EMEF PADRE ALDO DA TOFORI

Page 1

CULTURA DA PAZ Ester Alves de Oliveira – POIE - Professor Orientador de Informática Educativa EMEF Padre Aldo da Tofori

O cotidiano escolar deve favorecer o desenvolvimento da cultura de paz em seu interior, para impedir que a violência que rodeia os nossos jovens, adentre o ambiente escolar, para tanto devemos buscar um convívio harmonioso, promovendo o respeito e a solidariedade humana, respeitando direitos, trabalhando deveres, tonando o ambiente escolar cada vez mais atraente, seguro, acolhedor e preventivo para todos os envolvidos no processo educacional, valorizando a pessoa humana antes que a rua recrute nossos jovens para a marginalidade.

EMEF Padre Aldo da Tofori/ 2011

“A prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.” Jacques Delors. “Educação: Um Tesouro a Descobrir” de 1999.


Objetivos Sensibilizar e conscientizar os alunos sobre a convivência harmoniosa com os colegas, professores e demais membros da comunidade escolar; Ampliar a participação dos estudantes nos projetos desenvolvidos no laboratório de Informática Educativa, através da plataforma ThinkQuest; Ampliar a utilização dos recursos tecnológicos existentes na escola; Favorecer a atuação dos alunos, através de uma participação construtiva e envolvente nas questões relativas à violência na escola e no meio em que vivem e convivem. Propiciar condições de acesso e uso das tecnologias voltadas para a pesquisa e produção do conhecimento; Promover ações de cunho pedagógico que contribuam para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao contexto digital do século XXI;

Produzir Jornal, levando-se em conta o conhecimento adquirido sobre o tema. “Cultura da Paz”

Desenvolvimento  Os alunos assistiram aos vídeos de sensibilização, previamente selecionados pelo professor e disponibilizados na plataforma do ThinkQuest (uma plataforma de aprendizagem on-line que ajuda alunos a desenvolverem habilidades de comunicação, pensamento crítico e tecnologia.)


 Pesquisaram em livros e na internet sobre a Cultura da Paz;  Pesquisaram em duplas sobre a solidariedade, respeito e amizade;  Participaram da enquete sobre a paz: Você acha que é possível implantar uma cultura de paz na sua escola?  Discutiram sobre a produção do jornal, formatação, manchetes;  Produziram um jornal com o Tema: “Cultura da paz” e compartilharam com seus colegas de classe em ambiente on-line e disponibilizando no Site da escola;  As atividades foram publicadas na plataforma do ThinkQuest, seguindo as etapas abaixo:

Vídeo de Sensibilização


Enviaram as produções e comentaram sobre a experiência:

• Como foi produzir um jornal? • Qual a sugestão para o próximo projeto.


Acesse os links para apreciar as produções: http://www.thinkquest.org/pls/html/f?p=projects:100:686069473::::P100_ID:706224625 http://issuu.com/padrealdodatofori/docs/jornal_cultura_da_paz?mode=window&backgro

Período de realização 

O projeto foi desenvolvido em oito aulas – aproximadamente dois meses.

Avaliação Os alunos realizaram autoavaliação, utilizando os seguintes critérios de observação (rubrica), pontuando de 0 a 05 o seu desempenho:

"Educar é preparar para a liberdade. As pessoas são livres porque podem escolher. E só podem escolher quando conhecem alternativas. Sem informação não há alternativa, e, portanto, sem alternativa não há liberdade.” Gilberto Dimenstain, jornalista


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.