – SALÃO NOBRE

Ingressos: R$150 - associados / R$ 180 - convidados

11/5

APRESENTAÇÃO DO CORAL “ESPECIAL EM HOMENAGEM

AO DIA DAS MÃES” - TEATRO PAINEIRAS

Ingressos: Gratuito, com retirada de ingressos no estande de vendas.

18, 19 E 25/5

APRESENTAÇÃO TEATRO - GRUPO DE TEATRO MENESTRÉIS

“A DANÇA DOS SIGNOS” – TEATRO PAINEIRAS

Horário: a definir

Ingressos: R$40

60 61

CINE PAINEIRAS

PROGRAMAÇÃO DE MAIO

Confira as datas e horários dos filmes que agitam as sessões de cinema no Paineiras durante o quinto mês do ano. Tem atrações para todos os gostos, incluindo títulos que acabaram de sair das telas dos cinemas. Fique de olho para não perder nada!

03 / 05, SEXTA - FEIRA

15H – RED: CRESCER É UMA FERA

A produção apresenta Mei Lee, uma garota de 13 anos que é um tanto peculiar, mas autoconfiante, e está dividida entre seguir sendo a filha obediente que sua mãe deseja e ou “abraçar” caos da adolescência. Para completar, Ming, a mãe superprotetora e autoritária da menina, nunca sai de seu lado. Como se não bastassem as mudanças em seus interesses, relacionamentos e corpo, Mei se transforma em um gigante panda vermelho toda vez que fica emocionada.

• Gênero: Animação, Aventura, Fantasia

• Classificação: Livre

• Duração: 1h40

18H – WONKA

Wonka é uma comédia musical baseada no clássico livro A Fantástica Fábrica de Chocolate, do autor britânico Roald Dahl. O filme mostra as origens da história do jovem Willy Wonka, que embarca em uma aventura para espalhar alegria através de seu delicioso chocolate. Nela, ele acabou conhecendo o seu fiel e icônico assistente, Oompa Loompa, que o ajudar a ir contra todas as probabilidades para se tornar o maior chocolatier já visto.

• Gênero: Animação, Aventura, Fantasia

• Classificação: 10 anos

• Duração: 1h56

CINEMA P
MAI

04 / 05, SÁBADO

15H – WISH: O PODER DOS DESEJOS

Essa é a história de Asha, uma jovem otimista, com uma inteligência afiada que se preocupa infinitamente com sua comunidade. Em um momento de desespero, ela faz um apelo às estrelas, que é respondido por uma força cósmica, uma pequena bola de energia ilimitada chamada Estrela. Juntos, eles enfrentam o mais formidável dos inimigos para salvar sua comunidade e provar que quando a vontade de um humano corajoso se conecta com a magia das estrelas, coisas maravilhosas podem acontecer.

• Gênero: Animação, Comédia, Família

• Classificação: Livre

• Duração: 1h40

18H – A MULA

Leo Sharp coleciona uma série de honras que vão desde prêmios por seus trabalhos como paisagista e decorador até o reconhecimento por ter lutado contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, foi aos 90 anos que conquistou algo surpreendente: ele foi preso por portar o equivalente a US$ 3 milhões em cocaína no seu carro, no Michigan. Ele era o líder do Sinaloa, um cartel de drogas no México e foi sentenciado a três anos de cadeia.

• Gênero: Drama

• Classificação: 16 anos

• Duração: 1h56

10 / 05, SEXTA - FEIRA

15H – AS MARVELS

Carol Danvers, vulgo Capitã Marvel, recuperou sua identidade da tirania dos Kree e se vingou da Inteligência Suprema. No entanto, consequências não intencionais fazem com que Carol assuma o fardo de um universo desestabilizado. Em uma fenda espacial, seus poderes se entrelaçam aos de Kamala Khan, uma fã de Jersey City, vulgo Ms. Marvel, e aos da sobrinha de Carol, atual astronauta da S.A.B.E.R., a Capitã Monica Rambeau. Juntas, esse trio improvável precisará se unir e aprender a trabalhar em conjunto para salvar o universo.

• Gênero: Aventura, Fantasia

• Classificação: 12 anos

• Duração: 1h46

18H – BILHETE DE FUGA

Freddy sai correndo com uma sacola cheia de dinheiro e cocaína depois que um roubo de seu ex-chefe do crime dá errado. Com um ferimento potencialmente fatal, ele pega um ônibus em direção ao implacável deserto da Califórnia. Com seu chefe e seus capangas em seus calcanhares e sua vida escorregando por entre seus dedos, ele fica com poucas opções.

• Gênero: Ação

• Classificação: 16 anos

• Duração: 1h37

62 63

YOGA KURUNTA POR DENTRO DO

YOGA P
MAI
Prática, criada há mais de 5 décadas, utiliza cordas fixas como instrumentos de desenvolvimento e pode gerar diversos benefícios aos alunos da modalidade.

Associado: você conhece o Yoga Kurunta? Para você, que nunca ouviu falar, se trata uma prática desenvolvida há mais de 50 anos na Índia, em que o aluno utiliza cordas fixas e suspensas na parede como instrumentos para a realização das posturas (ásanas) do yoga e para a evolução da fatores mentais, emocionais e físicos do praticante. A modalidade faz parte dos cursos oferecidos na grade de atividades do clube.

Basicamente, o Yoga Kurunta funciona utilizando a gravidade como uma forma natural de resistência, o que acaba por liberar tensões das articulações e alonga profundamente todo o corpo musculoesquelético. Além disso, a prática com kurunta é especialmente benéfica para a coluna vertebral, uma vez que ela faz uso da tração para aliviar a pressão dos discos.

Uma das professoras responsáveis pelas aulas de Yoga Kurunta no Paineiras é Angela Dias, que possui em suas raízes, pessoais e profissionais, dança, esporte, comunicação e a capacidade de orientar e ensinar, por ter trabalhado com educação. Nas aulas de Kurunta Yoga, ela une tudo isso ao conhecimento adquirido em sua formação na Universidade de São Paulo, com ligação direta com escolas científicas da Índia.

“Temos uma equipe de professores de nível elevado, com formação científica.

O yoga que ensinamos aqui é totalmente ligado à tradição. Tentamos coordenar uma prática restaurativa com foco em bem-estar e saúde, não como algo voltado a desempenho acrobático, como algumas pessoas podem pensar que é. Assim como mostram os textos da tradição, buscamos fazer o que é melhor, mas sem condicionar a felicidade a um resultado específico”, ressalta Angela.

64 65

Para ilustrar o papel das cordas na prática, Angela cita uma fala de Geeta Iyengar, filha de Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, um dos mais respeitados professores de yoga no mundo: “as kuruntas nos ensinam o que é liberdade do corpo e também como criar espaços dentro de nós. O kurunta yoga auxilia na compreensão, no autoconhecimento e na abertura de novos horizontes para corpo e mente”.

Na página oficial do Paineiras no Instagram, o associado pode conferir um vídeo com alguns dos movimentos e posturas realizados nas aulas de Yoga Kurunta, com as professoras Simone Devecchi e Michele Duarte. Para acessar, basta escanear o QR Code ao lado.

Tentamos
coordenar uma prática restaurativa com foco em bem-estar e saúde, não como algo voltado a desempenho acrobático.

YOGA KURUNTA

HORÁRIOS:

• Segundas: 12h às 12:50 / 15h às 15h50 / 20h às 20h50

• Terças: 17h às 17h50

• Quartas: 15h às 15h50 / 20h às 20h50

• Quintas: 17:00 às 17:50 / 21h às 21h50

• Sextas: 8h às 8h50 / 9h às 9h50 / 14h às 14h50

• Sábados: 8h às 8h50 / 12h às 12h50

FAIXA ETÁRIA: Acima de 15 anos completos até a data da matrícula. Inscrições pelo aplicativo Meu Paineiras ou pela Central de Atendimento.

Benefícios terapêuticos da prática

• Ajuda a melhorar os asanas (posturas)

• Permite aumentar o alcance da amplitude articular

• Fortalecem as articulações

• Benéfica para a coluna vertebral, uma vez que ela faz uso da tração para aliviar a pressão dos discos

P YOGA
MAI

FAÇA PARTE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP!

• Acesso às principais informações do dia a dia do clube;

• Participações em enquetes exclusivas;

• Abaixo a desinformação: Não é “grupo de WhatsApp”, o conteúdo do canal é sempre exclusivo, oficial e enviado diretamente pelo Paineiras;

• Sigilo: sua participação é privada, os demais usuários não visualizam seu contato.

Se preferir, ative as notificações no sininho no canto superior direito no aplicativo.

Acesse o QR Code e comece a seguir:

66 67
INSCREVA-SE NO CANAL OFICIAL DO PAINEIRAS E FIQUE POR DENTRO:

CUR SOS CUL TU RAIS

EM CENA!

Chegou a hora de conhecer as atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades em artes cênicas que o clube promove em sua grade e estão à disposição do associado.

P MAI CURSOS CULTURAIS

CONFIRA ALGUNS DOS CURSOS DISPONÍVEIS PARA O PAINEIRENSE:

INICIAÇÃO

TEATRALOFICINA DOS MENESTRÉIS

Um curso diferente que trabalha musicalidade, expressões artística e corporal, autoestima, oralidade, sociabilidade, espontaneidade, criatividade e o brincar de fazer arte.

Segundas - 16h às 16h50 / 17h às 17h50

Faixa etária: 4 a 6 anos completos até a data da matrícula

TEATRO ADULTO

A atividade desenvolve no aluno o gosto e o interesse pelas artes cênicas, utilizando a representação como ferramenta de autoconhecimento e expandindo o potencial artístico-técnico para o exercício do fazer teatral, visando o aperfeiçoamento dos grupos de teatro.

Núcleo 1

Segundas - 20h às 23h

Quintas - quinzenais das 20h às 23h

Núcleo 2

Terças - 20h às 23h

Quintas - quinzenais das 20h às 23h

Faixa etária: Acima de 16 anos completos até a data da matrícula

TEATRO INFANTO - JUVENIL

O curso desenvolve no aluno o gosto e interesse pelas artes cênicas, utilizando a representação como ferramenta de autoconhecimento e expandindo o potencial artístico-técnico para o exercício do fazer teatral, objetivando o aperfeiçoamento dos grupos de teatro.

Terças e quintas 16h às 17h30 - Faixa etária: 7 a 10 anos completos até a data da matrícula 17h30 às 19h - Faixa etária: 11 a 14 anos completos até a data da matrícula

TEATRO MUSICAL: ALLÉGRESSE DANÇA E ARTE

As aulas buscam desenvolver a autoexpressão por meio da arte cênica favorecendo a atenção, observação, imaginação e a criatividade.

Segundas – 18h às 20h Faixa etária: 7 a 17 anos completos até a data da matrícula

TEATRO OFICINA DOS MENESTREIS –INFANTOJUVENIL

Desenvolver a autoexpressão por meio da arte cênica (teatro) favorecendo a atenção, observação, imaginação e a criatividade.

Terças - 17h30 às 19h Quintas: 17h45 às 19h15 Faixa etária: 7 a 12 anos completos até a data da matrícula

Consulte o regulamento dos cursos, datas de matrícula e todas as opções de atividades no site do clube. Basta acessar pelo QR Code a seguir:

CRONOGRAMA DE AULAS

Para conferir, basta escanear o QR Code

1/5 (quarta) - Feriado - Dia do Trabalho - Não haverá aulas

30/5 (quinta) - Feriado - Corpus Christi - Não haverá aulas

31/5 (sexta) - Aula normal 1/6 (sábado) - Aula normal

68 69

CLUBINHO DE LEITURA

22/05 (quarta-feira), às 15h30

- Carteado

Livro: Juntameia, de Sueli Lemos

Mediação: Grupo “A voz da Contação”, com a participação

especial de Renata Julianelli.

CLUBE DE LEITURA MAIO

09/05 (quinta-feira), às 11h

– No Carteado

Livro:Em má companhia, de Vladimir Korolenko

Mediadora: Ana Maria Celidonio

PRESENÇA ESPECIAL

NO CLUBINHO

RENATA JULIANELLI LANÇAMENTO DO SEU LIVRO “DONA RAIVA”

A próxima edição do Clubinho de Leitura contará com a participação de uma convidada muito especial: a autora Renata Julianelli . A autora falará sobre sua trajetória no mercado editorial infantil e o lançamento do seu livro “Dona Raiva”.

Formada em publicidade e propaganda, ela possui carreira profissional consolidada como redatora na área de criação em agências de propaganda por mais de 12 anos. Mas escrever histórias é uma de suas maiores paixões. Ela é autora de livros como “Por que em boca fechada não entra mosca?”, “Por que mentira tem perna curta?”, “Por que tamanho não é documento?”, entre outros.

16/05 (quinta-feira), às 15h

– No Carteado

Livro: : A cabeça do santo, de Socorro Acioli

Mediadora: Zelita Guedes

25/05 (sábado), às 11h

- Centro Cultural

- Sala Leonardo da Vinci

Livro: Dias de abandono, de Elena Ferrante

Mediadora: Elisabete Beltrão Gomide

BIBLIOTECA P
MAI

SUGESTÃO DE LEITURA

CONFIRA NOSSAS INDICAÇÕES!

ADULTO

INFANTIL E INFANTOJUVENIL

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

SEGUNDA A QUINTA-FEIRA: 8H ÀS 20H

SEXTA-FEIRA: 8H ÀS 19H

SÁBADO: 8H ÀS 17H

DOMINGOS E FERIADOS: 9H ÀS 13H

DIAS ÚTEIS ENTRE FERIADOS

PROLONGADOS: 8H ÀS 18H

BIBLIOTECA ON - LINE

Veja como acessar o nosso acervo on-line: www.clubepaineiras.com.br

• Serviços

• Biblioteca

• Biblioteca on-line

• Preencher campo de login

• Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, ligar para 3779-2054

70 71

BELEZA

BARBEARIA DO ELIAS

Sede Social, piso 2S – 3779.2128 / 9.5582-7616 (WhatsApp)

Terça a sexta: 10h às 19h

Sábado: 8h às 17h

Domingo e feriados: 9h às 14h Nos feriados em segundas-feiras, o local permanece fechado.

FRESHY SPA

*Massagens e tratamentos

Segunda a sábado: das 8h às 22h

Domingos: 9h às 17h (agendamento até as 16h)

*Saunas Masculina e Feminina

Segunda: 14h às 22h

Terça a sábado: 8h às 22h Domingos: 8h às 16h

Telefones: 3779-2129/3779-2118

Celular: 98930-2680

SALÃO DE BELEZA LUNA

Sede Social, piso 2S 3779.2127/3779-1724

Terça a sábado: 8h30 às 19h10

Domingo, segunda e feriados: fechado

CONVENIÊNCIA

BANCA DE REVISTAS E JORNAIS

Sede Social, piso 3S, ao lado da Biblioteca – 3779.2143/ 99882.0002 (WhatsApp)

Segunda a sexta: 10h às 20h30

Sábado, domingo e feriados: 10h às 19h30

BEST FIT

LOJA DE ARTIGOS ESPORTIVOS

Alameda Paineiras – Piso 3S – 3779.2135

Segunda a sexta: 8h às 20h

Sábado, domingo e feriados: 9h às 18h

EMPÓRIO PETIT MARCHÉ

Sede Social – 97050-9900

Segunda a domingo: 9h às 19h

Feriados: 9h às 18h

ERNESTO, O HONESTO

Sede Social, Piso 3S

Segunda a domingo: 24h

WhatsApp: (11) 91945-7074

HIT TENNIS & SPORTS

Alameda Paineiras – Piso 3S –3779.1737/ 2613.5473 (WhatsApp)

Segunda a sexta: 8h às 20h

Sábado, domingo e feriados: 9h às 18h

LAVA-RÁPIDO GIRASSOL

Estacionamento, 3o subsolo

Piso Paineira das Pedras, 3 - 3779.1731

Segunda a sábado: 8h às 18h

Domingo: fechado

Feriados: 8h às 17h

MYFIX

Alameda Paineiras – Piso - 3S 3779.2033 / 3205.4501

Segunda a sexta: 9h às 18h

Sábado: 9h às 14h

Domingo e feriados: fechado

ZAP SERVICE

Alameda Paineiras – Piso 3S – 94142.9917

Segunda a sexta: 7h às 20h

Sábado: 8h às 16h

Domingos e Feriados – fechado

DIVERSOS

ACADEMIA

Complexo Esportivo, piso 2S – 3779.2107

Segunda a sexta: 6h às 22h

Sábado: 6h às 19h

Domingo: 7h às 18h

Feriados: 8h às 18h

ACHADOS E PERDIDOS

Área Administrativa (Saída de funcionários), no piso 1S da Sede Social

Segunda a sexta: 8h às 20h

Sábado, domingo e feriados: 8h às 17h

Fechado para almoço das 13h às 14h

WhatsApp: 11 99866.3921

BIBLIOTECA PAINEIRAS

Sede Social, piso social 3S, ao lado do Centro Médico – 3779-2054

Segunda a quinta-feira: 8h às 20h

Sexta: 8h às 19h

Sábado: 8h às 17h

Domingos e feriados: 9h às 13h

Dias úteis entre feriados prolongados: 8h às 18h

CAIXA ELETRÔNICO BANCO24HORAS

Sede Social, piso 3S

CENTRO CULTURAL

Edifício Milan, Piso Superior Infantil – 3779.2053/3779.2058

Segunda a quinta: 8h às 22h

Sexta: 8h às 18h

CENTRO MÉDICO

Sede Social, piso 3S, ao lado da Biblioteca – 3779.2059

Segunda a sábado: 6h às 23h

Domingos e feriados: 6h às 22h

COLOMBI TRAVEL DESIGN

Alameda Paineiras – Piso 3S Telefone / WhatsApp - 55 11 91059.4126

consultor@colombitravel.com.br

Segunda a sexta: 9h às 19h

Sábado, domingo e feriados: fechado

DEPARTAMENTO DE ESPORTES COMPETITIVOS

Complexo Esportivo, piso 2S, próximo ao Fitness – 3779.2110

Segunda: 7h às 17h

Terça a sexta: 7h às 19h

Sábado: 8h às 17h

Domingo e feriados: fechado

DEPARTAMENTO DE ESPORTES FORMATIVOS

Complexo Esportivo, piso 2S, próximo ao Fitness – 3779.2103/3779.2115

Segunda: 8h às 18h

Terça a sexta: 8h às 19h

Sábado: 8h às 17h

Domingo e feriados: fechado

DEPARTAMENTO DE ESPORTES RECREATIVOS

Complexo Esportivo, piso 2S, próximo ao Fitness – 3779.2102

Terça a sexta: 8h às 22h

Sábado: 8h às 17h

Domingo, segunda e feriados: fechado

DEPARTAMENTO SOCIOCULTURAL

Centro Administrativo

3779.1739/3779.2050

Segunda a sexta: 8h às 18h

Sábado: 8h às 17h

Domingo e feriados: fechado

ESTANDE DE VENDAS

Sede Social, piso térreo, ao lado da Central de Atendimento (CAT)

3779.2146

Segunda a sexta: 8h às 20h

Sábado, domingo e feriados: 8h às 17h

MEMORIAL PAINEIRAS

Sede Social, piso 1S, ao lado da Sala de TV – 99975.9598

OUVIDORIA

Sede Social, piso térreo, ao lado da Central de Atendimento (CAT) – 3779.1716

Segunda a quinta: 8h às 18h

Sexta: 8h às 17h

ouvidoria@clubepaineiras.com.br

PISCINAS

Segunda a sexta: 6h às 22h

Sábado: 6h às 21h

Domingo e feriados: 6h às 20h

REPROGRAFIA

Sede Social, piso 3S – 3779.2019

Segunda a sexta: 8h30 às 17h

Sábado: 8h30 às 16h

Domingo e feriados: fechado

*Fechada para almoço, das 13h às 14h

SEGURANÇA

Central de Segurança, Sede Social – piso 1S – 3779.2022

Atendimento 24 horas

VESTIÁRIOS

Segunda a sexta: 5h45 às 23h

Sábado: 5h45 às 22h

Domingo e feriados: 5h45 às 21h

INFANTIL

BERÇÁRIO E FRALDÁRIO

Sede Social, piso 1S, Playground – 3779.2048

Segunda a sexta: 8h às 20h

Sábado, domingo e feriados: 7h às 19h

BRINQUEDOTECA

Sede Social, piso 3S 3779.2056

Segunda a sábado: 9h às 18h

Domingo e feriados: 9h às 17h

MAPLE BEAR

Setor Educação Infantil – Antigo Cultural Piso 3S, próximo ao lago das carpas 9.9269.9086

Segunda a sexta: 7h45 às 17h30

SEART

Setor de Educação Artística Infantil, Sede Social, piso 3S, no Centro Cultural – 3779.2056

Segunda a sexta: 8h30 às 17h50

Sábado: 8h30 às 16h50

Domingo e feriados: fechado

P MAI SERVIÇOS

JÁ BAIXOU O APP MEU PAINEIRAS?

PELO APLICATIVO, O ASSOCIADO FICA POR DENTRO DE TUDO O QUE

ACONTECE NO CLUBE E SE ATUALIZA EM RELAÇÃO AOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DE CADA SERVIÇO OFERECIDO PELO PAINEIRAS.

Além de agendar pelo celular ou tablet atividades e cursos, o paineirense recebe todas as informações sobre eventos e pode utilizar os serviços disponibilizados pela Central de Atendimento.

O APP OFERECE FUNCIONALIDADES COMO VALIDAÇÃO DE TÍQUETES, ACESSO AO SISTEMA DE VENDA DE INGRESSOS, VISUALIZAÇÃO E PAGAMENTO DE FATURAS, ALÉM DE INFORMAÇÕES FINANCEIRAS E O RECURSO FALE CONOSCO.

REDE WIRELESS

Você já utiliza a nossa rede Wireless? Para acessá-la basta cadastrar sua senha por formulário eletrônico ou através do Facebook. Conheça os pontos para acesso: Biblioteca, Centro Cultural, Diretoria Executiva, Esportes, Lanchonete Café Paineiras, Lanchonete Deck Paineiras (Rofer), Restaurante Social e Boate Parcial, Saguão Social, Sala de Musculação e Esteiras, Complexo Fitness, Salão Nobre, Snooker e Squash.

RESTAURANTES E LANCHONETES

BAR BEACH

Ginásio Velho, piso 2, próximo das quadras do Beach Tennis 3779-2133 – 9.7049.5344 (WhatsApp)

Segunda a sexta: 7h às 20h

Sábado, domingo e feriados: 7h às 19h

BAR DA SAUNA

Terça a sexta: 14h às 20h30

Sábado: 12h às 20h30

Domingo: 9h às 14h30

Feriados: 10h às 19h

CAFÉ KOPENHAGEN

Sede Social, piso térreo, no Saguão Social – 3779.2138

Segunda a sábado: 9h às 21h

Domingo e feriados: 9h às 20h

CAFÉ PAINEIRAS

Sede Social, piso 3S, próximo às Quadras de Tênis – 3779.2136/ 9.8994-7877 (WhatsApp)

Segunda a sexta: 7h às 21h

Sábado: 7h às 20h

Domingo e feriados: 7h às 19h

DA PÁ VIRADA GELATERIA

Plataforma das piscinas, piso 1S

Terça a sábado: 11h30 às 22h

Domingos e feriados das 10h30 às 20h30

*Em feriados de segunda-feira: 10h30 às 20h30

FRESTO

Sede Social – Piso - 1S 3779.2130 / 9.5610.7463

Segunda a sexta: 9h às 23h Sábados, domingos e feriado: 9h às 22h

PEIXE AO CUBO

Complexo Esportivo, piso 2, próximo as Quadras de Tênis Cobertas - 2539.4800

Segunda a segunda: 12h às 22h

Delivery – Segunda a sábado: 12h às 23h

Domingo e feriados: 12h às 22h

RESTAURANTE SOCIAL – ROFER

Segunda a sexta: 11h30 às 15h

Sábado, domingo e feriados: 12h às 16h

Delivery – Sábado e domingo: 11h30 às 15h30

TERRAÇO PAINEIRAS

Antiga Sede Social – PassarelaPróximo da Piscina Social 9.8994.7877

Segunda a Segunda: 9h às 20h

TRASTEVERE (JANTAR)

Terça a domingo: 18h às 23h30

Domingo e feriados: Só pizzaria

COMUNIQUE - SE COM O PAINEIRAS CENTRAL DE ATENDIMENTO (CAT)

Sede Social, piso térreo, Portaria Social – 3779.2000 - Opção 7

Informações em geral, inscrições para cursos, convidados, cadastramento, transferência e “locação” de títulos, etc. Horário de atendimento:

Segunda a sexta: 8h às 20h Sábado, domingo e feriados: 8h às 17h

CONSELHO FISCAL conselhofiscal@clubepaineiras.com.br

DIRETORIA EXECUTIVA E DIRETORIA DE DEPARTAMENTOS presidencia@clubepaineiras.com.br

Este é o Canal de Comunicação entre os Associados e a Diretoria Executiva e Diretoria de Departamentos da Gestão 2022 - 2024

OUVIDORIA ouvidoria@clubepaineiras.com.br

Aqui você esclarece suas dúvidas, faz sugestões, críticas construtivas e elogios 3779.1716

FALE COM O PRESIDENTE 99140.5007

FACEBOOK (PÁGINA OFICIAL) facebook.com/clube.paineirasdomorumby

PORTAL PAINEIRAS

Acesse todas as informações do Clube www.clubepaineiras.org.br

ANÚNCIOS E CLASSIFICADOS, AÇÕES PROMOCIONAIS E PATROCÍNIOS marketing@clubepaineiras.com.br 3779.2036

LOCAÇÕES PARA EVENTOS

Sede Social, piso térreo, Portaria Social, Central de Atendimento (CAT) – 3779.1709 locacoes@clubepaineiras.com.br

Domingo e segunda: fechado

De terça a sexta: 8h às 18h Sábado: 8h às 17h

Av. Dr. Alberto Penteado, 605, Morumbi, São Paulo, SP - CEP: 05678-000

P MAI SERVIÇOS

Já imaginou o seu filho aprendendo no berço da inovação?

No Students at Silicon Valley Program , nossos alunos do Ensino Médio têm a oportunidade de embarcar numa experiência inesquecível no Vale do Silício, na Califórnia (EUA) , considerado o local mais inovador do mundo. Lá estão localizadas as sedes do Google, Apple, Meta e muitas outras empresas de tecnologia.

O programa é complementar à nossa grade curricular, apoiando a realização de projetos em 4 rotas do conhecimento: Inovação e Criatividade; Empreendedorismo; História e Cultura; e Meio Ambiente.

Stanford University, Menlo College, California Academy of Sciences, The San Francisco Museum of Modern Art, Exploratorium e Googleplex são alguns locais explorados pelos alunos, que voltam para o Brasil com a bagagem repleta de novos conhecimentos!

CONHEÇA A FUTURA ESCOLA DO SEU FILHO!

11 95657-5168

/materdeisp | colegiomaterdei.net

atendimentosp@colegiomaterdei.net

74 75

Aprovamos da turma 2023 em alguns dos vestibulares mais concorridos do país 88%

Direito e Engenharia

100% de aprovação em cursos TOP 5 no país

USP UFRJ MACKENZIE Arquitetura

UFMG FGV Administração

Engenharia

MACKENZIE Direito

NO STOCKLER, os sonhos do seu filho vêm em primeiro lugar.

P MAI
stockler.com.br Brooklin - São Paulo ENSINOS FUNDAMENTAL II E MÉDIO
PUC-SP
USP
USP UNICAMP UNESP UNIFESP
Conheça nossa proposta
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.