COMUNISMO DA FORMA - SOM, IMAGEM E POLÍTICA DA ARTE (livro/book)

Page 11

comunismo port.qxd

24.06.07

17:50

Page 11

limitações da mídia a fim de criar não apenas mais produtos, mas obras, estas aptas a estar na posição pensada por Debord e a se aproximar do conceito criado por Bourriaud. O clipe, com sua ausência de hierarquia entre o velho e novo, o tecnológico e o artesanal, coloca em movimento todo o repertório da “biblioteca” que, ao encontrar a memória, a nostalgia e os estados emocionais dos espectadores, ganha um novo corpo, um novo significado e um novo contexto a partir de seus três elementos formadores: o som, a imagem e o tempo, criando na cultura de massa e para a cultura de massa. Em um clipe, cada imagem, fotograma e cena tem uma existência ao mesmo tempo independente e formativa, uma situação que não é jamais alterada pelas outras imagens, fotogramas e cenas que seguem ao lado, e que compõem o vídeo musical: “Nos vídeos musicais, o que está escondido e o que é revelado serve para encorajar múltiplas visões ao engajar o espectador em um processo de reconstrução, interpolando ou extrapolando a história contida nas cenas que estão realmente visíveis”.3 A exposição

Comunismo da Forma: Som + Imagem + Tempo – A estratégia do vídeo musical propõe a investigação das possibilidades apresentadas pelo formato do vídeo musical a partir de seu lugar privilegiado, ao mesmo tempo produtor e conseqüência do atual momento histórico nas sociedades de consumo – o hipercapitalismo. Trata-se de um espaço de liberdade para o uso incessante da “biblioteca”, capaz (em razão de seus novos meios de exibição) de manter uma relação emocional com o espectador, que forma e se alimenta do imaginário proposto por esta mídia. Sete propostas 1 Não se trata mais de elaborar um discurso teórico ou curatorial em torno do vídeo musical como expressão artística. O clipe se apresenta agora como uma real forma de expressão dentro da indústria, se aproximando muito do cinema em sua primeira fase.

11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.